Reino Unido cria plano de defesa para as Malvinas após 30 anos

Daily Mail diz que movimentação foi motivada por bloqueio do Mercosul

A tensão adormecida entre Argentina e Reino Unido sobre o controle das Ilhas Malvinas ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (22/12). O jornal Daily Mail revelou que o governo britânico está “tirando a poeira de seus planos de defesa” nas Malvinas, mais de 30 anos depois do fim da guerra entre os dois países.

O motivo da preocupação seria o acordo anunciado nesta semana de que os países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai, apesar de este último não ter litoral) não permitirão a passagem de barcos “com bandeiras ilegais das Malvinas”, ocupadas pelo Reino Unido desde 1833.

Reprodução/Daily Mail

Outra razão seriam os planos de enviar o príncipe William às ilhas durante seis meses, em 2012, para treinamento militar como piloto de busca e resgate da Força Aérea Real, o que aumentará as tensões com o governo argentino.

De acordo com o jornal, em 2010, o ex-ministro da Defesa britânico, Liam Fox, chegou a revisar e atualizar os planos de guerra para garantir a ocupação das ilhas. O atual ministro, Philip Hammond e o Conselho de Segurança Nacional foram informados de que atualmente não há uma ameaça militar iminente.

De fato, a presidente Cristina Kirchner anunciou na noite desta quarta-feira (21/12) que “muito em breve” a Argentina terá um embaixador no Reino Unido, 30 anos após o congelamento das relações diplomáticas derivado da Guerra das Malvinas.

“Mas se há uma ameaça, faremos os preparativos muito rapidamente. Temos certeza de que os argentinos não podem nem atracar um barco pesqueiro nas ilhas, mas é importante demonstrar que somos sérios em relação a nossas obrigações”, afirmou um oficial militar ao jornal inglês.

O relatório enviado a Hammond, no entanto, menciona a possibilidade de que um novo conflito bélico poderia surgir se houver uma piora nas relações entre os países e que cerca de 1.200 soldados seriam capazes de “repelir uma invasão até que reforços sejam enviados”.

Fontes do ministério de Defesa britânicos também afirmaram ao jornal que há um submarino nuclear no Atlántico Sul, onde estão localizadas as Malvinas. Um ex-comandante da Marinha britânica durante a guerra de 1982 disse que a decisão dos países do Mercosul era “escandalosa” e sugeriu que o submarino deveria “mostrar seu mastro e deixar claro que está lá”.

“Acredito que o ministério de Relações Exteriores deveria ser mais duro. Esta tensão está crescendo há um tempo e temos que fazê-los entender que a soberania não está na mesa de negociações. Os habitantes que moram lá querem continuar sendo britânicos”, afirmou.

Outra fonte militar, em declarações mais desafiantes ao jornal, ameaçou: “No segundo em que eles cruzem sua costa, desceremos do ar. Seria uma caça de perus”. Um oficial, por sua vez, disse que os britânicos contam com uma “força decente de ataque para proteger as ilhas, o que estava ausente em 1982, e as Forças Armadas argentinas não se recuperaram adequadamente da ‘paulada’ que receberam na última vez”.

Soberania argentina

Após o anúncio, realizado na Cúpula do Mercosul, de que os países-membro do bloco não permitirão que os navios com bandeira ilegal das ilhas atraquem em seus portos, os diplomatas britânicos na América do Sul convocaram reuniões nos países onde estão designados, exigindo “explicações urgentes” sobre o significado da medida.

Efe
Desde o início de seu mandato, Cristina Kirchner fez inúmeras declarações públicas, tanto em cúpulas regionais como mundiais, acerca da soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas. Durante seu discurso em setembro na 66ª Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a presidente argentina questionou o poder de veto dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, entre os quais está o Reino Unido.

“Dez resoluções desta Assembleia convocaram o Reino Unido da Grã Bretanha e o meu país a sentarem e negociar, conversar sobre nossa soberania. Tenham em conta que a Argentina não está demandando que se cumpra esta resolução sob o reconhecimento da soberania, está simplesmente pedindo que se cumpra com alguma das dez resoluções da ONU”, queixou-se a mandatária.

A Argentina também mencionou as resoluções do Comitê de Descolonização e as declarações da OEA (Organização dos Estados Americanos). “Diversos fóruns (…) do mundo inteiro reclamam através de resoluções e declarações o tratamento desta questão e o Reino Unido se nega sistematicamente a cumpri-lo e obviamente utilizado sua condição de membro do Conselho de Segurança com direito a veto para isso.

Na ocasião, Cristina Kirchner afirmou que o país esperará “um tempo razoável”, mas que no caso de não conseguir dialogar com as autoridades britânicas, seu governo se verá obrigado a revisar a declaração conjunta que permite um voo semanal que parte do Chile às ilhas, seja com escala na cidade de Rio Gallegos, seja simplesmente sobrevoando o território argentino.

“A Argentina não tem intenções de agravar a situação de ninguém, mas também é justo que esta Assembleia e que o Reino Unido tomem consciência de que o cumprimento das resoluções é necessário. Não podemos estar 180 anos, 30 anos [esperando], assim como a Palestina não pode estar peregrinando durante décadas e décadas para ter um lugar no mundo e menos ainda os argentinos para exigir este território que legitimamente nos corresponde”, enfatizou.

Segundo ela, a ocupação do Reino Unido nas ilhas é ilegítima, já que “não é necessário ressaltar que ninguém pode alegar domínio territorial a mais de 14.000 km de ultra-mar”. Cristina Kirchner queixou-se também das “verdadeiras provocações, ensaios de mísseis em maio e julho” e alegou que os recursos naturais pesqueiros e petroleiros das Malvinas são “substraídos e apropriados ilegalmente por quem não tem nenhum direito”.

Fonte: Opera Mundi

50 Comentários

  1. E O Brasil chupando cac..e bolivariano. Exclarece nossa posicao Patriota. Quase esqueci..faz parte dos barbudinhos de plantao, portanto tambem farao parte da Politica externa de Christina kirshner. Christina, please, envie ao Itamaraty um oficio esclarecendo a posicao Brasileira e se puder mande informacoes se um barco vindo das Falklands, tente chegar a um porto das Republiquetas. What to do?
    As Falklands sao do Reino Unido a quase 200 anos. Nao tem nada a ver que os paises que querem fazer cara hoje em dia estao reinivicando SOBERANIA. Assumem de uma vez que as Falklands nao sao Argentinas. No grtino nao vao ganhar nada e muito menos numa guerra. Essa licao ja foi dada.
    Dilma..you are weak.

  2. ““não é necessário ressaltar que ninguém pode alegar domínio territorial a mais de 14.000 km de ultra-mar”.”..really?
    mande um oficio a franca que abandone a Guiana de imediato. 14 mil ou 8 mil que diferenca faz. Pelos calculos de Kristina e tudo farinha do mesmo saco.

    Marcio… o Brasil ja se deu mal. Uma enorme influencia de Chavez esta por vir ao Mercosul e com ele reclamacoes contra os EUA. Para ele e sempre os EUA, quando todo mundo sabe que ele esta acabando com a pouca democracia da Venezuela..e o Brasil de bracos cruzados, e a Argentina tambem..e o Mercosul so chupando.

  3. Deve-se ir fazendo pressão, cada vez mais e mais…
    *
    Não queremos ingleses no nosso quintal…
    *
    Que Comecem pelas malvinas e depois pelas guianas…

  4. o engraçado é que juntando as 4 marinhas não dá nem pro começo de uma guerra com a Inglaterra… as forças aéreas idem… então tão querendo só arrumar sarna pra se coçar.
    o Paraguai vai proibir o quê ??????? kkkkkkkkk

  5. Se juntar os quatro país do Mercosul não dá conta de derrotar a Inglaterra sozinha, isso é alarmante, se o Brasil não tivesse sido vendido à época da ditadura e os últimos governos não tivessem demorando para elaborar um plano de estruturação das FFAA e de fato o colocando em prática, as Malvinas já estariam em posse argentina a muito tempo e o perigo britânico não estaria rondado a soberania brasileira, pois a presença deles ali é um perigo enorme para a soberania do Brasil.
    .
    Por incompetência e entreguismo dos antigos líderes sulistas, inclusive Brasil e Argentina, os britânicos ficarão por ali por mais uns 15 anos no mínimo, isso se os planos do atual governo de modernização das FFAA forem postos em prática.

  6. Pensamento Ingles: “1.200 soldados seriam capazes de “repelir uma invasão até que reforços sejam enviados”. esta dito ai as condicoes das Forcas Armadas de la Republica Argentina”..que punhalada..kkk.. 1200 e ta feito ate a hora que chegarem os reforcos e um assume que seriam por via aerea, sem medo sem lenco e sem documento.
    E o gerente do Muro,Brasil, vai nessa.

    Esse jornal vagabundo inlges nao sabe distinguir um Eurofighter de um typhoon. Na foto do artigo se referem que nas Falklands se encontra 4 typhoons e mostram a foto do Eurofighter…e para nao deixar de lado “one hunter killer submarine armed with Tomahawk missiles”..so um..pra que mais.

  7. Só o submarino nuclear em patrulha permanente nas Malvinas já desistimula qualquer aventura de retomar militarmente as ilhas.

    []’s

  8. A Argentina não pode falar porque atacou as Maldinas em 1982 e perdeu e agora estão a fazer que estão num período menos bom, estão a tentar desviar as atenções como fizeram no passado, mas para mim no final quem deve decidir são os habitantes.
    Mais uma coisa eu não estou a ver os países da América do Sul a apoiarem um operação militar contra os Reino Unido até porque isso trazia provavelmente os EUA para a guerra nem que fosse a fornecer a logística necessária

  9. Se ficarmos apoiando os argentinos, vamos acabar perdendo os 5 Navios de Patrulha Oceânica, é o que vamos ganhar apoiando estes animais, que alguns aqui de maneira idiota chamam de “hermanos”, só se for do capeta.

  10. O BRASIL tem q ter uma postura de acordo c às normas da UnaSul & Mercosul, tanto q está forçando os cordários a ter uma postura e ou + flexível ou dura de x..vamos ver. Unidos somos + fortes, daí a necessidade de uma froça de defesa comum, c comando único, e p ontem. Sds.

  11. Senhor REI DO GADO, você acha que o Brasil e os Brasileiros xup@m nao sei o que de bolivarianos né?
    E se eu dissesse que você é um pela saco YANGLES? AGORA PRA REVEIDICAR SOBERANIA SOBRE O QUE E SEU POR DIREITO PRECISA SER BOLIVARIANO?
    SER NACIONALISTA NA AMERICA DO SUL É SER BOLIVARIANO? É SER COMUNISTA?
    .
    Partindo do seu pressuposto eu digo mais, você deve ser mais um minininho que foi criado escutando as historinhas que seus pais e seus avôs lhe contavam, e adotou todas elas como verdade, mesmo sabendo que seus progenitores foram pobres ignorantes que tudo o que aprenderam de mundo foi durante a ditadura direitista militar e o que os filmes de holywood ensinaram. Se o tio san quisesse a mãe de um de vocês pra fazer uma orgia, voces as venderiam concerteza…
    .
    COMPARAR GUIANA COM MALVINAS? ISSO É UMA BURRICE PRA NAO DIZER INGENUIDADE ABSURDA…. ESTUDE MOLEQUE…
    ALGUEM JA REVEIDICOU A POSSE DAQUELE MONTE DE TERRA ALAGADA E CHEIA DE MISERAVEL? o brasil nao, nem nenhum outro pais da região.
    MALVINAS É PETROLEO, É INDUSTRIA PESQUEIRA(o pescado das malvinas abastece 80% do mercado ingles quase), É UMA TERRA CERCADA PELO MAR ARGENTINO, É MILITARMENTE CRUCIAL PRA QUALQUER AMBIÇÃO INDEPENDENTE SULAMERICANA….
    .
    Estude… aprenda… tente enxergar por além do lombo dos gados nelore que perambulam por essas terras tupiniquins adquiridas por sua familia aristocrata europeia… inclusive você se identifica mais coma inglaterra do que com um pais vizinho se não me engano…

  12. isso colonizadores, tirem suas mascaras de defensores da humilde população local( que não chega a 400, o restante esta sempre de passagem) e mostrem suas caras imperialistas falidas

    _
    a america do sul não deve aceitar provocações, primeiro por motivos obvios, de as suas faas estarem sucataadas graças aos malditos revanchistas entrguistas, e diplomacia sem apoio de forças armadas fortes, não passa de um cavaleiro sem armadura e com espada enferrujada.
    segundo porque a argentina não pode cometer o mesmo erro duas vezes,quando foi inflamada por generais megalomaniacos em 1982, e perdeu a razão, mas lembren-se que tais generais não inventaram uma guerra do nada, apenas cutucaram uma ferida aberta na soberania argentina.

    _
    mais alguns anos de crise especulativa de batedores inuteis de carimbo que a inglatera se trasformou, e eles não terão como manter uma campanha militar hà quatorze mil quilometros sem apoio de seus donos USA, que por sua vez não vai por motivos obvios, alimentar um conflito com todo um bloco sulamericano ermegente, e com potencial economico por causa de um puxa sacos falido, e vai sugerir a mesa de negociações.
    ai sim talvez a argentina possa fazer a coisa da manera correta, e reevidicar o que e seu por direito soberano.

    _
    os paise sulamericanos devem investir pessado em submarinos, so assim poderam negar o atlatico sul ade agressões a suas soberanias.


    a guiana francesa e para mim outra vergonha colonial, mas la sim tem uma população local nativa, diferente das malvinas, que tem uma população colocada la artificialmente e estrategicamente, numa ilha.
    no caso da guiana e sua população que deve ecolher seu destino, revoluçõs de nações devem ser tocadas pelo seu povo, para que tenham legitimidade !!

  13. As viuvas do muro de Berlim estão estericas… não veem que esse papo argentino é só retorica… puro blefe populista da madrona… se são bons, vão lá e tomem… PONTO…

  14. A Inglaterra tá FALIDA. A glória inglesa acabou sumindo com o passar dos anos. Hoje só resta a sombra do que um dia ela foi.
    Vão fazer o que com os países que não aceitarem navios com bandeira das Falklands em seus portos?
    Vão bombardear Buenos Aires, Rio de Janeiro, Montevidéo, Assunção? Vão fazer um bloqueio comercial para nos pressionar? Mas vão deixar de nos vender o quê para fazer pressão? Eles estão com o chapéu na mão! Não vão fazer nada porque não há nada para fazer. Aliás, só tem uma saída: Sentarem numa mesa de negociações e discutir, protelar, abrir mão de uma ou outra coisa e enfim tentar resolver o impasse pelas vias da diplomacia e da política.
    Não acreditem em tudo o que esses tablóides ingleses escrevem, porque deles pouquissimo se aproveita!

  15. Blá blá blá…só isso… Oh generais cadê o cogumelo atômico q Color nos tirou…E era P Ontem… agora…é alugar o Brasil… Q não vai nem conseguir fazer q paguem multas ou sanções…aquelas empresas Yankes responsáveis pelo acidente no litoral do RIO… sds.

  16. Eu tenho a impressão que com essa jogada tática os países signatários do Mercosul aproveitam o momento de crise política e financeira que está se abatendo sobre a Europa e em especial sobre a Inglaterra, por ter virado as costas aos seus vizinhos, após o enfraquecimento do Euro e a quebradeira da Grécia e procuram reforçar o seu isolamento no cenário político global.

    Esperam os argentinos conquistar a simpatia que lhes falta e que possa de alguma forma lhe dar alguma vantagem no litígio sobre a posse das Ilhas Malvinas. Com isso, o evento ganha sobrevida e esperança no campo diplomático e jurídico da ONU e aguardam que o processo de julgamento caminhe como deveria. Por outro lado cria-se, mais uma vez um clima de insegurança no continente e desta vez, com o Brasil apoiando tacitamente os hermanitos, o que de certa forma, favorece os interesses do Ministério da Defesa e dos comandantes das Forças Armadas que podem ver alguns dos seus pleitos sendo atendidos mais rápido do que esperavam. Vamos aguardar e acompanhar o cozimento do galo.

  17. Galtieri de saias, Cristina está começando a buscar como desviar a atenção para os verdadeiros problemas da Argentina.
    Já teve que dar um basta no excesso de subsídios sociais – até cassino tinha subvenção para diminuir o custo da energia elétrica, carne de 2ª por 1/4 do preço normal etc. – e ainda está às voltas com uma inflação de fato da ordem de 25%.
    Esperemos que não nos metam numa gelada, como as águas do Atlântico Sul.
    *****
    Agora, com essa gracinha de decisão inútil – para todos nós – só serviram para espicaçar os ingleses a aumentar seus efetivos aqui na região, facilitando a vida sua e dos americanos da 4ª Frota.
    E nossa Amazonia Azul vai acabar sendo defendida pela Home Fleet e pela US Navy.
    Tiro no pé.

  18. Não acho que é blefe, mas o “gigante otário” que se cuide com seus cidadãos medíocres com pouco estudo e muita burrice, que não conseguem enxergar que os portenhos não são nossos amigos. Outro perigo que se aproxima do MERCOSUL é o presidente da Venezuela, que se tiver voz ativa no MERCOSUL, vai querer arrumar uma briga entre os USA e os países da América do Sul, que Deus nos ajude, livrando-nos de pessoas tão problemáticas.

  19. A argentina devia falar menos e se armar mais, se tivessem uns 50 Su 30 e uns 10 submarinos já dava prá botar prá corre os ingleses, como é que pode as forças armadas da argentina serem inferiores as forças do chile, ou do peru ou venezuela, o PIB argentino é maior, seu mercado consumidor tb, a logistica é plenamente favorável aos argentinos, mas os meios são obsoletos.

  20. em tempo de crise , UK tendo que aumentar gastos militares para dar suporte as ilhas . como disse o mano ‘NobruRJ” (Boa Brasil)

  21. Taí Cambada… é a nossa oportunidade chegando… viva Cristina!!! Viva!!! Continue assim minha castelhana!!!
    ..
    E tomara que os oficiais britânicos continuem com comentários desabonadores das condições da defesa argentina.
    ..
    Tomara que os escandalosos tablóides ingleses atirem muita palha nessa fogueira.
    ..
    Tomara que o príncipe venha e fique os 6 meses de sua missão nas Malvinas, e traga com ele todo um enorme aparato militar de exibicionismo e dissuasão.
    ..
    E então tomara que fique bem claro, não para nós, porém para todos os demais brasileiros, que nossas FAs não tem condições de nos defender nem de um pequeno país europeu. Quanto mais de uma OTAN, Russia, China, EUA, e mesmo de um Ferrorama descarrilhado e irado.
    ..
    Pois pelo jeito se nosso país não levar uma sacudida a nossa defesa não vai deslanchar.
    ..
    Com esse quiprocó dos argentinos (tomara que aumente) no Atlântico Sul, se manda para a sarjeta aquela tese de que estamos situados numa região sem conflitos bélicos. E com a demonstração de que a Inglaterra está retirando recursos naturais do arquipélago das malvinas e de todo o seu entorno, também vai para o ralo a tese de que nossa amazonia verde e azul não atrai várias possíveis ameaças estrangeiras.
    ..
    No final esse é um mal que vem para bem. FAs brasileiras não tenham receios, a hora é essa, coloquem a boca no trombone.
    .
    .
    .
    PS:Bastaria a Argentina se armar com mísseis de médio alcance para acabar com essa farra britânica nas Malvinas e seus mares adjacentes.

  22. Conversar não adianta,quem manda na onu são eles mesmos que criaram,para pises sem poder a onu so serve para apoiar as potencias,precisa frisar que a maioria dos sul americanos esta apoiando a Argentina,então éra mais que obvio que a Onu deveria tomar uma possição clara em prol da argentina,e acabar logo com isso,mas NÃO não faz nada porque esta a beneficiar os poderosos,que o embargo continue,e que a argentina proiba de usarem seu espaço aéreo em rumo as malvinas e se aquiete,se arme até os dentes juntamente com o mercosul quíétinhos sem alarde na hora bota todo mundo para correr mas com firmesa,Armas e que o governo BRASILEIRO e nossos MILITARES abram o olho e tirem lições tem armas tem vóz tem poder ,ouvem estão até zombando comparando a argentina a um PERU facil de ser abatido,em quanto que a argentina esta simplesmente a buacar os meios legais ,e nem chegou a ameaçar com armas ,isto significa que não irão sair por palavras podem gritar que só sera uma vóz ao vento,e sómente as armas resolverão,e presisamos saber que a inglaterra é osso duro e não largarão o osso facilmente,para eles declararem a soberania da ilha é mole assim como em thaywãn,e eles ficam no controle e com o apoio mundial,e a china chupando no bico até hoje,e pode aconteser com a ARGENTINA, BRASIL governo brasileiro armas quer vóz armas e sem alarde de preferencia.

  23. Ao que tudo indica, e em que pese a malfadada “Ley de medios”, cujo objetivo declarado é amordaçar a imprensa local, a Argentina não deve estar tão bem assim. Por isso a perua surtada, recém empossada no novo mandato, resolveu apelar para o velho factóide dos caudilhos e ditadores argentinos. Quanto ao Reino Unido, fazem bem em reforçar a defesa das ilhas que lhe pertencem historicamente e por direito(Sua presença no local se iniciou em 1766, quando dividiam o arquipélago com os espanhóis; Já o para lá de controverso “direito”argentino funda-se na frágil suposição de que seriam herdeiros de Madri nas ilhas) com o fim de desestimular qualquer aventura militar estúpida argentina. Por outro lado, e ao endossar a birra de Buenos Aires, Os países do Mercosul apenas demonstram a falta de profissionalismos e o forte viés ideológico de suas políticas externas tendo em vista que o pleito argentino é absolutamente improcedente e não encontra respaldo nos organismos internacionais.

  24. A Argentina tem de armar e logo, assim como o BRASIL p garantir os seu “SIM” ou o seu “NÃO”, e com essa dona é esse congresso c uma oposição omissa e julgando desnecessario o reequipamento de n FAs…falar + o quê?! Trágico.Sds.

  25. os ingleses não poderam aportar com as bandeiras das malvinas mas se eles colocarem a bandeira inglesa passa batido mas não desapercebido fazendo isso eles perdem a moral inglaterra e estados unidos são a mesma coisa eles acabaram de falar que tem sub nuclear no nosso quintal e tem gente que acha que a america latina nao deve se armar e boicotoar eles em tudo que for necessario para que eles percam força o que falta são os caças que se o brasil comprar dos russos a america latina iria nos acompanhar quanto mais armados ficarmos mais a inglaterra vai falar baixinho com nós falta o paraquai aceitar a venezuela no mercosul dizem que alem dos alemães terem afundado nossos navios na segunda guerra os americanos afundaram tambem para por a culpa nos alemaes e acelerarem nossa entrada na guerra do lado deles não são de confiança.

  26. Nelore, não fala besteira, ta pior que o jornal inglês que vc fala.
    Pesquise por favor antes de postar!
    Eurofighter Typhoon!!!! Eurofighter e o nome do consorcio entre os países participantes do projeto Typhoon! Por isso o nome da aeronave ser Esse.

  27. Apoio o Mercosul e a UNASUL nisso tamben!! E todos os sulamericanos devem dar apoio nisto e estão dando, pois leram que já mostraram mastro de subs nucleares e isto é para por medinho em nois tamben.
    Acelera Brasil!!

  28. Carlos Argus, a democracia esta sendo enxotada da Argentina, é com esses fedelhos que você quer que o Brasil demonstre fidelidade, não o Brasil deve é se afastar destes cretinos, porque logo logo eles vão caçar uma briga confiando no Brasil, que militarmente também não esta bem. A Inglaterra com toda dificuldade esta muito mais bem equipada militarmente do que o Brasil.

  29. As Malvinas são da Inglaterra,alias as as malvinas são da Inglaterra antes mesmo da argentina ser uma nação independente.Cala boca Kirchner!!!!!

  30. Chaves tem lá influência de “@$^&$^#$^$@^@$” nenhuma!!!

    … Tem gente entreguista que parece ser “ex-pião” americano…
    … E vivem falando de policiamento da mídia…
    … Coisa que faziam no Tempo da Ditadura, que aliás, louvam tanto e chamam de “Revolução”, que, Eufemismo à parte, é tão anacrônico quanto a ditadura da Coreia do Norte!!!

  31. Cara, quando esses presidentes malucos comunas “maquiados” começam a tomar decisões fora do cercadinho onde eles atuam eu me preocupo ahahahhahaha
    .
    Vejam só, procurem ler alguns posts na net sobre como começou a guerra das malvinas e vocês irão perceber que é a HISTÓRIA se REPETINDO NOVAMENTE. Temos os malucos na argentina no caso, cristina a louca…..Temos a inglaterra mal das pernas financeiramente e rezando pra algo aparecer para desviar a atenção.
    .
    Só que dessa vez temos o mercosul e seus delinquentes comunas, espero que tenha alguém centrado nesse DESgoverno, sempre tivemos algum racional.

  32. nozesxy o culpado da independência do Uruguai é a Inglaterra, não a Argentina, Inglaterra que interviu e forçou o Brasil a aceitar a independência deles pois não convinha uma guerra na América Latina aos interesses Britânicos.

  33. Essa é o rabo que tá balançando o cachorro!Nós vamos se queimar de graça para agradar a argentina! É a nossa politica que tem que ser implementada no mercosul, ou no cone sul, ou no hemisferio sul, e não o da argentina, uraguai, paraguai ou africa do sul!Temos que ser protagonista e não espectador das politicas dos outros; isso só faz pelo gde estadista, como não temos por aqui, vamos ressoar os interesses dos outros, do chaves e da argentina por exemplo!

  34. O que ninguém perguntou é: O QUE DESEJAM OS MORADORES LOCAIS?
    .
    Outro sim, entendo que se o Argentinos querem as ilhas, que sejam firmes de verdade, e partam para cima.
    .
    .
    .
    Quanto a nós, sugiro que tratemos a questão, da mesma forma que a Argentina tratou quando a Bolívia tomou as instalações da Petrobras, que eu me lembre, a Argentina pensou apenas nela pois precisava do gás da Bolívia que antes vinha pra cá.

  35. Qem estariam manipulando quem. Dias atras o noticiario em destaque na Inglaterra e a reducao do pessoal militar e civil de suas Forcas Armadas. Um grande numero de oficiais, ate generais, coroneis estao na lista para serem demitidos. E a reducao nos gastos militares que Inglaterra se ve forcada a fazer por causa da crise economica. A querela entre Sarkosi e Cameron sobre qual entre os dois paises estao em piores situacao financeira. E certo que os ingleses estao pesquisando petroleo no mar em volta das ilhas mas pelo que li, o resultado tem sido negativo, o petroleo descoberto ate agora e pouco e muito caro para ser viavel economicamente. Sei tambem que o MI5 e o MI6, sao os servicos secretos mais experiente no mundo, refletindo o carater da burguesia inglesa, que embora nao mais sendo forte economicamente, sao implacaveis, tem experiencia de manipular outros povos que nenhuma outra burguesia no mundo possue. Pergunto, quando os ingleses perderam uma guerra. Enquanto os Estados Unidos tiveram de correr do Vietnam, os ingleses nao so lutou em varias guerras de libertacao na Asia e Africa, como manobrou a situacao e embora, aparentemente se retirando da Asia e Africa, deixou seus agentes no poder. O chamado neo colonislistas. Dado que nao ocorreu nenhum fato que pudesse justificar um agravamento da situacao no momento, eu creio que a reacao dos paises da Mercusul e parte da manipulacao do servico secreto MI6. Aqui estamos numa situacao, onde os paises da Mercusul, aparentemente ameacam as ilhas, e como resultado o governo ingles se ve “forcado pelas circunstancias” a abandonar o plano de reduzir o gasto com despesa militar e demitir generais e almirantes. Conhecendo no carater corruptivel dos que ocupam o poder nos varios paises da America do Sul, nao me surpreenderia que esse pessoal, estao sendo pagos, para “endurecerem” a posicao da America do Sulna questao das Malvinas.

  36. Um adendo. Os jornais Daily Telegraph e o Daily Mail sao os dois jornais mais lidos pelo pessoal militar ingles. O primeiro pelos oficiais e o segundo pelos soldados, sargentos etc. Estaria o Daily Mail reportando noticias ou fazendo o jogo de desinformacao a servico das Forcas Armadas britanicas?

  37. Bom com a manutenção da soberania inglesa da Falklands, falar da América do Sul como uma ZONA LIVRE de armas nucleares virou oficialmente uma piada para inglês rir como a matéria deixou claro.
    Seria ótimo a Inglaterra “emergir e mostrar sua condição de única potência nuclear sul-americana”…
    Talvez assim aquele cenário fictício recentemente postado no Defesanet com a discussão hipotética entre o Barão do Rio Branco e o Alfonsin possa ser realizado numa futura cúpula do Mercosul onde os países denunciem o TNP e passem a desenvolver um projeto nuclear conjunto sul-americano….

    http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/3977/O-que-BRASIL-e-ARGENTINA-Precisam-Entender

Comentários não permitidos.