Deu no Cavok:Força Aérea dos EUA suspende contrato com a Embraer

A aeronave Super Tucano da Embraer que venceu a competição LAS da USAF. (Foto: Renato Leite)

A Força Aérea dos EUA suspendeu temporariamente a encomenda de 20 aviões de treinamento e suporte EMB-314 Super Tucano, da Embraer, no valor de US$ 355 milhões, anunciada na sexta-feira passada. Segundo a Força Aérea, a suspensão foi motivada pelo fato de a Hawker Beechcraft estar contestando o resultado da concorrência em um tribunal federal norte-americano.

A Embraer venceu a concorrência em associação com a norte-americana Sierra Nevada Corp., que responderia pelo treinamento de pilotos e do pessoal de apoio. Nos EUA, o EMB-314 tem a designação A-20. Os aviões serão construídos na fábrica da Embraer em Jacksonville (Flórida), para operar no Afeganistão.

Segundo um porta-voz da Força Aérea norte-americana, o tenente-coronel Wesley Miller, a Força Aérea está “confiante nos méritos da decisão da concorrência e prevê que a contestação será resolvida rapidamente”. As informações são da Dow Jones.

Comentário do F. Valduga, Cavok: Estava na cara que o protesto da Hawker ia dar alguma coisa. Agora é esperar que tudo seja resolvido rapidamente.

Nota por E.M.Pinto, Plano Brasil: Alegria de pobre dura pouco mesmo…

Eu até estou torcendo para que seja uma medida cautelar que termine em nada, e faço coro com  meu amigo F. Valduga Editor do Cavok, porém tenho motivos sérios para acreditar que as coisas podem “degringolar” e repito aqui o que postei na matéria sobre o anúncio da vitória do ST.


E.M.Pinto disse:

A USAF vai de Super Tucano!

Parabéns a Embraer e a Sierra Nevada, sem dúvida um importante contrato que sela de vez o reconhecimento e capacidade.
Este certamente abrirá inúmeras portas e trará grandes benefícios para ambos.
Porém fica a minha ressalva, só espero que este contrato seja executado na história recente das últimas 2 décadas a EMBRAER já havia vencido duas importantes concorrências nos EUA, o JPATS para o treinador básico e o ACS (Aerial Common Sensor – Sensor Aéreo Comum), ambas vencidos pela embraer e que por diferentes fatores foram revertidos e cancelados.
Portanto, a vitória é apenas mais um marco, espero que se concretize, o que como disse será vantajoso para ambos.
SDs
E.M.Pinto

Depois ainda querem que eu confie…

Será que os americanos também sofrem de síndrome de FX? ou simplesmente não cumprem o que escrevem ao contrário da reputação que muitos almejam-se em defender?


Fonte: Agência Estado, Renato Martins


via Cavok

35 Comentários



  1. lá foi a força aérea que voltou atrás…

    aqui foi o presidente do país…

    vamos aprender como se faz…rs

  2. Eu no lugar deles faria a mesma coisa, ora é melhor tem um produto não tão bom mas sendo fabricado por eles próprios, gerando emprego e impostos pra eles.

  3. Aquela apelaçao da Hawker Beechcraft parece ter surtido efeito agora vao apelar pro ”patriotismo” do pq o AT-6 seria a melhor escolha .. ou mesmo ..quem sabe..dar tempo pra se ”projetar” algo parecido ou superior ao q o Super T hoje .. sendo assim … Adeus qualquer tipo de ”acordo ” ou venda ”made in USA” aki pro Brasil.. ao menos os de grande importancia como a escolha das escoltas pra Marinha do Brasil…e o FX-2….. déjà vu…mesmo …. com isso se essa decisao de manter ..no fx-2 xau gripen (n sei bem tb.. ) mais ctz SH-18 n vamos ver por aki .. ou seja .. sobra pro Rafale se ele ganhar a concorrencia la na India ou de fato partir pro acordo com o Russos .. pelo SU-30/34/35 …. seria uma forma de ”retalhar” essa decisao … legitimando a escolha … sonhar n custa nada

  4. FIQUEI CONTENTE COM A VITORIA DO SUPER TUCANO ,MAS SE EM TROCA COMPRARIAMOS O SH SERIA MELHOR QUE PERDESSEMOS. GOSTEM OU NÃO GOSTEM ,OMELHOR É TRABALHARMOS EM CONJUNTO COM OS SUECOS ,DESENVOLVERMOS O GRIPPEN NG E COM OS MESMOS E TALVEZ OUTRO(S) PARCEIROS PARTRMOS PARA UM AVIÃO DE 5a GERAÇÃO.QUALQUER UMDOS DOIS OUTROS NÃO NOS ADIANTARÁ EM NADA. PODEREMOS ATÉ COMPRARMOS ALGUNS F-18 OU MIRAGE 2000-9 PARA COBRIRMOS AS NECESSIDADES ATÉ O GRIPPEN NG ENTRAR EM OPERAÇÃO.

  5. Isso é o que dá ser cadelinha ja que abriu as pernas todinha e ja ate montou linha de montagem la e os caras tem uma boa porcentagem da nossa Embraer aqui se muda pra la de vez Embraer rsrs rsrs eles vão querer que abras as perninhas mais ainda ,mas a nós nos obrigam a ficarmos com o que eles nos oferecem careca e banguela e pronto.Se eu fosse a Dilma chamava os Russos agora e firmava uma parceria deles com a Avibras para fabricação consecionada do SU35BM e depois voltariamos a conversarmos mais com Americanos sobre muitas outras coisas.Mas quando se lida com capachos é sempre assim empurram tudinho de uma vez,levam o que querem e a Putinha fica chupando dedo toda escangalhada com saudades do Torinho esquartejador.Bem feito Embraer QUEM TEM OLHO GRANDE SEMPRE QUEBRA A CARA e la fora so tem quebrado a cara como quebrou na China.

  6. Escutem o que vou dizer para voces tem jogo de bastidores e inteligencia por traz disso.20 aviãozinhos para eles não é nada tem mais coisas por traz disso e usam a contestação como desculpa.Eles ficarão sabendo de algo e jogaram essa para verem se revertem.Nos bastidores de vetores de caça eles sempre jogam sujo,chantageam,ameaçam,fazem de tudo.Eles ja sabem que o FX2 foi pro brejo e que não terão a menor chance.

  7. eu acho que sou o único que esta feliz com esse balde de água fria….
    pelo menos não ficamos com nenhuma dívida moral com a força aerea americana… no caso dos SH, que eu tenho certeza que irao nos oferecer a preço de banana.. pelo simples fato de não termos de nos alinhar a outra potencia…
    O aval ganhou, o selo de qualidade ta garantido, vamos procurar outros mercados que queiram nosso ST.

  8. XTREME Aqui o Comando da FAB abriu as pernas para eles e a Presidenta barrou isso rsrs rsrs Não temos nada o que aprendermos com eles rsrs rsrs

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    ..
    Desde que eu me entendo por gente q eu vejo os EUA nos boicotando…

    ..
    Ainda tem gente q se surpreende ??? Afff..

    ..
    PS.: chamem o “piloto” pra explicar oq aconteceu

  10. Essa notícia é muito boa, pois serve para calar a boca dos que falam mal e vivem de apedrejar nossa FAB e seu já vovô FXn querido e amado por todos. Pois como todos podem ver, ele é um exemplo a ser seguido em licitações internacionais… Ora, ele está servindo de modelo até para os amerikanus. Que orgulho! Quem diria em?!… nosso FX fazendo escola pelo mundo. Eita!!!! kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
    *
    FXn a moda das patricinhas militares do terceiro milênio… todo país ainda vai ter o seu neste séc 21. KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!
    *
    PS: Será que conseguiremos viver sem o FXn???

  11. Se realmente a montadora americana entrou na justiça,a usaf tem mesmo é que agurdar e fez o correto,feio fica é para ésta empresa americana que não sabe perder,se porventura a empresa americana ganhar na justiça americana, cabe a embraér tambem entrar na justiça,pois mais que ninguem tem o direito pois realmente ganhou a concorrencia,e derepente ganhe mais que montar o st lá,o mais importante é que ganhou o nome esta feito,e isto mostra como os americanos estão acostumados a ganhar e não admitem a derrota se acham o maximo,e o pior é que em muitas coisas realmente são mais não em todas ,e desta vez nosso SUPER TUCANO levou por puro merito,é que os americanos estão acostumados com armas caras e poderosas,e um super tucano fica dificel deles contruirem,ainda mais um puro sangue,realmente o SUPER TUCANO é o maximo para o que foi feito e com avionicos americanos de ultima geração ia ficar melhor ainda.

  12. Também… quem mandou a Embraer fazer um avião com tecnologia só 80% americana… Deu nisso… – Se fosse 100% e a empressa se chamasse EmUSer… – me superei.

  13. É mesmo pessoal que o lado positivo disto é que o F-18 “ESTA FORA”, como eles mesmo falam quando o rebatedor perde a bola no beisebol. rsrsrrsr que bom!

  14. Mas que maus perdedores…. tanta choradeira.
    Esse suspensão provisória deduzo que faça parte do processo normal das coisas, ainda estou convicto que o ST leva esta pela melhor, a própria USAF já referiu a superioridade deste vetor e que venceu.
    Só espera que haja um balde de água fria. Não penso que isto seja igual ao que aconteceu com os aviões reabasteceres, as coisas desenrolaram-se de um modo diferente se não me engano até modificaram o avião tanque da Boeing para satisfazer as necessidades da força aérea americana. Neste caso o AT-6 nem com pedras preciosas leva essa, cruzo os dedos por isso e sem entrar em demagogia ideológica. Afinal, o que é bom sempre é bom o resto é pura paisagem de perdedores que com certeza ficarão sem credibilidade no ramo. As viravoltas ou ressalva que o E.M.Pinto referiu em outro tópico espero que nunca aconteça, rezo por isso.
    Mesmo quem ache que nem o Brasil ou a Embraer não ganhe nada com isso, é bom que o ST leva essa porque o tempo dirá se houve ou não contrapartidas e benefícios.
    De resto esta gente se aproveita de tudo para meter o prego, é melhor esperarem até verem o primeiro ST com cores da USAF.
    Estive em ler em fóruns americanos e muitos acreditam da vantagem do ST, basta fazerem uma pesquisa vetor puro não há outro e essa decisão é demais importante nos cenários de guerra, o ST pode ter a capacidade de garantir uma batalha para quem está a opera-lo será sem duvida um bom meio de persuasão. E nisso os EUA querem o melhor para as suas tropas. Daí a minha convicção desta decisão que não voltará atrás… ou a não ser que os gringos querem um avião perneta a protege-los.

  15. Onde se lê: Só espera que haja um balde de água fria, quero dizer Só espero que não haja um balde de água fria

  16. Ganhou mas não levou.Tava demorando….
    Eu gostaria de ver um caça com DNA brazuka na melhor força aérea do mundo,mas não ao custo de comprarmos velhos dinossauro,chipados,desdentado e míopes como virão os F-18.
    Vou torcer contra para que os vassalos vejam que seus amos não são nem um pouco confiáveis,pois tiraram doce da boca de crianças rsrsrsrsmas a mim não me enganaram.

  17. Get up Brasil, uma certeza fica, bye bye F-18! A Embraer vai fazer de tudo para ajudar a Boeing, enfiar goela abaixo o F-18, no Brasil, mas desta vez ela tambem perdeu.

  18. Pensando Bem , Parceria no Rafale com : França , India e Brasil .
    Franceses por motivos historicos , sempre serão rivais da inglaterra e por si não pode confiar nos americanos q não deixariam a Mãe rainha na Mão. Brasil apoiando Argentina e ficando contra Uk , boa alternativa de Brasil , Argentina , França e India abraçarem o caça francês e eles abraçarem o nosso Cargueiro . Nóis podiamos tbm comprar por de baixos do pano , tecnologia de “my6 balyitycus” . Me candidato a Nucléo de Defesa estrategica 2012 – 2022 , Bicentenário vem ai Powwwww

  19. ViventtBR disse:
    05/01/2012 às 04:41
    Essa notícia é muito boa, pois serve para calar a boca dos que falam mal e vivem de apedrejar nossa FAB e seu já vovô FXn querido e amado por todos. Pois como todos podem ver, ele é um exemplo a ser seguido em licitações internacionais… Ora, ele está servindo de modelo até para os amerikanus. Que orgulho! Quem diria em?!… nosso FX fazendo escola pelo mundo. Eita!!!! kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
    *
    FXn a moda das patricinhas militares do terceiro milênio… todo país ainda vai ter o seu neste séc 21. KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!
    *
    PS: Será que conseguiremos viver sem o FXn???
    ==================
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    quem disse que Brasil só exporta commoditie?

  20. “Alexandre disse: 05/01/2012 às 11:51 Eu já sabia, ianques não são confiáveis,kkkkkkkkkkk” Alexandre, entendo sua indignação em face de nosso patriotismo… mas convenhamos, o Brasil fez pior com o FX-2 e a cagada do Lula decidindo e depois voltando atras… esse tipo de procedimento não deve ser considerado honesto e etico, mas em nivel governamental é toleravel… saudações…

  21. Quando da notícia da liberação do etanol brasileiro pelos americanos, eu escrevi que negócios com os americanos eram só derrota. Também lembrei que, por ocasião das contrapartidas do SIVAM, os americanos já haviam se comprometido com o Tucano e roido as cordas. Sabe o que está acontecendo? A USAF anunciou a vitória do ST para turbinar o negócio da Boeing no FX-2. SE o F/A-18 vencer, a Embraer fecha de vez o contrato, caso contrário é como dantes… Ganha, mas não leva. E ainda querem criticar os brasileiros… Pois sim! Como disse antes, é só derrota!

  22. OLHA O F.18 VAI BAILAR,SE JA NÃO BAILOU.OU OS EUA ESTÃO ESPERANDO O BRASIL ESCOLHER O F.18 PARA ENTÃO ESCOLHER O TUCANO,OU OS EUA RESOLVERAM DAR OUVIDOS A EMPRESA CONCORENTE DA EMBRAER,QUE É DE LA.
    PARA MIM ISSO É UM JOGO INTERNO,O GOVERNO AMERICANO SIMULA QUE VAI FICAR COM O TUCANO,DAE ENTRA A EMPRESA AMERICANA E PROTESTA,O GOVERNO AMERICANO ENTÃO SUSPENDE O CONTRATO”TEMPORARIAMENTE”PARA O BRASIL DECIDIR PELO F.18 E DAE ENTÃO ELES FICAM COM O TUCANO.TUDO É POCIVEL SENHORES,JOGO INTERNO,ESPIONAGEM ENDUSTRIAL ETC.

  23. Os americanos vivem nos sacaneando e nos embargando, e ainda tem teimosos querendo SHornet downgraded defasado aqui…kkkkkkk
    .
    Que a FAB e a MARINHA receba os RAFALES, melhores tecnicamente e em desempenho….e continuamos com a parceria com os franceses mais confiavel e ja comprovada com os Scorpenes Br e Sub Nuclear, Exocets, Ec725 e o nosso futuro Porta-Aviao.@!

  24. Mais uma vez, nós iremos falar, falar, falar… e desabafar… Não podemos fazer mais nada.
    Como o Editor, sabiamente colocou (e muito bem colocado), isso já era previsto.
    Se analisarmos pelo nosso lado, eles estão errados. Se eles analisarem pelo lado deles, eles estão certos.
    Melhor aguardar. Mas que irão atrelar o tijolo a essa pipa, isso irão. E olha, será que não serão felizes???
    Saudações.

  25. para mim o brasil tem que diversificar todo o seu comercio por isso que quando eles proibiram de nos venderrmos para venezuela porque tinha pessas deles se tivessemos uma empresa verdadeiramente nacional fabricariamos as peças que eles nos vendem para nao depender de gringo e venderiamos para quem nos quisessemos mas como aquele partido da privataria vendeu a embraer tamos tendo que aquentar em so vender para quem esses caras querem os mesmos que boicotam nao so o brasil mas toda a america latina em resposta vamos fortalecer a celac e a unasul e eles que se virem sozinhos contra o mundo inteiro

Comentários não permitidos.