Comentário de um leitor do Plano Brasil

Autor: Dagofm

Sou militar, mais precisamente Legionário, fiz várias missões e venho de terminar uma missão de dois anos em território africano. Durante este tempo no continente negro, trabalhei com unidades de todas as armas e países da O.T.A.N e aliados como japoneses e turkos.

Observei o Rafale em operação assim como os F-18 , F-22,Sea harriers e Typhins entre outros. Independente do que dizem, os franceses respeitam muito os brasileiros assim como os pilotos do U.S.M.C, jamais ouvi uma critica negativa sobre os militares brasileiros, somente uma vez um almirante Steve alguma coisa disse ”gostaria de ter em minhas fileiras pilotos e militares como os brasileiros pois com o equipamento certo não perderia uma guerra.

”AMIGOS foristas acreditem se quiserem, coisas assim já ouvi mesmo de soldados dos Navy SEAL ou SAS. Dificilmente as forças armadas brasileiras vão ter bons equipamentos pois ninguém quer uma outra potência militar.
Atualmente ao meu ponto de vista, tirando algumas unidades das forças armadas brasileiras não temos como entrar em guerra, mesmo se for para proteger o pré-sal , falta vontade política e conscientização  da sociedade civil.

Analizemos nossas forças armafas:
Exercito:

Mesmo com um colossal esforço para guardar boas unidades como os comandos, F.E e os paraquedistas, sabemos bem que na maioria dos quartéis a situação é precária chegando ao ponto de comprar fardas da china de péssima qualidade e munição paquistanesa, os M-60TTS são velhos e não seriam pareis para os t-72 venezuelanos, os leopard 1A5 , só estão a altura dos Leos chilianos(mesmo que não estamos falando de confronto com nações sulamericanas), nossa frota de helicópteros salvo algumas excepções é muito velha, os fuzis FALs datam dos anos 60.

Enquanto isso os salários dos políticos sobem 253%.
A  F.A.B-Luta depois de 10 anos para ter seus vetores principais de combate substituídos é humilhante a situação em que estão, pois mesmo os meios mais modernos como R-99/A e R-99B, já estão ficando obsoletos pois as actualizações são caras e não é uma prioridade da quadrilha do P;T instalado em brasilia, o S.I.V.A.M também não vão esta tão moderno quanto foi a anos atrás mais deputados e senadores continuam com carros de função, passagem pagas pelos cofres públicos e vários assessores cada um.
A Marinha não tem nenhuma fragata, corveta capaz de enfrentar uma FREMM franco/ialiana ou uma americana, os A-4 amigos não aguentam mais mesmo modernizando não vão muito longe.

O porta -avioes São Paulo é uma grande sucata que em caso de guerra mesmo com o profissionalismo de sua tripulação não flutuaria 2 dias em mar em uma guerra contra americanos/O.T.A.N.
Mesmo não estando no pais depois de ,10 anos acompanho tristemente a degradação de nossas forças armadas, me entristece ver o descaso da sociedade e o pior não podemos esperar muito deste governo.

A modernização das forças era ontem e não para amanha. Felizmente para nos o Brasil não é um pequeno pais e para nos atacar seria quase do suicídio mesmo para os americanos, mais já é fato conhecido que o petróleo e a agua vão motivar conflitos nos próximos séculos, isto temos de sobra só não temos meios materiais para protege-los.
Neste momento deveriam estar discutindo compraremos F-22, F-35 ou PAK-50,e não em duvidas se reformamos ou não os A-4,ou se compramo F-18 para FAB.
Deveríamos estar com no mínimo construindo uma estação espacial( mesmo que fosse em parceria com os chineses )e não abrindo as porta para NASA, ou brigando com quilombolas que são minipulados por O.N.Gs de fachada geradas por governos estrangeiros e certas agencias de inteligencia.

Deveríamos ter uma frota completa de submarinos nucleares operacionais e não um em construção de futuro incerto.

Dinheiro para isso tem-se amigos, o que falta é vontade politica e homen como general Heleno e Nelson Jobim…..Não sou dono da verdade só escrevi o que penso e da maneira que vejo as coisa se quiserem contestar façam mais de maneira racional assim também posso aprender com vcs…………………………Abraços e bom 2012

50 Comentários

  1. Sim ,suas análises estão corretissimas, + , aparentemente , td leva a crer q vai ocorrer uma mudança p melhor, assim espero.Até pq, em algum momento os militares vão sair do seu marasmo, desse caladão, e através do Gen,Heleno e ou outros vão mostrar a sociedade civíl, os perigos q nos rondam e q temos de proteger n herança territorial e outros bens.Essa apatia , é consequência da falta de esperança , do duro q mt de nós, eu q o diga, damos p ter o mínimo p os n filhos , ie, pouca grana e mt dias sem dinheiro. Pode até ñ parecer, +, está td intimamente relacionado, daí essa apatia quase q coletiva.Temos de romper essa situação q só interessa a uns poucos, q ganham com o sangue da maioria. Cabe a nós, alertar sobre a real situação em q vivemos.Do perigo q se esconde no dobrar a esquina da geopolitica mundial e seus efeitos diretos sobre as n vidinhas pacatas e inssossas.Q Marte ouça minhas palavras, pois o perigo está escondido e próximo. Sds.

  2. Dagofm, seja bem vindo ao PB.
    ” Dificilmente as forças armadas brasileiras vão ter bons equipamentos pois ninguém quer uma outra potência militar “.
    Diria que nós somos esse empecilho, e faço uma pergunta qual partido político hoje seria a excessão?
    Saudações

  3. Rapaz… eu acredito que a analise é imedistista… a industria brasileira de defesa esta se formando agora… nos anos 80 e 90 ela foi dizimada e não é facil fazer um parque tecnologico da noite pro dia

    ..
    muita coisa ja foi feita e em 2012 veremos resultados

  4. O brasileiro precisa mudar de mentalidade, inclusive os nossos militares. Foco: Tecnologia + Pensamento Futurístico.

  5. Bom texto, e reafirmo porque presenciei em uma manobra conjunta entra a marinha Brasileira e a dos US em que um submarino nosso furou a proteção do porta aviões americano para espanto de todos o Almirante fez questão de frisar que a qualidade e capacitação humana dos brasileiros é excepcional e que serve de exemplo a US Navy.

  6. Carlos Argus i a ate fazer referencia a vc mais pelo visto vc chego primeiro.
    .
    Conserteza iso e pura verdade .O Carlos aqui no blog cansa de diser que iso e pra Ontem e pelo visto ele tem abisoluta rasao,
    .
    .quanto ao texto e um FATO..
    .
    .mais iso so vai a contecer quando o BRASIL PARA DE SER COLONIA DOS YANKES .
    .
    NUNCA FOI BEM VISTA A INDUSTRIA BELICA NACIONAL PELOS YANKES,E NUNCA VAI SER,
    .
    POR ISSO O DINO F 18 SEMPRE SERA UM ATRASO MESMO NO FX.
    .
    Quanto Nelson Jobim sem duvida foi melhor ministro e ate agora nao tem nem um que o tire iso.crecemos muito com visao do Jobim principalmente com busca de novos parceiros. e no AFASTAMENTO DOS YANKES,
    .
    .Mais como canso de diser o povo que vive na DISNEY DA INLUSAO NUNCA VAI VER ISO PQ VIVE COM CELEBRO LAVADO.
    mais no caso do MINISTRO JOBIM E UM CASO DE UM EXTRAORDINAIRE MAN
    .

  7. Parabéns Dagofm. Você pensa e escreve as mesmas coisas que praticamente todos aqui escrevem. E como disse Harry, seja bem vindo.
    Agora, E.M., desculpe, não querendo desmerecer ou contestar, mas uma pergunta que não quer calar: se ele escreveu o mesmo que outros aqui sempre escreveram, qual foi o motivo do destaque?
    Seriam por algumas palavras como “Sou militar, mais precisamente Legionário…” e “Observei o Rafale em operação assim como os F-18 , F-22,Sea harriers e Typhins entre outros…”?
    Saudações meus amigos.

  8. desculpem a franqueza acho que esse legionário
    que escreveu isso é um sonhador,pois o seu depoimento apresenta versos como deveríamos comprar f-22…,pensei que a venda do f-22 era proibida,de qualquer maneira é um expressivo depoimento que mostra a brincadeira que e nossos políticos e a precariedade que e nossas forças armadas.

  9. “A modernização das forças era ontem e não para amanha.”
    “Dificilmente as forças armadas brasileiras vão ter bons equipamentos pois ninguém quer uma outra potência militar.”
    “Felizmente para nos o Brasil não é um pequeno pais e para nos atacar seria quase do suicídio mesmo para os americanos”
    Belas colocações!!!
    E.. “não é uma prioridade da quadrilha do P;T” SE SÓ FOSSE O PT!! CARA. MAS É TODA A BANDIDAGEM. E ISTO TEM DÉCADAS!

  10. Nossa vc é mesmo brasileiro? Quero que vc me diga quando que o brasil teve forças armadas de verdade. Na segunda guerra? A F.E.B,por exemplo uns esfarrapados maltrapilhos que quase morreram de frio na europa,por causa do equipamento inadequado. O Brasil está como está,não por causa do PT,mais por causa de uma política que sempre existiu,de menos prezar as forças armadas. Agora estamos pelo menos ouvindo falar em reequipamento,pois no governo do PSDB,nem isso. E vc meu caro com um brasileiro como vc,não precisamos de inimigo.

  11. “”Mesmo não estando no pais depois de ,10 anos acompanho tristemente a degradação de nossas forças armadas, me entristece ver o descaso da sociedade e o pior não podemos esperar muito deste governo……Dinheiro para isso tem-se amigos, o que falta é vontade politica e homen como general Heleno e Nelson Jobim…..Não sou dono da verdade só escrevi o que penso e da maneira que vejo as coisa se quiserem contestar façam mais de maneira racional assim também posso aprender com vcs””…………………………………………………………………………………………………………………..Meu amiguinho.Não sei como se chamas,se é DAGOFM.Não faltarão Alarmistas de plantão e enfabulados de ocasião para juntos contigo cantarem uma musiquinha unica.Voce poderia estar longe do Brasil a trocentos anos e estar interado da realidade.Esse papinho essa Kaozada enlatada de que a sociedade esta nem ai para as forças armadas ou para nada e tambem o eterno cantico de que politicos são todos corruptos e ladrões so faltou classificar Brasileiro como putinhas exploradas e felizes.Para inicio de conversa meu amiguinho o dinheiro que o Brasil dispõe hoje não tem um tostão do pré-sal nele e nem tampouco é constituido de exportações de riquesas minerais e agropecuarismos,mas sim quase a metade de impostos que o povo Brasileiro paga e mais da metade da outra metade de consumo interno do nosso povo ou seja podemos dizer que 80% do dinheiro que o Brasil hoje gera anualmente é produto de arrecadação graças ao povo Brasileiro e se somos a sexta economia é graças a nosso trabalho,esforço e merecimento.Então meu amiguinho quem faz alguma coisa nessa porra é o povo.E não diga mais que o povo não se importa com defesa o que faz descaso da mesma pois ele não conhece a profundidade do problema e jamais lhe foi exposto na integra ou explicado.E seu papinho enlatado de analtecer um homem como General Heleno que para mim seria o meu MD se eu fosse presidente ou Cmd do Exercito mas nunca meu candidato a presidencia.Mas voce enaltecer um homem sem escrupulos,um embusteiro e traira como Jobim fique sua vida inteira onde estas e não sentiremos sua falta.Pois se soubesse o que foi Nelson Jobim na vida publica Brasileira por mais de 20 anos não citaria o nome dele.Seu papinho enlatado esta igualzinho ao papinho dos POTENCIAIS GOLPISTAS DE PLANTÃO QUE EMPESTIAVAM ATE O COMEÇO DESTE ANO SITES E BLOGS DO GENERO.E se nós Brasileiros sabemos tudo o que precisamos e sabemos quem rouba e drena os cofres publicos e so vivemos de reclamações ou de incitações reconhecemos a nós mesmo como uns merdas insignificantes sem coragem e vergonha na cara para tomar uma atitude e sim ficar enflamando os outros para que o caos se estabelça e as Raposas oportunistas abocanhem o filé para roerem-no e quero ver alguem reclamar ou ter coragem de dizer algo.Tomem vergonha na cara mediocres e passem a serem verdadeiramente Brasileiros.

  12. “”Mesmo não estando no pais depois de ,10 anos acompanho tristemente a degradação de nossas forças armadas, me entristece ver o descaso da sociedade e o pior não podemos esperar muito deste governo……Dinheiro para isso tem-se amigos, o que falta é vontade politica e homen como general Heleno e Nelson Jobim…..Não sou dono da verdade só escrevi o que penso e da maneira que vejo as coisa se quiserem contestar façam mais de maneira racional assim também posso aprender com vcs””…………………………………………………………………………………………………………………..Meu amiguinho.Não sei como se chamas,se é DAGOFM.Não faltarão Alarmistas de plantão e enfabulados de ocasião para juntos contigo cantarem uma musiquinha unica.Voce poderia estar longe do Brasil a trocentos anos e estar interado da realidade.Esse papinho essa Kaozada enlatada de que a sociedade esta nem ai para as forças armadas ou para nada e tambem o eterno cantico de que politicos são todos corruptos e ladrões so faltou classificar Brasileiro como putinhas exploradas e felizes.Para inicio de conversa meu amiguinho o dinheiro que o Brasil dispõe hoje não tem um tostão do pré-sal nele e nem tampouco é constituido de exportações de riquesas minerais e agropecuarismos,mas sim quase a metade de impostos que o povo Brasileiro paga e mais da metade da outra metade de consumo interno do nosso povo ou seja podemos dizer que 80% do dinheiro que o Brasil hoje gera anualmente é produto de arrecadação graças ao povo Brasileiro e se somos a sexta economia é graças a nosso trabalho,esforço e merecimento.Então meu amiguinho quem faz alguma coisa nessa porra é o povo.E não diga mais que o povo não se importa com defesa o que faz descaso da mesma pois ele não conhece a profundidade do problema e jamais lhe foi exposto na integra ou explicado.E seu papinho enlatado de analtecer um homem como General Heleno que para mim seria o meu MD se eu fosse presidente ou Cmd do Exercito mas nunca meu candidato a presidencia.Mas voce enaltecer um homem sem escrupulos,um embusteiro e traira como Jobim fique sua vida inteira onde estas e não sentiremos sua falta.Pois se soubesse o que foi Nelson Jobim na vida publica Brasileira por mais de 20 anos não citaria o nome dele.Seu papinho enlatado esta igualzinho ao papinho dos POTENCIAIS GOLPISTAS DE PLANTÃO QUE EMPESTIAVAM ATE O COMEÇO DESTE ANO SITES E BLOGS DO GENERO.E se nós Brasileiros sabemos tudo o que precisamos e sabemos quem rouba e drena os cofres publicos e so vivemos de reclamações ou de incitações reconhecemos a nós mesmo como uns merdas insignificantes sem coragem e vergonha na cara para tomar uma atitude e sim ficar inflamando os outros para que o caos se estabelça e as Raposas oportunistas abocanhem o filé para roerem-no e quero ver alguem reclamar ou ter coragem de dizer algo.Tomem vergonha na cara mediocres e passem a serem verdadeiramente Brasileiros.

  13. Nunca se gastou tanto com as forças armadas, quanto agora. Não abstente:
    * Não temos uma geo-política da Asia que faz necessário vetores moderníssimos.
    * Mesmo sendo a potencia da America Latina, O Brasil não é colonizador ou imperialista. Somos um povo pacifico.

  14. É exatamente como eu e vocês que postam aqui sabemos: VIVEMOS EM UM GRANDE BARRIL DE PÓLVORA COM TANTAS RIQUEZAS DESPROTEGIDAS E UM POVO QUE TEM MENTE DE ZUMBI!!! Eu me lembro de uma antiga entrevista feita com Leonel Brizola aonde ele respondeu ao reporter que via um futuro de crescimento mas que pela própria mentalidade do povo iria se tornar em um futuro “negro”.
    Esta aí uma profecia em que aposto…

  15. Quanta bobagem se escreve nestes comentários! Os estadunidenses tem muito medo dos brasileiros em tudo, eles sabem q se der um pouco de corda passaremos na frente deles, mas isso irá acontecer eles querendo ou não. Vai chegar a vez dos politicos corretos e o Brasil se firmará no mundo como potência economica e militar, será em breve. Com os paises sul americanos se alinhando eu duvido q eles terão coragem de vir para cá morrer.

  16. DAGO FM sua materia confronta com o que ainda hoje tinha escrito aqui neste blog,e venho escrevendo a tempos,e não precisa ser um equespert militar e nem girar o mundo como vc fes,é só pesquisar na net e logo vc percebe que nossa força militar é uma MIXARIA,e que para tirar o atraso precisa investir pesado,pelo menos para termos uma defesa a altura,ser uma potencia já somos,em riquezas naturais e a descoberta do pré-sal foi mais uma riquesa tremenda mas ja éramos ricos,é só analizar o que tem mais que o BRASIL,a COREIA DO SUL ,JAPÃO ,se fosse retirado o povo brasileiro deste pais e levado para a hilha japão moreriam de fome,e trasido o povo japones praca em 10 anos se tornariam uma superpotencia, falta vontade de tudo ,determinação este povo só quer sombra e agua fresca,não pensam no futuro,o povo japones coreano aprendeu a lutar pela sobrevivencia e sabem dar valor a tudo até de um pequeno ramo fasem uma frondosa arvore bonzai, a ARGENTINA não valorizou a hilha malvina e deu no que deu abrio o olho meio tarde,e espero que estes brasileiros abram o olho antes que seja tarde,tinhamos um ministro da defesa que vestio a camisa jobin,mas a politica suja o descartou,e colocaram uma marionete que nada faz não sabe nada há não ser receber o seu salario no fim do mes que deve ser bem gordo,tem coisas boas acontesendo mais coisas que foram plantadas pelo eis presidente lula, que apesar de PT foi o que mais fez pelas forças armadas e muitos frutos ja estão se colhendo,como os submarinos,helicopteros,mas o atual governo só soube ate agora bloquear a grana para as forças militares, talvez só para diser quem manda agora sou eu,e o pais que se fo,a mente dos politicos é apareser e destruir o trabalho do adversario,como podemos creser num mundo politico em que um ministro como jobin é descartado,um homen que estava vestindo a camisa,estava por destro de tudo,e que estava fasendo um belo trabalho,mas cortaram para que ele não ficase com os beneficios de seu trabalho,medo de ser talves o candidato forte a proxima eleição,este é o retrato da nossa politica suja e corrupta infelizmente, o que podemos faser?.

  17. dafranca, você não entendeu a situação. Primeiro que pra ser imperialista e dominar outras regiões não se precisa de exercito, basta sufocar e dominar a economia e política. Portugal nos dominou por 2 séculos, porém nunca teve reais forças armadas. Precisamos de meios moderníssimos porque temos recursos naturais. Uma coisa é dominar o Brasil, isso ninguém seria doido de tentar. Outra é dominar o pré-sal ou uma a amazônia. Além do que o Brasil tá querendo entrar para o CS e ter mais influência nas decisões mundiais, se contrapor as potências, e pra isso precisa ser uma potência. Sobrepujar um país da Africa é fácil, agora para ser respeitado por uma potência, só tendo forças armadas a altura.

  18. Hoje não da para confiar no governo para a nossa segurança, oque é preciso para morar numa sociedade segura? Morar em algum país da OTAN?
    “Brasil é que nem criança travessa, só aprende a lição quando apanha”

  19. bom se for falar a verdade acho que a mentalidade do nosso povo ainda esta se desenvolvendo como tudo no geral,claro que tem que haver mais participação da população ladrões,escadalos vemos todos os dias ,acho que na verdade o povo ainda é muito acomodado,pois achamos nunca que ira acontecer com a gente mais temos a argentina de exemplo com os ingleses se o eua e o irã chegarem as vias de fato vai ser um deus nos acuda para todos os lado vai sobrar até para nois se a china e russia entar no meio ai vai feder mesmo!

  20. Não só isso, mas o conjunto.
    ”AMIGOS foristas acreditem se quiserem, coisas assim já ouvi mesmo de soldados dos Navy SEAL ou SAS. Dificilmente as forças armadas brasileiras vão ter bons equipamentos pois ninguém quer uma outra potência militar.
    Atualmente ao meu ponto de vista, tirando algumas unidades das forças armadas brasileiras não temos como entrar em guerra, mesmo se for para proteger o pré-sal , falta vontade política e conscientização da sociedade civil.”
    SDS
    E.M.Pinto

  21. Quando li a matéria deu vontade de chorar de orgulho e de tristeza(mas como sou cabra macho logo desisti).
    Amigos temos visto ao longo do tempo o total sucateamento de nossas armas e pra mim isso não é por acaso,temos sorte de ainda ser um país continental o que por sí só já é um fator dissuasório,mas precisamos de meios mínimos para nos defender dos saqueadores que um dia virão.
    Temos tido nos últimos tempos boas notícias mas é pouco porque o tempo urge e a ganância dos chupa-cabras é grande.

  22. E.M.Pinto disse:
    04/01/2012 às 21:50


    não precisamos entrar em guerra para perder o pré-sal, o pré açucar,o pré amazonia, o pré nada, sabe porque ?
    -porque o povo brasileiro, em sua grande maioria e entreguista, ta se lixando quem e que manda, desde que continue levando sua vidinha patetica de classe media baixa, vendo novela e futebol, isso refrete na classe politica, e empresarial, que são brasileiros não veem de marte, portanto eu to me lixando o que pensam os SEALS, OS NAVYS, OS SAS, E PRINCIPALMENTE A PORCARIA MERCENARIA DA LEGIÃO ESTRANGEIRA, o que me intereça e quando o povo brasileiro vai tomar vergonha na cara, e aprende a valorizar o que e seu

    infelismente ou felismente ja não sei mais, não e preciso invadir nada no brasil, basta comprar os politicos, os empresarios e principalmente nossa classe meeedia revanchista entreguista.

    e obvio que ninguem quer armar ninguem, e sim manter sua emogenia, se estivesemos no lugar deles, armariamos alguem ?
    o que eles querem e pensam que se dane, devemos nos perguntar e O QUE NOS QUEREMOS ?!!
    e se queisermos mesmo devemos desenvolver, e não acreditar em trasferencias de tecnologia, no maximo engenharia reversa, mas formamos engenheiros para isso ? ou formamos administradores, e gestores de qualquer coisa( escravos do colarinho branco)os empresarios brasileiros investem em inovação?, ou preferem a poitica do manda de fora que eu administro ??

    minha preocupação não e com uma invação marciana não, mas sim se o brasil sofrer uma agressão ??? de que lado estariam os brasileiros mercenarios legionarios da vida??
    do lado de sua patria ou de seu patrão ??

    Capa Preta, onde foi que eu disse isso?
    Sds
    E.M.Pinto

  23. comentário ilusório.afirmar que o brasil precisa de f-22 ? bem vc deveria saber que eles nem são vendidos . que park-50 ainda e protótipo. e f-35 é cara demais até para países que investe na sua defesa. fals ja estão sendo substituídos por imbel a-2. brasil vai comprar fragatas e navios de apoio no programa da marinha. os blindados m-60 nem serão substituídos pois estão em ÓTIMO estado de conservação ( podem pesquisar ).alem desse papo de que brasileiro não acorda e isso e aquilo, bem não estamos aqui discutindo ?. aos poucos as coisas melhoram no brasil..por favor a 30 anos atras onde estávamos ? todo mundo na mer__ e hj ? 6° economia mundial .as fa precisam de mais vetores ( e modernos ) sim e pra ontem ,mas, fazer alarme de que qualquer pode nós invadir e etc. é papo de alarmista. repito não quero desmerecer o companheiro muito pelo contrario aqui é um espaço aberto para discussão.mas isso é igual ao relatório que em setembro falando sobre a situação do da fa e no outro dia o ministério da defesa liberou mais 2 bi.repetindo o brasil precisa SIM SE ARMAR mais para ontem , mas , alarmismo não é o que eu chamaria de sensatez.

  24. Pelo visto esse grande homem entende de tudo né? Ele entende de aviões, navios etc. Quem é ele para dar uma projeção tão ousada das nossas FA’s?

    Como ele mesmo disse, ele foi um legionário Francês, está totalmente por fora do que acontece aqui!

  25. Os srs. acho que não entenderam. O texto não diz para o povo brasileiro desistir de lutar por uma soberania decente. Apenas diz a realidade ao meu ver. Por esta ser cruel!.. Não quer dizer ” Entreguem as armas!” Pelo o contrário!.. Aí que tem de se ter fibra para NÃO TAPAR O SOL COM A PENEIRA e ENCARAR A REALIDADE. É uma verdade o que disse em relação ao petroleo e a água. Com a sede do MUNDO, só com armamento TOP em compra imediata! para nos resguardarmos a tempo!.. Tem trechos que corroboram com o que eu sempre falei!.. Planos de longo prazo são válidos! mas é preciso os de médio.. os de curto.. e os de caráter urgente! mais ainda. Fato seja dito! Os políticos não dormiam direito preocupados em como repartir o pré-sal.. mas modernizar.. e potencializar as forças armadas AÍ NÃO.. POIS NÃO VAI SERVIR DE BANDEIRA POLÍTICA! POIS ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO SUAS ATRIBUIÇÕES. É DO POVO! DEFENDE O POVO! SEM ESQUERDA, SEM DIREITA, SEM IDEOLOGIAS.
    ENGANAM A SOCIEDADE FAZENDO CRER QUE AS FORÇAS ARMADAS SÃO INIMIGAS DA NAÇÃO, QUANDO É O CONTRÁRIO! É FRUTO DE DESINFORMAÇÃO ESTA ESTERIOTIPAGEM, MEDROSOS QUE NUNCA FORAM EXPULSOS DO PAIS, MAS SIM FUGITIVOS NÃO ARCANDO COM AS CONSEQUENCIAS COMO VERDADEIROS GUERREIROS AGIRIAM, PRECISARAM SER ANISTIADOS SEM NUNCA SEREM EXPULSOS DO PAÍS, PELO O MEDO QUE NO RETORNO PAGASSEM PELO O QUE FIZERAM. PERGUNTO… QUEM SÃO OS INIMIGOS DO POVO? OLHEM A SUA VOLTA! PURA SOBOTAGEM.

  26. OBS. Melhor reformulado: AS CONSEQUENCIAS COMO VERDADEIROS GUERREIROS AGIRIAM, PRECISARAM SER ANISTIADOS SEM NUNCA TEREM SIDO EXPULSOS DO PAÍS, PARA VOLTAREM,POIS TINHAM MEDO QUE NO RETORNO PAGASSEM PELO O QUE FIZERAM. PERGUNTO… QUEM SÃO OS INIMIGOS DO POVO? OLHEM A SUA VOLTA! PURA SOBOTAGEM. A DEMOCRACIA DE HOJE, SEM UM COMUNISMO AUTOFÁGICO FOI GRAÇAS AS FORÇAS ARMADAS. CADA LIDER DE HOJE DEVE MUITO AS FORÇAS ARMADAS A DEMOCRACIA, MAS.. CÉLULAS AUTORITÁRIAS TOTALITÁRIAS.. COMO UM VIRUS.. SÃO DIFÍCEIS DE SEREM ELIMINADAS.

  27. Em que pese a revolta totalmente infundada de alguns… O povo brasileiro é sim leniente e totalmente alienado no assunto defesa. Enquanto ainda formos um povo que se preocupra com novela, carnaval e futebol, mereceremos estes políticos corruptos e sofreremos as consequências da falta de investimentos nas FA´s. Muito embora haja uma tropa enorme de “russetes” no blog, não devemos confiar em nenhuma nação do naipe de USA (militarismo e economia atualmente dominante), China (com uma enorme população faminta e miserável no campo), Rússia (aspiração em se tornar a URSS de outrora) e etc. Cada nação defenderá o seu próprio interesse. Devemos sim ter alianças, mas devemos ser autossuficientes no quesito defesa.

    Lembremos o que a história nos ensina sobre “alianças”:
    – Alemanha e Rússia (II GM);
    – Iraque e EUA (guerra Irã x Iraque);
    – Libia e França (em conflito recente)…

    No fim, o povo tem o que merece…

  28. Todo os problemas que o país enfrenta, eu disse TODOS. Sejam em qualquer área é causado por duas coisas: corrupção e egoísmo. Na verdade o egoísmo e a corrupção são intimamente ligados.

  29. A PTzada ja era. Eu acreditei, mas o momento ja foi. Não irei retornar e votar na direitalha que privatizou e detonou com tudo. Mas, ou a Dilma resolve o caroço ou ja era. Serão 12 anos de governo e agora com maioria no congresso (dep + senadores) não arruma a casa se não quer, então chega de papo e promessa.

  30. Caro E. M. Pinto,
    .
    .
    Sei bem, que pela resposta que aqui vou emitir, deveras incisiva, você se recuse a dar a ela algum destaque, ainda mais, por que nelas haverá uma crítica pesada ao interlocutor que foi agraciado com destaque ao pensamento. No entanto, peço-lhe que mantenha a minha intervenção, no mínimo, na coluna de comentários concernente.
    .
    .
    A resposta:
    .
    .
    Não sou uma pessoa nova, e por não sê-la, não me alvoroço de imediato com boas novas, e muito menos, com velhos resmungos. A vaidade, que por certo ainda perpassa pelo meu corpo e alma; não me toca mais no âmago, o que me permite ver, ouvir, sentir e pensar, antes de julgar, fazendo-me um ser mais afável. Entretanto, há momentos em que você não pode deixar de passar um equivoco que proposital ou não, de cunho ingênuo ou leviano, tentar fazer que os desavisados, em geral jovens, se encantem com o joio.
    .
    .
    Como se sabe, o Brasil levantou-se, e por isso as opiniões dos cidadãos, cada vez mais, refletem as atitudes de altivez captadas dos centos do nosso poder. Isso incomoda, e como tudo que promove incômodo, de uma forma ou outra, recebe reação. Tal reação, em parte, provém dos inglórios brasileiros de alma colonizada, que defendem o interesse estrangeiro e intervencionista acima do pátrio, muitas vezes sem saber qual delas é o quê. Mas, de outras vezes, é feita de maneira consciente, perspicaz e dissimulada.
    .
    .
    É sabido, que as redes sociais, bem como os blogs, foram há muito listados como campo de interesse para conversão de opiniões favoráveis aos EUA e nações aliadas. Não surpreende, portanto, que a blogsfera, lugar de resistência aos desmandos do complexo Mídia-Empresa, venha a ganhar os seus agentes de desinformação, que de forma sincera ou leviana, cumprem a sua missão de manter os leitores desinformados, propícios a manipulação de todo cunho.
    .
    .
    Este é o contexto da missiva do Sr. Dagofm. Esta pessoa se apresenta, sem pudor algum como um “Legionário”, ou seja, um mercenário a serviço da República da França. Problema algum, haveria, fosse de origem cidadão francês, mas, ao revelar-se antes, como brasileiro, comete ele a impertinência de opinar sobre a pátria ao qual recusou! Sim, pois que ao vestir de forma voluntária a farda mercenária de França, adotou-a, defendendo não importa se à soldo, ou por amor, os interesses desta. Brasileiro, portanto, não é mais. Que este aviso sirva para todos que se “derretem” com relatos de “Mariners” e de “Legionários”.
    Não são mais brasileiros.
    .
    .
    Em geral, nos blogs e fóruns militares, respeitam-se com um grau maior, as opiniões daqueles que como militares se apresentam, ainda que a verificação da veracidade da afirmativa seja difícil, quando não, impossível. A internet permite que você seja o que quiser; nisto reside a sua magia. Mas, convenhamos, ainda que seja o interlocutor um militar de carreira, isso não o batiza como supremo detentor do conhecimento da arte da guerra, afinal, Vo Nguyen Giap era um pacato professor de História, e derrotou em seqüência, as forças coloniais francesas e norte-americanas…
    .
    .
    Dito isso, feito os alertas acima, é preciso cair no cerne da missiva: ela nasce de uma perspectiva insidiosa, cujo cunho é meramente político, e não como parece, ou tenta parecer, uma crítica a falta de força militar do país. O autor, de chofre ataca os “políticos”, já que é fácil, por demais, atacar de forma genérica uma classe, mas se esquece, que não se pode fugir de um corte estatístico, e que por isso, compartilhamos, todos nós, as mesmas características dos nossos representantes. Por isso, é triste constatar, mas se os nossos representantes são todos corruptos e desidiosos, então, por imposição lógica, todos nós também somos. Mas, vamos lembrar, que os representantes das classes políticas das nações centrais, volta e meia, são flagrados cometendo os mesmos pecados. Vou citar como exemplo um deles, O escândalo do Banco Ambrosiano: envolveu políticos italianos ligados à loja maçônica P-2 e o Vaticano… Como se vê, o mundo (e a Santa Sé) abunda em pecado.
    .
    .
    .
    Feito o ataque genérico, parte-se para o específico: o ataque ao Partido dos Trabalhadores, que está no poder na pessoa da Presidente Dilma Roussef, e nos dois turnos anteriores, na pessoa do Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Observa-se, que impossibilitado de atacar o mito político Luis Inácio, ataca-se de forma oportunista, o partido político que o elegeu, acusando este de ser o responsável pelos desmandos que se verifica na prática política. Aqui devemo-nos perguntar, o quanto sabe o missivista do ambiente político pátrio, já que por opção, preferiu ele, o francês. Será que sabe o missivista, que foi lançado o livro “A Privataria Tucana”, e que o mesmo se encontra, à duas semanas, como o mais vendido do país? Sabe ele, que o maior escândalo do momento, é saber como o artífice das privatizações do turno do PSDB no poder, Sr. José Serra, pode comprar a fausta casa onde mora? Tem idéia, o missivista, que as perguntas feitas por agora, é saber o motivo pelo qual, além de vender a preço de banana nossas empresas estatais, o governo do Sr. FHC fez por elevar as tarifas nas vésperas do leilão, além de isentar da necessidade de investimento as novas concessionárias, por 36 meses?
    .
    .
    Não espero que o missivista responda as perguntas acima. Pois, duvido que saiba das respostas, mas se o souber, tenho a certeza plena que não responderá, afinal, faz repetir o mesmo badalar de sinos que vemos na Mídia-Empresa, que ao contrário da blogsfera, omite tudo, ou quase tudo, sobre o livro do jornalista Amaury Jr. – “A Privataria Tucana”.
    .
    .
    No entanto, é na crítica aos dispositivos militares, que a missiva encontra o seu maior ridículo. Pois que é primária. Além de ofensiva.
    .
    .
    Primeiro ataca de forma vil, apontando encomendas de fardas na China, bem como importações de munições do Paquistão. Ora, ignora o missivista, que as fardas são encomendadas às empresas brasileiras, que por sua vez, possuem unidades fabris, ou sub-contratam tais unidades em solo chinês, tal como fazem suas congêneres norte-americanas, japonesas, alemães e… Francesas! Se você quer ser competitivo em termos fabris, precisa pagar salário em Yuan.
    .
    .
    Sobre munições, ora, ora… Se não tivesse eu farto de ver reportagens sobre as munições, minas anti-pessoal e armas curtas brasileiras capturadas nos arsenais líbios… O pior, é ver que tal crítica provém de um que se diz “Legionário”…
    .
    .
    Vamos e venhamos. Depois de longos anos de descaso, vistos nos governos sucessivos dos senhores José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, este último, em dois turnos, deu-se o renascer do nacionalismo no Brasil, justamente, quando da ascensão ao poder do Partido dos Trabalhadores, na pessoa do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Este presidente, fez nascer de forma prática o Ministério da Defesa, o primeiro documento brasileiro de orientação estratégica, o END, além de empreender o renascimento da indústria bélica brasileira, então morta e enterrada. O fez, por ser um brasileiro, nacionalista e orgulhoso das coisas do seu país, e não um aristocrata, com olhos voltados ao velho continente e de costas para nação.
    Sob a batuta do líder nacionalista, fizemos uma aliança com a França, onde nos comprometemos com ajuda aos francos, no caso de ameaça a soberania destes no tocante a Guiana, tendo destes em troca, o comprometimento na transferência de tecnologia militar, concretizada no tocante aos submarinos (projeto de casco e estaleiro dedicado), helicópteros,e que pode ser estendido no caso das aeronaves de combate de 4ª geração (se o Rafale for o escolhido). Assinamos um acordo de salva-guardas com a Rússia, bem como outro com a Ucrânia, o que faz que tenhamos em solo nacional técnicos eslavos, que nos ajudam no projeto VLS, enquanto estudantes da UnB finalizam estudos na Ucrânia.
    .
    .
    Sob acordo de igual teor, desenvolvemos parceria com a África do Sul no desenvolvimento do míssil A-Darter, de combate próximo, e com os italianos, finalizamos uma viatura blindada de infantaria. Agrego ainda a lista crescente de desenvolvimentos militares, o novo fuzil IA-2, cuja encomenda à Imbel de 30.000 unidades, acaba de ser anunciada, isto, sem falar nos radares SABER M-60, cujas as unidades iniciais já começaram a ser entregues.
    .
    .
    Nada disso, é claro, interessa ao missivista, pois ao se prender aos itens obsoletos, presentes em nossas Forças Armadas em virtude do abandono havido entre 1988 e 2002, ele minimiza e esconde os esforços nacionais, fazendo-nos crer, que estes fazem parte do núcleo do nosso pensamento militar, e como contraponto, ora, ora, nos apresenta as compras de prateleira, dos novíssimos e caros F-35, como se coleira solução fosse. Comprar de prateleira das economias falidas dos EUA e da Europa Unida é a solução proposta pelo mercenário missivista.
    .
    .
    Não posso esconder o meu sorriso de sarcasmo… Quer o nosso glorioso missivista, mercenário do governo de França, que venhamos a comprar na forma de “caixa – preta”, valiosos sistemas militares, de custosa manutenção, das perdulárias economias centrais, que não obstante a falência generalizada das mesmas, perpetram saques, invasões e assassinatos de inocentes em meio mundo… Como se todos nós fossemos cegos. Não o somos, apesar da tentativa da nossa principal mídia em cegar-nos (Rede Globo), continuamos, todos, dotados de visão, e por isso percebemos o suave mover do nosso corpo diplomático, no intuito de buscar no mundo uma crescente rede de apoio, a partir das trocas comerciais e culturais, impedindo qualquer movimento das potências em nos isolar. Com isso, ganhamos o tempo necessário para desenvolvermos uma indústria bélica, que permita ao país a independência necessária para as suas ações futuras.
    .
    .
    É por enxergar, caro missivista, que eu empunhei nos parágrafos acima a minha pena combativa, pois esta é a minha característica. Sou, na internet o pensador e comentarista: “Ilya Ehrenburg”. Pseudônimo retirado de um escritor soviético de escrita fácil e emotiva. Na vida, sou um brasileiro, simples, porém altivo.

  31. Falken. Não teve golpe militar nenhum! Entraram justamente como tava e está na constituição. Teve uma revolta interna militar que queria impedir a redemocratização, mas os proprios militares rechaçaram ela, e puseram tancredo neves no poder, em seguida apoiaram o sarney no poder.

  32. Competência.
    O que é competência?
    Competência é o conjunto: conhecimento especifico, habilidade, motivação (animo, disposição) e ação.

    O termo ‘competência’ é derivado do latim competentia, que literalmente
    significa ‘acordo/conformidade/concordância’, somente onde existe concordância entre
    ‘conhecimento’ e ‘tarefa’ é que se pode falar em competência, ou seja, só é significativo
    discutir competência em um contexto específico de conhecimento-tarefa.

  33. Em se falar na situação atual (SUCATEAMENTO), requer também uma abordagem real sobre á quantidade de meios necessários, para que tenhamos DEFESA efetiva, pois o tamanho de nossas forças ARMADAS e a disponibilidade de meios em quantidade para o provisiona mento da ação de DEFESA, a muito não nos atendem, dado a extensão do território, massa humana e recursos neste contido.

    É um absurdo, pois somos uma nação com um dos piores níveis de desenvolvimento humano no mundo, e o motivo é obvio EDUCAÇÃO INADEQUADA, GOVERNAÇA INCOMPETENTE. Em se tratando de DEFESA, estamos a níveis abaixo de países com economias bem menores que a nossa. Defesa apropriada significa cerca, proteção, garantia de propriedade, garantias dos nossos interesses no comercio exterior, bem como preços dos produtos ou sub-produtos e serviços ofertados que sejam mais adequados a favorecer-nos, ou até mesmo, moderação nos interesses das nações sobre nossas riquezas (PROPIEDADES).

    A matéria não está ABORDANDO todo o quadro de dificuldade em que as forças ARMADAS Brasileiras vêem enfrentando pós 2ª Guerra mundial, pois, já dez de muito que não temos forças armadas suficientes para atenderem o objetivo de DEFESA efetivamente. Muitos podem até desconsiderarem sua REAL importância por desconhecerem os fundamentos de uma NAÇÃO e a dimensão do que possuímos. Pois saibam que nossas riquezas são imensas, não apenas considerando o valor humano, o que certamente é o maior, pois agrega ao do nosso povo, o valor do nosso território, e as RIQUEZAS SUB-EXPLORADAS (Recursos, meios, matérias primas) contidas no mesmo. Á falhas graves no estabelecimento dos governantes em todos os níveis, e esta é a falta de critérios rigorosos ( rígidos) para que se concorra aos cargos ELEITORAIS, refiro-me ao fato de não haver levantamentos criteriosos quanto ao caráter dos candidatos a cargos públicos Eletivos, a vida pregressa dos mesmos e competência TÉCNICA comprovada, e se me perguntarem se desejo pessoas PERFEITAS NO GOVERNO à resposta é SIM. Todos os cenários a que se referem à coisa do estado, estão ligados e vão culminar no desempenho governamental. O que é determinada nação? POVO e CULTURA, TERRITORIO, FORÇAS ARMADAS (DEFESA), LEIS, GOVERNATES…………….

  34. Ninguém vai dominar o Brasil invadindo-o e, sim, manipulando-o. Para isso basta dar dinheiro aos políticos corruptos e aos outros (seja lá o que eles forem), usar a mídia idiotalizada e tendenciosa, que se rende a qualquer ideiazinha politicamente correta e bajular o zé-povinho que habita este país, criando feiras e não sei o que mais dizendo que é um povo muito bonzinho e amistoso. Eu não quero ser bonzinho e amistoso, eu quero ser soberano, eu quero saber quem são essas ONG’S que invadem nossas terras e manipulam nossas populações indígenas-brasileiras, eu quero minha indústria nacional dando emprego e criando tecnologia própria, eu não quero ser o maior exportador de matéria prima do mundo, quero exportar produtos manufaturados em nossas fábricas, quero levar ao mundo o “Feito no Brasil.”!

  35. Ilya Ehrenburg, a união soviética acabou!!.. Só deve ter se pronunciado por o autor do texto ter falado mal da “esquerda”. O argumento do legionário ao meu ver foi mais brasileiro pois expos a realidade.. do que pelo o discurso de “estamos avançando!.. tudo bom tudo bem!” porque não está! e tende a piorar de forma exponencial!.. Sem medidas prioritárias urgentes!
    “A Privataria Tucana” hehehe… meu deus.. como se não tivessem tambem outros livros falando dos esquerdistas..
    TUDO FARINHA DO MESMO SACO! ENTIENDES?.. Понимаешь?..

  36. Imperialismo americano. Sempre foi a desculpa preferida de governos dos países latino americanos de direita e esquerda. Para justificar a miseria e atraso social, econômico, tecnológico, educacional e militar pelo qual seus países e sociedade se encontram.
    Mas quem quer faz. Mesmo com restrições e embargos, é uma questão muito mais de vontade, investimento e persistência do que falta de dinheiro ou tecnológia.

    Tecnológia se consegue com investimento maciço e de longo prazo em educção. Desenvolvimento se consegue com regras claras, desoneração de impostos em cascata, infra estrutura e planejamento com pragmatismo, mas principalmente cumprimento de ajustes ficais e controle dos gastos governamentais com combate a corrupção política.
    Qdo digo que quem quer faz, posso citar a exemplos como:
    A India e Paquistão, que mesmo com os embargos dos EUA e Europa possue bomba atômica e misseis para lançá-los. O Japão que hoje tem uma das melhores tecnológias e econômias, junto com a Coréia do Sul. E ambos possuem foguetes lançadores de satelite.
    Para aqueles que acham o sistema político-econômico comunista uma maravilha. Podemos comparar a Coréia do Sul com a Coréia do Norte ou compararmos duas ilhas: Japão com Cuba. Dentre os países de regime socialista-comunista. Com exeção da Russia, todos são países miseraveis, com tecnologia e econômia inexpressivas.
    Brasil Potência e sexta econômia do mundo !. E qual a nossa colocação no indice de desenvolvimento, educação, saude, corrupção, infra estrutura, segurança, defesa, renda percapita e etc. ?.
    O governo Federal esta fazendo e vamos chegar lá ?
    Hum… ?
    Vou pensar sobre isso !!
    KKKKK.., LOL, LOL, RSRS, USHUASHUA, AI CURATCHA.
    No meu pensamento o maior inimigo do desenvolvimento do Brasil não é o Imperialismo estrangeiro. Nosso maior inimigo é interno, nossos políticos de todos os partidos e nosso governo. Seja de esquerda ou direita,já provoram seu populismo e queda para a corrupção.
    Até que haja fim da corrupção política impune, onde mesmo os delatados e comprovados corruptos não são presos e condenados a devolver o dinheiro, mesmo com confisco de seus bens.
    O Brasil será sempre a PUTÊNCIA DO FUTURO EMERGENTE

  37. Teremos uma resposta em um ou dois anos. Até as próximas eleições presidenciais o discurso tera que se transformar em fatos. Que as novas gigantes do setor de defesa mostrem a que vieram, que seja efetivada a compra dos caças, que seja iniciada a construção da segunda frota no nordeste, que o sisfron seja acompanhado por centenas de sistemas astros.

  38. E.M.Pinto disse:
    04/01/2012 às 21:50


    em nenhum momento eu quis insinuar que voce disse nada caro E.M.PINTO, e nem poderia pois voce não o disse, apenas achei interessante seu comentario e quis acresentar uma linha de raciocinio, nada pessoal !!!

    aproveito para lhe agradecer pela liberdade que nos dá nos comentarios ( diferente de outros sites) e pelo zelo que tem para manter o bom nivel, na exelente moderação
    parabenes a vc e seus colaboradores pelo PLANO BRASIL.

  39. Falken disse:
    04/01/2012 às 23:16

    caro FALKEN, o que teve em 64 foi um ‘CONTRAGOLPE’ militar, para impedir a fragmentação da patria,( que foi comerorado nas ruas alias) o GOLPE dos militares foi querer se perpetuar no poder, isso foi um tiro no pé, pois deu munição para os entreguistas pseudo artistas apatridas para criar um movomento anti-nacionalista no brasil,

    se os comandantes militares da epoca tivesem colocado ordem na casa, e convocado eleições legitimas, não teriam perdido o prestigio diante da sociedade civil, o que inflamada por um bando de vagabundos entreguistas, acabou criando uma geração de entreguistas revanchistas, que infelismente hoje chegou a todas as esferas do setor pubrico, e a quasse todos os partidos e representações politicas do pais .
    saudações caro FALKEN;


    hoje as forças armadas colhem os frutos amargos deste erro, com seu sucateamento, e pouco prestigio popular, ao contrario do que diz as pesquisas, outro ato parecido seria suicidio intitucional.

    _
    so nos resta torcer que essa geração, criada na base do individualismo, entreguismo e na promisquidade passe, e devemos consientizar as proximas gerações com ideais patrioticos, para ai sim ter uma base de nação forte e prospera !!!

  40. .
    .

    Desídia, falta de orgulho pátrio, cegueira e incapacidade.
    Isto é o que foi plantado pelo missivista…
    .
    .
    E que é seguido por quem escreve: “LOL”, “UASHUASHU”…
    .
    .
    Não sabem interpretar um texto escrito, não pensam, não refletem, não sabem.
    .
    .
    Pior… Não conhecem a história recente deste país.
    .
    .
    Vivemos um momento de confronto entre a Blogsfera, que rompe padrões e promove a transparência, vide Wikileaks, e a mídia tradicional, que manipula, mente, deforma e desinforma.
    .
    .
    Por exemplo: Eu estou até agora a espera do tal vídeo, com o Ex-Ministro Orlando Silva recebendo dinheiro na garagem do Ministério dos Esportes, ou do áudio do famosíssimo grampo do Sr. Ministro do STF Gilmar Mendes…
    Cadê?
    .
    .
    Sinceramente… A nossa mídia tradicional é festeira em produzir “barrigas” (notícias falsas / erros grosseiros), mas todos compram suas “verdades”. Seria masoquismo?
    .
    .
    Se você quer se informar, procure a blogsfera. Existe nela vários jornalistas que trabalham de forma independente… O Blog “Plano Brasil”, é um exemplo.
    .
    .
    O caminho que o Brasil passou a trilhar, depois que se livrou da camarilha entreguista de São Paulo (leia-se PSDB – Serra/FHC), é a da construção do poder militar nacional calcado em uma indústria bélica nativa, e não em uma estrangeira. Nós não vamos gastar as nossas reservas, para comprar armas caríssimas, de prateleira, e engordar as economias falidas do Norte.
    Entendam isso!
    .
    .
    Vamos construir aqui o nosso poder. Nós temos tempo para isso. Não muito, mas temos.
    .
    .
    No mais, para as viúvas do PSDB, que pululam vingativas na blogsfera fica a pergunta: pode-se comparar as aquisições dos períodos FHC e Lula? A resposta é: se pode. E ela é bem desfavorável para o “Principe dos Sociólogos”, também conhecido como “O grande Entreguista”.
    .
    .
    “Todos os poíticos são iguais” – este é o mote do alienado, do bobo, do infeliz, do manipulado. É o que conseguiu a nossa mídia tradicional, na sua santa cruzada manipuladora.
    .
    .
    Gostaria, sinceramente, de pessoas que tivessem um pensamento original, mas, percebo que na blogsfera os visitantes, em boa parte, infelizmente, repetem comentários eivados de preconceitos plantados pela mídia – empresa.
    .
    .
    O mundo vive a maior crise financeira da história, famílias inteiras na Europa estão em desespero. Nos EUA, mais de 36 milhões são miseráveis pelos padrões brasileiros, e quantos aqui sabem disso?
    .
    .
    Abram os olhos. Ainda há tempo.

  41. senhores temos uma carta na manga, caso sejamos agredidos algum dia, que poucos dão o devido valor…as policias militares do brasil,as policias militaresdo brasil, no artigo 144,da costituição federal, SÃO FORÇAS AUXILIARES DO EXERCITO, em caso de guerra declarada, e violação do territorio nacional, passam a obedecer diretamente as ordes do estado maior do exercito brasileiro,por isso a patente mais alta na policia e a de tenente corronel, perfeitamente adestrados na coduta militar, e na ordem unida, e seriam de grande valia imediata, portanto mais respeito e consideração com nossos policiais militares, pois alem de serem a malha protetora da sociedade, eles são de grande valia estrategica para soberania da nação.


    e lembren-se, numa guerra tecnologia e importante, mas a peça principal ainda e a que puxa o gatilho, PODEM FICAR DE LONGE, SOBREVONDO E APERTANDO BOTÕESZINHO COLORIDOS…MAS UMA HORA TERÃO QUE POR OS TRASEIROS AQUI, AI CONHECERÃO O INFERNO NA TERRA !!!

  42. Voce esta correto Capa Preta o movimento de 64 visava apenas garantir a ordem publica e retornar o pais a democracia em 6 ou 8 meses no maximo acontece que trairam ou seja cresceram o olho.

  43. Ao ler o comentário do combativo e excelente comentarista Ilya Ehrenburg, que usa da pena com a mesma facilidade e maestria que um empunhador de florete, como um mestre da adaga, seu instrumento contundente e penetrante, deparei-me com o fato de que estava a vislumbrar, com espanto, uma mente privilegiada a jorrar como um gêiser, idéias e posicionamentos com a clareza e a maestria já citadas, de um apelo estético fenomenal, que traziam consigo um cabedal de conhecimento e racionalidade acima da media, mas de um espírito equivocado e senil. Quanto desperdício, quanto uso mau feito da capacidade humana em face de um posicionamento deveras errôneo e bitolado.
    É certo que as ponderações e conclusões a que se deitou a pena em relação as posições trazidas pelo “novato” às pupilas de nosso entendimento são, com as deveras vênias, muitos perspicazes e notadamente severas. O fez, creio eu, em defesa de suas prerrogativas ideológicas e também, porque não, partidárias. Fato já conhecido por quem diariamente viaja por essas paginas em busca do devaneio e da pretensão de ajuntar fabulas e informações acerca do mundo não cotidiano, que muitas vezes se faz deveras tedioso, que Ilya Ehrenburg é partidário do revolucionismo e da chamada esquerda internacionalista, fato este que parece não tentar esconder de seus interlocutores.
    Aqui, neste blog, não temos como não cair na tentação de postarmos com demasiada franqueza as paixões e amores ideológicos e intelectuais a que nos agarramos na juventude e trazemos conosco como uma marca de ferro em brasa a estampar o centro do peito. Esse fato parece ter se dado com nosso comentarista Ilya Ehrenburg quando do inicio até o fim de suas ponderações bem como em grande parte de suas contribuições neste afamado blog.
    Suas conclusões se dão no âmbito da defesa dos correligionários e simpatizantes da causa que defende com tanta convicção. Natural. Só não podemos nos esquecer que toda a “trama” da acusação do comentarista Ilya Ehrenburg se passa sob a luz de uma ideologia que se faz presente em nossa cultura já a mais de oito décadas e tem por finalidade a corrosão dos valores chamados tradicionais ocidentais por uma nova ideologia representativa dos valores revolucionários que marcaram o velho continente e a Ásia desde o século retrasado. É sabido que tal pratica causou e tem causado a “pasteurização” de nossos valores éticos e morais, valores esses que os revolucionários chamam de ideologia burguesa, valores sem os quais uma sociedade não se estabelece e cria raízes que sustentem um crescimento e mantenha a saúde da alma de uma nação.
    Percebemos ao deslizarmos por suas linhas que, em detrimento da idéia de alternância de poderes, coisa sadia em um país que se vangloria de ser uma democracia representativa, o nosso incisivo Ilya Ehrenburg se põe a criticar siglas e representantes governamentais eleitos em tempos anteriores a administração de seus ídolos ideológicos, com o intuito de levantar o pano que cobriria as chagas do enfermo Brasil, como se isso bastasse para fazer dos seus grandes figuras da pátria em todos os tempos merecedores da eterna confirmação publica.
    O fato de estarmos, em passos de tartaruga, lutando para adquirir alguma independência tecnológica em matéria de defesa não esconde a verdadeira face do descaso em relação ao tema. Não elucida nosso interlocutor que desde a década de 70 (no tempo dos militares) estamos desenvolvendo tecnologia nuclear. Que desde os anos 80 estamos planejando e montando submarinos convencionais e que mais tarde viria desaguar no atual submarino nuclear, ainda que com tecnologia importada em parte. Nada disso teve inicio na era PT. Sabemos que isso é fato. Mas isso não desabona os avanços que tivemos sob a tutela da sigla favorita de nosso Ilya Ehrenburg. A Cesar o que é de Cesar.
    E por ultimo e não menos importante, fica a situação da liberdade que tínhamos até a sigla favorita de Ilya Ehrenburg alcançar o poder, de podermos postar sem policiamento nossa convicção em qualquer mídia, eletrônica ou não. Esquece-se nosso combativo Ilya Ehrenburg que estamos, ultimamente, vivendo tempos ancestrais, onde a liberdade de imprensa e a vida privada estão à mercê de políticas controladoras da livre iniciativa e do livre pensamento. Por enquanto por vias indiretas, mas tendentes a se cristalizar em ações concretas de controle político das idéias, ou seja, a tão combatida e criticada SENSURA. Não creio que esse tema tão importante seja esgotado em tão pouco espaço. Por isso deixo de adentrar ao tema para concluir que Ilya Ehrenburg não deve jogar pedras em telhado alheio sem verificar que o seu pode ser feito de material frágil. Mesmo que feito do mais puro cristal, não deve desmerecer os outros telhados, ainda que a cobertura alheia fosse uma simples cobertura de palha. Saudações.

  44. PUTZ ESTA FORMADO O FURDUNCIO rsrs rsrs Para invadirem e tomarem o Brasil mesmo que massacrando-nos com pessados bombardeios e aniquilando nossas defesas os caras sabem que é dificil e nem vão tentarem.Existem formas melhores e menos dispendiosas para eles terem o que quiserem POIS SOMOS UM POVO SEM EDUCAÇÃO,SEM CULTURA,E NOSSO PATRIOTISMO É MERCENARIO POIS O CONDICIONAMOS A OBTENÇÕES DE OPORTUNIDADES.Facilmente aliciaveis com alto indice de corrupção mas quanto ao pré-sal basta uma sabotagem que cause um grande acidente ambiental para eles alegarem que nós não temos condições de explora-lo e sozinhos não temos mesmo ou voces ainda creem que a Petrobras domina todas as tecnologias necessarias e serviços especializados para faze-lo.Se tomarem o pré-sal o que faremos?Enviaremos a Elite de nossas forças para serem dezimadas em alto mar como sardinhas entrando em curral de redes?Simplesmente ja era e basta eles darem um cala boca para as putas Brasileiras que elas ainda darão graças a Deus.So existe uma forma de garantirmos a soberania do pré-sal e é mostrando os dentes bem armados e sermos contundentes com tudo e todos que não respeitarem nossas exigencias.O Brasil não é nem para ser potencia militar mas para ser realmente potencia economica tem de deixar de ser covarde e tambem haver uma mudança de mentalidade tanto em politica como em diplomacia e acima de tudo em nossa sociedade.Nos transformamos num prostibulo de gananciosos e vendidos e introduzem no povo uma cultura indignada onde se reclamam de tudo,tudo é dividido em interesses de minorias e corporativismos.Não existem politicos neste pais serios e todos que adentrarem o poder serão como os outros so roubarão e não pensem que uma junta militar com o proposito de moaralização resolveria porque não resolveria e desvios fluiriam tambem.Nosso maior problema é má educação e falta de cultura e para começar a melhorar isso somente com uma mudança profunda de mentalidade.Todos so querem direitos e todos esquecem que temos deveres.O pais esta dividido e a prova foram as tres ultimas eleições.Na ultima a da Dilma venceram com os votos dos que não queriam permitirem o retorno do entreguismo leiloeiro do PSDB mas abonamos A QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS para continuarem roubando.Precisamos urgentemente não so reforçarmos nossas defesas e criarmos infraestrutura para poder implementar serviços basicos condizentes pois o nosso povo com seu trabalho,seus impostos e seus consumos enchem o caixa de dinheiro.Precisamos moralizarmos o Brasil e revermos as regras do sistema,leis e constituição.Ainda tem tempo mas para podermos fazermos isso temos de cessarmos com o poder politico paralizando-o tornando todos inelegiveis e mudando as regras.Concurso para politicos e seleção dos melhores para serem escolhidos pelo povo.Concurso para o primeiro e segundo escalão de governo.Fim de partidos e coligações.Fim da estabilidade publica.Revisão de soldos e salarios.Maior controle de nossas riquesas e sobre privados que exploram as mesmas…AGORA ME CHAMEM DE MALUCO,DE SUBVERSIVO,DE TERRORISTA,MAS NENHUM DE VOCES JAMAIS PODERA ME CHAMAR DE BORRA-BOTAS,DE ENTREGUISTA,DE VENDIDO OU DE TRAIRA.

Comentários não permitidos.