Policia Uruguaia compra Kalashnikov AK-9

Como complemento a uma aquisição anterior de fuzis AK-103, a Policia Nacional Uruguaia incorporou umas 200 unidades do Fuzil Compacto Russo AK-9(Subfuzis, na denominação Russa), uma das ultimas propostas do fabricante Russo, que utiliza munição subsônica, também no calibre original Russo de 9 x 39 mm; Sendo uma arma especialmente silenciosa(discreta com ruidos atenuados), concebida para ser utilizada em corpos especiais de segurança de defesa.

Ela é baseada nas novas séries das armas Kalashnikov 100, particulamente no modelo 104.    Serão destinadas a  Guarda Republicana, corpo de elite policial, agora em ambito nacional, tendo 1.200 membros, cujo número pode vir a ser aumentado com pessoal oriundo das forças armadas, a qual se retribuirá melhor que em suas atuais funções militares.

O valor da compra não foi divulgado, uma vez que tenha sido classificado como secreto, uma conduta do Ministério do Interior do Uruguai que está se tornando extremamente comum, e é previsível , tendo em conta os números do comércio exterior com a Federação Rússia representam um saldo favorável para o Uruguai, tem mais compras de materiais militares e policiais de tal origem. O secretário de Estado chamou-os de itens sensíveis para a sua incorporação de material e pagamento de informantes. Mais uma vez, no entanto, é um detalhe significativo do tipo de munição selecionados, que introduz um novo calibre  no Uruguai não utilizados até agora e, assim, a dependência futura sobre a fonte original (Javier Bonilla, EDEF Grupo correspondente no Rio de Janeiro ).

Fonte: Defensa

13 Comentários

  1. Escelente aquisição da Polícia do Uruguai.
    Apesar do FAL ser antigo é uma boa arma e vai ser doada para as polícias estaduais brasileiras, logo após a aquisição dos novos pelas FAs.
    Parece pouco, mas para quem não tem nada é muita coisa.

  2. Pelo que saiba existem algumas AKs no exército, se não me engano são para forças especiais. O curioso das armas russas é que eles fazem armas que já vem padrão com o silenciador que não pode ser removido. Enquanto no ocidente o silenciador é aparte. Silenciadores são uteis para comandos mas não para batalhões de infantaria, pois reduz a precisão e o alcance da arma. Como batalhões especiais geralmente atiram a queima-roupa acaba sendo irrelevante.

  3. Carlos Argus disse:
    04/01/2012 às 18:48

    Ak,à arma do século, linda..c velocidade subsônica, novo conceito..só tem adjetivos positivos e fortes.Já no BRASIL…sds.


    o AK e fantastico, mas ja no BRASIL estamos desenvolvendo o nosso,e devemos acreditar nele, chega de comprar de preteleira, vamos dar moral para nossos engenheiros, que capacidade eles tem, INDEPENDENCIA JÁ…P/ ONTEM, sds.

  4. Concordo com o Gilmar.
    Essa área toda é para nós vendermos, não alguém do outro lado do mundo.
    Depois o Mujica não quer sofrer a pressão do “imperialismo brasileiro”.
    *****
    A grande arma pessoal do século XX é a AK-47.
    As demais, versões modernas, não têm o carisma da original.
    Mas são boas, boas mesmo.

  5. Uma boa aquisição do Uruguai… mas o Brasil esta desenvolvendo seu proprio Fuzil… É um novo tempo, chega de prateleira !!!!

  6. Não temos do que reclamar com relação a Fuzil e armas para policia, temos de reclamar sim é por não conseguirmos comprar armas novas por preços razoáveis para civis, e ainda por cima não termos direito ao porte, pois este só sai na base da carteirada.

  7. bem eu posso até estar falando asneiras….não sou engenheiro,mais será q é tão dificil projetar e construir um fuzil ou mesmo armas menores como pistolas e etc??? pq a principio a tecnologia das armas de fogo é a mesma desde dos primórdios ……e pessoal de boa…vamos parar com essas comparações idiotas …pq cada país projeta sua arma de acordo com as especificações de suas forças armadas e o novo imbel foi concebido de acordo com oque as 3 forças queriam…e é isso oque importa….garanto que se nossas forças policiais pedissem a imbel,tauros,ou qualquer outra fabricante de armas nacionais pra projetar alguma arma ao seu gosto ela o fariam com as mãos nas costas…

  8. Sou policial. Trabalho na fronteira com a Bolívia. Uso um FAL doado pela MB. Foi reformado, pintado, tá tinindo. É uma arma espetacular. Nunca falha, não engasga, é precisa e poderosa. A bandidagem treme quando vê o nosso “porrete de quinxaba”, como é carinhsamente chamado aqui na DP. Mas é uma arma inadequada para a polícia. É grande, ruim de carregar nas viaturas. Em descida tática da viatura, fica dificil de tirar ele de dentro do carro. Mesmo assim adoro esta arma.

  9. O Uruguay não é um grande parceiro do Brasil?

    Então pq não comprou os novos fuzis da Imbel?

    Muy Amigo, essa esquerda no governo não esta com nada..

Comentários não permitidos.