Irã revisou sua doutrina de defesa

© Colagem: Voz da Rússia

O Irã está pronto a atacar as instalações da defesa antimíssil da OTAN, que ficam no território da Turquia, caso haja ameaça por parte da aliança, comunicou este sábado o  chefe da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadeh.

Se algum objeto nos ameaçar, estamos prontos a golpear as instalações da defesa antimíssil da OTAN no território da Turquia e depois em outras regiões, disse Hajizadeh. Ele acrescentou que a política dos EUA e de Israel forçou o Irã a revisar a sua doutrina de defesa.

Agora Teerã vai  ameaçar em resposta à ameaça .

Fonte: Voz da Rússia

50 Comentários

  1. Essa é apenas mais uma ameaça do regime fascista de Teerã. Vide as ameaças semanais que o celerado Adolfinejad profere contra Israel. Mas caso o regime dos aiatolás cometa a estupidez de atacar território turco, vai chamar para si um holocausto de ferro e fogo. Vai conseguir unir contra si OTAN, Israel e CCG.

  2. É evidente que muitos vendem armas e conhecimento para o irã é o poder do ouro negro ,mas até mesmo a russia sabe o perigo que o irã representa para a paz mundial,é um pais arrogante,igual o iraque de sadan,onde anda o sadan!

  3. Rafael concordo contigo. A Russia está ajudando o Irã secretamente. A Russia não está vendendo armamento diretamente para o Irã, mas está fornecendo tecnologia para o Irã se desenvolver militarmente.

    Para a Russia é importante ter aliado como Irã por perto.A Russia já disse que vai colaborar com o Irão caso o país for atacado.

  4. A China tem empresas de defesa dentro do Irã e fornece tecnologia em troca de petróleo,claro,afinal nada sai de graça.

  5. israel será lançado no mar !
    Os eua já estão fudidos…perderam no Afeganistão e no Iraque.A força do Islam reinará em todo o Mundo.

  6. A Rússia protege o Irã em parte, se o Irã não provocar a Rússia vai proteger o Irã e evitar qualquer ataque sem provocação, mas se o Irã partir para o ataque confiando na proteção da Rússia pode quebrar a cara!

  7. Dhou, se a paz mundial depende dos paises serem subjugados
    e explorados pelos EEUA e amigos, então preparece para qdo
    a bola da vez for o Brasil. Ai você vai sentir como os Norte Americanos são bonzinhos. A propósito vc mora aqui no Brasil?

  8. É senhores diz um velho ditado que cachorro que muito latem não consegue morder ninguem, mas em mãos em contrario tb se diz que dependendo da raça, cachorro que latem tb mordem e chega a estrngular és um dos tais. É esperar pra ver no que vai dar, pode até não dar nada ´assim como pode dar muita Me..da e ai meus caros o mundo pode intornar o giro do seu iexo. rssss

  9. Cada viagem: Rússi e China fornecendo tecnologia para o Irã. OK, então cadê a aplicação destas tecnologias?

    Atacar bases na Turquia: é o mesmo que pedir para ser eliminado do mapa.

    A Rússia não vai defender o Irã, é mais fácil ela ficar com alguns campos de petróleo para ela rsrsrs

  10. O BRASIL ESTÁ INDEFESO!!!

    •Nenhum dos 23 jatos A-4 da Marinha pode voar. Isso significa que nenhum avião pode decolar do porta-aviões São Paulo.
    •Dos 219 caças da FAB, 72 (32%) estão em operação. Em março, eram 85
    •Dos 81 helicópteros da FAB, apenas 22 (27%) estão voando
    •Todas as nove baterias anti-aéreas do Brasil estão desativadas
    De acordo com o Estadão, o ministro da Defesa, Celso Amorim, já reclamou do pequeno investimento do governo brasileiro no setor, fazendo eco ao que os comandantes militares dizem há décadas.

    Segundo ele, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil é um dos países que menos investem em defesa entre os integrantes dos Brics, grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O orçamento atual da defesa no País representa 1,39% do PIB, enquanto a Índia investe nesta área 2,8% de seu PIB, e a China, 2,2%.

    FONTE: Época, via Notimp

  11. Rafael, o Ira sofreu um embargo de armas determinado pela ONU então a Russia Nao pode fornecer armas ao Iran (isso diretamente). Mas eles conseguem algumas brechas bara burlar essa resolução vendendo armas por intermédio principalmente da Siria (que e aliado do Iran). A Siria por exemplo deveria receber (Nao sei quantos foram entregues) 50 unidades do sistema Pantsir sendo que 10 seriam repassados ao Iran. Parece também que a Bielorussia e outro caminho. Fora o Pantsir também devem ter sido repassados nesse esquema outros sistemas militares como o S-300 (que o Iran nega ter recebido).
    Eles devem estar bem armados sim, vão dar trabalho principalmente se a Siria estiver ao seu lado. Inimigos comuns, Nao e dificil já que serão mais fortes juntos.

  12. Essa é apenas mais uma ameaça do regime de Teerã. Vide as ameaças semanais que o celerado Adolfinejad profere contra Israel. Mas caso o regime dos aiatolás cometa a estupidez de atacar território turco, vai chamar para si um inferno de ferro e fogo. Vai conseguir unir contra si OTAN, Israel e CCG.

  13. HMS TIRELESS disse:
    28/11/2011 às 07:52
    >>”Essa é apenas mais uma ameaça do regime de Teerã. Vide as ameaças semanais que o celerado Adolfinejad profere contra Israel.”<<
    ————
    Temos que ter paciência, e ser democráticos com as opiniões mas : Cara, na boa. Ou você está de pura má fé! Ou tem algum distúrbio… O Irã RESPONDE uma vez para cada 30 que é ameaçado por Israel. Para de falar essas infantilidades em sites de defesa/militares. As pessoas aqui acompanham porque gostam dessas notícias… Falando isso aqui, você passa vergonha. Não é a mesma coisa que falar na Ana Maria Braga, ou no Jornal Nacional. Onde o povo só viu o capítulo anterior da novela. Sem mais..

  14. O Irã deixou de ser notícia faz duas semanas quando a Rússia avisou publicamente que não ia permitir um ataque aos persas. Acabou o jogo.
    .
    Esse dia foi o começo duma nova guerra fria, aí a Rússia fixou um limite para os EUA. Israel e Europa otan não passam de peões dos EUA, nem dá pra comentar sobre eles, eles vão fazer o que mande o pentágono. Isso aconteceu faz duas semanas.
    .
    O jogo era montar um cenário para que os persas ou se renderam, ou se entregaram para os russos ou chineses, eu já comentei, os EUA não tinham problema que os russos ou chineses ficaram a cargo dos persas, o único que queriam era parar os caras. Os EUA sabem que para a Rússia defender muçulmanos ia pedir obviamente que os caras aceitaram deixar de lado sua ambição de independência (e futura potência).
    .
    No jogo participaram Rússia e China, deixando até último momento para negociar melhor, ou seja, Rússia, por exemplo, não queria defender um Irã independente, se os persas continuavam com seu sonho de independência os russos iam deixar avançar os EUA, simples. Não haverá potência islámica, por enquanto.
    .
    E é claro que mudou o cenário, e tanto Irã quanto Rússia mudaram sua estratégia. Como comentaram centenas de vezes os colegas aqui, o negócio dos banqueiros é o conflito e se possível a guerra. Eu já tb comentei muitas vezes, os EUA, os banqueiros, estão numa guerra contra o resto do mundo, contra todo aquele que nao aceite ser escravo financeiro, por isso também +1x o BR por enquanto não vai ser invadido tb não, porque nem precisam, porque somos escravos dos banqueiros Bilderberg ou como gostem chamar
    .
    (Illuminati por favor não, esse é o nome que esses ridículos querem que usemos, illuminati não, são só banqueiros, nem deuses egípcios nem descendentes dos ET, reptilianos e todas essas bobagens de americano ignorante)
    .
    Crianças americanas com pais totalmente brainwashed, ignorantes enquanto a geopolítica etc, aprendem fazer um vídeo e de imediato postam no youtube essas idiotizes.
    São só banqueiros.

  15. Diarun,
    Países periféricos como o Irã são apenas peões no tabuleiro.
    Se for atacado, nem a Rússia e muito menos a China irão fazer qualquer coisa, salvo a grita de costume para posarem de “politicamente corretos” e fornecer munição para os anti imperialistas de plantão.
    No fundo, estarão aliviados de não ter mais uma república islâmica atômica na região.

  16. É, concordo com o Rafael e, a despeito do que a maioria pensa, não se deve menosprezar as capacidades de qualquer país que seja. Isso é costume dos ianques, que só conseguem sua “esmagadora” superioridade nos filmes e omitindo verdades dos campos de batalha!
    Como a melhor potência militar do mundo eles são ótimos propagandistas!
    Vide as duas guerras do golfo… Quem conhece outras fontes mais confiáveis do que as “tradicionais” puxa-sacos do americanos, sabe do que estou falando.
    Sds

  17. Os estados unidos+ parte da otan +israel dessa vez terão de encarar diretamente dois países simultaneamente(Síria, Iran e quem posteriormente outros).
    No iraque? bom, da primeira vez após um ataque iraquiano, “respaldado” pelos eua, invadiram o kwait.. os eua fingiram que não haviam dado carta branca e retiraram o kwait do sadan(e não o venceram), mas botaram ali suas bases. Tentou uma segunda vez e conseguiu.
    Tentou afeganistão e agora está saindo de lá(colocaram mais bases), mas daki a 10 anos aquele país vai estar do mesmo jeito, com os talebas no poder.
    Estão falando que não tem como pagar a dívida pública, mas querem dar suporte a uma guerra contra dois países fortemente armados e acham que uma máquina grande pode resolver o caso… mas não é assim… uma guerra contra esses dois países duraria mais de 5 anos de intensos combates, a famosa guerra de desgaste…
    .
    Diante de um cenário desse, só digo uma coisa á “coalizão ocidental para a democracia made in USA”: A única coisa que vocês tem a favor é o seu otimismo e a sua arrogância.
    Não imaginem que israel poderia conseguir passear, como passeou durante a guerra de 67, lutando contra países árabes que ainda iam para campo de batalha com armas do século 19…
    Hoje em dia todos eles detém tecnologia pra construir um foguetinho básico de 400km a 2000km…. As coisas ali são muito perto, força aérea, terrestre é determinante sim. Mas com forca de vontade e milhares desses foguetinhos… você consegue deixar seu inimigo em pedaços… mesmo que o exército inimigo, consiga avançar sobre suas tropa mal equipadas.

  18. Só não invadiram o Irã ainda porque (penso eu) que o Irã já tem a bomba a muito tempo. Não uma bomba no sentido exato mas, uma bomba suja. que é possível a partir do urânio pouco enriquecido. Não faz um grande estrago na explosão mas, faz uma porcaria radioativa grande. Além disso armas biológicas eles devem ter também.E vale lembrar que hoje não é nescessário ter misseis de grande alcance pois, pode-se fazer grande estrago com mini nuks extrategicamente plantadas.

  19. O Irã só precisa ficar na dele,e não iniciar o conflito,ou seja não dar o primeiro tiro!
    Muitos defendem a ataque ao Irã,e fecham os olhos a campanha que há para desmoralizar esse país perante o mundo,esse suposto atentado que forças iranianas tramavam contra um diplomata saudita nos EUA é uma sandice sem tamanho!
    Falam do tirano Sadam Hussein mas esquecem que ele trabalhava para os EUA!
    Se esquecem que a maior comunidade judaica no Oriente Médio esta no Irã !

  20. Conversa vejo eu muita. Nenhum país Iraque, Libia, Kwait enfim, consegui levantar um avião. Se ficassem calados era bem melhor até porque revelam o que não deveriam revelar

  21. Mas Bosco, O Irã não seria uma espécie de obstáculo a mais para que a OTAN retarde seu cerco à Russia?=0
    E gostaria de saber sua opinião, se consideras eminente um combate englobando mais de 5 países.. considerando eminente como de 1 a 2 anos..

  22. Pega, seus grigos FDP ainda vão levar oque merece, por seus crimes de guerra é atentados contra a humanidade essa ipunidade tem de acabar, alguém ae sabe dizer o por que do Bush não ter sido preso por ter atacado o Iraque, forjando provas que não existiam contra a humanidade que as tais armas de destrição em massa nunca foram encontradas precisamos far algum antes que seja tarde.

  23. Me divirto muito quando vejo gente, que só posso qualificar como sem noção, aproveitar os espaços de informação para passar suas noções preconceituosas, sem qualquer embasamento nos fatos, para criticar de forma ofensiva com base apenas no que lêem, sem questionar a isenção da fonte, enfim, unicamente na palavra dos interessados no jogo. Desde que me entendo por gente, e não é pouco tempo de vida, jamais vi o Irâ atacar qualquer de seus vizinhos, inclusive no reves contra o Iraque o ataque partiu doe apoiado Iraque de Sadan, amigo à época de quem lhe partiu o pescoço por questões de interesse. Se algum ataque Iraniano já ocorreu lá pelos idos dos séculos mais remotos, quando ainda se chamava império Persa, na história recente não tenho conhecimento de qualquer iniciativa desse tipo. Vejo apenas diferenças culturais conosco, mas apenas essas diferenças. Diferente de seus detratores que avançam, agridem, inclusive criando teatros mentirosos para obterem opiniões publicas favoráveis a seus atos, que depois percebe-se ficam todos com cara de idiotas.
    A hoje retórica agressiva não sai de graça do Irã, ela é necessária e fruto da ação agressiva daqueles que os apontam. Diga-se de passagem lhes apontam sem nenhuma moral ou ética para isso, pois são esses os potenciais predadores.

  24. A russia Finge que ajuda o Irã isso sim, é esperar para ver. Os EUA está isolando cada vez mais a China do Petróleo, e controlando os petróleo dos países que ela já atacou anteriormente. E direcionando o petróleo para os EUA e UE. E isolando cada vez mais a CHina do acesso ao petróleo!

  25. Cão que muito late não morde ninguém.O Irã está assustado por isso está prometendo destruir todos os seus inimigos.E cada dia que passa eles ameaçam qualquer país que ousar atacá-los com contra ataque avassalador.Parece até o finado do SADDAM nos dias que antecederam as duas guerras contra o Iraque (1991 e 2003).Eu acho que já que as ameaças do Irã estão aumentando,estou com pressentimento que infelizmente a hora do ataque está chegando.O raça este tal do ser humano ,é guerra e mais guerra e pra completar uma imensa crise financeira.Será que vai ser preciso ocorrer um holocausto para darmos valor a tudo de maravilhoso que DEUS tem nos dado de precioso que é a vida e esse planeta perfeito chamado TERRA?

  26. De toda a forma são as guerras que modelam a ordem social humana!Vamos ver depois dela como é que ficam as coisas, se os EUA vai continuar sustentando sua moeda com a maquina de impressão, se o Euro ou Israel sobrevivem? Percebam que uma guerra tem também seu lado positivo geoestratégicamente falando!

  27. Tambores de Guerra – Irã ameaça ensinar aos
    .
    EUA “verdadeiro significado da guerra”
    .
    Ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi O ministro da
    .
    Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, avisou aos Estados Unidos

    .
    que seu país está preparado para ensinar “o que
    .
    significa uma verdadeira guerra”.
    .
    “O Irã é muito forte neste momento e está preparado para
    .
    mostrar aos EUA o que significa uma autêntica guerra, se
    .
    eles realizarem um ato de loucura”, disse Vahidi perante
    .
    uma multidão de Voluntários Islâmicos na cidade de
    .
    Bushehr, informaram a imprensa local.
    .
    As frequentes notícias sobre armas e preparação bélica e os desafios às potências “arrogantes”, especialmente EUA e Israel, aumentaram no Irã depois que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) demonstrou sua suspeita que o programa nuclear iraniano tem uma vertente militar.

    Vahidi advertiu este domingo que “os que ameaçam a nação iraniana devem decidir até que ponto estão dispostos a se sacrificar e quantos deles estão dispostos a morrer”.

    “Também devem saber por quanto tempo poderiam suportar uma guerra e em que medida tolerariam ver afundar seus navios de guerra e ter em mente como vão se proteger dos golpes destrutivos e poderosos dos mísseis e foguetes do Irã”, acrescentou.

    O ministro advertiu ao governo dos EUA que não devem crer que tem experiência em guerras, porque no Iraque o regime de Saddam Hussein “se rendeu” e no Afeganistão ocuparam o país porque “não havia ninguém para lutar”, mas agora, “sua situação em ambos os países é muito adversa”, com uma resistência crescente.

    Além disso, os iranianos advertiram que não duvidarão em recorrer à guerra econômica e que, se forem atacados, podem cortar o Estreito de Ormuz, pelo qual sai um terço do petróleo que se consome no mundo.

    Isto poderia criar escassez de petróleo em muitos países, disparar ainda mais os preços e provocar uma hecatombe de consequências imprevisíveis em uma situação de crise que já afeta grande parte do mundo

  28. É difícil expor alguns comentários no blog porque a Liga da Justiça de plantão faz um forte patrulhamento intelectual e ideológico, marcando serrado.
    Não torço para que haja um ataque americano/israelense ao Irã, muito pelo contrário, e temo que meu comentário seja mal interpretado, mas como diz um velho ditado árabe,”somos responsáveis por aquilo que falamos e não pelo que os outros entendem”.
    Voltando ao assunto, as chances do Irã não são muito boas tendo em vista o grande potencial dos forças americanas.
    Um ataque preemptivo americano contaria com mísseis Tomahawk Block IV e bombardeiros B-2 na primeira onda.
    Essa “primeira onda” irá degradar seriamente a capacidade de defesa antiaérea e a capacidade de contra-ataque iraniana com mísseis balísticos.
    A capacidade dos mísseis Tomahawk Block IV de receberem atualização via data-link em tempo real durante todo o percurso e a ligação direta dos B-2 aos satélites Lacrosse dotados de radares de abertura sintética é vital para que os lançadores móveis de mísseis iranianos (sup-ar, balísticos e de cruzeiro) sejam atingidos num primeiro ataque, abrindo caminho para um ataque mais abrangente por parte dos israelenses às usinas nucleares e a outros alvos estratégicos.
    Claro que as defesas dos países atacantes deverão estar de sobreaviso para um contra ataque já que é absolutamente impossível que todos os meios iranianos sejam neutralizados num primeiro momento.
    Também deverá haver perdas substanciais de aeronaves já que é igualmente impossível neutralizar as defesas antiaéreas, mas os meios à disposição das forças armadas americanas tem potencial de causar um impacto substancial independente de quão preparados os iranianos estejam.

  29. O “ataque preemptivo” aí é por minha conta, mas mais politicamente correto seria “ataque preventivo”.
    O poder da “primeira onda” americano não é absoluto, claro, mas é capaz de degradar a retaliação iraniana a um ponto em que seja absorvida e tolerada.
    Há anos os americanos vêm se especializando em atacar “alvos de tempo crítico” (TCT), tais como os lançadores móveis de mísseis balísticos e de cruzeiro e os sistemas móveis de defesa antiaérea, tão em voga no Irã e pasmem, na Coréia do Norte.
    Eu creio que se houver, a incursão americana será rápida, provavelmente não durando mais que 3 ou 4 dias e com objetivos estratégicos bem definidos.

  30. Eu tamben concordo com todos os que dizem que um ataque do Irã a Turkia vai sim destruir os sistemas anti-misseis localizados lá. E se eles atirarem sobre Tel-Aviv vai matar muita gente de Israel sim. E o que os EUA e o Israel podem fazer?? Destruir alguns bunckers aonde há possíveis artefatos atomicos sendo engendrados.
    Assim para fazer valer a resposta que o Irã vai dar é só fazendo uma invasão total como foi no Iraq, oque eles não tem muitas condições de responder assim agora.

  31. Infelizmente ou felizmente (não me cabe julgar), os iranianos não têm poder de fogo para poderem adotar uma doutrina a “la Bush” como a estabelecida na Estratégia de Segurança Nacional.
    Aqui não cabe julgamento de se eles têm ou não direito de terem uma estratégia preemptiva eatacarem primeiro, furtando um ataque iminente.
    É questão de terem ou não capacidade de adotarem tal estratégia.
    Salvo engano, eles não têm.

  32. Se o Brasil fosse uma nação séria ficaria bem quieta e bem armada. Quando o resto estiver bem fraquinho, com nosso potencial alimentar podemos mandar no pedaço, mas isto seria o certo, o inteligente, o oportuno. Como falamos de Brasil o negócio é entregar para os outros: viva a privatização dos aeroportos, …viva… , a iniciativa privada é o bom. Quem diria PT privatizando e ainda defendendo que o melhor é privatizar… LULA e FHC para 2014… e quem vai ser o vice? Tira na moedinha, pois tanto faz, tudo igual. Rapidinha 50% da produção de alcool (biocombustível) ja estão nas mãos de estrangeiros… viva “Rosseto” … hahaha ou será que choro?

  33. Julio Brasileiro disse:
    28/11/2011 às 14:32
    “Desde que me entendo por gente, e não é pouco tempo de vida, jamais vi o Irâ atacar qualquer de seus vizinhos,”
    .
    Desculpe meu caro mas sua assertiva não resiste a um confronto com a realidade posto ser um equívoco afinal O Irã ARMA E FINANCIA dois grupos terroristas, Hamas e Hezbollah para que este travem uma guerra assimétrica e de desgaste com Israel. Tudo bem que o manual do politicamente correto da esquerdalha imponha que chame esses grupos de “grupos de resistência” mas hipocrisia tem limite.

  34. NobruRJ:

    Desculpe mas quem se mostra sem noção aqui é você, que repete sem trocar uma vírgula o discurso imposto pela mídia aparelhada a serviço do DIP do ParTido.

  35. HMS TIRELESS disse:
    29/11/2011 às 00:10
    ==========================
    HMS, a CIA é santa.. tem nada a ver com estes grupos terroristas que só pensam em MORTE, e não em VIDA( como a geração coca-cola.. beatles..) e a OTAN quer o bem da humanidade!(Hipocrisia o quê! Defendem o petróleo pois sem ele a humanidade não existe!)..
    Mas quanto à estes grupos terroristas… existiam antes dos conflitos?(que foram forjados! por quem?! Ah! Não vou cometer este sacrilégio! Meu Refri que o diga!)

  36. Sr Bosco,
    .
    .
    Na forma bem técnica,deixando de lado as porcas e os parafusos.
    .
    Tecnicamente o senhor é infalível;más só uma pergunta,da forma como o senhor coloca as coisas em questão tão técnica;que seria um verdadeiro passeio na Disney um ataque dos EUA ao Irã….então…porque os americanos não fizeram isso antes?
    .
    Provavelmente tais armas,que o senhor mencionou tão tecnicamente,foram todas usadas no Afeganistão e não sobrou uma para ser usada no Irã…só se for.
    .
    Com certeza, os Talibãs,aquele exército de mal trapilhos, concorda com tudo isso que o senhor acaba de expor….tecnicamente é claro-Rsrsr…..

Comentários não permitidos.