Defesa & Geopolítica

Martelly inicia processo para restabelecer as Forças Armadas haitianas

Posted by

Presidente do Haiti, Michel Martelly

O presidente do Haiti, Michel Martelly, anunciou em 18 de novembro a criação de uma comissão civil que se encarregará de preparar um calendário para restabelecer as Forças Armadas desse país caribenho, dissolvidas há 17 anos, após décadas de golpes militares e influência militar na política.

“A ordem presidencial de criação desta comissão será publicada e ela terá 40 dias para preparar um plano para restabelecer as Forças Armadas, o qual deverá ser apresentado no próximo dia 1º de janeiro”, disse Martelly durante um discurso em Porto Príncipe.

“A comissão trabalhará com sabedoria, respeitando a Constituição, mediante consulta a diferentes setores”, prometeu Martelly em uma cerimônia assistida por membros do governo e diplomatas estrangeiros.

Diversos ex-presidentes do Haiti estavam presentes, entre eles o ex-General Prosper Avril, autor de um golpe de Estado em 1989.

O presidente haitiano acrescentou que, uma vez restabelecidas as Forças Armadas, “poderemos pensar na retirada das tropas da ONU”, referindo-se à MINUSTAH, a missão internacional de Paz no Haiti.

Tão logo assumiu o poder, no início do ano, Martelly deixou claro que gostaria que as forças da ONU se retirassem do Haiti, e insistiu em que o país necessita ter Forças Armadas “modernas”.

Enquanto as Forças Armadas são restauradas, Martelly disse que tinha intenções de reforçar a Polícia. “Conto com os amigos do Haiti para nos ajudarem nesta tarefa”, acrescentou.

Antes de serem desmanchadas há 17 anos, as Forças Armadas haitianas contavam com cerca de 8 mil homens.

Fonte: Diálogo

11 Comments

shared on wplocker.com