ARMAS NUCLEARES, DILMA NA ONU PREGOU NO DESERTO

Dilma Nuclear

Cel Paulo Paiva para o PB

Publicado no “CORREIO DO BRASIL/RJ” em 29 de setembro de 2011


Nossa presidenta não podia se despedir de Nova York sem incorrer na mesmice. Não sem antes cobrar da comunidade internacional, durante uma reunião da ONU, maior rigor na fiscalização de algumas nações, particularmente daquelas que detêm primazias e armas nucleares para fins militares. Eu fico a imaginar o que pensam os representantes da “gang dos 5” quando principiantes no grande jogo da disputa internacional se arvoram, assumindo mesmo a pele de verdadeiros e únicos campeões da paz mundial. Na oportunidade, a chefe do estado brasileiro, repetindo discursos de seus antecessores, assim se reportou de forma peremptória: -“É imperativo ter no horizonte a eliminação completa e irreversível das armas nucleares”. Cidadã presidenta, este tipo de horizonte por si só é também inatingível!

Senhora Dilma, vamos pensar as coisas como elas são, trata-se de um simples raciocínio aritmético: existe uma desproporção tirânica entre a população das duas superpotências mundiais e, logicamente, na capacidade de mobilização de efetivos para suas forças armadas. Em termos de armamento convencional de última geração, não há como se duvidar, os chineses já estão em pé de igualdade com os nossos “irmãos do norte”. Presidenta cidadã, a senhora é perspicaz o bastante para perceber que, nestas condições, desequilibra quem tem mais soldados, marinheiros e aviadores para empregá-los. Vossa Excelência há de convir: nenhum chefe de estado norte-americano, em sã consciência, poderia abrir mão da única arma capaz de garantir a sobrevida dos descendentes de Tio Sam.

Vamos agora descer um pouco o escalão e imaginar como pensam os três bandidos restantes da “esquadrilha”. Ingleses e franceses temeram, temem e temerão sempre os russos: é o medo atávico da etnia eslava que sempre viveu debruçada de forma ameaçadora por sobre a Europa Ocidental. A senhora, em sã consciência, acredita que britânicos e gauleses vão desmontar seus arsenais para depender, tão somente, do seu correspondente americano. Dona Dilma, a senhora acha que esses países, líderes da União Européia, não se levam a sério?

Alerta comandante-em-chefe das Forças Armadas Brasileiras! Por muito menos os britânicos estiveram aqui, no Atlântico Sul, para garantir a posse de duas ilhotas que, todos sabem, pertencem aos “hermanos”. Todavia, também, não há quem duvide: se a Argentina fosse a Índia ou o Paquistão, simplesmente, não teria tido lugar o melancólico conflito das Malvinas e muitas vidas teriam sido poupadas, tanto de um lado como de outro. Quero que alguém me diga como escapar deste paradoxo!

Presidenta, Vossa Excelência disse que a ONU deve se preocupar com a eliminação completa e irreversível das armas nucleares! Raciocine, imagine, pondere por um momento que seja, a Coréia do Norte já resolveu o problema dela e o Irã está só correndo atrás. Até os “senhores da guerra” já perceberam: também para esses países poder de dissuasão definido e imediato é garantia de sobrevida! Assim, não adianta procurar desenvolver material bélico convencional em longo prazo para a garantia das nossas riquezas nacionais se elas estão transbordando, se revelando agora, a olhos vistos, para os grandes predadores militares. Trata-se de um processo muito caro que demandaria longo tempo para fazer reverter o “gap” tecnológico que deles nos separam. Precisamos, sim, de algo mais, porém para ontem, se quisermos evitar a luta pelas amazônias verde e azul.

Permita-me agora descer ainda mais o escalão. Raciocinemos a problemática no nível “minhoca”: árabes e israelenses. Como poderia sobreviver o diminuto Israel em meio a uma horda de “tuaregues” ululantes, volteando suas adagas ao redor de suas fronteiras, sem o seu quinhãozinho de ogivas? Não espere mais Senhora Dilma Roussef, assuma agora a postura de quem realmente veio para modificar o “status quo” das desigualdades mundiais.

Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de lnfantaria e Estado-Maior

15 Comentários

  1. dilma e lula forão presos na época da ditadura,Não percebem caros amigos que depois que a ditadura acabou esse pais foi só indo para o buraco na área militar porque os futuros presidentes lutarão quase todos contra militares acordem brasil, e falavam que o enéias era louco quando falou em aumentar o cotigente militar do brasil e sobre bomba atômica, se tivermos uma bomba atômica seremos o futuro irãn

  2. Não se achando suficientemente satisfeito em qualificar o texto com o uso de UM ADJETIVO desprezível, ainda parte para a agressão verbal.
    Uma atitude desnecessária para uma pessoa de inteligência superior.

  3. armando meu amigo diga-me onde estão os homens de bem obs; no poder em brasilia. eu ti respondo homens de bem neste pais só a população analfabeta assistindo as novelas da globo como dizem ate os nossos universsitario uma parte gerida por uma uni politica eletizada,estudante na grande maioria intelectuais com viseiras laterais onde o interesse nao é o pais más o proprio bolsso.

  4. O Nabil Jaffal, como é vc queria que os militares se pronunciasse sobre qualquer coisa nos 8 anos de FHC se logo a oposição, o PT hoje situação, iriam levantar toda a esquerda e começar uma onda de criticas (se não mais)contra os militares, dizendo que o pessoal de farda eram reacionários, querendo que o Brasil invista em armas nucleares enquanto que o povo passa fome, e etc. Mas claro que hoje o PT está no poder e sabe que é necessário investir nas FAs, e agora que os militares (com o auxilio da internet) podem se pronunciar sobre o bem entenderem sem se preocupar com maior criticas.
    _________________________________________________________
    Milton Brás Cabral, calma lá rapas, concordo em alguns em seus comentários, mas que negocio é esse de ficar elogiando o regime nazista, como já disse antes, eles reergueram a Alemanha, mas também a destruíram em uma guerra genocida e ainda arrasaram com um continente, levando sofrimento a milhões de pessoas, como já disse antes russos, ucranianos, poloneses, sabem muito bem o que foi o nazismo.
    __________________________________________________________

    Tá muito entusiasmo, muitas criticas, muita raiva e revolta, mas vamos raciocinar, o coronel tem razão em alguns pontos. Mas vamos raciocinar, para que e porque o Brasil precisa de armas nucleares, contra quem, a OTAN? Se a OTAN é a inimiga como é que ainda temos acordos de compra de armas com membros dela, como a França nossa “aliada” (que até agora tem feito bem o seu trabalho na questão dos submarinos)? Se há o perigo de uma invasão armada porque não aconteceu ainda já as nossas FAs estão sucateadas, o porque o tamanho do Brasil e de sua população tornam inviável qualquer plano de invasão armada? E se termos armas nucleares, os nossos vizinhos iriam gostar de uma potencia nuclear na sua vizinhança, ou iriam gostar de “nossa” proteção? Chaves e Morales iram gostar de Brasil atômico (o Morales acho que não)? E a Argentina, nos já tivemos problemas porque ambos os países queriam a bomba para jogar uns nos outros.
    O nosso programa nuclear é de cunho pacifico, ou seja menos chamativo, fazer estardalhaço e coisa do Irã.

  5. Prezados senhores:
    _Leandro S
    Meus artigos não falam de politica mas de defesa nacional.Um pouquinho de perspicácia não faz mal a ninguém. E por falar em politicos, o senhor sabia que no Congresso/EUA, cerca de 50% dos senadores e deputados é constituido por militares da reserva Exército,Marinha,Força Aérea e CFN)? Acho até que eles estão em vantagem em relação ao nosso parlamento, se considerados o elevado percentual de MENSALEIROS que prevaricam na política, a quase totalidade deles, sem nunca terem pisado num quartel.
    _Max
    A Rede Globo constitui um dos braços da quinta coluna YANKEE infiltrada em nosso País. Ela é poderosa mas não é invencível. Devemos lutar com ela com as mesmas armas, ação/guerra psicológica. O senhor há de convir, atualmente já tem muita gente que percebeu a vantagem indiscutível de dissuadir ao invés de lutar. Esse e outros BLOGS do gênero ainda não se aperceberam da força que possuem como formadores de opinião. Só lamento que ainda não exista um canal de comunicação deles com as nossas universidades federais/diretórios para a veiculação dessas matérias. Muita gente vai malhar, mas a maioria dos estudantes vai começar a ponderar/pensar no ALERTA que está sendo dado.
    -Lucas
    Se o senhor puxar no GOOGLE _PAULO RICARDO DA ROCHA PAIVA/IMAGENS-PESQUISAR_,vai verificar que alguns de meus artigos não descartam a Argentina do desenvolvimento de um projeto nuclear defensivo binacional, junto com o Brasil, em arsenais comuns,com cientistas/técnicos brasileiros e argentinos trabalhando MANO A MANO. Aliás, só assim a comunidade de países sul-americanos vai entender a coisa, sem desconfianças que não se justificam mais, na medida em que um CONDELHO DE DEFESA SUl-AMERICANO está se estruturando na esteira da UNASUL. Meu amigo, esse organismo de defesa para funcionar tem que ter poder de dissuasão compatível, senão é tempo perdido criá-lo. Não há como fugir desse desiderato: na União Européia os fiéis da balança são a França e a Inglaterra, na UNASUL, se queremos que a organização nos de alguma segurança, Brasil e Argentina devem assumir esse papel.
    _Stadeu/r
    Se nós não tivermos ISTO, não seremos atacados com ISTO. Meu amigo, vou complementar sua reflexão: -MAS SEREMOS ATACADOS COM AQUILO, vide IRAQUE, AFEGANISTÃO e LÍBIA. Senhor Stadeu, um simples artefatosinho doméstico, como o da Coréia do Norte, é só o que basta para garantia, SEM LUTA, das nossas amazônias verde e azul.O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!!
    -CACHORRO SEM DENTE
    Ainda bem que o senhor se julga/autodenomina assim, pois do contrário eu teria que lhe atirar alguns ossos para amansar a sua agressividade. Dizem também que cão que muito ladra não morde… ainda bem…
    Meu caro BANGUELA, com essa devo me recolher a quartéis. Amanhã eu continuo.

  6. ==tendo e sofrendo NOVAS HISTÓRIAS VELHAS==
    Presidenta, quem não tem autonomia não tem poder de voz!
    É falar em paz mas tendo um ‘porrete’ nas costas, mas…
    Se acha confortável seu papel de ‘fazer jogo’ no palavriado bonito, não sendo radical quando tem que ser, à favor dos brasileiros!.. Aí é complicado…
    É muito engraçado como é a vida. Foi uma guerrilheira que matou.. lutou por uma ideologia que acreditava. Agora.. está sendo uma ‘robô de saia’ do mesmo grupo! que era contra o comunismo.. no país. A não ser! Presidente, que eu esteja errado! E na realidade estava lutando pelo mesmo grupo!.. Que no artífice do lado A – lado B faz o mundo girar na mesmisse!.. e a população!.. tendo e sofrendo NOVAS HISTÓRIAS VELHAS….

  7. Não teve jeito tive de retornar – há umas asneiras permanentes que percorrem os canais de informação que são de enojar, inclusive neste espaço de comentários… AFF!!!!
    #
    Chega dessa história de ficar se preocupando com o que essa nossa merreca de vizinhança de fronteira vai pensar sobre o que fazemos (tem neguinho aí acima mencionando até Morales e sua coitada Bolívia – que medo desse país!!! rsrsrs!!!).
    #
    Será que esses opinadores não raciocinam que nosso patamar global é totalmente acima do deles? Que o nível de nossos recursos naturais e urbanos industriais é superiormente outro?
    Que não adianta eles quererem competir conosco, pois nem recursos humanos quanto mais econômicos eles possuem? Parem com esse tipo de raciocínio cheio de furos. Vcs não entenderam até hoje que nossos vizinhos caudilhos vivem sempre de meras fanfarronices e não passam de uns pobres coitados? E caso tenham cacife técnico e dinheiro para construir uma bomba atômica que construam e dpois que se implodam com ela – ótimo, pois será menos uma tranqueira de nosso lado – vejam como os USA se incomodam tendo apenas uma, o tal México.
    #
    Caramba, se os americanos que mesmo tendo porta-aviões nucleares, subnucs, aviões 5ºG, ogivas atômicas, as dezenas, centenas e milhares são extremamente paranóicos com sua defesa, a ponto de terem em alerta permanente um Minuteman apontado até para os fiofós dos pitbulls de seus vizinhos. Então não é nem um pouquinho descabido, que os cidadãos responsáveis deste país, Brasil gigantesco e desprotegido, estejamos enojados com nossas FAs de mentirinha, e esse tal de Ministério da Defesa com DNA operacional clonado de tartarugas, asnos e sanguessugas.

  8. Os politicos brasileiros se acostumaram a fazer discursos demagogicos e mentirosos para pobres e analfabetos, ai chegam la nao onu se soltam uma bobagem dessas…. É tão ridiculamente simplorio, é a mesma coisa que chegar em um cabaré e falar sobre castidade, a importancia da virgindade para o casamento…isso denota claramente a incapacidade política do Brasil em assumir algum tipo de liderança, jamais seremos chamados para nos sentarmos a mesa de negociação com os grandes para decidir algo simplesmente porque nao temos como pressionar…

  9. Caro Raphael Tiuba, fala sério, se tens algo pra comentar podes comentar, para falar de antimatéria não é preciso ser cientista, um engenheiro pode, o mesmo que para energia nuclear até um estudante pode.
    Determinação de Massas? e daí? rsrs, cuidado, que tenho o ensino médio completo, rsrs. Já te peguei uma vez calculando mal porcentagens.
    Neste momento não existe como manter confinadas(isoladas da matéria obviamente) quantidades macroscópicas de antimatéria, precisam-se criar campos magnéticos e elétricos [pela repulsão elétrica, todas as partículas tem a mesma carga] cada vez mais poderosos para maiores quantidades de partículas de AM, mas isso está no começo, o futuro é imprevisível. Por isso eu considerei ‘utópico’, maaaas…utopias viram realidade.
    .
    Não confundir com um suposto uso da AM como fonte de energia, o que não é viável pelo custo de produção.
    O Brasil não está alheio às pesquisas, a USP participa do RHIC(Relativistic Heavy Ion Collider,BrookhavenLab) e do LHC(Largue Ion Collider,Cern).
    .
    Pois é Raphael, é assim mesmo, é a democracia, tudo mundo tem direito a opinar, para isso estão espaços como este, tu não gostas de minhas posições, mas tens que aguentar, fazer o que né.
    Eu em política sou imparcial, mas TODOS teus comentários políticos foram contra o Lula, é só procurar no Google.
    .
    Nos meus comentários dá para ver que eu não sou ‘político’, porque apoiaria um ou outro bando, mas sei suficiente como para entender quem está a favor do desenvolvimento militar do Brasil e quem contra.
    .
    E enquanto a arma de antimatéria não inventei nada, os ianques estão tentando resolver.
    Raphael, sossega mano, eu não estou aqui para brigar, mas para me unir com aqueles que lutam pelo progresso do Brasil, se tu estás nessa, somos dois, se tu achas que o Brasil não tem presente nem futuro, então não estamos na mesma turma.
    .
    Aquela vez dos porcentagens, antes de errar nesses porcentagens você errou também ao dizer que a economia do Brasil era 0.5% do PIB mundial, eu e depois outro colega o corrigimos, o BR é PPP=2,9% Nominal=3,3%, mas você seguiu na sua tentando enrolar o colega com quem discutia para ocultar os erros, nunca lhe reconheceu seus erros ao -acho- Andre Oliveira.
    .
    Também com o intuito de fazer política contra o governo você colocou um comentário que me deixou pensando:

    É preciso entender que o presidente prestou um grande serviço à humanidade: foi o único que revelou para o mundo a verdadeira face de 80% do povo brasileiro. E esta face, é muito difícil de ser encarada no espelho sem que o seu dono e mais 80% do povo brasileiro assumam a condição de um ser desprezível, seres desprezíveis.
    Este favor o mundo deve ao presidente. Agora o mundo inteiro sabe que o povo brasileiro não é apenas um povo ignorante, sem cultura, sem estudos, mas sim, um povo sem princípios morais, sem dignidade e sem amor próprio.

    Talvez você quis dizer agora o mundo inteiro “pensa”. Enfim, eu prefiro criticar os governos petistas por manterem nossa escravidão perante os banqueiros internacionais.(devo ter mencionado isso 100 vezes).
    ———————
    Henrique, meu caro, só faltou acusarme de anti-semita, rsrs, tenho defendido a Alemanha nazista perante as aberrações cometidas pelo autodenominado “Império Americano”.
    Tenho tentado demonstrar que os americanos são piores que os nazistas, e acho que consegui.
    É claro, precisamos acostumarnos a escutar outras opiniões não somente a oficial angloamericana, mas eu sei, ao começo parece que aquele que quer ver a verdade e não a história oficial é um nazista, mas não, é só ver a realidade. A guerra contra Europa levada adiante pela Alemanha nazista ninguém justifica aqui, o que está cada vez mais em discussão é se realmente as coisas são como as apresentam os americanos.
    .
    O regime americano é um regime baseado na mentira como pudemos confirmar nesses últimos anos, então, acho vamos ter muitas novidades sobre o que realmente aconteceu no século XX.
    .
    Enquanto a elogios ao regime nazista, bem tenho um, sim, o que colocou o NobruRJ, isso foi uma revelação para mim, o fato dos nazistas não cobrar juros, realmente, fiquei surpresso, obviamente não dá para apoiar tal regime político por isso, mas é um dado muito interessante, que joga por terra o que a esquerda falou nos últimos 80 anos que era o mesmo a Alemanha que os aliados enquanto a economia.
    .
    Aqui eu sempre defendi a democracia, ainda não sendo o regime ideal, mas tenho criticado e explicado para outros colegas que aqueles regimes de tiro-na-nuca e tudo mais, elites de incorruptíveis, iluminados ou “vanguardas” levariam à mesma corrupção e a enfraquecer a imagem do Brasil no mundo.

  10. Nossa Presidentaaaaaaaa quer fazer faxina lá fora, sem começar por aqui. Pura demagogia, e sem identidade própria segue os passos de lula que já eram tortos. Para chegar no andar mais alto tem de primeiro subir os degraus. Agilizar e fortalecer o CELAC deve ser uma das prioridades.

  11. Milton Brás Cabral, eu te ensinei oque é razão e proporção, e pelo jeito não entendeu, então fica à seu critério, pode continuar a utilizar o diminutivo para resolver as suas equações, e ainda quis levar a discusão para outro post que não era onde falavamos achou ainda que eu iria duscutir lá. Mas é isso mesmo em 1940 o PIB do Brasil não passava de 0,5% pra menos, mostrei o gráfico onde também não sabe ler gráfico, a pauta de exportação do Brasil era o café. E ainda digo mais o que mudou das Plantation do tempo da colônia portuguesa, para os commodities de exportação de hoje?
    .
    É imparcial só se for em outro lugar, mas não é mesmo, os intelectuais seja qual for o governo ele é critíco não interesse se à A, B ou C. O cara vai meter o pau no político.
    Eu não tenho que ficar elogiando governo, ele tem uma máquina que gastou 1,8 bilhão em 2008 em mostrar o que eles fizeram, ai as pessoas acreditam naquilo que elas querem.
    Mas quem não entendeu que sou anti-LULA, anti-Esquerda, pra mim um raça nojenta, não já de falei que sou contra vendedores de pessoas, é a primeira profissão do torneiro mecânico, depois desta. Quantas pessoas se Auto-Motila para receber seguro de vida, neste caso recebeu uma aposentadoria aos vinte e oito anos. Pra quem conhece um torno sabe que um acidente para cortar um membro é muito difícil, é só se o cara quiser mesmo se jogar em cima do torno para se acidentar. Sai mais vezes do seu ABC.
    .
    Outra hora comento mais.

  12. Lembrem-se desta frazezinha NÃO EXISTE PAZ COM AUSENCIA DA GUERRA Lembram quem disse essas palavras?Barak Obama na Assembleia da ONU.Essa é a forma de quem tem o poder das armas justificar genocidios em pilhagens e ainda discaradamente usar a Paz como argumento……….MILTON seu doido acho que voce anda beiçando a Manguaça do Sapo Barbudo rsrs rsrs

  13. 1maluquinho, quem escreve; tem a oportunidade de “influenciar”; se interessa por este tipo de assunto, não pode ser leviano.
    Não faço melhor nem pior!
    Não pretendi ofender ninguém, menosprezar o comentário talvez.
    Pois quem escreve deve saber para quem escreve, deve saber o que escreve,jogar palavras no ar não é bom pra o escritor e o leitor.
    Para não prolongar a ‘conversa”, enquanto puder farei meus comentários – se ofendi o escritor desculpas, se “ofendi” a matéria, se é que isso é possível, faz parte de um país democrático – e pra isso não me desculpo.
    Abraço a todos!!

  14. Já passou da hora de o Brasil desenvolver armamento nuclear de todos os tipos.
    O Brasil deveria ter: mísseis nucleares, submarinos nucleares (com capacidade para lançamento de misseis nucleares e misseis intercontinentais), navios nucleares. Com isso a história já seria outra. Os outros países pensariam 10 vezes antes de simplesmente fazer lobby e campanha para o direito internacional de exploração da amazônia.
    Engana-se quem acha que ocorrerá uma corrida armamentista entre Brasil e Argentina (pelo menos é a minha opinião). A Argentina não consegue fazer frente ao Brasil atualmente quando o quesito é ecônomia, recursos naturais e defesa. Então acho mais provavel uma corrida armamentista conjunta entre os dois países, uma espécie de aliados.

  15. FIN CAL disse…É tão ridiculamente simplorio, é a mesma coisa que chegar em um cabaré e falar sobre castidade, a importancia da virgindade para o casamento…

    Esta corretamente certo meu caro RACHEI com essa tua afirmação rsrs rsrs

Comentários não permitidos.