Finlândia libera mísseis confiscados em navio britânico

Helsinque, 4 jan (EFE).- O Governo da Finlândia anunciou nesta quarta-feira que concedeu uma ordem de liberação para os 69 mísseis Patriot terra-ar, os quais foram confiscados pelas autoridades alfandegárias do país nórdico no último dia 21 de dezembro no porto finlandês de Kotka.

Os mísseis, de fabricação americana, foram encontrados a bordo do cargueiro “Thor Liberty”, que transportava uma carga de armas que a Alemanha vendeu para a Coreia do Sul no último ano. Os armamentos foram interceptados pelas autoridades finlandesas por não possuírem a permissão necessária para terem feito essa escala no país.

Além dos mísseis, os agentes da alfândega encontraram nas adegas da embarcação 150 toneladas de nitroguanidina, um explosivo pouco sensível e com uma alta velocidade de detonação. Segundo as autoridades finlandesas, o explosivo estava armazenado de forma incorreta, em caixas de papelão, e etiquetado como material pirotécnico.

Até o momento, o proprietário legal deste material explosivo não foi encontrado, porém, o explosivo foi empacotado em contêineres fechados, tudo de acordo com as normas de segurança para o transporte de mercadorias perigosas.

Já o cargueiro “Thor Liberty”, de bandeira britânica, segue retido no porto de Kotka, situado a cerca de 120 quilômetros ao leste de Helsinque, enquanto a Polícia finlandesa continua suas investigações para averiguar a origem e o destino final dos explosivos.

Segundo a imprensa local, o capitão e o primeiro oficial da embarcação, ambos de nacionalidade ucraniana, seguem sem poder deixar o país e, por isso, que o “Thor Liberty” não poderá seguir viagem até que se concluam todas as investigações policiais. EFE

Fonte: Yahoo

12 Comentários

  1. misseis americanos em navio britanico seguindo para coreia do sul,isso quer dizer que inglaterra e a eis colonia eua serão por um bom tempo parceiros de guerra,mesmo por baixo do pano como ocorreu nas malvinas.

  2. Este iria é pra china!.. Duas remessas, uma anterior na moita para a china, outra para a coréia do sul informando aos portos o conteudo, se suja-se!(descobrissem a primeira) qualquer coisa diriam da bendita remessa para a coréia, e que “”esqueceram”” de contactar os orgãos fiscalizadores de cada porto! Heueheh

  3. O texto esta cristalino,os misseis pegaram uma carona no navio que carregava armas alemas para a coreia do sul,nao ha nada de compra triangulada,os caras simplesmente aproveitaram o frete,o objetivo era economizar nas taxas portuarias e,sendo os misseis destinados aos coreanos ,foi economico aproveitar o frete,u resto e´besteirol de desentendidos fanaticos por teorias conspiratorias !

  4. Os mísseis foram vendidas pela Alemanha para a Coreia do Sul por que este país adquiriu sistema Patriot de segunda mão da Alemanha pois não tinha dinheiro para comprar sistemas novos direto dos EUA. Pouco tempo atrás a Coreia do Sul informou que irá fazer um upgrade no software do sistema que igualará a capacidade deste sistema de segunda mão ao da última versão do Patriot (Patriot III).

  5. matança entre paisecos dão muitos lucros as puuutecias do clube do bolinha ( conselho de segurança)
    a paz entre as coreias seria um desastre para os comerciantes de armas dos EUA e RUSSIA, so não ve quem não quer rsrs !!

  6. Não entendi a liberação, se continuam todos retidos no país. Pela informação o que houve foi somente uma transferencia da carga para local mais seguro. Ou a Finlandia deixou a disposição para os proprietários virem buscar? será que vai aparecer alguem para assumir esse contrabando internacional?

Comentários não permitidos.