Estaleiro espanhol faz oferta de 11 navios ao Brasil

http://2.bp.blogspot.com/_NjHp5DLYx9o/TOkJUoBAm2I/AAAAAAAAAys/9i8iBmVk01c/s1600/Cristobal%2BColon%2BF-105%2B3.jpg

O estaleiro público espanhol Navantia apresentou uma oferta ao Brasil para participar de uma licitação de construção e venda de cinco fragatas, cinco navios patrulheiros e uma embarcação logística, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

A proposta espanhola foi apresentada às autoridades brasileiras na segunda-feira passada, conforme detalharam nesta quarta-feira em entrevista coletiva no Rio de Janeiro o executivo-chefe da Navantia, Luis Cacho, e o secretário de Estado de Defesa da Espanha, Constantino Méndez.

“É o passo inicial. Agora precisamos manter um diálogo muito intenso e ativo”, disse o responsável da Navantia na conferência realizada por ocasião da feira Latin America Aero & Defence (LAAD), ocorrida nesta semana no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a oferta contempla a construção local de todos os navios, com exceção da primeira fragata da série, que seria fabricada em um estaleiro espanhol.

Como parte da proposta, a Navantia apresentou um “amplo pacote” de transferência de tecnologia, que permitiria a gestão da mesma por parte da Marinha brasileira.
As fragatas estão equipadas com o sistema de combate Aegis, desenvolvido pelos Estados Unidos, que poderia entrar no acordo de transferência tecnológica com a aprovação de Washington.

Méndez explicou que, com o “aval” do Governo espanhol, os Estados Unidos aceitaram ceder esta tecnologia a outros países que adquiriram navios da Navantia e citou o exemplo recente da venda de fragatas à Austrália.

“A Espanha aprovará a transferência de tecnologia. Estados Unidos e Brasil são aliados confiáveis”, destacou o secretário de Defesa espanhol. Em suas palavras, o sistema Aegis é um “elemento diferencial” da oferta espanhola, que está em poder de um número “restritíssimo” de países.

Outra das vantagens, segundo Cacho, é a “flexibilidade no desenho” dos navios espanhóis, o que permitirá adaptá-los às necessidades operacionais da Marinha brasileira.

A proposta da Navantia também prevê a participação da indústria naval brasileira no desenvolvimento do projeto, o que é um pré-requisito da licitação.

O responsável da Navantia afirmou que a Marinha brasileira emitirá uma resolução previsivelmente em meados de 2012, na qual definirá qual é sua proposta preferida.

Fonte: BOL/UOL

36 Comentários

  1. Ah, tá… “Méndez explicou que, com o “aval” do Governo espanhol, os Estados Unidos aceitaram ceder esta tecnologia a outros países que adquiriram navios da Navantia e citou o exemplo recente da venda de fragatas à Austrália.”
    O sujeito acha que os comandantes da marinha são imbecis, isso é um profundo desrespeito. Poh, a venda para a Austrália não conta ja que a mesma faz parte da OTAN e é natural que recebam a autorização americana para integrar o Aegis nos navios.

  2. concordo com o beto nunca os eua vai aprovar a transferência dessa tecnologia ao BRASIL Austrália é forte aliada dos eua com participação em guerra com a OTAN o Brasil não e tbm o BRASIL quer e “dominar” o ATLÂNTICO SUL com bases navais no brasil e na África coisa que os americanos são expressamente contra (“””—4ª frota—-“””).

  3. “Recentemente a Armada Espanhola assinou contrato de 72 milhões de dólares para comprar e instalar 24 mísseis Tomahawk nesses navios. Durante os primeiros 5 anos os Tomahawks não poderão ser utilizados pela Marinha espanhola sem a autorização dos EUA.”

    5 Anos para que os EUA liberem licensa para utilizar o missil …. E a fragata? 20 anos? oO

    ““aval” do Governo espanhol, os Estados Unidos aceitaram ceder esta tecnologia a outros países que adquiriram navios da Navantia e citou o exemplo recente da venda de fragatas à Austrália.”

    Beto:

    “, a venda para a Austrália não conta ja que a mesma faz parte da OTAN e é natural que recebam a autorização americana para integrar o Aegis nos navios.”

    LoL

  4. Acho extremamente improvavel que o sistema Aegis seja fornecido ao Brasil. Nem mesmo Taiwan foi autorizado a receber navios equipados com esses radares (receberam navios da Classe Kidd).

  5. Será que caso a marinha compre e alguns dos nossos técnicos viagem para a Espanha e chegando lá,será que eles vao ser discriminados,dizendo segundo alguns oficiais do pricipal aeroporto de lá, que os brasileiros vão para espanha roubar empregos dos espanhois,ou que nossas mulheres que vão pra lá são prostitustas,aconteceu um episodeo com uma pesquisadora da UFRGS,na qual ela comprovou com documentos,e reserva de hotel,chegando até a ligar e o dono do hotel confirmando,mas os espanhois a deportaram,a deixando 12 horas numa sala,tenho antipatia desse país,nao contra o povo,mas de alguns idiotas da espanha que se acham melhor que nós sulamericanos,e tb o histórico de desrespeito de algumas empresas desse país instaladas no brasil,criam uma péssima referencia,e tb acham que os E.U.A,vão liberar sistema Aegis,dúvido isso é algo que pode afetar a segurança dos americanos,e eles já vem com essa conversa mole,e outra essa fragata é muitoooooooooooo feia,100x as FREEM,que são muito mais avançadas,ou as futuras TYPE 45 da BAE,se for pra fechar que feche com a BAE ou com a Italia ou frança,mas prefiro a Itália que é uma nação irmã,e não uma nação arrogante,que não aprende com a história,continuam arrogantes,já tiveram o maior exército da europa e não dominaram,tiveram a maior esquadra de navios e quando foram enfrentar os ingleses perderam e colocaram a culpa nos ventos e nas tempestades,napoleão colocou seu irmão pra governar esse país,portugal era parte do reino deles e lutaram e os venceram,em poucos anos se rivalizaram com os espanhois.

  6. Olhem o que as Freem Italianas podem oferecer ao Brasil:

    Sistemas eletrônicos: versão Italiana, 1 sistema de Radar de busca Selex EMPAR com 180 km de alcance, versão Francesa, 1 Radar multi-função Herakles com 250 km de alcance contra alvos aéreos e 80 km contra alvos de superfície e 1 sistema IRST de detecção passiva, por último 1 sistema de Sonar Captas UMS-4249.

    Sistemas de armas: ambas as variantes 1 lançador Sylver de 32 células para mísseis Áster 15, variante Italiana, 2 canhões Oto Melara de 25 mm anti-aéreos,4 lançadores de mísseis anti-navio MBDA Otomat MK-2 Block IV variante Francesa, 4 metralhadoras calibre .50 e 1 canhão de fogo rápido Oto Melara de 76 mm, Torpedos Eurotorp MU-90 e Mísseis MBDA Milas.

    Variante Francesa 4 lançadores de mísseis MBDA MM-40 Block III Exocet, 1 canhão de fogo rápido Oto Melara de 76 mm, e 120 mm Otobreda na versão AVT. 1 lançador Sylver de 32 células para mísseis Áster 15, e provavelmente lançadores verticais Sylver A-70, para lançamento de mísseis de cruzeiro SCALP e de anti-aérea Áster 30 e sistemas de lançamento de torpedos Eurotorp MU-90.
    Grupamento aéreo: Ambas as variantes serão capacitadas a operar até 2 helicópteros EH101 ou NH-90 ou ainda quais quer similares.

    Ou seja os Italianos tem muito mais a oferecer,e estão dispostos a transferir,querem entrar no mercado brasileiro,fora tb a BAE,que tenho muita simpatia,mas contra a BAE existe o fator tempo,pois as TYPE 45,estão em projeto.

  7. Barca, não seriam as Type 26 ?????

    Aegis = Sonho impossível.

    Afinal de contas, o Barak ofereceu os AB ao Brasil durante a visita ou não? Se sim, viriam com o AEGIS?

  8. Falou e disse, os francos tem coisas melhores a n oferecer , as freemms.E a espanha vai quebrar,outra x…e espero q n primas retornem de lá,são xenófobos.E temos de dar o troco,esse e o momento é a horas.

  9. Carlos Argus

    Isso de que Espanhol é xenofobo é pura mentira

    os caras são os menos racistas da europa.

    Fala com os Brasileiros que estiveram em Portugal, italia e Espanha e eles te contaram como o Espanhol gosta de brasileiro e como brasuca e tratado na espanha melhor que nesses lugares.

    outra coisa é o problema que tiveram no aeroporto de madrid faz um tempo atras, porém pra eles chegarem a fazer isso e porque a coisa ali tava russa

    seguramente no Brasil ninquem tem valor para explicar a dura realidade que é o porque que isso tava sucedendo, mulheres brasileiras vindo pra Espanha pra se prostituir ao ponto que 1 de cada 3 prostituta na espanha era Brasileira e as outras duas eram do resto do mundo (incluindo as espanholas)

    Isso é uma vergonha, que somente demonstra o lixo de pais que somos.

    Já não falo da prostituição masculina que é menor enquanto a numero mais o percentual dele e uma lacra pra gente

    7 de cada 10 putos é de nacionalidade brasileira

    eu como Brasileiro tenho imensa vergonha.

    Sobre o da Espanha quebrar, te digo que isso não passa não, sistema financeiro dos caras e tremendo.
    e se passa ela ta dentro da UE, vai ter ajuda, nao passará o que passou com a Argentina por citar um exemplo.

    Porem como conheçedor de tema te digo que a Espanha em profunda Crise, ainda esta a 3 decadas de distancia do Brasil em bem estar social
    que é o que verdadeiramente conta.

    falou, por tanto deixa os comentarios sem sentido de lado e debatamos o lado positivo ou negativo das F-100 e o sistema Aegis.

    ….

    tambem prefiro as FREEM antes que as F-100 (salvo se beneficio tecnologico fossem melhores)
    pensar que se tivessemos dado prosseguimento a nosso programa das niteroi desde então, poderiamos ao dia de hoje estar num nivel similar ao da Navantia.

    fui

  10. Pesquisadora brasileira deportada na Espanha fala sobre discriminação sofrida no aeroporto

    http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2011-02-02/pesquisadora-brasileira-deportada-na-espanha-fala-sobre-discrimina%C3%A7%C3%A3o-sofrida-no-

    Bom eles não são racistas com Jogadores de Futebol,até porque se fosse esse o quisito de prostutuição garanto que é muito mais forte na itália,que é um país mais rico que esse país,que ganha mesadinha da FRANÇA E DA Alemanha.
    Quanto ao brasil ser um lixo,é a sua opinião,se vc não gosta vai morar na espanha,pra vc ver na pele o que muitos brasileiros passam por lá,problemas na imigração existem,mas não como os espanhois fazem com nossos irmãos.
    Se a França,Inglaterra,Alemanha,Itália não fazem isso,quem é esse paiseco ?,triste ver um brasileiro pensar isso de seus compatriotas.

  11. Só pra finalizar,então na sua ótica de cada 10 brasileiras que vão para a Espanha são prostitutas,sem comentário.

  12. Ai Gil mais brasileiros que foram se prostituir na Espanha.

    Os estudantes de mestrado brasileiros Patricia Rangel e Pedro Lima, retidos no aeroporto de Madri (Espanha) desde quarta-feira (5), embarcaram em um vôo da companhia Ibéria para o Brasil, no final da manhã desta sexta-feira (8h no horário de Brasília). Apesar da intervenção direta do embaixador brasileiro em Madri, José Viegas, as autoridades policiais do aeroporto não aceitaram liberar os dois.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u379610.shtml

  13. Mais Brasileiros que foram se prostituir:

    Um grupo de pelo menos 15 brasileiros barrados no sábado (25) no aeroporto de Madri, na Espanha, desembarcou neste domingo (26) em Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com o Ministério das Reações Exteriores no Brasil, o governo espanhol alegou que os brasileiros não tinham todos os documentos necessários e não atendiam aos requisitos para visitar a Espanha.

    Entre os passageiros barrados estavam quatro pessoas de uma mesma família _um casal e o filho e a tia da criança_ que pretendiam…

    http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1024334/15-brasileiros-sao-barrados-na-espanha-e-desembarcam-na-grande-sp

  14. GIL disse:

    “Isso de que Espanhol é xenofobo é pura mentira os caras são os menos racistas da europa.”

    Fica a critério dos colegas!

    FIM

  15. Cara antes de ficar nervoso por nada, aprende a interpretar o que eu disse

    Isso de a França ou Alemanha colocam dinheiro na Espanha, te lembro que todos os paises emprestam dinheiro entre si, basta ver que muito da divida portuquesa esta em mãos espanholas.
    ainda que em verdade a Alemanha coloca dinheiro em toda europa, pra quem tem algo de memoria vai lembrar que na decada de 90 a Alemanha ajudou a França com muita grana já que ela tava mal das pernas (foi antes do euro)

    O que eu te disse e um dado oficial da espanha,de 100% de todas as prostitutas que trabalham na Espanha 30% são originarias do Brasil.

    A na prostituição masculina esse numero chega junto do 70%

    FATO

    Outra coisa e que a gente fique orgulhoso dessas coisas.
    eu desde logo não fico.
    Vc fala de Espanhol xenofobo e seguro que nunca pisaste solo espanhol? que apostamos?

    Quando tu chega na Espanha e diz que é Brasileiro, cai automaticamente na simpatia dos caras.

    Porém isso não muda nada a situação policial nos aeroportos, que tem gente barrada indevidamente, e possivel que sim, porém ainda assim o crivo na Espanha nesses temas e muito ruim, por algo atualmente e o pais da UE que recebeu mais imigrantes na ultima decada.

    Brasileiro a dar com pau.
    Nada que criticar, sempre e quando saiamos pra fora pra trabalhar decentemente e deixemos uma imagem positiva do Brasil la fora.

    tua resposta tambem e muito pobre, quando diz que se eu não estou contente no Brasil que fosse morar na Espanha.

    Me lembra um tempo atras quando eu criticava coisas que ainda hoje são verdadeiras mazelas nacionais.

    Diziam que eu era comunista, infelizmente assim são muitos brasileiros, são como vc que prefere ver numa simples critica de algo que é real e é prejudicial pra toda nossa sociedade isso como uma agressão.

    Lembro do Pelé nos anos 70 disse pra que a gente cuidasse da nossa juventude, muita gente em vez de fazer caso das suas palavras, em vez disso caiu de pau nele, o resultado hoje tá bem visivel

    Quando eu falar alguma mentira pode cair de pau se quiser
    enquanto eu tiver falando a verdade, aceita ela como pessoa adulta, sou brasileiro e se tenho que considerar algo do Brasil um lixo, eu considero e ponto.

    Realmente pra pegar uma nação como esse que e imensamente rica em tudo e vivermos com uma desigualdade digna de pais africano e soda, se até o Paraguai com toda sua corruptolandia e menos injusto que a gente.

    Se vc tiver alguma duvida do que eu digo, posso te deixar dados oficiais de tudo, assim vc se empapa um pouco do tema.

    agora sem querer discutir, ficando na area do debate e da diferença de opinião.

    vou te contar uma historia curtinha e veridica

    sujeito era comerciante no Brasil e como era muito correto
    fazia algo que nenhum brasileiro costuma fazer.

    pagar todos os impostos corretamente, sem sonegar nada apesar de termos a carga tributaria mais violenta que existe

    então veio o fiscal e pediu os livros dele, ainda estando tudo certo o fiscal pediu uma grana, entao o comerciante nao estando conforme chamou seu gestor, seu contador que era muito bom, o cara veio na loja do comerciante pra verificar tudo e disse que realmente tava tudo certo e que nao tinha nada errado.

    o fiscal iqualmente disse que ou pagava a cerveza ou metia a multa, então o comerciante pegou o nome dele e foi buscar o seu chefe pra fazer uma denuncia, chegando ali como o comerciante era pra começar estrangeiro, faltavam ao respeito a sua pessoa (algo que já demonstrava o baixo nivel existente nesses meios publicos)
    depois de muito esperar ele consequiu ser atendido pelo chefe do fiscal

    Explicou tudo tim tim por tim tim, então uma vez terminado o chefe dos fiscais disse, quem tinha sido o fiscal que pediu pra ele o dinheiro e quanto tinha pedido

    ele então disse o nome e o valor pedido.

    então o chefão virou pra ele e disse:

    A mais o fulano de tal foi muito bom, até que le pediu pouco, eu lhe teria pedido bem mais

    BRASIL RULES.

    comigo passou algo diferente
    eu tinha de jovem um maverick V8
    tive um problema no freio que estava freiando mais de um lado, um sinal fechou derepente e ao pisar no freio o caro fez como que um meio cavalo de pau (estava eu num bairro do Rio) então veio um policial que estava no sinal falar comigo, eu pensou que eu tinha tentado fazer um cavalinho e eu disse que tinha um problema no freio que tinha que ser consertado, então o cara veio com a ladainha sutilmente da cervezinha.

    Eu me fazia de bobo e pedia pro cara escrever logo a multa pra eu pagar, moral da historia o cara insistiu tanto que até me falou abertamente do dinheiro, ele não se conformava que eu preferisse pagar mais de multa que menos de cerva.

    Assim e o Brasil cara, o pessoal fala do ladrao mais se esqueçe do receptor, critica o corrupto e se esqueçe do corruptor

    num pais decente ou o cara te multa ou não te multa se ele acha que vc teve algum problema e pode aliviar.

    Historias como essas eu tenho pra contar pra longe, tenho quase 50 tacos e já vi muita coisa, inclusive tive uma irmã que trabalhou no aeroporto internacional e o que ela via ali dentro de sujeira, tu não limpa com todo papel higienico do mundo, e dada a casualidade que eu conheço uns poucos paises (entre eles a Espanha) e vejo como são de diferente da gente (apesar de nenhum deles ser perfeito) eu realmente fico bastante desmoralizado com o que eu vejo constantemente no Brasil

    ainda tenho na memoria a frase da viuva do que foi para mim o melhor politico do Rio das ultimas decadas Carlos Lacerda (o cara que fez o quandu, o rebouças o aterro)

    Ela disse, eu já viajei por quase todos os paises do mundo e nunca vi um povo tao lacaio como o nosso.

    Sou testemunha que conheçendo seguramente muitos menos paises que ela, de momento comparto sua opinião.

    Perdão se eu pareço algo injuriado, em verdade estou bastante calmo, não quero fazer a cabeça de ninquem, mais te lembro de que antes de criticar qualquer pais europeu
    te digo que o pior pais da UE ainda esta socialmente a anos luz da gente

    inclusive no militar se vc quiser podemos comparar a Espanha em crisis e o Brasil pujante.

    Enquanto vamos de F-5 eles estão de EF-2000 (um centenar previsto) e F-18
    enquanto estamos com o elefante branco A-12 que é tudo menos um PA, eles tem um funcional PdA, já não falo das fragatas e demais belonaves.
    tampouco te lembro que o Scorpene e um projeto conjunto entre eles e França.

    So brasileiro porém tenho ascendencia direta de 3 paises da Europa, o que conlleva a pensar que tambem tenho mais de uma cidadania e posso viver em uns 30 paises como natural dele.

    Porém tenho mentalidade distinta a maioria dos brasileiros, eu penso de forma coletiva enquanto que o 97% pensa de forma individual, sabe como é…

    A Lei do Gerson ainda vigora no nosso pais.

    Apesar das minhas criticas que vieram a raiz do teu comentario de brasileiro ofendido (se ofende com a miseria que temos aqui, sobretudo a moral, não se ofenda comigo) eu ainda espero que esse país seja uma grande nação pros meus netos.

    Brasileiro até a medula, pese a quem pese.

  16. Vou me fazer entender cara,fique tranquilo pois não estou enjuriado,independente da prostituição,não é argumento para que se faça com pessoas um tratamento desumano,cruel,vc imagine chegar no aeroporto de um país e passar horas sobre pressão,intolerancia,abuso de poder,vc nem ter o direito de dar uma ligação e ainda ser obrigado a comprar um cartão,eu disse e afirmo,muitos espanhois são ignorantes e arrogantes,e olha que nunca fui destratado por nenhum deles,trabalhei certa vez com 6 deles sendo um do país basco,vi arrogancia deles,e não eram pessoas de baixo nível,eram executivos tecnicos,vi um desses idiotas zombar do brasil,dizendo brasil o país do samba,carnaval,sexo,falava das nossas mulheres como prostitutas dos homens como selvagens,ele disse,o que estraga no brasil é que não foi colonizado pela espanha,ai eu pensei,grandes bostas,como te disse não são todos mas tem uma parcela e bem grandes,depois tive a oportunidade de trabalhar nesse laborátorio farmaceutico,que é uma multinacional,com alemães,americanos,muitos dizem que os americanos são arrogantes,eu não acho,pelo contrario.Quanto a Politica do Bem estar social ou Welfare State,é fácil implementar isso com o aporte da alemanha e frança,durante muito tempo a inglaterra relutou e ainda não aceitou o euro,por uma simples razão,um membro da CAMARA DOS LORDS DISSE:
    Não vou sustentar outros países as custas do povo inglês.
    Vamos agora as empresas espalholas,vamos a famosa e mais importante delas,que tem como mercado principal os serviços de Telefonia e Internet no maior e mais rico estado da Federação,empresa essa que por inumeras vezes deixou consumidores paulistas na mão,vende taxas de velocidades que não são as prometidas,que não investe no sistema e quando deu um problema que deixou SP num verdadeiro apagão,telefonico,deu a desculpa que foram Hacks,essa empresa que está oferecendo a fragata Alvaro Bazan,contruio um submarino junto com os franceses que era o projeto do scorpene e que eles juram que não é,vamos a história do S-80,os espanhois desenvolveram juntos com os frances,pois era um acordo,mas derepente pelo que me parece a parceiria não foi pra frente pois eles resolveram trocar software,e sistemas por americanos,e isso fez a frança largar eles de lado,vamos agora ao seu argumento sobre o poder belico espanhol,como te disse,a espanha já teve o maior exército da europa e levou pau dos franceses,ingleses,Italianos,sendo com os ingleses e franceses suas maiores derrotas,em caso de um conflito belico eu sou mais o brasil,se nosso exército não for de arco e flecha temos grandes chances de ganhar,pois esse super exercito espanhol é bom pra matar indios,pra isso é uma beleza.

  17. Eu já vi qual é o seu tipo,vc é daqueles que por ter uma nacionalidade europeia se difere dos outros brasileiros,vc tem noção do que vc escreveu cara! ou do que vc pensa,prefiro pensar que vc nao tem esse conceito em mente,então vc tem segundo as suas palavras:

    “So brasileiro porém tenho ascendencia direta de 3 paises da Europa, o que conlleva a pensar que tambem tenho mais de uma cidadania e posso viver em uns 30 paises como natural dele.
    Porém tenho mentalidade distinta a maioria dos brasileiros, eu penso de forma coletiva enquanto que o 97% pensa de forma individual, sabe como é… ”

    Cara pelo que eu entendi vc se diferencia dos demais brasileiros pela suas 3 ascendendencias europeias,grandes coisa,eu tenho descendencia europeia e japonesa,tenho parentes que tem descendencia portuguesa e africana e nenhum deles vive pela lei de Gerson,isso que vc acredita amigo é uma das maiores furadas,essa teoria do eurocentrimo,eu vou te dar ALGUNS exemplo,do qual eu sempre ouvi e li, Famosa Batalha de Tsushima,Macedonicos( Os barbaros segundo os gregos)dai vc soma Felipe de Macedonia e seu filho Alexandre,Roma,ingleses,franceses,vieram de povos barbaros.
    Então deixa me ver se entendi,vc se exclui dos 97% dos brasileiros que vivem pela lei de Gerson,por ter essa mentalidade que vem de genes europeus,e os demais colegas que não tem essa mentalidade herdada de genes europeus vivem pela famosa lei de Gerson,é isso?.
    Se for amigo,é triste ver um brasileiro pensar assim,espero que eu esteja errado.

    http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2011-02-02/pesquisadora-brasileira-deportada-na-espanha-fala-sobre-discrimina%C3%A7%C3%A3o-sofrida-no-

    Clica no botão

    OBS:eu disse que muitos espanhois e não todos!

  18. “A Lei do Gerson ainda vigora no nosso pais.

    Apesar das minhas criticas que vieram a raiz do teu comentario de brasileiro ofendido (se ofende com a miseria que temos aqui, sobretudo a moral, não se ofenda comigo) eu ainda espero que esse país seja uma grande nação pros meus netos.

    Brasileiro até a medula, pese a quem pese.”

    Amigo a espanha a poucas décdas deixou de ser um país miseravel no coraçãod a europa rica

    Hoje meu amigo a taxa de desemprego entre a população economicamente ativa na espanha é enorme

    alguns dados:

    Uns oito milhões e meio de espanhóis vivem hoje abaixo da “linha de pobreza”, e a imigração, uma das mais altas do mundo, elevou a 11% os estrangeiros que vivem nesse país, muitas vezes em condições precárias.

    http://www.miradaglobal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=986%3Apobreza-y-exclusion-en-espana&catid=28%3Aeconomia&Itemid=32&lang=pt

    Isso me deixa triste,volto a repetir não são todos os espanhois que são assim,mas existe uma grande maioria que são,me fiz entender GIL.E não pense vc que a UE vai socorrer como antigamente,ela vai endurecer as exigencias e vai arrebentar com a economia espalhola,vc acha que os Alemães e Franceses vão dar o deles para ajudar outros países,amigo a realidade da crise é muito pior do que vc ve na tv,nos E.U.A a gama de desempregados é enorme,existem acampamentos em diversas cidades americanas,de pessoas que ficaram sem nada,quem está bem são os banqueiros,não é discurso de anti-capitalista mas a realidade,eu torço muito pela espanha,mas volto a afirmar muitos deles tem a xenofobia,não pense vc que isso é exclusividade da espanha,se a alemnha que era uma nação instruida e civilizada cometeu uma das maiores atrocidades da história,e vai carregar essa mancha,eu acho que o brasil,da lei de gerson até que está bem colocado,antes viver na lei de gerson,do que culpar e perseguir pessoas pelos seus próprios problemas,pelo menos nós brasileiros da lei de gerson nos viramos,e não praticamos atos de desumanidade,me orgulho muito disso.

  19. Desculpe os colegas se sai do Tópico,mas existem coisas que não gosto de deixar sem resposta.
    Bom pra finalizar,se a proposta deles for boa e eles conseguirem a Licença do Tio Sam relativa ao sistema Aegis,porque não ?,mas continuo prefereindo a Freem Italiana.

    Gil espero que eu não tenha parecido agressivo,longe de mim,respeito independente das minhas crenças a sua opinião,afinal discordar é a essencia da democracia,é que infelizmente as vezes passo uma agressivida que não estou sentindo,por ser meio curto e grosso,mas é coisa de nativo do signo de aries.

    Peço desculpas por qualquer coisa que te ofenda.

  20. Te peço desculpas Gil,se te ofendi,acho melhor terminarmos esse debate,respeito sua opinião,apesar de diferente da minha,somos colegas do Blog e me desculpe se pareci agressivo.

    Abraços

  21. Não dá para comprar se existe a possibilidade de embargo americano.
    O congresso americano hoje diz sim, mas amanhã pode mudar de opinião.
    .
    Algo que tudo mundo sabe, mas vou repetir, o Brasil tem que melhorar a educação, até não ter educação de qualidade desde a escola não vai ir pra frente. Como já colocaram vários participantes, não adianta ToT se não temos educação.
    .
    Espanha recebia desde 1986 acho, 15 bi de euros/ano, foi um tipo de corrupção porque eram veiculados para empresas da Holanda Alemanha Itália que investiram pesado no país do Quixote. Acho que há quase 10 anos cortaram essa ajuda da UE.
    .
    Como o processo foi interrompido ficou tudo pela mitade, ou seja ficaram investimentos pontuais mas não existe mais nível de integração industrial do que já existia (ex.Valencia), como nos outros países. E enquanto a educação, Espanha era um país muito atrasado, não sei, mas acho que não deu tempo de treinar os adultos em novas profissões.
    .
    A Europa continental, já coloquei muitas vezes é um continente sem futuro, porque não tem recursos naturais, não tem unidade política, para tomar decisções com o Euro tem que fazer um monte de consultas. Nunca antes foram mais colónia americana que agora. A população está acostumada a um nível de vida muito alto e tem muita xenofobia. Já eram.
    .
    O mundo é dos BRICS. é bom ler jornais para saber o que acontece mundo fora, rsrs.
    .
    Eu gosto da Espanha, da cultura digamos árabe-espanhola, tipo Córdoba, o flamenco etc, na verdade até que admiro. Mas lembremos que o povo espanhol tem um sério problema de relacionamento com outras culturas, eles vieram a América e olha o desastre que fizeram, praticamente TODOS os países espanhois da América tem problemas de convivência interna, em parte originados pela xenofobia espanhola.
    Os espanhois não conseguiram se relacionar com os índios, como sim fizeram os portugas e como exemplo cito +1vez os Bandeirantes.

    ATENÇÃO: Último aviso para brasileros que vivem no exterior:
    fica pouco tempo para reentrar ao país, voltem agora depois não está garantida a entrada, deixem por lá todos os passaportes e cidadanias de países falidos.

    rsrs, mas falando sério, é óbvio que pelo menos aqueles que vivem na Europa, podemos tirar a Inglaterra que ainda tem colónias etc, mas os restantes acho seria melhor voltar ao Brasil, aqui seus filhos e netos vão ter mais possibilidade de se desenvolver, olha que lá na Europa a coisa vai piorar, tô avisando.
    Os BRICS vão arrasar, o seguinte passo é adicionar Indonésia, um país do norte africano e outro do médio oriente. É de dar medo mesmo, melhor estar do lado dos Brics.
    Hasta la vista.

  22. Os projetos da Engeprom não supririam as nossas necessidades ? O que eu percebo é que um bom casco é a base e isso nós temos. Os demais itens são produtos de prateleiras e que o grande problema é integrá-los..

  23. Conheço pessoas q sentiram na pele a ação deles…Os Lusitanos melhoraram em mt c nós Brasucas, só tá faltando o os espanhois ,só quero q o Itamaraty cheme ele p se explicarem…e temos sim de dar o troco, RECIPROCIDADE.É nada de comprar coisa ALGUMAS DELES.E qto ao sistemoa AEGIS nunca teremos acesso ao mesmo, os ianks ñ vão permitir ;somos o contrponto deles na AS.Sds.

  24. fica sussa Barca, vc parece gente boa, vc se basea na tua experiencia pessoal iqual que eu, pra tecer os teus comentários.

    efetivamente somos colegas de blog e nada do que digamos com educação será ofensivo.

    Todos temos muitas vezes opinioes diferentes o que é bom para poder debater, apesar de centrar meu comentário na Europa, porque temos grande influencia dai, não sou eurocentrista, admiro o que é bom seja do pais que seja, e critico o que esta mal da mesma forma.

    Porém ainda com opinião distinta, queremos o mesmo para o Brasil, que ele seja um pais melhor a cada dia.

    Vc sempre vai encontrar pessoas arrogantes em todos lados, não podemos generalizar no caso espanhol, pelo cara do pais vasco que vc conheçeu, até os portugueses muitas vezes falam com desdem da gente e isso que temos laços mais proximos com eles, porém tampouco devemos generalizar.

    Lembrando do problema que tivemos com a Espanha, posso te dizer que penso que o Itamaraty agiu da maneira que eu gosto, nunca devemos de abaixar a cabeça quando estamos com a razão, por isso mesmo apoio o tratamento reciproco por nossa parte.

    No tema das fragatas posso dizer que não tenho especial interesse pelas fragatas espanholas, somente me pareceria melhor se a gente fosse mais beneficiado na área tecnologica.

    gosto muito da ideia de irmos de FREMM.

  25. Espanha e um dos grandes investidores no Brasil, e tem boas empresas originarias desse pais, telefonica não é uma delas, e uma empresa poderosa porém ruim dentro da mesma Espanha.

    Porém isso não tem nenhuma relação com a oferta de navantia, o que tem que pesar e o quanto de bom é essa oferta pra gente.

    fica entendido que quando falam que o Aegis vai ser liberado pra gente, falamos do uso de esse sistema.

    não falamos de tecnologia do mesmo
    nem eles liberam nada, nem eu liberaria.

    outra coisa e o barco em si mesmo, que foi totalmente construido na espanha, sengundo tenho entendido baseado num projeto norte americano e com ajuda dos mesmos.

Comentários não permitidos.