ARMAS NUCLEARES, DILMA NA ONU PREGOU NO DESERTO

Dilma Nuclear

Cel Paulo Paiva para o PB

Publicado no “CORREIO DO BRASIL/RJ” em 29 de setembro de 2011


Nossa presidenta não podia se despedir de Nova York sem incorrer na mesmice. Não sem antes cobrar da comunidade internacional, durante uma reunião da ONU, maior rigor na fiscalização de algumas nações, particularmente daquelas que detêm primazias e armas nucleares para fins militares. Eu fico a imaginar o que pensam os representantes da “gang dos 5” quando principiantes no grande jogo da disputa internacional se arvoram, assumindo mesmo a pele de verdadeiros e únicos campeões da paz mundial. Na oportunidade, a chefe do estado brasileiro, repetindo discursos de seus antecessores, assim se reportou de forma peremptória: -“É imperativo ter no horizonte a eliminação completa e irreversível das armas nucleares”. Cidadã presidenta, este tipo de horizonte por si só é também inatingível!

Senhora Dilma, vamos pensar as coisas como elas são, trata-se de um simples raciocínio aritmético: existe uma desproporção tirânica entre a população das duas superpotências mundiais e, logicamente, na capacidade de mobilização de efetivos para suas forças armadas. Em termos de armamento convencional de última geração, não há como se duvidar, os chineses já estão em pé de igualdade com os nossos “irmãos do norte”. Presidenta cidadã, a senhora é perspicaz o bastante para perceber que, nestas condições, desequilibra quem tem mais soldados, marinheiros e aviadores para empregá-los. Vossa Excelência há de convir: nenhum chefe de estado norte-americano, em sã consciência, poderia abrir mão da única arma capaz de garantir a sobrevida dos descendentes de Tio Sam.

Vamos agora descer um pouco o escalão e imaginar como pensam os três bandidos restantes da “esquadrilha”. Ingleses e franceses temeram, temem e temerão sempre os russos: é o medo atávico da etnia eslava que sempre viveu debruçada de forma ameaçadora por sobre a Europa Ocidental. A senhora, em sã consciência, acredita que britânicos e gauleses vão desmontar seus arsenais para depender, tão somente, do seu correspondente americano. Dona Dilma, a senhora acha que esses países, líderes da União Européia, não se levam a sério?

Alerta comandante-em-chefe das Forças Armadas Brasileiras! Por muito menos os britânicos estiveram aqui, no Atlântico Sul, para garantir a posse de duas ilhotas que, todos sabem, pertencem aos “hermanos”. Todavia, também, não há quem duvide: se a Argentina fosse a Índia ou o Paquistão, simplesmente, não teria tido lugar o melancólico conflito das Malvinas e muitas vidas teriam sido poupadas, tanto de um lado como de outro. Quero que alguém me diga como escapar deste paradoxo!

Presidenta, Vossa Excelência disse que a ONU deve se preocupar com a eliminação completa e irreversível das armas nucleares! Raciocine, imagine, pondere por um momento que seja, a Coréia do Norte já resolveu o problema dela e o Irã está só correndo atrás. Até os “senhores da guerra” já perceberam: também para esses países poder de dissuasão definido e imediato é garantia de sobrevida! Assim, não adianta procurar desenvolver material bélico convencional em longo prazo para a garantia das nossas riquezas nacionais se elas estão transbordando, se revelando agora, a olhos vistos, para os grandes predadores militares. Trata-se de um processo muito caro que demandaria longo tempo para fazer reverter o “gap” tecnológico que deles nos separam. Precisamos, sim, de algo mais, porém para ontem, se quisermos evitar a luta pelas amazônias verde e azul.

Permita-me agora descer ainda mais o escalão. Raciocinemos a problemática no nível “minhoca”: árabes e israelenses. Como poderia sobreviver o diminuto Israel em meio a uma horda de “tuaregues” ululantes, volteando suas adagas ao redor de suas fronteiras, sem o seu quinhãozinho de ogivas? Não espere mais Senhora Dilma Roussef, assuma agora a postura de quem realmente veio para modificar o “status quo” das desigualdades mundiais.

Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de lnfantaria e Estado-Maior

50 Comentários

  1. o Brasil so se tornara uma potencia nuclear no dia em que o povo brasileiro eleger um lider de verdade,alguem que alem de ser patriota(lula e dilma sao) seja tambem corajoso e que tenha visao estrategica do futuro.

    desde a redemocratizacao,o Brasil nunca mais teve um lider que entendesse o minimo sobre geopolitica e defesa,eles nao entende absolutamente nada desse assunto e nao querem entender.

  2. Fora de Topico..

    Eu gostaria de saber como o governo Brasileiro permitiu esse constrangimento, mal trato,abuso de poder, arrogancia de Chavez, e pior de tudo quietude do nosso embaixador em Caracas. Este senhor e um traidor por pemitir a Dilma esse trato nas maos de “cubanos” disfarcados de venezuelanos. Afinal e o Brasil um pais soberano ou uma republiqueta de bananas podres.
    Esse artigo realmente me acende em fogo vivo e Dilma deveria pisar na goela de alguen JA.

    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/3851/Presidente-Dilma-Constrangida-em-Caracas

  3. O BRASIL SÓ TERÁ ARMAS NUCLEAR NO DIA QUE O POVO BRASILEIRO QUISER ARMAS NUCLEARES!!!
    Levantem a idéia a nível nacional e logo a GLOBO criará o “Movimento Brasil Sem Bomba Atômica”.
    Lembro da época do Viva o Gordo, onde JÔ Soares criticava em forma de sátira a capacidade do Brasil de produzir armas atômicas.

  4. Ah, e também acho que a presidenta Dilma sabe muito bem que as potências atômicas não farão nada do que ela sugeriu! È óbvio!
    Mas serve para essas potências, principalmente americanos e europeus, saberem que o Brasil não concorda em impor sanções e ameaças de guerra a um país porque ele resolveu se equipar com armas atômicas (toque direto ao caso Irã).
    Num segundo plano, pode servir de embasamento para num futuro próximo começar nosso aparelhamento bélico militar.

  5. ESTAS palavras estão corretissimas muito bem espresado,e como gostaria que nossa presidente as lece,nunca fui amante de armas nucleares,mas hoje no atual contexto mundial,fora DEUS é a unova arma que causa medo que faz extremecer e espantar ou atrair inimigos,atrair digo porque é mais um alvo nuclear,e sem armas nuclear é mais um alvo convencional,porem um submarino nuclear balistico armado com misseis nucleares é uma arma estrategica, que esta sim tem poder de disuazão no atual cenario mundial,se o paquistão não tivesse armas nucleares jamais os americanos sairiam de lá,este é um ponto para nossos governantes pensarem e repensarem,o proximo alvo de confusão é a china e america do sul e isto não a duvidas,gostaria que a america se unisse mas uma união que os safados não quebrasem mas é dificel eles ja devem ter planos bem bolados para estrasalhar com a america do sul,só Deus.

  6. .
    .
    Finalmente algum pra falar que o Brasil precisa de Nukes, simplesmente porque todos os outros nunca irão abrir mão dessa dissuasão estratégica… então para igualar o jogo devemos ter também, algumas centenas já está bom… e as plataformas para o uso também!!
    .
    Parabéns Coronel, mais uma vez grande intervenção, e pelo menos tenta abrir os olhos de alguns que acreditam que o melhor para o Brasil é ficar capacho de potencia atômica…
    .
    Valeu!!

  7. Me digam uma coisa: afinal de contas, pq Israle e os EUA podem ter armas nucleares e o resto do mundo não pode ?????

    Israel invadiu varios territorios palestinos, controla toda a água daquela região, mantem crianças e pessoas em regime de opressão causado pelos tanques de guerra, e no final das contas, os árabes são os terroristas ???

    HIPOCRISIA POUCA É BOBAGEM EIM, AMERICANÓFILOS ????

  8. “Alerta comandante-em-chefe das Forças Armadas Brasileiras! Por muito menos os britânicos estiveram aqui, no Atlântico Sul, para garantir a posse de duas ilhotas que, todos sabem, pertencem aos “hermanos”.
    ————-
    Realmente só isso já bastava.
    Mas acho que a lógica que orienta esse tipo de decisão é outra:Se não temos isso , não seremos atacados com isso.
    Nas não sei se é confiável esse pensamento, depois que inventaram a traição e a guerra, tudo é possível.

  9. Alguém se candidata a subir lá e falar para o mundo: Atenção mundo eu sou o Brasil e quero ter minhas armas nucleares!!!
    O esquema com a gente tem de ser feito por debaixo dos panos mesmo, sem dar alarde sobre quem somos e o que fazemos, mas, infelizmente em nosso seio ainda temos traidores e entreguistas que se borram de medo e não fazem nada pela nossa nação, quer dizer, fazem sim, nos enfiam ainda mais na me**a! Como diz o ditado: ” Quem poupa o lobo… Condena o cordeiro!!!” Não aguento esse nosso discurso de “Brasil paz e amor”.

  10. “Morar nesse Brasil é como ter a mãe na zona.
    É a coisa mais feia do mundo mas todo mundo chama de gatona”
    Parte de uma música de Ultraje a Rigor o assima dito, que em parte concordo mesmo.
    Uma teori muito loka minha…
    …Define muito bem esse discurso de Dilma para o Mundo: É cheio de beleza filosófica mas é fundada em nossa vergonhosa política e idiota sociedade.
    Parece que sempre teve um grande Demõnio que conduz o Mundo em todas as suas apologias e fatos gerais, e as religiões atuais O chamam de Deus, Alá, Jeova etc… Esse grande Monstro esta vendo que a humanidade vai se destruir com os seus medos uns dos outros em que Ele mesmo criou, em um holocausto atômico.
    Assim agora Este arrumou um lugar aonde não tem qualquer dimensão militar ou atômica (Brasil) para falar entre os outros em nome de uma Paz que todos sabem ser impossível com os discurssos oferecidos, como exemplo esse que o Brasil argumenta.
    Putz! Só pode ser isto essa delonga brasileira toda, ou então meus amigos nóis somos muito idiotas…

  11. Construir uma bomba atômica não depende somente de vontade política,como alguns pensam, Se temos problemas para construir coisas muito menos complexas como um caça,ou o VLS imaginem se fossemos nos aventurar a construir um artefato nuclear de maneira peremptória?
    O governo brasileiro é perspicaz é sabe que não está em uma posição geográfica estratégica como a Coreia do Norte,oque aumenta muito o risco de construirmos tal artefato!
    Se o BRASIL decidisse construir uma bomba nuclear hoje,teria que ser um plano ultra-secreto de modo que o mundo só viesse a saber quando a bomba tivesse sido construída!
    É aqui que volto a perguntar se seria possível isso no BRASIL, onde alguns segmentos da sociedade só querem entregar essa pátria aos lobos?
    Imagine as sanções,seríamos invadidos pela OTAN,criariam um desses conselhos revolucionários aqui no país e colocariam um governo fantoche para nos governa !
    EU sou a favor que o BRASIL esteja entre os grandes onde é o seu lugar,mas não quero também que o BRASIL se transforme em um país opressor e sádico como os que sempre combatemos aqui nesse fórum!
    No mais eu achei esse texto xenófobo e desrespeitoso,cheio de ironia!
    Será que temos maturidade para construir essa bomba,se a construirmos como iremos lança-lá, lembrem-se que o VLS ainda não vingou !

  12. Acho muito interesante militares que até a um tempo atras, nos dois mandatos de FHC, não se pronunciavam em absolutamente nada. Não levanavam a voz contra a politica da subserviencia às grandes potencias, não se pronunciavam contra a entrega do patrimonio do povo brasileiro às grandes corporações internacionais nas privatizações das comunicações e energia, setores extratégicos de uma nação, não se pronunciavam contra o sucateamento das Forças Armadas, onde até alimentos faltavam para praçs e oficiais, chegando ao absurdo de fazerem meio expediente e serem dispensados mais cedo de suas obrigações com o país.
    Agora quando a Presidente Dilma, comandante enchefe das forças armadas, marca posição na ONU, dizendo que nações que teem armas nucleares não estão em condições de exigirem que outras também as tenham, e que só poderam fazer essa exigencia q

  13. Nabil Jaffal disse: O seu comentário está aguardando moderação.

    06/12/2011 às 21:28
    Acho muito interesante militares que até a um tempo atras, nos dois mandatos de FHC, não se pronunciavam em absolutamente nada. Não levanavam a voz contra a politica da subserviencia às grandes potencias, não se pronunciavam contra a entrega do patrimonio do povo brasileiro às grandes corporações internacionais nas privatizações das comunicações e energia, setores extratégicos de uma nação, escandalos no SIVAM, a quase entrega da base de Alcantara, nada disseram, não se pronunciavam contra o sucateamento das Forças Armadas, onde até alimentos faltavam para praçs e oficiais, chegando ao absurdo de fazerem meio expediente e serem dispensados mais cedo de suas obrigações com o país.
    Agora quando a Presidente Dilma, comandante enchefe das forças armadas, marca posição na ONU, dizendo que nações que tem armas nucleares não estão em condições de exigirem que outras também as tenham, e que só poderam fazer essa exigencia quando nos livrarmos por completo desses artefatos.
    Sem entender o que a Presidente falou, ou ouviu apenas o que a grande imprensa brasileira subserviente, vide William Wack, escreveu, fazem relatorios desqualificando uma mulher admirada pelo mundo, como se fosse um expert em geopolitica e diplomacia.
    O Brasil marcou posição o recado CLARO foi o seguinte: Não se metam com quem quer usar a tecnologia nuclear para fins bélicos pois os senhores não tem moral nem credibilidade para isso. Ou seja se o Brasil resolver fazer sua bomba é um problerma de soberania nosso.
    Agora as viuvas de FHC deveriam ir chorar na cama que é lugar quente, aproveitem para observar que houve um grande avança nos ultimos anos, em investimentos em defesa que foram totalmente deixados de lado no governo da tucanhalha.

    ModifyDelete

  14. César… muito lúcido esse teu comentário…
    Se no brasil já vivemos toda essa novela de belo monte(uma obra de engenharia civil).. Imagine se sai na mídia que estamos a fazendo?
    Como ficaria o clima interno? quantos atores drogados e bunitinhos irão protestar contra o artefato?
    Como nossos vizinhos viriam essa notícia… e como a mídia desses países interpretaria mais essa empreitada brasileira?
    .
    Lembram da tática Yank/Israelense?: DIVIDIR PARA CONQUISTAR
    Assim fizeram com os palestinos(hammas e fatah que nunca se entendem), com os líbios, assim fazem na síria… tentam alimentar animosidades internas e externas envolvendo o iran todos os dias..
    .
    A mídia ocidental só precisa de cerca de 500 a 800 pessoas para tornar uma manifestação isolada, em uma verdadeira “REVOLUÇAO POPULAR”
    Lembram-se da contribuição da CIA para o nosso golpe Militar? Você acha ainda que nossos militares subservientes dos yanks esconderiam uma NUK do tio san?

  15. Pra quê bomba nuclear? Pra ficar no alvo dos rapinas americanos?
    Pra ser acusado de eixo do mal?

    Certo ela e ingênuo quem escreve o texto.

  16. e ainda duvida que as Falklands sao Britanicas. Falta uma pesquisa. A Argentina estava la mas abandonou.
    A unica melancolia com a Guerra foi a Argentina atacar as ilhas por razes politicas sacrificando soldados totalmente despreparados para uma guerra contra os I ngleses.

  17. Queridos, depois do que está claramente exposto neste artigo sobre nossa total fragilidade militar, não há mais necessidade de qualquer outro comentário meu neste ciberespaço. Fiquem com Deus! Abraços!

  18. CACHORROSEMDENTE concordar ou não concordar,criticar ou não criticar mas voce defaz,menospreza a pessoa que redigiu a materia e ja que a considera de inteligencia mediana FAÇA MELHOR PRODUZA RACIOCINEO OU ARGUMENTO QUE SIRVA PARA A APRECIAÇÂO DE TODOS E QUE SIRVA A SI MESMO……Então tem gente que acha que o Brasil deve dizer “Alo mundo eu o Brasil a setima economia quase ja pulando para quinta ou quarta e com mercado atrativo e economia pulsante quero o meu direito de fazer artefato belico atomico para minha defesa e me projetar como potencia rsrs rsrs rsrs rsrs Quem quer ter ou quer fazer e tem capacidade para tal não fala vai e faz e depois diz OLHEM AQUI TODOS EU TENHO E QUEM METER A CARA VAI TOMAR UMA POR DENTRO DAS FUÇAS……Armas atomicas é a maior idiotice.As cinco potencias atomicas as tem como BLEFE DIPLOMATICO E MILITAR,o problema são as enlouquecidas nações tipo Israel,Coreia do Norte e e dentro embreve Irã.Essas sim podem virem a fazerem uso de armas atomicas as cinco potencias e mais o Paquistão e a India não farão uso das mesmas.Acontece que o planeta esta ficando cheio de artefatos que dentro embreve serão problemas serissimos para quem os tem e para todo o planeta….Quanto a possivel aceleração de uma corrida armamentista entre Brasil e Argentina isso realmente acontecera.A Venezuela achegou-se a Russia que se da bem conosco e so quer vender e se nós fechassemos com eles eles não seriam tão fieis aos Venezuelanos e nem venderiam certos armamentos de ponta a eles.A Argentina na pindaiba economica e militar se borra de medo da Inglaterra e não quer ficar atraz do Brasil e por outro lado a China que deseja as férteis terras Argentinas surge como uma opção aos Argentinos.Por a Venezuela estar comprando armamentos Russos o que na verdade embora Brasil e Venezuela politicamente se deem bem mas azeda o caldo na area estrategica militar e com a Argentina se achegando a China ou o Brasil tira um coelho da cartola ou acabara cedendo AO IRMÃO CAIM DO NORTE.Quem quer apostar comigo??????

  19. Presidente Dilma, primeiro faz o dever de casa, depois vai conversar com as comadres. Convenhamos estamos observando a organização de uma nova nação no Brasil: os indígenas e ninguém fala nada. Vai ser o SArnney Kaga Grande o presidente junto com a cumpinchada? A Amazônia azul vai ser alugada? Entendo que alguém deva falar em desarmamento, mas melhror termos as armas primeiro para podermos desarmar, ou se o policial chegar na frente do bandido e gritar: – É a policia, se entrega. Ai ele se entrega, lógico, é a polícia. “Santa ingenuidade”, diria o Batmann.

  20. CACHORROSEMDENTE,

    Acho que ninguém aqui no PB esta apto a dizer quem tem “inteligência mediana”, “inteligência alta” ou mesmo “inteligência baixa”.
    Tens todo o direito de não gostar do que esta escrito no texto do Coronel, moramos em um país livre, todos temos direito a dar nossas opiniões.
    Gostaria de saber também, em que você se baseou para a conclusão que o texto é feito por alguém “indigno de uma pessoa com inteligência mediana”, pois seria interessante tal esclarecimento.
    O espaço do PB é aberto aos leitores, e acho que isto não é segredo para ninguém, se tiver interesse de escrever um texto digno de uma pessoa com “inteligência alta” ou “inteligência mediana”, estamos à disposição para a publicação do mesmo, caso esteja de acordo com as normas do site.
    Meu e-mail pessoal do site é lucasu.p.brasil@gmail.com

    Abs, Lucasu.

  21. Desculpa, mas o artigo foi ingênuo. Mesmo após a Guerra das Malvinas e todo o ressentimento gerado, a Argentina optou por não continuar a desenvolver armamento nuclear. Tivesse seguido em frente, teria antes do Brasil e uma corrida armamentista estilo “Paquistão/ Índia”. Ter arma nuclear declaradamente, sem sofrer pressão e ataques das nações nuclearizadas, é se tornar alvo. Principalmente quando não se tem o meio para lançar a bomba. O Irã nega a posse de armamento atômico todo dia e a crença de q tenha, ou vá ter no futuro, não faz com q Israel desista de um bombardeio massivo e exploda todo o Oriente Médio. A PresidentE foi coerente com o q nos foi (im)posto nas décadas passadas: não-proliferação de armas nucleares e policiamento da AEIA para todos os membros do Clube Nuclear. Ter (ou admitir ter) agora é dizer pra classe média brasileira q acabou IPAds, Copa do Mundo e carros populares e pros empresários e banqueiros q suas contas no exterior estão bloqueadas. O q foi feito com Sarney, Collor e FHC não vai ser desfeito sem cicatrizes, começa pela Constituição Federal de 1988. Portanto, comecem a pensar em outros armamentos e tecnologias. Bomba nuclear só quando tomarem o Amapá e Roraima (e TALVEZ!).

  22. o nosso problema é bem mais serio nosso politicos,militares são todos corruptos pensão só em barganha este pais já foi entre a muito tempo só esperamos infelizmente eles entrarem,qual é o povo que vai dar sua vida por ladroes em brasilia,qual reservista, trabalhador que vai por suas mãos em uma simples arma para defender um pais incapacitado militarmente para defender brasilia e perder suas familias,infelizmente politico brasileiro não conhece patritismo más sim conhece contas gordas neste ritmos esses sonhos são so sonhos enquanto um lider nacional não nascer por que os nossos lideres nasceram da podridam dos sindicatos nacionais ao qual aprenderam a se vender as presas multinacionais ao faserem negorciatas para consiguirem direito supostamente para SEUS TRABALHADORES , CONTINUEM COLOCANDO sindcalista no poder e veremos esta escola devendeores de plantão querendo barganha tambem o nosso pais ou militantes de causa propria como do (mst) ao qual a luta que todos nos sabemos que é causa propria pois neste meios só temos barganhadores restan- nós quem.resar para DEUS que eles tomem conta deste pais sem matar os nossos filhos pois por brasilia infelizmente nimguem dar sangue a corruptos,cade o nossos lideres nem politicos e nem militares

  23. Os yankes conseguiram eleger seu maior presidente no Brasil, o chamado por muitos de Farol de Alexandria, que lhes entregou de bandeja uma prerrogativa vital de nossa soberania, sem qualquer consulta a sociedade, ao abdicar de nossa capacidade de possuir artefatos nucleares defensivos, dentre outras entregas de nossos interesses. Uma construção bem sucedida que começou muitos anos atrás com a participação na instalação de um aparato midiatico aos moldes do pensado por Joseph Goebbels, que massivamente vem transformado a cidadania nacional em miquinho amestrado do poder e dos interesses desse País.

  24. Supondo que todos esses países rivais dos aliados da OTAN adquiram capacidade de entregar artefatos, de fissão ou até mesmo de fusão atômica, em território europeu ou da América nortista. E que não haja guerra entre eles, equilíbrio do terror, sobrará apenas os países desprovidos de armas atômicas para eles usar e testar suas armas convencionais, no seu jogo de conquistar influencia e recursos minerais. O BRASIL será um destes países desprovidos no futuro. E estaremos nas mãos das potências em seu jogo de poder porque optamos em ser fracos, sem a única defesa realmente eficaz. Ou pode ocorrer a terceira guerra e todos se matarem sobrando nós e o inverno nuclear. Futuro brilhante nos dão nossos dirigentes.

  25. Prezado “Leandro S.”, certa vez um sábio escreveu o seguinte: “O Estado que confia mais nos seus políticos que nos seus soldados é um Estado fracassado.”, Isto posto, permita-me discordar da sua recomendação para o autor do texto.

    O exercício da política, na sua forma mais elementar, não pode e não deve ser visto ou interpretado como um privilégio, uma primazia, uma faculdade ou, menos ainda, uma exclusividade dos civis ou dos militares. O exercício da política na sua essência e nas suas diversas matizes é cabível a todo e qualquer cidadão. É um direito límpido, personalíssimo e consagrado pela nossa Constituição.

    Não sei não, mas tenho a impressão que o autor do texto é mais atacado em razão do cargo que ostenta do que mesmo em razão do conteúdo das suas idéias, que diga-se de passagem, pelas análises particulares que tenho feito sobre as postagens representam os ideais de uma expressiva maioria. Puro revanchismo ou falta de conteúdo crítico.

  26. Parabéns ao coronel, um brasileiro que ousa falar do que tem que falar como fez o vice-presidente José Alencar.
    .
    Mas, devo dizer o mesmo de sempre, não dá para pôr no mesmo saco os governos de caras que estão contra o desenvolvimento militar do Brasil como FHC Serra Kassab, (todos proamericanos ou até talvez informantes da CIA como o traira Waak e seguramente todos os funcionários da Globo), não dá para pôr no mesmo saco esses execráveis que gostam deste Brasil colônia, com os governos liderados pelo PT, num dá.
    .
    O que ganhan com isso? ganhan comentários como os de Nabil Jaffal que ninguém pode responder.
    .
    Dilma é ‘presidente’ de uma potência, não pode sair falando que vai desenvolver uma bomba nuclear, pedir isso da mulher acho é forçar a barra, mais se levamos en conta que não temos vetor para mandar esse presente longe das fronteiras como parece está fazendo a Coréia comunista.
    Um presidente deve seguir as normas da diplomacia e dos procedimentos legais, deve ir ganhando ‘evidências’ contra os países da gangue dos 5, como eu chamei ao tal Conselho de Segurança.
    O Brasil não é o Irã, não é um país ameaçado de morte, como para ter que chamar a atenção internacional como faz o presidente deles.
    A Dilma não é Ahmadinejad e o Brasil está entre as principais potências, tem normas de discrição que deve seguir.
    Ela pelo menos, a diferença dos entreguistas ousou falar da situação num forum internacional, é um primeiro passo.
    Palavras da presidente:

    o estoque de armas nucleares escapa da fiscalização internacional mas “o desarmamento nuclear é fundamental para a segurança, pilar do TNP cuja observância as potências nucleares devem ao mundo”.
    O estoque de urânio nas armas desses países alança 2000 toneladas, a segurança desse material merece tanta consideração quanto aos materiais utilizados para fins pacíficos. Seria necesário FISCALIZAR AMBOS. É imperativo ter no horizonte a eliminação completa das armas nucleares. A ONU deve preocuparse com isso. Estudos apontam a deterioração desse material, sem falar da ameaça permanente dessas ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA apresentam para a humanidade. A posse desses arsenais por apenas algumas nações cria para elas direitos exclusivos. É resquício da concepção assimétrica do mundo formada no pos-guerra que já deveriamos ter relegado para o passado. Precisamos aposentar os arsenais nucleares e temos que avançar na reforma do CS.

    http://www.youtube.com/watch?v=on3de1od4NA
    .
    Parece que na antiga direita proamericana existe certa inveja.
    .
    Até existem simpatizantes do führer que na sua confusão acham que devem estar a favor de governos entreguistas.
    Imagina o que tivesse pensado o führer Lenin ou Stalin de caras como FHC Serra Kassab, os fuzilariam sumariamente por ousar falar contra o desenvolvimento militar do país ou besteiras como no caso do Serra que falou que os VANTS, os aviões não tripulados, eram discos voadores, e não passavam de produto da mente fantasiosa da candidata.
    Como é que muitos que se acham nacionalistas nunca mencionaram estes fatos???
    Por que se omitem de mencionar as aberrações dos entreguistas, como o discurso do FHC em Itaipu???
    .
    O mesmo que relacionar o governo militar com os nazistas nada mais ridículo, a esquerda ajudou muito para essa confusão acusando de nazistas ao governo militar, ridículo, o governo militar levou uma política contrária à aquela política dos nazistas na Alemanha.
    .
    Como colocou o NobruRJ, os nazistas levaram um país, do nada, devastado na guerra 14-18 e com escasos recursos naturais, para principal potência militar, é claro, também como pesquisou o colega, tinham uma economia sem juros.
    .
    Pedir o desarmamento é a retórica que corresponde neste caso, como pedir uma cadeira no CS, não significa que o Brasil seja ingénuo, são procedimentos da diplomacia e a jurisprudência internacionais.
    .
    Como colocou o Nabil Jaffal, onde estavam todos os que lotam os blogs pedindo impossíveis aos petistas? onde estavam nos anos dos governos entreguistas de FHC Collor e ainda mais?
    .
    Evidentemente a maioria de todos esses omisos enquanto aos governos da oposição não passam de viúvas do FHC.
    E falo eu, que votei no FHC e nunca votei no torneiro.
    .
    Diferenciar o governo atual do governo do FHC não quer dizer que a gente apoie o governo atual, eu sou oposição, eu sei que o PT não pode ou não quer, como comentou Blueeyes, levar o Brasil a potência militar.
    Mas indo emocionalmente contra o governo só mostra as feridas de alguém que não superou a guerra fria.
    .
    Eu adicionaria algo a mais ao colocado por o Nabil Jaffal, onde estavam os que hoje criticam o governo por não desenvolver a bomba atômica quando o vice José Alencar falou claramente do assunto, por que não publicaram na mídia seu apoio ao vicepresidente???
    .
    Eu sei o porque, porque são “oposição”, ainda sendo militares, são “políticos” que não querem reconhecer nada dos governos petistas, e assim não dá, sem ética nem conseguem um deputado.
    Os petistas não reconheciam nada quando eram oposição, mas quem cometa a mesma falta de ética vai ver um século de governo petista, o povo não é tolo.
    O Serra podendo ter ganhado, perdeu, podia ter ganhado porque a candidatura da mulher era fraca, uma pessoa sem experiência no debate público. Mas o cara perdeu, pelo mesmo, por falta de ética, ridículo.
    Total falta de ética, depois vem caras falando de “nossos políticos”, haja paciência.
    Quero ver um militar de alta patente IMPARCIAL, que não entre na politacagem, que sua bandeira política seja a verde e amarela.

  27. Gente! O coronel tem razão e ele está em seu papel. Eu concordo com a ideia básica dele (a opção por nukes). Entretanto, Dilma é chefe de estado e age em prol de seu país, mas não pode ter um discurso radical devido a função que ela representa. Vejam como é cuidadoso o discurso do Iran, e este tem muito mais poder militar que o Brasil. Tem mais que denunciar ao mundo as assimetrias e hipocrisias. O poder é assim mesmo: quem pode pode, quem não pode se sacode e a quem se sacode não lhe será permitido jamais poder…

  28. Será que nossas mentes mais brilhantes não podem bolar um jeito de neutralisar as armas nucleares?
    Será que não há um jeito de se iniciar uma fusão nuclear sem uma espoleta nuclear? Laser raios X, muons?
    Porque ninguém fala mais nada sobre o explosivo de gas nobre que libera muito mais energia que os compostos orgânicos tradicionais?
    E a mal contada estória do desmentido da fusão fria? Volta e meia pipoca alguma coisa sobre o assunto.
    Que tal armazenar anti-matéria?

  29. Olhem só esta que acabou de sair no Inovação Tecnológica:
    Energia
    Gerador ultra-miniaturizado de 2,5 MW vale por uma usina.
    Tá com muita pinta de ser o primeiro produto americano da fusão fria. Como se pode gerar tal volume de energia em um espaço tão pequeno? Um motor de carro médio gera cerca de 100 kW num volume dessa ordem. Como pode ser?

  30. Total conhecimento nuclear nós temos, para fazer a bomba e garantir a defesa de nossas riquezas basta de uma posição política.

  31. FELIX,vc está muito amargo e pessimista.Apesar da quantidade grande de corruptos,ainda existem homens de bem nesse País.

  32. 1) Nenhum país vai abrir mão de suas armas nucleares (Dilma enxugou gelo e devem ter rido da cara dela);
    2) Não adianta termos Forças Armadas e material bélico de ponta, se não tivermos armas nucleares e vetores para transportá-las até o alvo;
    3) Com soldos de fome, nenhum militar vai ficar motivado para trabalhar para políticos corruptos. Só se for para derrubá-los;
    4) As Forças Armadas precisam duma reforma total, assim como o Sistema Político Brasileiro. Os militares que nós temos, não são criativos e intuitivos, e nossos políticos, não possuem ética, formação intelectual e patriotismo.

    Eu quero saber o seguinte: Por que os nossos futuros submarinos não possuem tubos para lançar mísseis a 3000 km de distância ?
    Como FHC dizia: Assim não dá, assim não pode.

  33. Pois é Mariano, eu propus sim, a bomba de antimatéria, e mais, antes do Dandolo participar do blog kkk, ele começou no blog justamente 10 dias depois, o 4 de novembro. Dandolo vc já tem um ano colaborando com o blog, obrigado e parabéns.
    Vou colar aquele comentário. 24/10/2010

    Uma outra opção é o país apontar a uma tecnologia que ainda não esteja contemplada em tratados, tipo uma bomba de antimatéria. Ou seja não fabricar essa bomba, mas dominar a tecnologia.
    —–
    Quando acordou o gigante do norte ele fez sua bomba, naquela época uma bomba atómica era tão utópica como uma de antimatéria hoje.
    A bomba de antimatéria pode levar tempo, mas seria interessante já que a tecnologia do urânio está limitada por tratado, ir pra frente com a tecnologia de antimatéria.
    A idéia era mostrar que existem outras tecnologias de uso militar que o país poderia explorar. Também o país deve se preparar para a guerra biológica, e para o uso de laser como arma. Acho que o laser não está limitado por tratados.
    —–
    [*]Os americanos não só estão pensando na bomba de antimatéria, mas estão há anos planejando um foguete espacial propulsado por antimatéria.

    Esse foi o comentário, acho que neste blog já se discutiram o 99% das opções que tem o Brasil, rsrs.
    Os americanos tentariam incluir a antimatéria dentro do TNP. Mas poderiamos desenvolver a tecnologia.

  34. Também concordo que só com armas convencionais o Brasil não vai persuadir ninguém,mesmo que tenhamos 3 ou 4 vezes o poderio que temos hoje,o que já está se tornando um sonho.Por outro lado cada ano que passa mais países terão condições de construir armas nucleares,afinal de contas a sua tecnologia já tem mais de 70 anos.O problema maior é controlar quem pode ter essas armas,ou seja quem tem responsabilidade em tê-las,e não viver ameaçando os outros.Falam muito nos EUA que lançaram duas bombas sobre o Japão,mas isso foi feito como último recurso para acabar com a grande guerra.Se as bombas não tivessem sido usadas,teria havido uma carnificina muito maior,porque os EUA e seus aliados já estavam deslocando da Europa para o Pacífico,centenas de milhares de soldados para preparar um grande ataque ao território japonês.Eu diria que uma invasão dessas custaria a vida de 10 ou 20 vezes mais pessoas do que os mortos no ataque nuclear americano.Muita gente não leva em conta isso quando se fala nas bombas de HIROSHIMA E NAGASAKI,embora tenha sido uma grande tragédia esses ataques.Mas os EUA nunca falaram em exterminar o Japão,como tem hoje alguns países que querem desenvolver ou já possuem tais armas e vivem ameaçando outros de extermínio.Acho o Brasil ao contrário de muitos que almejam possuir armas nucleares um país de pessoas de grande responsabilidade e equilíbrio para possuir armamento nuclear merecidamente.É hora das nossas autoridade federais refletirem um pouco antes que seja tarde demais.

  35. Outra área que os países precisam se preocupar e até mesmo começar a discutir em grupo,e a NANOTECNOLOGIA que irá transformar com o tempo as nossas vidas para melhor e ao mesmo tempo não sendo pessimista também para pior.Acho o desenvolvimento dessa tecnologia muito mais preocupante que a armas nucleares,por que ela começa a ser desenvolvida por muitos países e sem existir por enquanto nenhum organismo internacional,que controle o desenvolvimento de tal tecnologia que vai como já falei,transformar as nossas vidas em certas áreas até radicalmente.Claro que sem dúvida isso inclui a parte militar que é a que mais preocupa.Gostaria que o colega BOSCO,fizesse um comentário sobre a utilização da nanotecnologia na área militar.

  36. Super F. a expressão do Coronel, isso devia ser impresso em 1 milhão de panfletos é despejados em cima do congresso so assim veriamos algum resultado porque a impressa leiga so ver noticia do seu interrese agora do estado eles não ligam pra nada, presidente esse foi um dos melhores recados que já vi que deveria ser executado nesse exato momento, senão a senhora que ta merecendo uns pohetes daqueles.

  37. Esse Milton Brás Cabral não entende de estrutura atômica e fica falando em arma anti-matéria, não sabe chegar a determinação das massas. Tenha o bom censo e vai fazer propaganda partidária nas ruas.

  38. Acredito que o governo brasileiro tem jogado corretamente o jogo da política de desenvolvimento e produção de artefatos nucleares. Ao contrário dos governos da Coréia do Norte e do Irã, o Brasil tem procurado desenvolver o seu programa nuclear de forma menos contundente politicamente falando.

    É de censo comum que a AIEA já fez várias incursões para obstruir a evolução do programa nuclear brasileiro com suas inspeções intromissivas, bisbilhoteiras, bem como a tentativa de adesão do Brasil a assinatura de novos compromissos abusivos e atentatórios a sua soberania, mas
    ao que tudo indica, o Brasil se apercebeu do seu erro inicial e está tentando contorná-lo, sem contudo criar os embaraços político-internacionais dos países já mencionados anteriormente.

    Vários são os especialistas que defendem a tese de que o Brasil está sim desenvolvendo uma arma nuclear, mormente após as publicações do físico PhD Dalton Girão Barroso, mas com jeitinho brasileiro de sempre conseguiu-se acalmar os ânimos dos mais exaltados e curiosos, prova da nossa capacidade e habilidade política.

    Não temos hoje um inimigo declarado, a nossa região é pacífica, temos o conhecimento específico, os meios científicos, os recursos naturais, a disposição e os motivos (dissuasão), ou seja temos o cenário perfeito e é isso que põe em dúvida a comunidade internacional e quanto menos o nosso governo se expuser melhor para o nosso programa. É a verdadeira arte da guerra: vencer sem confrontar diretamente.

Comentários não permitidos.