Rapidonas da Marinha

Sugestão: Gériso Mutti

Força-Tarefa Marítima realiza exercício na Área de  Operações Marítimas da UNIFIL

A Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) realizou, no dia 28 de novembro, na Área de Operações Marítimas da UNIFIL, um exercício conjunto com os nove navios da Força-Tarefa. Esta operação teve como propósito aprimorar o adestramento e a interoperabilidade das unidades navais que compõem a FTM. A Fragata “União”, Capitânia da Força, participou pela primeira vez da operação conjunta com os demais navios, pertencentes a Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia.

NAsH “Soares de Meirelles” realiza primeiro  atendimento à população ribeirinha


NAsH “Soares de Meirelles” após a desatracação do Dique Flutuante
Almirante Jerônimo Gonçalves”

De 4 a 15 de dezembro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” (U-21), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval, realizou a sua primeira viagem de atendimento hospitalar à população ribeirinha. Foram atendidas localidades dos municípios de Anamã, Maraã, Codajás, Coari e Anori, todas no Amazonas.

O navio passou por um intenso processo de conversão, que o tornou mais moderno e melhor equipado para realizar as atividades de assistência hospitalar nos rios da Amazônia. Em outubro de 2010, a Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, adquiriu o então Barco Motor “Ludovico Celani”, para a realização de atividades de assistência à população ribeirinha e apoio às ações da Marinha na Amazônia.

Construído em 2008 pelo estaleiro W. A. Comércio e Transporte e Navegação Ltda, na cidade de Manaus (AM), ele foi incorporado à Marinha do Brasil em 23 de novembro de 2010 pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Durante o período de conversão, o navio contou com os apoios da Diretoria de Engenharia Naval, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, do Centro de Projetos de Navios, da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, do Centro de Intendência da Marinha em Manaus e da Estação Naval do Rio Negro.

Navios do Comando do 4º Distrito Naval participam da Operação “Vigiar Atlântico

Os Navios-Patrulha “Bocaina” e “Guanabara”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, unidade operativa do Comando do 4º Distrito Naval, participaram no mês de novembro da Operação “Vigiar Atlântico-2011”, tendo como Comandante do Grupo-Tarefa, o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith.

Durante a Operação, os navios foram empregados em áreas de patrulha próximas ao litoral, a fim de contribuir para o controle de área marítima na costa brasileira. Para auxiliar nas ações do Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa (GVI/GP) dos navios, principalmente durante as abordagens aos Contatos de Interesse, agentes da Polícia Federal participaram da Operação embarcados no Navio-Patrulha “Bocaina”.

Por ocasião de uma das ações do GVI/GP, foi apresado um Barco Pesqueiro por não possuir autorização para realizar atividade de pesca, além de serem constatadas irregularidades em sua documentação e da tripulação, em descumprimento à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

Marinha inaugura novas instalações do
Programa de Desenvolvimento de Submarinos

No dia 29 de novembro, foram inauguradas, no Centro de Projetos Navais (CPN), as instalações que abrigarão novas áreas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub): a Seção de Detalhamento do Submarino Riachuelo (S-BR1); a área de Apoio Logístico Integrado, atrelada à construção do primeiro submarino com propulsão nuclear (SN-BR); e a Sala de Telepresença, além do escritório montado para os consultores franceses.

A nova estrutura foi inaugurada pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra (Refº) José Alberto Accioly Fragelli. Após o descerramento da placa de inauguração da Sala de Telepresença, as autoridades se reuniram com engenheiros e técnicos da Marinha e da França, que estão em Paris, Lorient e Cherbourg, para a apresentação dos trabalhos do Prosub em andamento nesses locais e do estágio atual da construção do primeiro submarino convencional (S-BR1).

Com a cessão dos espaços, o Centro de Projetos Navais também teve suas acomodações realocadas e repaginadas. As autoridades visitaram a parte de atendimento da biblioteca do CPN; a área do Departamento de Projetos, que passou por modernização de piso; a sala de reuniões, com novo piso e mobiliário; a nova Praça D’Armas; e o alojamento, comum a COGESN e ao CPN e com capacidade para 40 militares.

Marinha recebe novas viaturas “Piranha”


Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas 8X8 Piranha IIIC


O Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais recebeu, no dia 23 de novembro, mais três Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas 8X8 Piranha IIIC, sendo duas unidades na versão Comando e uma na versão Socorro. Com as novas aquisições, a Marinha atinge o total de 18 viaturas, de 30 unidades previstas a serem entregues até 2014.

As viaturas “Piranha”, versão Comando, são inéditas na Marinha do Brasil. Cada veículo possui a capacidade de operação, no compartimento do Estado-Maior, de até seis redes em VHF, uma rede em HF e uma rede em VHF/UHF. Existe, ainda, uma unidade do equipamento rádio VHF destinada exclusivamente a prover o comando e controle entre os veículos. Estes equipamentos permitem que as viaturas operem de forma adequada com os meios navais e aeronavais e, se utilizadas simultaneamente, permite o emprego em um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de valor Brigada Anfíbia. Associada a esta capacidade, é possível utilizar a funcionalidade GPS, adquirida pela Marinha do Brasil, para a transmissão e a recepção de dados de localização de forma remota, características estas, essenciais para o emprego em um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

Fonte: Marinha do Brasil

22 Comentários

  1. Amigos, é impressão minha ou foi a primeira vez que se comentou, oficialmente, que a denominação do primeiro S-BR será Riachuelo? Abraço a todos.

  2. É TIRO CHAPÉU PRO LULA, teve audacia é em alguns momentos disse não ao império agora devemos nos precaver para não sofremos umas possiveis retaliações, como no caso da base de alcantara no maranhão, onde não concordamos com eles eles cortaram o fornecimento de certas peças para satélites em outras horas sabotaram e explodiram o foquete tudo comprovado pela ABIN, se esse governo ainda fizer mais uma cagada não alcançaremos os estatus que esse pais merece, so falta foco é disciplina para termina oque começou ae seremos um pais forte livre e mais indenpendente porque quando mais dependente se torna mais fraco é subjulgado esse pais será. Lord Sidious

  3. Não está bom … Essas armas são muito vulneráveis. Navios e blindados virarão mingau numa batalha moderna.
    Só irão se salvar os submarinos.
    Estou imaginando, uma bombas de 10 Ton explodindo acima da força-tarefa. Vamos fazer esse teste, para ver o que ocorre.

  4. “…é possível utilizar a funcionalidade GPS…” Uso Militar de GPS: que pobreza. No mínimo a Defesa deve ter outros mecanismos de precisão para se localizar, porque não utilizam outros satélites estacionários (até mesmo os domésticos) e com programas (software) criam parametros (triangulações de dados) para efetivamente se localizar?

  5. o NAsH “Soares de Meirelles e lindo, e os piranhas são fantasticos, a dona fab e seus brigaderecos come dormes, deveriam fazer estagio com os almirantes da marinha…melhor não, e perigoso contaminarem os almirantes com seu entreguismo colonizado, e sua politica de ” o soldo e o que intereça, o resto não tem pressa !!

    _
    parabens marinha do brasil !!

  6. VaiQueDa, os sistemas de localização e guiagem que existem são dois: ou vai de bussula, ou vai de GPS(não o sistema americano, mas o sistema em si, seja lá o Galileu, Glossnas, chame como quiser). O uso do GPS tem muitas vantagens, e aumente em muito a precisão de misseis e facilidade de localização, mas isso não significa que vão abandonar a bussula. Satélites podem ser destruidos e sinais sofrem interferencia, além do que a locais que não ha sinal e em último caso basta um EMP pra fritar tudo quanto é sistema eletrônico. A bussula sempre funciona e numca te deixa na mão(amenos que demos o asar de nosso campo magnético começe a inverter, nesse caso lascou de vez). Até onde eu saiba, não temos ainda satélites para localização, mas ha planos de construirmos um sistema só nosso.

  7. Espero e desejo sucesso para essa marinha que está sabendo plantar e colher, continue assim e não desacelere de jeito nenhum.
    .
    Nossos marinheiros estão mostrando que sabem muito bem que não se pode brincar com o mar, e que uma força naval do tipo da Argentina de 1982 não presta para nada.
    .
    E tenho uma séria suspeita sobre do porquê da real necessidade desse porta aviões SP. Porém é melhor ficar quieto.
    .
    Bato palmas para todos esses encaminhamentos de nossa marinha. E a FAB mais que o exército deveria tirar liçoes dos procedimentos dela.

  8. É como eu venho dizendo a tempos meus amigos,estamos dando um passo gigantesco em matéria de submarinos,nosso futuro estaleiro será de primeiro mundo,não devendo nada aos estaleiros de subnuclear da Europa e dos E.U.A,parabéns ao Presidente Lula ao Jobim e ao Celson Amorim por ter proporcionado isso,o Celson foi essencial pois fez o contato governoa a governo com a França,depois chamam ele de megalomaniaco,pode até ser mas esse suposto louco´pensa mais no nosso país que muitos idiotas e supostos entendidos,aos criticos dos acordo com a França a cada dia se aglomeram em seus redutos pois o tempo mostra que além das idiotices e ataques sem fundamento essas pessoas não tem nem a humildade de reconhecer e admitirem seus devaneios,continuam a viver no mundinho da xenofobia barata e rasteira.

    OBS: O maior perigo ao Brasil não vem de fora e sim os entreguistas que vivem aqui e aos seus manipulados.
    Parabéns a MB é como eu digo a marinha tem uma mecanica de funcionamento diferente da FAB.

  9. Acho que o nome dos navio deveriam seguir o Esquema de nomes da fragata “União”. Os nomes deverims ser “Progresso”, “Ordem”, “Soberania”, .
    ja pensaram? O Submarino Nuclear “Soberania”

  10. Putz! 30 viaturas Piranhas!! Fiquei impressionado nem tinha lido nada sobre isso e é uma aquisição de primeira pois os Fuzileiros são as forças expedicionarias brasileiras e deven ter um poderoso apoio tecnológico como esses.
    Cal
    Soberania, nome bem legal mesmo!!
    Esse Soares de Meirelles é de dar inveja a mutas forças navais fluviais pelo mundo…

  11. Só falta saber QUANDO a Marinha vai fazer o primeiro teste real de lançamento do Exocet MM40 com o novo motor nacionalizado entregue pela Avibrás este ano….

  12. é pelo menos me parece que marinha não ira deixar o exercito lutar sozinho e voces fab cade voces classe mais esbanjadora das forças armadas continuaram no pinico dos gringos ou lutaram por um brasil soberano.

  13. Tá bom Riachuelo, ou Tupan, primeiro vamos ter o tal subNuck, depois e depois, só espero q o mesmo ñ seja meia-boca..Tem de ser uma arma moderna, e superhiper bem armada, + de 2 ;tem de bater as quilhas de td e acelerar td p ficarem prontos c diferenças máximas entre eles de 3 anos e olhe lá…kero ver subs iank/ingles ficar se mostrando p a n sucateado MB, aliás, onde estão o n quase velhos subs convencionais, os 5 ? O dirigiveis p ajudar a monitorar o n mares?! Os caças novos .Onde?!…Tudo isso por culpa de n “amados lideres” , os inresponsáveis, …e a coisa esta de pior a mal graças a esse congresso de alienados mentais, de oposição etc, etc, etc, e td esses adjetivos pejorativos;p ontem.Sds.

  14. O nosso SNBR não vai ter sistema de lançamento de misseis, ao menos não o primeiro, eu havia lido que a marinha já estaria movendo seus pauzinhos para criar um sistema para os futuros submarinos para que contem com tal sistema, a marinha sempre foi a favor e buscou a tecnologia nuclear, agora resta saber se os covardes parasitas de Brasilia vai criar coragem e fazer misseis balísticos e armas nucleares. Mas se for tem que ser na debaixo dos panos, não pode ser nada escancarado, e quando tiver tudo pronto ai sim revela e mostra tudo ao mundo, mas só quando tiver pelo menos suas 1000 ogivas e misseis, e ai dane-se acordos de alcance de misseis, ando desconfiado que é pra isso que serve o 14x, porque se for olhar bem como ele iria levar satélites? Além do que ele é levado por foguetes, foguetes esses que podem levar satélites, não faz sentido o 14x levar satélites ao espaço.

  15. Pessoal, não vou mais opinar aqui, pois o PT + PMDB + Dilma,congelaram o soldo dos militares. Só quando esse governo cair, eu voltarei.

  16. Quem sabe ja não tenha algum cogumelinho cintilante guardado a tempos bem escondidinho ai pertinho da sua casa ja enferrujadinho e voce nem sabe rsrs Tchummmmm iii caraca fui abduzido por Jesus óh glória rsrs rsrs

  17. A verdade é que os planos da marinha BRASILEIRA é uma MIXARIA,planos pouco ambiciosos,14 ANOS para contruir um unico submarino nuclear,MIXARIA,umas poucas fragatas até 2021,de apenas 6000 toneladas deveriam éra faser um plano de para quem ecomo estregar o pais de uma vez até 2025 um unico submarino nuclear até lá esta tecnologia provavelmente já estara absoleta,por favor só não nos entreguem para Portugal e Espanha SERIA sofrer demais.

Comentários não permitidos.