Comentário de um leitor do Plano Brasil

Autor: Dagofm

Sou militar, mais precisamente Legionário, fiz várias missões e venho de terminar uma missão de dois anos em território africano. Durante este tempo no continente negro, trabalhei com unidades de todas as armas e países da O.T.A.N e aliados como japoneses e turkos.

Observei o Rafale em operação assim como os F-18 , F-22,Sea harriers e Typhins entre outros. Independente do que dizem, os franceses respeitam muito os brasileiros assim como os pilotos do U.S.M.C, jamais ouvi uma critica negativa sobre os militares brasileiros, somente uma vez um almirante Steve alguma coisa disse ”gostaria de ter em minhas fileiras pilotos e militares como os brasileiros pois com o equipamento certo não perderia uma guerra.

”AMIGOS foristas acreditem se quiserem, coisas assim já ouvi mesmo de soldados dos Navy SEAL ou SAS. Dificilmente as forças armadas brasileiras vão ter bons equipamentos pois ninguém quer uma outra potência militar.
Atualmente ao meu ponto de vista, tirando algumas unidades das forças armadas brasileiras não temos como entrar em guerra, mesmo se for para proteger o pré-sal , falta vontade política e conscientização  da sociedade civil.

Analizemos nossas forças armafas:
Exercito:

Mesmo com um colossal esforço para guardar boas unidades como os comandos, F.E e os paraquedistas, sabemos bem que na maioria dos quartéis a situação é precária chegando ao ponto de comprar fardas da china de péssima qualidade e munição paquistanesa, os M-60TTS são velhos e não seriam pareis para os t-72 venezuelanos, os leopard 1A5 , só estão a altura dos Leos chilianos(mesmo que não estamos falando de confronto com nações sulamericanas), nossa frota de helicópteros salvo algumas excepções é muito velha, os fuzis FALs datam dos anos 60.

Enquanto isso os salários dos políticos sobem 253%.
A  F.A.B-Luta depois de 10 anos para ter seus vetores principais de combate substituídos é humilhante a situação em que estão, pois mesmo os meios mais modernos como R-99/A e R-99B, já estão ficando obsoletos pois as actualizações são caras e não é uma prioridade da quadrilha do P;T instalado em brasilia, o S.I.V.A.M também não vão esta tão moderno quanto foi a anos atrás mais deputados e senadores continuam com carros de função, passagem pagas pelos cofres públicos e vários assessores cada um.
A Marinha não tem nenhuma fragata, corveta capaz de enfrentar uma FREMM franco/ialiana ou uma americana, os A-4 amigos não aguentam mais mesmo modernizando não vão muito longe.

O porta -avioes São Paulo é uma grande sucata que em caso de guerra mesmo com o profissionalismo de sua tripulação não flutuaria 2 dias em mar em uma guerra contra americanos/O.T.A.N.
Mesmo não estando no pais depois de ,10 anos acompanho tristemente a degradação de nossas forças armadas, me entristece ver o descaso da sociedade e o pior não podemos esperar muito deste governo.

A modernização das forças era ontem e não para amanha. Felizmente para nos o Brasil não é um pequeno pais e para nos atacar seria quase do suicídio mesmo para os americanos, mais já é fato conhecido que o petróleo e a agua vão motivar conflitos nos próximos séculos, isto temos de sobra só não temos meios materiais para protege-los.
Neste momento deveriam estar discutindo compraremos F-22, F-35 ou PAK-50,e não em duvidas se reformamos ou não os A-4,ou se compramo F-18 para FAB.
Deveríamos estar com no mínimo construindo uma estação espacial( mesmo que fosse em parceria com os chineses )e não abrindo as porta para NASA, ou brigando com quilombolas que são minipulados por O.N.Gs de fachada geradas por governos estrangeiros e certas agencias de inteligencia.

Deveríamos ter uma frota completa de submarinos nucleares operacionais e não um em construção de futuro incerto.

Dinheiro para isso tem-se amigos, o que falta é vontade politica e homen como general Heleno e Nelson Jobim…..Não sou dono da verdade só escrevi o que penso e da maneira que vejo as coisa se quiserem contestar façam mais de maneira racional assim também posso aprender com vcs…………………………Abraços e bom 2012

50 Comentários

  1. Não meu amigo, o autor do texto se equivocou sobre a possibilidade de nossas riquezas do pré sal e da amazonia serem saqueadas por alguma guerra… Elas serão saqueadas sim, mas com a autorga dos proprios políticos brasileiros… O que a chevron estava fazendo em nosso solo marinho, com uma plataforma que estava para se aposentar, um encanamento de segunda mão e nenhuma norma de segurança básica? Porque estrangeiro disfarçado de índio consegue aprovar uma lei que impede a livre circulação de nossos militares em suas terras(sem contar o fato de que querem minerar em reservas naturais pelas quais tanto lutara).
    .
    O homem que não adquire nenhuma postura política, um dia será devorado por um político.
    .
    Belo comentário Ilya seus comentários são sempre muito bem feitos e muito lucidos, mas pessoalmente eu axo q exagerou na exaltação do presidente lula e do PT, que só conseguiu o que vemos hoje através do velho jogo de troca de favores e vista grossa com ongs e partidos vampiros(PMDB, PR, PPS, PDT, o mais novo PSD e muitos mais, alguns ditos até comunistas)..
    Eu acho o lula muito carismático, mas a Dilma tem força e moral pra fazer um limpa e resgatar o que o PT tem de melhor em sua raiz… Só falta ela se posicionar seriamente contra o aumento dos salarios dos políticos no brasil… leza pátria é ladrão, tem que perder o mandato imediatamente, sem direito a reeleição e deve ser julgado apenas uma vez, sem recurso, na corte suprema.

  2. Desculpe-me cabeça de marmita… não resisti… rsrsrsr… também “voces jamais podera” é froid… rsrsrsr… saudações…

  3. “leza pátria é ladrão, tem que perder o mandato imediatamente, sem direito a reeleição e deve ser julgado apenas uma vez, sem recurso, na corte suprema.”… querer não é poder, Gustavo… por mais que um paria desses merecesse a forca sem apelação, ambas as coisas não são possiveis em nosso ordenamento patrio… não é premitido pela CF a pena de morte (exceto em caso de guerra declarada) e é garantido pela mesma o direito a recurso a instancia superior até o transito em julgado.

  4. Ilya,para variar fazendo comentarios perfeitos.

    “Mídia-Empresa, que ao contrário da blogsfera, omite tudo, ou quase tudo, sobre o livro do jornalista Amaury Jr. – “A Privataria Tucana”.

    e a novidade:vem ai o privataria tucana 2,o retorno!(o amaury na iniciou o segundo livro).

  5. Resumo da Ópera Dagofm…
    Nossas FAs estão na caca, o mal cheiro está chegando lá fora… com frios legionários chorando de pena e Generais americanos fazendo comentários sarcásticos.
    *
    Quanto ao Sapo Barbudo e os 4000 ladrões, ainda tem gente que o defende, mas e o Sapinho Barbudinho (o Lulinha do video game) o que virou fazendeiro milionário?
    *
    Já o entreguista e oportunista FHC não vale a pena mais comentários, porém ao FHC facilitador do plano real e das aberturas de portas internacionais é necessário um certo comedimento. Sendo que seu seguidor: Lula, apenas é mito para quem é patinho inconfesso da midia tradicional ou está com neurônios cegados por engessamentos ideológicos.
    *
    Não pertenço ao ringue da política, entretanto dúvido, que em qualquer país do mundo, seja possível entrar nesse mar de lama sem se sujar ao menos a sola dos sapatos. Talvez por isso que os honestos relutem tanto em participar desse meio.
    *
    Dizer que este ou aquele partido político é o mais justo e correto é ingenuidade, querer que Santos sejam políticos também. O mais importante é que os podres e sujeiras possam serem expostos a opinião pública. Que as máscaras dos bandidos sejam retiradas. Se isso acontecer cada vez com mais força no nosso Brasil então estaremos no rumo certo.

  6. Brasil…
    Ame-o ou embebede-se.
    kkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
    Brincadeirinha.
    *
    PS: Uma das armas não bélicas mais letais é fazer o inimigo colocar em dúvida seu amor e orgulho pela sua pátria mãe. Enquanto nós brasileiros amarmos nosso país tudo poderemos realizar, inclusive transformá-lo numa superpotência.

  7. O partidarismo dos aproveitadores e suas ideologias furadas, que anseiam ser os donos da verdade. Usando de uma intelectualidade medíocre.
    Que tanto querem que a população seja alienada, para que vejam somente aquilo que sua tacanha visão enxerga, que tentam a todo custo manipular e influenciar.
    Entre comprar de prateleira material bélico usado que são quase sucata (NA São Paulo, A4 Skyhawk, Mirage 2000, tanque leopard ). É preferível comprar de prateleira material bélico novo . Me diga qual a vantagem de se comprar sucata bélica de prateleira ?.
    Alienado é aquele que não vê a corrupção de políticos de todos os partidos, amplamente noticiada . Ou será aquele que olha, mas não vê. Como todo político profissional que defende os de sua classe e profissão. E detesta uma opinião diferente da sua.

  8. Ai ai.. Faz quase 30 anos que vivo neste planeta, e AINDA ESTOU PARA OUVIR A PRIMEIRA SÍLABA DE UM CONSELHO VALIOSO OU MESMO SINCERO POR PARTE DOS MAIS VELHOS. Nunca me disseram nada e provavelmente nem podem me dizer coisa alguma de muito proveito. Eis aqui a vida, uma experiência em grande medida inédita para mim; mas não me adianta que não seja mais inédita para eles. Se ganhei alguma experiência que julgo valiosa, tenho certeza de que meus Mentores não comentaram nada a respeito dela.

  9. Vosmicê.. Ilya Ehrenburg.
    Lol.. huahaha, heueheh.. o sr. tão conhecedor da boa ortografia,deve saber que é um novo linguajar começando a ser aceito oficialmente nos meios da nova mídia!.. O MUNDO ESTÁ MUDANDO!.. Mesmo falando em terceira pessoa ou não!
    Alguém que discorda da sua interpretação do texto é também um conhecedor!.. Não julgue-se dono da verdade, até o autor do artigo foi mais humilde que a sua pessoa.
    E lá vem de novo puxando bandeirinha dos ‘esquerdistas!’
    Os políticos mudam de partido assim como macaco pula de galho em galho!..
    Estão interessados em fazer a REFORMA POLÍTICA?..
    A SITUAÇÃO ECONOMICA ATUAL É DIFERENTE DE A GOVERNOS ATRÁS.
    E MESMO ASSIM O UFANISMO ATUAL DETURPA A REALIDADE.

  10. amigos. é disso que nós falávamos a anos um “combate” politico de blogueiros com opiniões próprias e de forma que chega a ser empolgante. aqui com senhores com opiniões definidas , e apesar de politica quase nunca chegar a um acordo estamos muito perto de chegar a um “solução” (uma conclusão do que precisamos para melhorar em nosso país). creio eu que todos aqui , concordam que as opinião de Dagofm não passa de mais um texto sensacionalista , que facilmente se encontram na internet , com afirmações no estilo : precisam os dezenas de f-22 uns 3 frotas para a marinha e etc…sim seria muito bom tudo isso ,mas, como eu e o senhores sabem não passa de um sonho de idealismo .de ideal que nunca será verdade. mais voltando para nossa realidade politica que aqui é discutida com comentários muito eloquentes dos olhos azuis e ilya e é claro do amigo capa preta , devemos também lembrar que no fhc , na qual muitos acusam e outros defendem , foram criados muitos projetos que só foram terminados no governo lula lá pra 2008. mais também no governo do PT muitos outros foram criados e na qual vamos passar a desfrutar em um futuro não muito distante ( com exceção do fx-forever) na qual os dois partidos fizeram me__a .mais onde quero chegar , lembrar do passado para evitar os mesmo erro no futuro é muito bom , mais não é o bastante como nossa amigo maluquinho disse

    “Concurso para politicos e seleção dos melhores para serem escolhidos pelo povo.Concurso para o primeiro e segundo escalão de governo.Fim de partidos e coligações.Fim da estabilidade publica.Revisão de soldos e salarios.Maior controle de nossas riquesas e sobre privados que exploram as mesmas”.

    pois bem acho que isso mesmo que temos que fazer e nós jovens que somos a geração do aqui e agora deveríamos, por meio da internet através de blogs e redes sociais divulgar idéias como essa como o ideal de mudança e pra melhor , e não só como muitos fazem aqui e como o nossos “comentaristas de plantão” ficam dizendo : o maior inimigo do brasileiro é o brasileiro …sim talvez ,mas, por que então nós brasileiros politizados e super bem informados não fazemos algo para melhorar essa situação ? .bem vou direto onde quero chegar pq acho que ja falei demais , porque então não fazemos campanhas na internet ( you tube , Facebook etc..) para melhorar a educação ,saúde, seguração publica ,moradia , etc..por que não pegam o telefone e ligam na casa do prefeito ou entram no site da prefeitura do governo e dão opiniões ? bom eu vou responder . porque é fácil fica com a bunda na cadeira e falar mal dos outros com opiniões sem fundo nenhum ..e por serem diferentes desses que eu quero dar os parabéns a todos os senhores como :1maluquinho , capa preta,ilya,e.m pinto e aos demais que não me lembro o nome, por fazer um debate politico com um bom nível de conhecimento como o aqui representado.parabéns a todos com opinião própria e ao plano brasil por isso.sds

  11. Esse cara é um cascateiro, disse o que já foi dito a muito tempo aqui no blog, e essa estória de já ter servido com todo mundo é uma “miragem”.

    Se alguém elogiou tanto os soldados brasileiros foi por mera cortesia e boa educação, como pode um soldado brasileiro que come salsicha com arroz no rancho e usa um fuzil fal ser o melhor combatente, tah de gozação..

  12. Algumas palavras desse soldado brasileiro legionário,foge da nossa realidade outras condiz com a nossa realidade militar.Comprar F-22,F35, etc… Á 10 anos não conseguimos sequer comprar um caça de 4 geração. Nossos tanques, talvez só os Leopard 1A5 teríam alguma chance contra T-72 e Leopard 2A6 Chilenos.A Colômbia adquiriu mísseis BVR Derby,mísseis anti-tanque de última geração,o Chile,mísseis terra-ar,além de caças F-16 de 4 G.

    Tem mais país sul americano,além do Chile,que adquiriu o Vant Hermes 900,voa mais alto,maior autonomia,maior gama de sensores,enquanto a FAB foi de Hermes 450. O único Porta-Aviões da América do Sul,não possui um sistema anti-aéreo capaz de repelir um ataque aéreo à distância. Em exercícios da Us Navy,um F-18 SH, conseguiu furar o bloqueio,e passar por cima do Porta-Aviões nuclear americano,ficaram frustados e diziam que precisavam corrigir aquelha falha.

    O poder de fogo de nossas fragatas é muito fraco frente as Fremm franco-italianas ou um sistema Aegys americano.
    Nossos soldados são profissionais e de valor inestimável,em vários exercícios internacionais,se saíram bem,mesmo com equipamento às vezes inferior à do “inimigo”.

    O desperdício de dinheiro público é muito grande,com obras super faturadas,dinheiro mal aplicado. Estes dias li em um jornal,que foram desperdiçados R$ 700 milhões em obras da Copa. Será que ninguém fiscaliza???

  13. Faço um parenteses a opinião do Antonio. Opinião, por sinal, muito similar a minha. Mas acredito que antes de tratar os politicos como uma sucia, devemos fazer mea culpa. Nós os colocamos lá. Portanto querendo ou não são reflexos do próprio povo, mesmo que não queiramos nos reconhecer neles, e enquanto os olharmos como desconhecidos como se não fossem nossos reflexos no espelho o País não irá melhorar. E neste interim, nosso militares não melhores, nem piores, nem diferentes de nossos politicos, e digo que não de hoje, em todos os tempos. Fui militar durante bom tempo, perdi qualquer ilusão quanto ao diferencial dessa classe em relação a sociedade, principalmente a que decide nesse país. Estão sempre associados aos grupos que dominaram politicamente o país desde sempre, criaram mais uma casta que sobrevive até hoje. No entanto a sociedade continuou se compadecendo de assistência, desde sempre. Hoje em dia, houve uma melhora que muitos teimam não reconhecer, por que sempre estiveram fora dessa faixa economica, mas houve. Nossos militares, se não são tão bem atendidos economicamente é por que em passado recente deram demonstração de que não entendem seu papel constitucional, e tomaram as armas , que não são propriedade do grupo, para tutelar a sociedade. Tem gente que gostou, que não gosta de democracia, que não gostaria de sair de suas zonas de conforto até hoje, mas não eu. para mim o encaminhamento da vida da sociedade tem que ser dada pela maioria sempre, respeitando as minorias mas o mairia da os destinos da sociedade. Enquanto estive nas FAs pude perceber, como quem quer perceber percebe ( mesmo na ocultação ocasionada pela mundo a parte que se vive nos quarteis), que também lá existe um microcosmo de nossa sociedade, tem bons e ruins. Não existe somente idealistas. Acredito que do que o País Precisa é de educação, disciplina como ética sendo ensinada e democraticamente distribuida. Enfim, uma nova cultura. Afinal, somos todos cidadãos brasileiros e como tal deveriamos ser de verdade igualados nas leis, nos direitos e nos deveres e saber propagar esse conhecimento desde a tenra idade.

  14. Quando um sujeito consegue minimamente captar fragmentos da realidade ele demonstra certa capacidade periférica de analise. Mas quando ele faz uma mistureba de assuntos, bate num liquidificador de histórias desconexas e contraditórias, ai ele escorrega na banana (maluquinho, to pegando emprestado seu estilo). Mas o pior de tudo é o sujeito personalizar no PT de forma inteira toda a nossa debilidade de defesa. Ai o sujeito se entregou de vez com seu anti-petismo desvairado. Só pode algum direitoso.

  15. 1maluquinho disse:
    05/01/2012 às 01:58
    Concordo ampla e irrestritamente com o ultimo parágrafo seu. Já comentei neste sítio sobre o assunto de haver concursos preliminares, exigindo o Maximo dos candidatos a qualquer pleito publico para que depois concorresse as eleições publicas por voto dos capazes (habilitados) ou seja, exigir do Eleitor nível de conhecimento para que possa votar. Desta forma os resultados certamente virão.

  16. Caro Getúlio,
    Foi feito até um filme holiwdiano em que a marinha Estadusunidense fazia um campeonato de guerra, e foi dado a um militar um submarino bem antigo, ele utilizou gravações de sons de baleias e se escondeu de baixo de um porta aviões que segui para o litoral, conseguindo assim passar pelo bloqueio. O legal de tudo é que essa histórea é real.

  17. Antes que me esqueça, fazendo jus a seu brilhantismo, fica aqui minha admiração ao grande comentarista antonio, que se fez eloquente em 05/01/2012 às 00:18… parabésns antonio… simplesmente irrepreensivel suas colocações…

  18. Desconfio daquele que diz meias-verdades, e serve a estrangeiro, estou cheio dessas falsas amizades e floreios, logo vi um ataque politico. Daí parei de ler, parece ter sido escrito no covil da CIA.

  19. Concordo que o Brasil está muito fraco e defasado em defesa, mas apesar de não votar no PT. Afirmo que os últimos dois governos foram os melhores que tivemos em décadas relativo a reaparelhamento militar!
    ————-
    Em minha opinião o Brasil deveria investir pesado em mísseis balísticos e radares! Comprando e tb desenvolvendo os nossos. E rapidamente decidir pela linha de montagem de nosso Vetor para a FAB em território nacional! Para ao mesmo tempo que continuar o reaparelhamento naval e terrestre.
    .
    Mísseis – Submarinos – Caças modernos > Sem isso nada adianta.

  20. Então aos poucos nos convencemos que sempre fomos governados por bandidos de todos os tipos e este otario povo que é quem gera divisas,paga as contas e ainda sustenta ate a suruba privada não passa de putinha infeliz mas que apesar de reclamar jamis tentou mudar de vida rsrs rsrs ou seja assume a condição de prostituta sem perspectiva,sem acreditar em si mesmo rsrs Se Deus é a perfeição e tudo o que fez provou e viu que era bom ERROU FEIO POIS ALOQUO NO PARAISO FARTO E PERFEITO O DEMONIO CHAMADO BRASILEIRO.Eles ainda não virão nada a eterna putinha é tão condescendente que chora com qualquer estoria triste que qualquer coitadinho lhe conte entregando as proprias calcinhas rsrs rsrs Essa Lady Godiva ao invez de receber o respeito de ninguem ousar olhar sua nudez vai levar é muitas dedadas pelo percurso rsrs e pior ainda se acostumara e ficara mais sem vergonha ainda rsrs rsrs

  21. ÉSTA materia parese que mexeu com todos,mas se pararmos um pouco para pensar da há nitida impreção que não é o BRASIL que dis o que faser,ou dita as regras por aqui,nossos politicos parecem marionetes,não fasem o que presisamos,nem leis que beneficiem a população de modo geral,tenho há nitida impreção que ditam até quantos caças podemos ter e quando ter,quantos navios,quantos submarinos,nossas autoridades paresem de mãos atadas preocupados com sua propia vida e sem se importar com o pais,alguem aqui no blog falou algo a se pençar,desde que estejam com um dinheirinho no bolso,um bolsa familia pança cheia,não importa quem mande,podem ser ate os chineses,o povo esta perdendo a identidade,a fibra,a garra,o amoar a patria ao pais a nosso chão,e quando abrirem o olho pode ser tarde demais,igualzinho a argentina que não se importaram com as malvinas, este pais é nossa patria,nossa lingua costumes liberdade,ja pensaram alguem entrando aqui e tirando nossa paz e costumes,ninguem pense que somos imunes,tudo póde aconteser ainda mais nos dias atuais que a ganancia crece e os minerios naturais se esgotam,este pais vio um homen patriota por um pouco e pena que não se encontra mais entre nós,um visionario que enchergava longe um amante da patria, honesto, trabalhador de paz mas não éra burro,um dos poucos politicos que eu vi falar e se empenhar pela soberania brasileira e que deveriamos nos preparar, pena que tem poucos assim neste pais ,minha CINSERA Homenagem a este grande homen,saudoso eis presidente JOSÉ ALENCAR este fez juz ao cargo que ocupou,e até a ultima hora foi valente brigando pela sua saude e pelo bem estar deste pais,grande conselheiro e amigo do eis presidente Lula.

  22. Bom galera não sei vocês… Mas eu sempre procuro discutir esses assuntos com meus amigos não tão politizados.. As vezes temos de cuidar para não sermos chatos de galocha, mas incentivar uma conversa construtiva nessa área é fundamental para uma mudança de atitude geral… Devemos fazer micro-comíssios, independentemente do posicionamento de cada um… o que importa é fazer deste assunto, algo presente em nossa vida… Não importa se você é de esquerda, de direita, de centro oque importa é colocar suas ideias encima da mesa e discuti-las com os que estao á sua volta….
    .
    Ainda bem que temos este espaço com personagens tão plurais(alguns de posicionamentos radicais) para discutirmos idéias e formarmos nossa própria opinião… Inclusive eu sempre indico esse forum quando alguem se interessa pela minha conversa de geopolitica.

  23. Precisamos urgente da reforma do Estado brasileiro!Esse modelo de Estado de praticas reacionárias secular que nos remete ao modo portugues de se organizar e de proceder, precisar ser colocado efetivamente no seculo 21; e é certo que quem está dentro dele ganha com essa condição letargica de proceder e resolver os problemas nacionais brasileiro; como também sob pena de risco de se estabelecer o caos, tal reforma só pode ser conduzida de dentro do Estado para fora e jamais ao contrário, ou seja, voce precisar conquistar o direito de governar o Estado para introduzir sua transformação; esse modelo de executivo, judiciario e legislativo simplesmente sufoca a supremacia popular ou o direito de expressão da propria nação; essa questão militar é um exemplo: temos um aparato de defesa, que nós, o povo, como naçao percebemos que está muito aquém do que deveria ser; não obstante isso não temos meios de enqto povo fazer valer essa nossa legitima visão e espectativa, temos que tão somente esperar a ação dos iluminados eleitos, nomeados ou concursados do EStado. É o que eu sempre falo, há Estado demais e povo de menos nesse país, precisamos inverter essa equação!

  24. .
    .
    .
    .
    Gostaria aqui, que houvesse respostas para as seguintes perguntas:
    .
    .
    A fabricação dos EC-725 enquadra-se como compra de prateleira, ou de compra com transferência de tecnologia?
    .
    .
    A aquisição da nova bateria de ASTROS, para o CFN, foi uma compra de prateleira de material estrangeiro? A revitalização das baterias ASTROS do EB, foi contratada no exterior?
    .
    .
    Os jipes Marruá foram adquiridos e fabricados nos EUA?
    .
    .
    Os fuzis IA-2, serão fabricados na China?
    .
    .
    Os submarinos Scorpéne serão adquiridos na forma de “caixa-preta”?
    .
    .
    Os radares M-60 não representaram conquista tecnológica alguma, para quem nunca havia, até então, feito algo parecido?
    .
    .
    Não vou continuar a fazer perguntas, pois não preciso. Vou dizer de forma dura, a verdade que poucos entendem: a verdadeira força militar reside em quem é capaz de produzir suas próprias armas. E hoje, armas são sinônimas de avanço em tecnologia e conhecimento.
    .
    .
    E por ter havido, neste país, um governante nacionalista, houve o END, portanto, uma direção a seguir, um norteamento dos esforços em vista a obtermos uma indústria bélica, para suprir nossas demandas e, por conseguinte, exportar e obter divisas.
    .
    .
    Não vamos comprar armas caríssimas de adquirir e manter, apenas para tirar do buraco as economias falidas dos EUA e da Europa Unida. Que se danem esses imperiais!
    Nós vamos construir o nosso parque de material bélico.
    .
    .
    Enquanto não temos a nossa indústria bélica forte, teremos que forçosamente comprar material fora. Mas, sempre que possível, com o viés de transferência de tecnologia. É por isso que assinamos acordos com a França, Rússia, China, Itália e até com o Perú!
    .
    .
    Não importa se a transferência de tecnologia seja cara. Ela sempre o é. Mas, qual é o verdadeiro valor de se queimar etapas?
    .
    .
    Muito melhor que comprar um valioso sistema de mísseis, é adquirir a licença de produção. Você poderá produzir com seus custos internos (na sua moeda), milhares de mísseis, economizado as suas divisas em moeda conversível. Enquanto que em uma compra de prateleira, dificilmente, você conseguiria comprar o volume de mísseis necessários para fazer frente a “Chuva de Tomahawks”, típica das aberturas da OTAN em suas agressões.
    .
    .
    Por vezes, devido a pressão orçamentária, você se vê obrigado a lhe dar com o material obsoleto, que deixas por último em sua lista de substituição. Ou então, que o fazes útil, através de uma modernização. É o que acontece com os A-4… Aeronaves que serão modernizadas para operar por mais alguns anos no atual Porta-Aviões, que apenas os comporta. Outro exemplo são os Leo 1A5, cuja aquisição possuiu a motivação única de deixar a força de Carros de Combate, viva.
    .
    .
    Poucos entendem, que a Marinha mantém o vetuso PA, justamente, para não perder a doutrina operativa. A menina dos olhos da nossa marinha é o setor de submarinos. O mesmo faz o Exército com os seus Carros de Combate, mantendo os Leos 1A5 como força doutrinária, enquanto procura priorizar outras aéreas.
    .
    .
    No entanto, apesar dos esforços, mora na idiossincrasia presente nas armas, o nosso maior problema. O Ministério da Defesa tem o segundo orçamento da União, inferior apenas ao da Previdência Social, e superior ao da Educação e da Saúde. Nada justifica termos mais Brigadeiros que a RAF, mais Almirantes que a Real Marinha, e mais Generais em termos proporcionais, que o USARMY… Absurdo!
    .
    .
    Por isso, é bom que se dê um freio na gritaria por compra de reluzentes armas novas das potências centrais, pois falidas, elas precisam empurrar essas maravilhas tecnológicas para os incautos. O programa FX-2 prevê-se, deverá ter o seu fim em 2012, motivo pelo qual haverá, se já não há, uma verdadeira guerra midiática, na qual, certamente, a blogsfera estará presente, populada, quer se queira, ou não, de inúmeros “trolls” que irão defender a traquitana com origem na terra dos seus patrões.
    .
    .
    Cuidado, é pouco.

  25. Senhores, primeiro gostaria de deixar claro que não sou militar, sou apenas e tão somente professor de História, e não concordo com o autor do texto em seu ponto de vista de forma geral.
    Como cidadão comum sou ligado no assunto defesa, e leio não somente esse blog como leio o Cavok, defesanet, Aereo Jor os tres links, O Informante, El armamiemento Russo, blog defesa, Planeta militar dentre outros, tenho uma série de informações repassadas por esses blogs citados e muitos dos meus amigos e colegas, tb leem blogs de defesa. Portanto defesa é um assunto que tem despertado o interesse do brasileiro sim.
    Não defendo esse ou aquele governo, mas a uns dez anos atras era raro vc ouvir de um aluno que queria seguir a careira militar hj, felizmente isso é muito comum.
    Lembro que na minha cidade existe um batalhão de engenharia, o 9º BEComb, em Aquidauana MS, e tenho alguns amigos que são militares hj alguns ate na reserva, na década de 90 e inicio do novo século, reclamavam que não se tinha mais nem alimentação para a tropa toda, que havia meio expediente para que não fossem arranchados os demais que não estavam de serviço naquele dia.
    Ora todos sabemos do sucateamento das forças armadas, promovido pelos entreguistas e vassalos dos Yanques imperialistas, os mesmos que venderam o Brasil e queriam entregar alcantra, a petrobras, a CEF e o Banco do Brasil, mas tb estamos vendo o renascimento da industria de defesa, sabemos que há uma nova politica de reaparelhamento ocorrendo.
    Agora falar em Jobim tenha santa paciencia, vc deve ser ligado como o Willian Wack a algum sistema de informação anti Brasil, rs, ou então ficou com o cerebro cozido pelo calor do deserto. No mais assino o que o Natan e o Maluquinho dizem é só ALARMISMO BARATO DE GENTE DISINFORMADA E DERROTISTA, QUE AINDA NÃO QUER VER QUE O BRASIL ESTA REALMENTE MUDANDO. Todavia respeito sua opinião mas não compartilho com ela.

  26. Estamos sendo vistos como irremediavelmente fracos em defender-se por todos os tipos e lados, menos pela maioria esmagadora de zumbis (brasileiros). Pessoal estamos FUFU…

  27. “Vou dizer de forma dura, a verdade que poucos entendem: a verdadeira força militar reside em quem é capaz de produzir suas próprias armas.”

    Exatamente Ilya, e felizmente não são poucos (pelo menos aqui no PB) os que entendem isso, acho mínimo 40 comentaristas deste fórum têm defendido ferrenhamente a necessidade de desenvolver a NOSSA indústria de defesa.
    .
    INDEPENDÊNCIA MILITAR
    Isso é um debate que têm aqui já mais de 2 anos.
    Como comentado aqui muitas vezes: só com o desenvolvimento de uma indústria de defesa própria o Brasil atingirá sua independência militar.
    .
    Eu até cunhei uma frase, que publiquei aqui muitas vezes, para sintetizar o conceito e difundir o debate:

    “O poder não está no fuzil, mas em quem o produz.”

    Em honor a verdade, eu não posso me omitir de reconhecer que um grande agitador da idéia de produção nacional foi o torneiro, ainda que eu gostaria no governo um partido verdadeiramente nacionalista e não o PT, devo reconhecer que pelo menos o Lula difundiu a idéia da produção nacional, da ToT etc., e avançou nesse caminho.
    .
    Com licença dos editores vou reproduzir aqui 2 comentários que coloquei o 5/maio na matéria:
    http://planobrasil.com/2011/05/15/os-argentinos-as-lagartas-de-barro-e-os-cuidados-na-fabricacao-de-armamentos/
    Peguei essa matéria aleatoriamente do Google, mas já fazia tempo que debatíamos sobre a indústria nacional de defesa, praticamente desde que começou o blog.

    O criador deste blog idealizou justamente uma bateria de ambiciosos projetos de Defesa que o Brasil poderia desenvolver. Acho o Edilson Pinto percebeu o futuro que aguardava ao país.

    Os seguintes 2 comentários são reprodução exata dos originais, mesmos títulos negrito etc.

  28. Boa meus colegas. O comentario fala algumas verdades, mas esrtas verdades quase todos ja conhecemos. Porem, o problema e a ideologia carregada nos comentarios. O mundo inteiro esta vivendo uma mudanca, e parece queno Brasil n~ao tem sido diferente. A verdade e que o PT sempre foi o principal problema dos golpistas. Foi assim em 64, e vem sendo assim desde entao. O congresso formado por mais de 500 deputados e 81 Senadores e somente o PT e que e o responsavel por tudo de ruim. Aha ta.
    Tenha a santa paciencia. O Brasil foi vendido umas 10 vezes e cade estes patriotas que nao apareceram antes?
    De certo o que mais acho valido no comentario e a capacidade de indignacao. Esta sim louvavel nos tempos de hoje.

  29. antonio disse:
    05/01/2012 às 08:28

    O partidarismo dos aproveitadores e suas ideologias furadas, que anseiam ser os donos da verdade. Usando de uma intelectualidade medíocre.
    Que tanto querem que a população seja alienada, para que vejam somente aquilo que sua tacanha visão enxerga, que tentam a todo custo manipular e influenciar.
    Entre comprar de prateleira material bélico usado que são quase sucata (NA São Paulo, A4 Skyhawk, Mirage 2000, tanque leopard ). É preferível comprar de prateleira material bélico novo . Me diga qual a vantagem de se comprar sucata bélica de prateleira ?.
    Alienado é aquele que não vê a corrupção de políticos de todos os partidos, amplamente noticiada . Ou será aquele que olha, mas não vê. Como todo político profissional que defende os de sua classe e profissão. E detesta uma opinião diferente da sua.
    = =
    = =
    ESQUEcestes O JudiClAriO

  30. Maluquinho, rsrs, coitado o tal do Mauro Santayana, ele acho lê o Plano Brasil, rsrs.
    Volto a dizer o que eu diz quando você colocou o link, acho bom todo material que apoie a indústria bélica nacional, mas para este forum não é nenhuma novidade a importância da produção nacional.
    Eu venho colocando há meses o mesmo, em negrito, destacado, e nos títulos:
    Mais uma vez:

    SOBERANIA SÓ COM PRODUÇÃO NACIONAL, INDEPENDÊNCIA MILITAR SÓ DESENVOLVENDO TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DO ARMAMENTO.

    O ESTADO DEVE DETER COMO MÍNIMO 51% DAS ACÇÕES COM DIREITO A VOTO DAS EMPRESAS DE DEFESA QUE CONTRATA.

    Isso foi colocado muitas vezes e acho vai ser sim ententido por cada vez mais “Mauros” rsrs.
    .
    Mas é bom, seja como for, a idéia da urgência do desenvolvimento da nossa própria indústria militar se espalhe na sociedade.
    .
    Maluquinho, nem o Exército entende isso, eles trazem a Iveco mandando pra o freezer um desenvolvimento verdeamarelo por 20 anos!
    Eu vou colocar com licença do editor um comentário do ano passado que encontrei no Google:
    http://planobrasil.com/2010/11/06/mostrando-algumas-funcoes-do-f-5em/

  31. Vou dizer algo óbvio, que os colegas que comentaram acima seguro estão dacordo.
    O potencial de defesa vai estar dado pela produção nacional, pela capacidade da indústria e da economia nacionais.

    “Um exército poderoso, é aquele que produz suas armas.”

    Chiang Pai-Li, general chinês.

    “O poder não está no fuzil, mas em quem o produz.”

    Milton Brás Cabral.
    ———-
    ECONOMIA
    Esse foi o comentário do ano passado, onde comecei a colocar sempre a mesma proposta.
    Agora, mais uma: não é suficiente prestar para a indústria bélica, é importantíssimo como colocado naquele comentário do ano passado ter uma ECONOMIA que sustente essa indústria.
    Nossa soberania vai depender da independência na fabricação de armamento e do poder económico do país.
    1. Economia
    2. Desenvolvimento tecnológico próprio duma indústria bélica nacional.
    .
    O Brasil vai chegar a Potência Militar mas só se mantendo e progredindo como Potência Económica.
    ————–
    O QUE FAZER ENQUANTO À INDÚSTRIA BÉLICA
    O Brasil deve dizer:

    Eu vou fabricar tal coisa (um caça por exemplo) e eu vou fabricar isso custe o que custar, assim tenha que investir dezenas de bilhões, assim leve décadas, mas eu vou fabricar isso!

    Essa deve ser a política, aí de imediato vão aparecer parceiros até fornecendo tecnologia.
    .
    Saludos nacionalistas para o colega Maluquinho e para o melhor blog de debate do Brasil.

  32. DAFRANCA Mesmo sendo pacifico e aparentemente julgamos não termos perigo declarado pois nem digo eminente precisamos ter uma defesa consizente pois somos muito vulneraveis ate mesmo para resguardarmos nossos interesses e soberania.O Brasil precisa de muito mais em efetivo,material belico e tecnologias do que se formos fazermos tudo o que prognosticamos fazer no PND,so para podermos ter talvez 70% de uma boa guarda………LEUCON meu caro quando chegar a vez dos politicos corretos tavez não exista mais vida no planeta.Politicos em toda a Terra são corruptos e gananciosos e toda a diplomacia do Planeta é falsa,fingida e FDP.Enquanto ficarmos achando que havera um mundo espiritualizado onde todos são iguais e tem os mesmos direitos so levaremos ferro.Uma nação predestinada a liderança que se faz voz dos excluidos não se fara ouvir so com frazes positivas ou lamentos e choradeiras.So respeitam aquele que peita não so com palavras mas com gestos e atos e para fazermos isso precisamos deixarmos de sermos covardes,hipocritas e termos muitas armas sofisticadas e forças armadas bem treinadas para nos garantirem.Nosso povo vive em transe imposto por uma doutrina de descaracterização de sociedade a muito tempo e agora vem sendo enrolado por sorrateiros formadores de minorias indignadas e que aos poucos estabelecem e visam estabelecerem regras para mandarem na familia,nas midias e meios de comunicações……CAPA PRETA Se quiserem nos tomarem o pré-sal nos tomam a hora que quiserem e não poderemos fazermos nada.Invadir e tomar o Brasil o buraco é mais embaixo não so porque temos soldados bem treinados e boas unidades de policias tambem,mas no geral estamos despreparados e seremos arrasados ate que nosso povo grande com auto indice de juventude se encha de brio e a duras penas ponhamos o invasor ou invasores para fora.Podem ate invadirem o Brasil mas ninguem fica aqui dentro por muito tempo e eles sabem disso.É muito mais facil e muito menos dispendioso a eles lidarem conosco comercializado tudo o q ue necessitam e sempre suprimos.Nosso maior contraste é o alto indice de Brasileiros sem perspectivas que se tornam presas faceis em aliciamentos sem falarmos dos egoistas e oportunistas.Muito se falam neste pais da prostituição não so politica e privada mas muitos dentre nosso povo se deixam seduzirem simplesmente por necessidade……….FERREIRA JUNIOR meu caro neste pais o que mais tem são EMBUSTEIROS e temos de todos os tipos,de ternos,de uniformes e ate pelados.É dificil sabermos aquele que realmente fala por amor patrio porque amor patrio é incondicional.Hoje o patriotismo de muitos tem preço e esta alicerçado a dinheiro e oportunidades.O que esperarmos de um povo que não conhece a propria historia e que não a valoriza nem mesmo reconhecendo seus verdadeiros herois e exemplos.Ate a nossa historia que aprendemos é manipulada e muita coisa omitida ou modificada.O alicerce de uma sociedade esta em sua historia e naqueles que deram sangue e vida para hoje termos as dimensões que temos e sermos livres.Citarei uma heroina que pouco se fala MARIA QUITERIA DE JESUS MEDEIRO que com 14 anos o povo resolveu se organizar contra o jugo Portugues e foi ai que na verdade surgiu o Exercito Brasileiro.Como seu pai era viuvo e não tinha filho homem e ela era filha unica ele não precisava dar filho ao Exercito e ela pediu a ele que a deixasse alistar-se o que ele empediu.Ela fugiu de casa cortando os cabelos bem curtos e alistou-se como homem.Tomou parte em algumas batalhas lutando com maestria e coragem se distinguindo.Foi trazida a pedido do Imperador ao RJ onde foi pelo mesmo condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul e promovida a Cadete.temos em nossa historia muitos exemplos de Brasileiros e Brasileiras que se destacaram por bravura em guerras,batalhas,revoltas,revoluções.O mundo todo sabe que o Brasileiro é destemido guerreiro so o povo Brasileiro de agora que não acredita nele mesmo pois foi doutrinado para ser serviçal e embora reclamando assume espontaneamente esta condição.

  33. E.M. Rsss…. agora “acho” que entendi o motivo da postagem. Rsss…
    Você conseguiu uma pérola. Se você escrever um livro com os comentários acima e coloca-los na ordem:
    1 – Comentário
    2 – Réplica
    3 – Tréplicla
    4 – Seiláquilésbica
    Tu vais ganhá o NOBEL de Literatoa Phodítica…Rsss… Brincadeiras a parte, cada um tem direito de escrever o que achar correto. Aínda bem que, também podemos escolher o que queremos ler.
    Saudações a todos.

  34. Claro, claro. É só o PT que rouba, só o PT que tem corrupto, claro.
    PSDB et caterva é só santo, né?
    Só coitadinho que doa sua vida pelo Brasil. Claro.
    O imbecil que formulou o “Comentário de um leitor do PB” deve ser um soldadinho lava-privada-de-Retaguarda que se acha o Rambo.
    Antes que eu me esqueça, o SIVAM é o maior embuste bélico da História do Brasil. Foi implantado com dinheiro brasileiro para monitorar a movimentação de tropas brasileiras na selva.
    Aí, vem você e pergunta como assim?
    É simples:
    O SIVAM(pra puta que pariu)foi inteiramente fornecido e implantado pelo sempre desinteressados yankees da Raytheon que não têm o menor interesse nas riquezas (e sobretudo na água) que têm lá. Claro!

    Nota do Editor:

    Capt. Brandon,

    O Plano Brasil é um site por onde passam diariamente cerca de 40 mil visitantes, nem sempre todos eles tem a mesma opinião, moramos em um país livre, cada um tem sua opinião formada sobre diversos temas, você não é obrigado a acatar a opinião do autor do texto, muito menos tem o direito de agredi-lo verbalmente.
    Como disse em outras ocasiões, somos um site aberto, publicamos artigos escritos por nossos leitores e este que você comenta e agride o autor é um deles; se for do seu interesse, deixo meu e-mail a disposição para você também expor sua opinião sobre o tema, mas é claro, também estará sujeito a comentários como o que você acabou de proferir.
    Antes que eu me esqueça, Capt Brandon, como sua abordagem ao texto e ao autor não foi um pouco mais sutil, deixo seu comentário na íntegra, para que o autor tenha o direito de resposta.

    e-mail: lucasu.p.brasil@gmail.com

    Abs, Lucasu.

  35. Caro amigo, sinto muito em corrigir tuas observações, porém o F22 nunca participou de nenhuma missão de combate real, portanto acredito que você tenha se equivocado quanto ao modelo do avião avistado. Quanto às tuas outras afirmações achei teu ponto de vista limitado às tuas vivências e não ao estudo aprofundado de alguns textos publicados inclusive aqui neste site que dizem absolutamente o contrário. Mas meu amigo acho fundamental que usemos este espaço para expor nossas idéias e proporcionar um debate saudável. Saudações!

  36. O Autor é um cascateiro e nem é brasileiro, escreve tudo errado.. Usa palavras que não existem no nosso vocabulário, deve ser um troll argentino ou português..Vejam: “Analizemos (não existe essa palavra)nossas forças armafas:”

    excepções – actualizações (estas palavras também não existem no nosso vocabulário).

    Onde que o Brasil tem Força Legionária atuando em vários países africanos? Eu pelo menos desconheço.. Se ele é tão macho porque não põe o nome e o RG e se identifica?

  37. PRESTEM ATENÇÃO NAS PALAVRAS DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF “”Temos de dar muita importância também a uma política de compras governamentais que tenha o poder de organizar a demanda e, assim, fortalecer a cadeia produtiva de bens industriais e de serviços para a defesa””……E SAITO JASPION USAF DA SILVA DISSE “”Evidencia-se a solicitude de Vossa Excelência para com as nossas aspirações, bem como a sensibilidade e a compreensão no tocante aos legítimos anseios da caserna””….rsrs rsrs e ele diria outra coisa rsrs rsrs Lhes garanto que as aspirações dela não batem com as dele rsrs rsrs Ele sonha em ganhar mais medalhas e honras daquele que ele serve ou seja os interesses da USAF e da Boeing e ela sonha em tornar o Brasil autosuficiente e independente tecnologicamente e com capacitação industrial.Isso não seria possivel se vivessemos revitalizando F18 por uns 50 anos dando serviços a Israelenses rsrs rsrs QUEM SABE DESTA VEZ AO INVEZ DE UMA JAQUETA DA USAF ELE GANHA UM MACACÃO DE ASTRONAUTA COM CAPACETE E TUDO DA NASA rsrs rsrs JOBIM PRA PRESIDENTE JA rsrs rsrs VIVA O MICKEY MOUSE,PATO DONALD E ROGER RANGER rsrs rsrs Caro Saito Jaspion Usaf da Silva,Indio não quer mais pipoca indio agora quer popika rsrs rsrs Hummmm…Compras Governamentais e ela ganhou 68 Bilhões da Arrecadação anual da União para ela gastar como ela quiser.Vem coisa importante agora em 2012 e é coisa profunda,não comprinha mas a que tudo indica uma sociedade com propriedade intelectual de algo muito importante para nós.Quem quer apostar comigo?????????????

  38. Senhores colegas,
    Esta miscelânia de opiniões e posicionamentos exposta neste espaço de comentários democráticos me deixa muito, muito triste… com as pobres das formigas pirateiras chinesas, que seriam todas incansavelmente perseguidas e sumidas do mapa, caso ousassem dar tiros opinativos para todos os lados como os que damos aqui.
    Snif, snif!!! Sinto o maior dó também das abelhas operárias norte-coreanas.
    Grato ao Plano Brasil por este espaço de livres pitacos religiosos, históricos, científicos, políticos, militares e sociais.
    PS: Mas que há forças, no mundo todo, que detestam a livre expressão do povo, aah isso há.

  39. comentario meio derrotista as forças armadas brasileiras podem ter todos defeitos do mundo mas ter esse discurso de antes de lutar ja perdeu eles devem ensinar so ai na legiao estrangeira mesmo .que pena que ficou dez anos fora se tivesse dez anos aqui veria que o governos que mais fez pelas forças armadas foi esse .

  40. Sempre aparece por aqui estas “pérolas” para criticar o PT. Esta bo..ta chamada F.A. que tenos ja era sucata a 50 anos atras, agora vem um entreguista disfarçado, diser que foi o PT….roubaram todas as empresas estatais com a entrega…cade o dinheiro? Só existe um partido PT o resto é ladrão…cade o dinheiro das entregas das industria e empresas brasileiras? Ja sei onde esta…nas caimãs ou em qualquer outro paraiso fiscal, mas a CPI da privatarias voltou a tona, agora quero ver verdadeiramente quem é a quadrilha. Se o PT é a quadrilha voces são o próprio diabo.

  41. Esse site é muito bom. O que estraga é (*****) tentando defender as maracutaias do governo mais corrupto da história. (*************************)
    Enquanto o futuro da nossa pátria estiver (*************), estamos condenados a mediocridade. Pois (****) são antros de corruptos e ladrões.

    Outra coisa… Tem cara que já foi expulso de tudo quanto é fórum militar e de defesa porque fica fazendo propaganda política. (******). Acho bom os proprietários do site abrirem o olho e expulsarem essa corja. O site, que já é muito bom, ficaria anda melhor.

    Sobre o texto. Não falou nenhuma novidade. Isso já vem sendo discutido aqui e em todos os fóruns/sites/blogs de defesa a muito tempo.

    Segue o baile…

    Leandro favor atentar as regras de postagem que temos para os comentários, o seu comentário foi editado por possuir conteúdo que não se enquadrava dentro de nossas regras e recomendações:
    http://planobrasil.com/2011/07/28/comunicado-aos-leitores-3/

    Att, Carcará do Cerrado
    Editor

Comentários não permitidos.