Aproximação entre Argentina e Irã preocupa os EUA

A Argentina está discretamente se aproximando do Irã, o que preocupa os EUA e seus aliados, envolvidos num esforço para isolar o governo iraniano por causa do seu programa nuclear, disseram à Reuters diplomatas na ONU.

As relações da Argentina com o Irã estavam praticamente congeladas desde 2007, quando o país conseguiu que a Interpol (a polícia internacional) emitisse mandados de prisão de cinco iranianos e um libanês acusados de participação num atentado que matou 85 pessoas, em 1994, num centro judaico de Buenos Aires.

O Irã negou envolvimento no incidente, mas em julho se ofereceu para conversar com o governo argentino e “lançar luz” sobre o caso.

Dois anos antes do atentado a bomba na entidade judaica Amia, um grupo chamado Organização da Jihad Islâmica, supostamente ligado ao Irã e ao grupo xiita libanês Hezbollah, assumiu a autoria de um ataque que deixou 29 mortos na embaixada de Israel em Buenos Aires.

Durante mais de uma década, a Argentina pareceu ter pouco empenho na investigação. Isso mudou em 2003, quando Néstor Kirchner tomou posse como presidente e prometeu reabrir os processos, qualificando a negligência dos anos anteriores como uma “desgraça nacional”.

Anos depois, o ex-presidente iraniano Ali Rafsanjani estaria na lista de pessoas indiciadas por promotores argentinos e procuradas pela Interpol.

MUDANÇA DE DIREÇÃO

Mas agora há sinais de uma reaproximação. As exportações argentinas para o Irã, que haviam despencado durante o afastamento, cresceram 70% no ano passado, chegando a US$ 1,5 bilhão. O Irã é o maior comprador do trigo argentino, cultivo essencial para a economia do país sul-americano, que luta para aumentar seu superavit comercial.

“Enquanto o resto de nós trabalha para pressionar o Irã a acabar com seu programa de armas nucleares e parar de apoiar o terrorismo, o governo da Argentina tem considerado avançar na direção contrária”, disse um diplomata europeu, pedindo anonimato.

Em público, a posição argentina parece ter mudado pouco. Em maio, o procurador Alberto Nisman, chefe de uma unidade especial dedicada exclusivamente à investigação do atentado de 1994, conseguiu a renovação dos mandados de prisão da Interpol.

No mês passado, a Argentina votou com a maioria dos países participantes do comitê de direitos humanos da Assembleia Geral da ONU numa resolução que condenava a situação dos direitos humanos no Irã.

Por outro lado, a presidente Cristina Kirchner disse em setembro na Assembleia Geral que seu país está disposto a dialogar com o Irã, desde que a República Islâmica cumpra sua promessa de colaborar nas investigações do atentado. “Essa é uma oferta de diálogo que a Argentina não pode e não deve rejeitar”, disse a presidente em seu discurso.

Diplomatas ocidentais disseram que o embaixador argentino na ONU, Jorge Arguello, causou perplexidade entre seus colegas ao permanecer sentado durante o discurso do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na Assembleia Geral.

Ahmadinejad é conhecido por fazer ataques a Israel, Europa e Estados Unidos nos seus discursos. Em anos anteriores, o representante argentino boicotou o discurso, a exemplo de diplomatas de outros países ocidentais.

MOTIVAÇÕES

O Irã tem todas as razões para querer se reaproximar da Argentina. Enfrentando sanções e um crescente isolamento devido ao seu programa nuclear, o país tem poucos aliados. A Argentina é um dos 35 países que compõem a direção da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, um órgão da ONU), onde o programa nuclear iraniano é exaustivamente discutido.

Diplomatas dizem que a motivação argentina é menos clara. Alguns afirmam que, além de ampliar o comércio, os argentinos querem adotar uma política externa mais afinada com a do Brasil, que enfatiza as relações com nações não alinhadas.

“Em geral, vemos um terceiro mundismo na política externa da Argentina –afirmando a independência em relação às grandes potências, e buscando novas relações com países como o Irã”, disse uma autoridade israelense à Reuters, em Jerusalém.

Vários diplomatas europeus observaram que Cristina é aliada de líderes esquerdistas sul-americanos como o venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales, que mantêm estreitas relações com o Irã.

A chancelaria argentina não respondeu aos pedidos da Reuters para comentar o assunto.

Fonte: Folha de S. Paulo

26 Comentários

  1. Oq os EUA querem é a liberdade dos povos, o progresso do mundo, o respeito e a igualdade entre as Nações…………………………………………………………… (Ironic mode off)

  2. felipe augusto,, me diga os amigos que tem que te direi o que acho de voce.Mal companhia e pior do que nenhuma companhia.
    Deveria preocupar sim os EUA, porque parece que a Argentina lhe escapa o senso comun. Iran, my friends, e uma grande porcaria e essa aproximacao diz tudo o que tem que ser dito dos Argentinos. Liberdade pra ser imbecis eles tem e muito.
    Eu vo te contar..cada uma….

  3. Progresso se faz com energia, oq os EEUA não tem o mínimo interesse que outros Países disponham. Tome como exemplo o q esta por vir com a usina de Belo Monte. Sem me alongar com outras colocações. Rafael vai propagar sua visão simplista do mundo em outro lugar. Ou seja!! vsfd!!

  4. .
    .
    Creio que a Argentina seja soberana o bastante para aproximar-se de quem quiser… ao contrario das marias vai com as outras!
    .
    “Causou perplexidade em ficar sentando durante o discurso”, isso faz parte da boa educação e não de posicionamentos… realmente viram a fritada como querem esses diplomatas serviçais…
    .
    Valeu!!

  5. Se eles quisesem a liberdade,eles davam liberdade.Democracia é liberdade e todo povo lingua nação tem o direito de se expresar, negociar,ter amizade com quem quiser,mas os americanos disem se vc for amigo dele não é mais meu amigo, e automaticamente passa a cer teu inimigo.ISTO É LIBERDADE?

  6. O Brasil deve ficar esperto….. mas antes tambem tinhamos Uma boa relacao com o Ira…. Mas ficar esperto com o poder militar argentino

  7. “Em geral, vemos um terceiro mundismo na política externa da Argentina –afirmando a independência em relação às grandes potências, e buscando novas relações com países como o Irã”

    TOMAAAaaaaa EUA, isso sim é que é DEMOcracia!!! =)

  8. Isso parece a escola… Se alguém é inimigo do seu amigo, acaba sendo seu inimigo, se você não vê dessa forma, seu amigo fica triste, te pressiona e etc. Haha.

  9. São dois pesos e duas medidas, a Argentina está fazendo com o Irã relações comerciais, não há guerra no Irã; a Argentina tem pedido a tempos que pressionem os royal para restabelecerem conversações sobre as Malvinas, ninguém fala nada, agora reclaram ????
    Sabe de uma coisa, sempre arrumam um motivo para reclamarem da Argentina, e é, queiram ou não um país estratégico na américa do Sul.

  10. A Argentina não deve dar parecer a ninguem mesmo, eu os apoio completamente.
    Essa Folha de São Paulo é uma bancada dos facistas ocidentais.
    É um imenso hipocrita e vagabundo essa autoridade desse tal paiséco chamaso de Israel, que diz ser “terceiro mundismo” as relações que eles não aprovam. Se depender desses caras vai haver uma ditadura Mundial mesmo!!!

  11. Eu apoio o governo argentino nessa empreitada, que sejam vitoriosos !
    Agora a esse suposto diplomata europeu que critica a Argentina e depois covardemente se esconde no anonimato deveria ficar calado juntamente com o jornalista israelense !
    Esses senhores só pensam em seus umbigos e em prejudicar todos que não comungam de suas opiniões!

  12. “Em geral, vemos um terceiro mundismo na política externa da Argentina –afirmando a independência em relação às grandes potências, e buscando novas relações com países como o Irã”, disse uma autoridade israelense à Reuters, em Jerusalém.
    EU CHAMEI ERRONEAMENTE DE JORNALISTA, ESSA AUTORIDADE ISRAELENSE QUE ASSIM COMO SEU PAR EUROPEU SE ESCONDE COVARDEMENTE NO ANONIMATO!
    Eu fico indignado ao ver esse ”anônimo” chamar a política externa argentina de ”terceiro mundista”! a cada dia esses sionistas mostram que nada aprendem com o passar dos tempos,suas xenofobias chegam a dar dó !

  13. Comércio é comércio. Os Persas precisam de alimentos, então alguém tem que vender. Certo os castelhanos. SE fosse o contrário o tio SAM faria até pior. EUA põe a viola no saco e vai cantar em outra freguesia.

  14. PERGUNTAR NÃO OFENDE!
    .
    .

    O governo americano critica o Irã afirmando que este pais não é democrático e o que se vê nos EUA ultimamente?
    .
    Qual é o moral do governo americano prante o mundo?
    .
    Quem está aterrorizando o mundo ultimamente?
    .
    Com a palavra os sem-noções!

  15. o que? estão preocupados com a argentina? hãã, que insulto rsrs
    brincadeiras a parte os estadunidenses estão ficando paranoicos de vez, a argentina tam mais do que motivos para ficar com o pé atraz com o irã, e so comercio não um convite para o motel !
    logo logo, os norteamericanos vão comecar a olhar debaixo da cama toda noite…vai que tem um persa la, ao lado do comunista comedor de criancinhas !!

  16. Ok. EUA é só vocês passarem a transferir U$$ 2bi por ano para a Argentina usar como quiser que eles param os negócios com o Irã. Certoo?? Fechado então??? rsrs…
    ———-
    Não seja ridícula potência decadente, a Argentina é um país soberano e negocia ou faz contato com quem quiser. Preocupe-se em remendar seu império decadente e “tentar” pagar sua dívida astronômica ao invés de ficar falando essas asneiras diplomáticas.

    O tempo está passando, a dívida aumentando, a população se revoltando..tic tac, tic tac, tic tac…

  17. Enquanto as exportações argentinas ficarem no agronegócio tudo bem,mas não vamos esquecer que NUESTROS HERMANOS estão mais avançados na área nuclear que qualquer país latino americano.Em tempos de crise eles podem passar alguma coisinha por baixo dos panos para os amiguinhos persas em troca de alguns foguetinhos com alcance de 2000 km.Um alcance que pode atingir SÃO PAULO,CURITIBA,PORTO ALEGRE e muito mais que o suficiente para atingir a cidade de SANTA MARIA,onde estão concentradas as principais unidades blindadas do exército e a principal base de ataque da FAB.Por outro lado o governo da senhora CRISTINA,não tem nenhum senso de patriotismo,por que ao mesmo tempo ela faz negócios e ao mesmo tempo investiga o Irã que é cúmplice do atentado que matou dezenas de argentinos inocentes.Coisa do passado ela não está nem aí pro sentimento do povo .

  18. Os Iranianos devem ter desenvolvido algum armamento de ultima geração a base de trigo ( talvez o que tenha derrubado o VANT espião americano ) e os argentinos estão fornecendo a matéria prima dessas armas!!!

  19. EUA e os Sionistas parece até piada com essa historia de Democracia e liberdade para os Povos KKKKK…não passam de Saqueadores ,Rafael e Nelore são muito mal imformados sobre o mundo que vivemos …..ainda tem gente assim que acredita na Disney KKKKKKKKKKKK….

  20. “Enquanto o resto de nós trabalha para pressionar o Irã a acabar com seu programa de armas nucleares e parar de apoiar o terrorismo, o governo da Argentina tem considerado avançar na direção contrária”, disse um diplomata europeu, pedindo anonimato.

    Aposto que foi um Ingles.

Comentários não permitidos.