Defesa & Geopolítica

Deu no Cavok:Força Aérea dos EUA suspende contrato com a Embraer

Posted by
A aeronave Super Tucano da Embraer que venceu a competição LAS da USAF. (Foto: Renato Leite)

A Força Aérea dos EUA suspendeu temporariamente a encomenda de 20 aviões de treinamento e suporte EMB-314 Super Tucano, da Embraer, no valor de US$ 355 milhões, anunciada na sexta-feira passada. Segundo a Força Aérea, a suspensão foi motivada pelo fato de a Hawker Beechcraft estar contestando o resultado da concorrência em um tribunal federal norte-americano.

A Embraer venceu a concorrência em associação com a norte-americana Sierra Nevada Corp., que responderia pelo treinamento de pilotos e do pessoal de apoio. Nos EUA, o EMB-314 tem a designação A-20. Os aviões serão construídos na fábrica da Embraer em Jacksonville (Flórida), para operar no Afeganistão.

Segundo um porta-voz da Força Aérea norte-americana, o tenente-coronel Wesley Miller, a Força Aérea está “confiante nos méritos da decisão da concorrência e prevê que a contestação será resolvida rapidamente”. As informações são da Dow Jones.

Comentário do F. Valduga, Cavok: Estava na cara que o protesto da Hawker ia dar alguma coisa. Agora é esperar que tudo seja resolvido rapidamente.

Nota por E.M.Pinto, Plano Brasil: Alegria de pobre dura pouco mesmo…

Eu até estou torcendo para que seja uma medida cautelar que termine em nada, e faço coro com  meu amigo F. Valduga Editor do Cavok, porém tenho motivos sérios para acreditar que as coisas podem “degringolar” e repito aqui o que postei na matéria sobre o anúncio da vitória do ST.


E.M.Pinto disse:

A USAF vai de Super Tucano!

Parabéns a Embraer e a Sierra Nevada, sem dúvida um importante contrato que sela de vez o reconhecimento e capacidade.
Este certamente abrirá inúmeras portas e trará grandes benefícios para ambos.
Porém fica a minha ressalva, só espero que este contrato seja executado na história recente das últimas 2 décadas a EMBRAER já havia vencido duas importantes concorrências nos EUA, o JPATS para o treinador básico e o ACS (Aerial Common Sensor – Sensor Aéreo Comum), ambas vencidos pela embraer e que por diferentes fatores foram revertidos e cancelados.
Portanto, a vitória é apenas mais um marco, espero que se concretize, o que como disse será vantajoso para ambos.
SDs
E.M.Pinto

Depois ainda querem que eu confie…

Será que os americanos também sofrem de síndrome de FX? ou simplesmente não cumprem o que escrevem ao contrário da reputação que muitos almejam-se em defender?


Fonte: Agência Estado, Renato Martins


via Cavok

35 Comments

shared on wplocker.com