Produção de helicópteros coloca Brasil entre gigantes mundiais

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/04/DSC009131.jpg

A partir de 2012, País começa a fabricar nova geração de aeronaves para as Forças Armadas em parceria com empresa franco-alemã

Fonte: iG Rio de Janeiro

Flavia Salme

13/04/2011

Nova geração de helicópteros das Forças Armadas

Em 2012, o Brasil começará a produzir uma nova geração de helicópteros militares e poderá ter uma das quatro maiores empresas mundiais do setor. De tecnologia franco-alemã, os EC 725 serão montados em Itajubá (MG), com investimento total de R$ 420 milhões. As Forças Armadas receberão 50 modelos até 2020, ao custo de 1,8 bilhão de euros.

A produção brasileira do EC 725 será feita pela Helibras. A fabricante de helicópteros – única na América Latina – é controlada pela multinacional franco-alemã Eurocopter, que possui unidades de negócios na França, Alemanha e Espanha. A expectativa é de que a fábrica brasileira produza tanto quanto as empresas instaladas nos países associados.

Como haverá transferência de tecnologia, o grupo não quer que a Helibras fique restrita à produção militar e já foca em áreas como segurança pública, petróleo e gás. O próximo passo para atrair o mercado será a construção de um simulador de voos no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a Helibras responde por 4% do faturamento total da Eurocopter, cuja receita anual é estimada em 170 milhões de euros.

As três primeiras aeronaves da frota foram apresentadas nesta terça-feira (12) na 8ª edição da LAAD Defence & Security, na capital carioca. A feira de equipamentos de segurança e defesa também reúne produtos para o mercado governamental – Polícia, Bombeiros e Forças Armadas.

Os novos modelos pretender dar agilidade no transporte de tropas para operações militares e de busca e resgate. “Também serão usados no controle da chamada ‘Amazônia azul’, onde ficam nossas reservas petrolíferas”, afirma o almirante Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha.

A produção nacional existe desde 1978, mas o Brasil só fabrica helicópteros AS 550, conhecidos como “Esquilos”. O modelo é bastante utilizados pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

De acordo com especialistas, as quatro maiores empresas mundiais são a Eurocopter, Agusta (Itália), Sikorsky (EUA) e Bell (EUA). A parceria entre Helibras e Eurocopter foi impulsionada em 2008, com a criação da Estratégia Nacional de Defesa pelo governo brasileiro. Atualmente, 11% do valor agregado nos três modelos EC 775 entregues às Forças Armadas são nacionais. Significa dizer que equivale ao percentual de peças e componentes fabricados pela indústria brasileira. Por contrato, até 2020, o Brasil terá de projetar e construir seu primeiro modelo com 50% de “valor agregado” nacional.

“Esses helicópteros são os mesmos usados pela Petrobras para levar funcionários às plataformas de petróleo. Porém o deles é um modelo civil, EC225. As aeronaves militares serão adaptadas”, afirmou Sérgio Roxo, gerente de vendas militares da Helibras. “Os do Exército, por exemplo, receberão duas metralhadoras laterais. Os da Marinha vão carregar mísseis. Todos terão um sistema de defesa passiva, que detecta ataques externos.”

Fonte: Último Segundo

32 Comentários

  1. E.M.Pinto e demais Moderadores==> Kd projeto de míssil um MANPAD (Man-portable air-defense systems), que o brasil esta fazendo, parece que seria para este ano de 2011 os testes finais????
    Alguem pode me informar que esta no LAAD???
    Esta com uma espectativa grande desse Projeto???

    Obrigado

  2. Isso de produzir helicopteros são palavras maiores

    o que faremos sera produzir pouco mais que parafusos.
    mais bem isso será uma montadora.

    Nem é fabrica, nem é nacional.

    é uma montadora estrangeira no Brasil

    que pouca ambição temos. (podendo entrar de cabeça numa associação com a Africa do Sul pra uma coisa dessas, ja que eles estão mais adiantados que a gente)
    agora esperamos mais 10 anos de promessa, pra no final de tudo, se tivermos sorte e não nos enganarem como com a helibras, teremos um indice de nacionalização de 50%

    fabricaremos parafusos,cadeiras, vidros, portas e tambem o radio roadstar com um CD da cavalgada das valquirias que equipará o nosso heli merde in Brasil
    de quebra colocaremos no um plastico, no vidro da cabina dizendo:
    Jesus me ama, mais eu sou espada.

    E viva o Braziu ziuuuuuuuuuuuuuu

  3. Cavalo dado não se olha os dentes????
    Entregamos nossos mercado,
    mais o sulamericano (se bem que nunca tivemos, pois nada produziamos em termos de helis).
    estiveram sempre de olho no imenso mercado Brasileiro não sío militar como civil (Petrobras…).
    e ainda nos enfiaram, 1,8 bi euros.
    excelente helis – negócio péssimo.
    Estamos a 60 anos com as montadoras – hoje até a India e China tem sua montadora e ainda não produzimos um carro com motor a explosão nacional.

  4. Séra que vamos avançar somente com isso montando projetos do outros, vejamos oque motivou os EUA, e a RUSSIA, desenvolverem suas armas, é olhem pra eles, diferente de nós ficamos choramingando entre os 4 cantos do mundo nos ajudem a monta nossas industrias, isso é o mesmo que chamar de incapacitados, muitos anos atras o Coronel do ITA, disse se pedimos dos EUA, umas peças eles fornecem agora se tu falar que é para o programas da base militar de Alcantara no Maranhão eles não vendem nem um prego, é que disse que isso que iremos receber é o top-do-top, abram os olhos se fossem assim já teriamos comprado o projeto no mercado negro da Bomba Atômica.

  5. Gil,

    Muito bom comentario. Quem nao faz motor, airframe, as pas, armas, misseis nao faz nada..cadeira ,vidros e porta.haha e olhe la se ate la os Chineses nao fazem tudo por um terco do preco, ja que usam escravos a precos de banana.

  6. Por que nós brasileiros buscamos “fantasias” sempre lá fora! Temos que mudar esta História! Somos competente e podemos desenvolver todo nossos Armamentos Militares Necessário para a nossa Defesa.Sinto que o Brasil tem que agir… seguindo o primeiro passo : É investir em uma Educação de Verdade … o segundo passo é ver a Defesa com seriedade, por que, estamos atras do CS e não fazemos nada para merecer! Por quer o desenvolvimento um vetor nacional(Caça) não feito aqui? Tudo isto, está gerando um Império financeiro à terceiros. __O Domínio Tecnológico no setor Aeroespacial é tão lento (…tenho certeza que é de propósito… a Idade da criação da NASA é igual a Início da nossa(AEB_primeiras pesquisas). Enquanto que, “EUA” estão no cosmo , nós não saímos ainda do chão de Alcântara! Que falta de “criatividade” ou seja, isto é Brasil-Político-Esmola. Agora querem ressuscitar à Lei do desarmamento (Os Políticos).Veja, “eles-políticos” tem sua própria Segurança particular para o resto da vida e, nós mortais (Brasileiros assalariados) não sobra nada!Não existe segurança neste país e, nós temos o direito constitucional de nos defendermos à nossa família, por que o Estado é inerte a tudo isso!?__Vou menciona uma boa ideia pra “Brasília”, por que não criar “leis*” para combater à dengue, à malária, à miniggite, o calazar que assolam a população brasileira, quando menciono “Leis” estou mencionando pesquisa, ou seja, desenvolver vacinas. Acorda população!__ Agora querem um novo um plebiscito para o desarmamento para esconder a “nossa” deficiência infinita.., Segurança(Fronteiras Abertas…produz drogas pra brasileiros) e à Saúde-Tupiniquim é caótica… sem falar da infraestrutura dos aeroportos, cais, estradas que estão estagnados. A quem vamos pedir socorro? A você Brasileiro Verdadeiro diga não a Este interesse Particular desta medíocre ideia do desarmamento…Estarei aqui… Brasil!

  7. Em quantos lugares do mundo helicópteros são montados ? Tem cada uma einh ? Sempre os mesmos que não conseguem ver nada que presta no Brasil..Esse pessoal tem a mente deformada pelo imperialismo. Desde crianças ouvem que nos não somos nada e acreditam nisso. Ainda bem que são minoria e insignificantes para o país..

  8. Sem um projeto, produção, montagem e manutenção, 100% nacionais, continuaremos sempre na mesma: trabalhando para os outros.
    Essa empresa nacional não consegue fazer algo assim sozinha?

  9. Fala kamaradas…
    Acho q alguns kamaradas estão equivocados:
    Segundo o comunicado da FAB, as cláusulas de compensações incluem a atuação de empresas brasileiras nas seguintes atividades:

    1) Produção de displays aeronáuticos e de componentes dinâmicos.

    2) Instalação de linha de produção da aeronave EC-725, manutenção de terceiro nível e desenvolvimento de versões operacionais.

    3) Produção de estrutura intermediária em composite (fibra de carbono, entre outras).

    4) Produção de estrutura metálica do módulo traseiro e de painéis em material composto.

    5) Produção e suporte de motores.

    6) Montagem e suporte de manutenção do piloto automático.

    7) Montagem e manutenção de equipamentos aviônicos.

    8) Desenvolvimento de integração de míssil ar-solo.

    9) Desenvolvimento e integração de sensor eletroótico.

    10) Desenvolvimento de simulador de voo.

    11) Desenvolvimento de helicóptero de pequeno porte.

    12) Desenvolvimento, integração e produção de sistemas de missão e de proteção da aeronave.
    http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1022:producao-do-ec-725-no-brasil-trara-novas-tecnologias&catid=35:noticias&Itemid=55
    ——
    Kamaradas…eu sei q o Brasil já deu muito motivo para vcs o ridicularizarem desta maneira, massss a realidade está começando a mudar.
    Vejam oq está escrito na END (Estratégia Nacional de Defesa) a respeito dos Heli’s:
    2.O Ministério da Defesa, em coordenação com os Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Ciência e Tecnologia e com as Forças Armadas…com ênfase para o desenvolvimento e a fabricação, dentre outros, de:
    – helicópteros de transporte de tropa, para o aumento da mobilidade tática, e helicópteros de reconhecimento e ataque;
    http://www.fab.mil.br/portal/defesa/estrategia_defesa_nacional_portugues.pdf
    —-
    E se os kamaradas tiverem a curiosidade de ver a END, perceberão q está havendo avanços claros e significativos.
    Falow

  10. DOCE ILUSAO, o Basil vai ser um gigante, vai ser não, o Brasil e um gigante só que adormecido e tá sendo dificil acabar com essa hibernação, todo mundo sabe que a helibras e apenas uma montadora, ela simplismente não produz nada só monta ou seja uma ilusão, e só bla-bla-bla e bla,bla o nosso mini-stro nelson bobão jobbbnnn cancelou
    o contrato dos sh-2 sabre sob o pretesto de que mesmos estavam dando problemas tecnicos e cancelou os sh2 sabre são os unicos helicopteros que verdadeiramente tem poder de fogo e intimidação das nossas forças armadas, e o que dizer dos ec-725 que os motores superaquecem em poucas horas de uso limitando o seu uso e pondo em risco nossas vidas digo nossas vidas porque derrepente cai um desses em cima de nossas cabeças. um abraço amigos

  11. Estamos deixando de ter helis de verdade Chinook, Apache e Uh-60……para ter Esquilo Pantera e Caracu..

    Muito obrigado Apertaparafusobras.

  12. HA UM ERRO NA CHAMADA,nao produzimos helis,apenas montamos,acredito que sabemos qual e´a diferença!ATE o Haiti pode montar helis,basta ter mercado interno para os bichinhos,nos somos grandes consumidores de helis,produçao requer tambem projetar e desenvolver macacada!

  13. Caro Fabricio, temos ciencia, e continuo a dizer,
    é uma empresa francesa com algumas empresas brasileiras que se habilitarão a fornecer peças.
    A helibras enquanto sendo ações de maioria brasileira os franceses nunca se interessaram nem mesmo em prestar uma boa manutenção..
    A hélibras é uma empresa Francesa, os interesses de produzir e o que produzir e quem vai produzir, é uma decisão que parte de solo frances.

  14. A questão é que estamos recebendo a tecnologia para futuramente desenvolver um heli aqui.
    e como ja foi mostrado pelo fabricio, MUITA COISA agente já tem aqui e vai fazer aqui.
    Dizer que agente não tem tecnologia pra ter um heli é mentira, a ‘brasileirada imperialista entreguista’ já esta criticando sem fundamento nenhum.
    Dizer que agente só é montadora também mentira, por que produzimos coisas aqui sim.
    E tem muito pais ai que vive de compra, nunca montou nem um carro dentro do pais.
    Vocês dizem que estão com fome segurando um pedaço de pão nas mãos.

    e a hélibras é um empresa francesa?
    É sim…. a Eurocopter ser acionista majoritaria não torna ela francesa..
    mas depois dessa, vou me retirar.

  15. Numa montadora é preciso alguem para interpretar os projetos e programar a produção. Um engenheiro de produção com o olhar treinado, pode dominar o projeto em pouco tempo. É assim que os chines fazem.
    alem disso no caso dos carros do brasil, muita coisa da tecnologia automobilistica já esta dominada por engenheiros e empresas brasileiras, so que montar um carro 100% nacional, brigando com as marcas internacionais não é brincadeira.
    é necessario incentivos as pessoas que trabalharam ou trabalham em multinaciosi a usarem o que aprenderam em um empreendimento. O BNDS deveria caçar este pessoas e obrigarem eles a criarem empresas.

  16. Uma multinacional em territorio Brasileiro emprega tecnicos e m’ao de obra Brasileira que lida no dia a dia com a cria;’ao e a produ;’ao e sendo assim estamos assimilando e aperfei;oando conhecimentos.No Jap’ao apenas faziam palitinhos para se alimentarem e compraram um primeiro radio de pilhas Americano,acharam fantastico,resolveram copiar e miniaturizaram tornando-sem uma potencia tecnologica.Quem mete a m’ao na massa e mexe a bunda aprende,se desenvolve,inova.Quem fica parado reclamando da vida,esperando fevereiro para se esbaldar,o tempo passa e as oportunidades tambem e fica ultrapassado e sem op;’ao de competir.

  17. Chinook,Apache,U-60 ne e n’ao so com TT mas com TTT-Total Transferencia de Tecnologia neh mesmo e quem sabe ainda mais F16,F18,F22,F35,uns 3 NAes,5Subs Nucks,Canhao Eletromagnetico e o fantastico derrubador de OVINIS o Missel Flash.Acreditar nessas coisas eh o mesmo que acreditarmos em papai Noel.Para termos estas coisas teriamos que hipotecarmos o Brasil aos Yankees dando-lhes nossas riquesas e futramente comprando-as deles como produtos acabados e ainda sendo boicotados nos que nos repassariam e fora os condicionamentos e pressoes.Perguntem ao EB se nao estao satisfeitos com os MIs.Ate mesmo a FAB ja refutou na LAAD2011 a falsa informacao PIG de que os MIs estariam contigenciados e garantiu ao fabricante que o projeto dela saira ainda em 2011,eles tambem querem os MIs.So quem acredita nos EUA eh a direita reacionaria e os PIGs,mais ninguem.Se para termos suas fantasticas maquinas do jeito qe nos queremos tivermos de abrir mao de nossas riquesas e nossa soberania a frase dita na lata na cara da Hilary no dia da posse por nossa Presidenta que a gringa tinha interrompido suas ferias e veio saltitante de alegria pensando que ia se criar e acabou nem ficando para a audiencia particular do dia seguinte…~A SOBERANIA E OS RECURSOS DO BRASIL SAO INQUESTIONAVEIS E INEGOCIAVEIS~

  18. O modo brasileiro de assimilar e aperfeicoar conhecimento das multinacionais esta nos deixando ( para trás) atrás da China, India,……… a lista ta ficando cada dia maior, Ha < Ha, Ha……..
    O Brasil não teve nem coragem de peitar as multinacionais de veículos e bancar um industria nacional de veículo com motor nacional.
    Já houve justificativas que não temos competencia nem mercado, Ha, Ha,…60 anos depois.

  19. NILO….A unica vantagem que vejo de termos uma industria automobilistica pura Brasileira é de status e nada mais.Temos condições e competencia para construirmos qualquer veiculo.Nossas montadoras que dão lucro ao Brasil e aos fabricantes,capacitam e se aperfeiçoam ate mais que as em outros paises das mesmas marcas.Muitos falam do descaso do governo a industria belica nacional.Esquecem que quando levamos um super calote de Saddan Hussein praticamente nosso industria belica quebrou e se alguma coisa restou foi pelo socorro do governo.Aquele que pensa que o BRASIL tem uma capacidade de industria belica convencional ultrapassada ilude-se e muito.E ainda vou mais alem,ate uma boa parcela estrategica de nossa industria não militar e não de defesa ja é a muito tempo preparada para em caso de guerra converter-se rapidamente.Por não ostentarmos misseis intercontinentais com ogivas nucleares,por não ter-mos vetores 5.0,muitos NAes e Subs Nucks não significa que sejamos essa mosca morta que muita gente pensa.Sempre nessa area trabalhamos em segredo e assim somos o que hoje somos.Com todo contigenciamento e defasagem,em nosso continente excluindo os EUA podemos fazer frente com qualquer e nos temem e nos respeitam.

  20. Precisamos ter vergonhol no carol. Nem carros genuinamente nacionais fabricamos.
    Isso é uma vergonha internacional.

  21. O nosso Querido Brasil estar pagando um preço muito alto por nao ter investido em pesquisas e tecnologia. Fica mendigando migalhas em outros países.

  22. Gostaria de pedir aos editores que publiquem um tópico sobre o novo fuzil da Taurus e/ou da IMBEL.

    Eles foram apresentados na LAAD 2011 e surpreenderam os sites relacionados ao tema de defesa.

  23. Revolveres Taurus desde a decada de 70 eram usados pela policia montada do Canada e os EUA os usavam a muito tempo.Agora por anos seguidos pistolas Taurus vem sendo premiadas nos EUA como as melhores.Ate alguns anos atraz a coqueluche em lojas de armas Americanas era uma pistola Brasileira que eu nunca tinha ouvido falar PT-99 de cano longo.Produzimos muito armamento convencional que o Brasileiro nunca viu.A Taurus atravez de um importante fornecedor esta se tornando preferencial fornecedor de armas leves da OTAN.Essas coisas não se mostram aqui e não se falam,quando falamos do que é nacional é sempre para denegrir ou menosprezar.

  24. Dandolo somos uma potencia agricola contudo, não possuimos uma fabricante nacional de grandes tratores.
    A Agrale produz tratores de pequena potencia com motor MWM, norteamericana.
    Somos uma nação de advogados e sociologos (desculpe nada contra esses profissionais), se voce me entende.
    O Japão – A China – A Russia, mesmo com Grandes fabricantes de aviões regionais como Bombardier, Embraer e Airbus…decidiram mesmo tardiamente entrar no mercado de aviões de regionais.
    Bem pelo que parece só nos que não gostamos de STATUS, mas os coreanos o indianos japoneses russos americanos chineses, italianos, franceses, alemães (esqueci de alguem??)……todos adoram Ha, Ha……

  25. NILO…Essa gama enorme de fabricantes de aviões e maquinas voce ja parou para observar qual deles montam ou fabricam aviões ou maquinas nacionalizadas?Ate o Sudeste Asiatico que tornou-se a maior area montadora de tudo recebe a tudo em kits de procedencia duvidosa e ate refugo industrial.Temos no Brasil um turbo-reator quase que pronto e um motor-foguete ja em testes que de tão potente derreteu.Essas inovações nossas são segredos de estado.O que de melhor temos neste pais são nossos cientistas,tecnicos e centros-tecnicos civis e militares que trabalham em segredo com total descaso publico e por puro patriotismo.Lembram quando falei de um projeto que revolucionaria lançamentos de foguetes e muitos riram,o canhão laser,tecnologia e projeto desenvolvido no Brasil que contou com interesse Americano.Olha ja a algum tempo falo de um sistema de orientação independente que se orienta por si mesmo ou seja,misseis,foguetes,aeronaves,navios e tudo o mais não precisariam estar conectados a satelites ou sistemas para se orientarem e ainda pode utilisar tanto o sistema Americano como o Russo que são os unicos sistemas de orientação disponivel.Não sei em que grau esta este projeto pois é secretissimo.Por termos bandidos politicos,empresarios olhos grandes e toda uma gama de vendilhões e trairas e ainda um povo omisso e uma desigualdade social enorme não significa que o Brasil seja pré-historico em tecnologia e capacidade de criação.

Comentários não permitidos.