Gripen é alvo de fogo amigo

http://farm6.static.flickr.com/5097/5419334519_a10a2cc1e3.jpg

Texto: Cmdt Maranhão & E.M.Pinto

Anders Fogh Rasmussen da NATO diz estar satisfeito com a contribuição da Suécia nas operações na Líbia – apesar das declarações de Carl Bildt, que afirmou que o Gripen não é capaz de realizar operações contra alvos no chão.

Como se lançasse um míssil o político conservador da Suécia Carl Bildt declarou na terça feira passada, 29 de Março, durante a cúpula da NATO em Londres, que os Gripens não iriam atacar alvos no solo durante as operações na Líbia e limitaria suas operações na vigilância do espaço aéreo de exclusão imposto pela ONU que agora esta sendo transferido para a NATO. Segundo ele, “o Gripen, não é bom nesse tipo de operação”. “Nós temos limitações no nosso sistema em si”, completou.

As informações foram publicadas no diário Sueco Expressen (clique para conferir).

O míssil que Bildt lançou repercutiu no mundo todo e pode acertar em cheio as pretensões da SAAB aqui no Brasil, uma vez que segunda a imprensa brasileira, a FAB  teria demonstrado preferência ao  caça SAAB Gripen NG, uma versão melhorada do modelo apontado por Bildt, escolhendo-o como “o número 1” em detrimento ao F-18 Super Hornet – Americano e ao Rafale – Francês, no infindo programa FX-2 que visa o re-aparelhamento com aviões de caça para a Força Aérea Brasileira.

Bildt ainda tentou amenizar sua declaração completando, “Nós não somos necessariamente bons em tudo”, disse ele. De nada adiantou, o estrago já estava feito. O Brasil precisa de aviões polivalentes e capazes de operar em qualquer teatro, tanto no ar como ataques ao solo e sem dúvida suas declarações põe dúvidas nas capacidades do  Gripen no FX-2.

A Índia que esta promovendo um programa semelhante ao do Brasil ainda não se pronunciou, mas pelo que se sabe o Gripen não fez sucesso por lá perderam para o typhoon e para o Rafale. De todos esses o Gripen NG é o único monomotor e deve ser por causa disso suas limitações para o ataque ao solo, lhe falta potência para mergulhar, atacar e subir com rapidez necessária para sair do fogo antiaéreo em terreno hostil.

Os Gripen chegam a Líbia depois que a Força Aérea de Kadafi já foi dizimada pela forças aérea da França e Estados Unidos que só tiveram uma baixa, um F 15E, que por sinal teve problemas técnicos segundo os americanos. Chegam para vigiar a zona de exclusão aérea imposta pelo Conselho de Segurança da ONU e praticamente vão a passeio.

Fonte: Aviação Geral

50 Comentários

  1. Vou me sentar e esperar os comentários surgirem, porque esse aqui vai ser divertido e duvido que outros blogs publiquem!

  2. Será que precisa comentar alguma coisa? Gostaria de conhecer o parecer da FAB e ver o que ainda não vi.

  3. Eu sempre disse que esse caça é inferior ao rafale e ao F-18 em todos os quesitos,só em certos blogs que fazem campnha para o gripen,que esse caça era levado a sério,e por uma turma de fanaticos,e tb pela colunista do FX-2,mas o caça é mais mediocre do que eu pensava,nem vou comentar,só quero fazer uma aposta!,será que essa reportagem vai sair em determinados redutos desse caça,eu aposto que não !

  4. Missão do Gripen na Líbia:
    Procurar Migs 21,para serem abatidos,somente nas aéras dominadas pelos rebeldes,o trabalho pesado,fica a cargo do tornado,Rafale,f-15,mirage 2000,Thyppon.
    Quer dizer que o gripen no brasil precisaria do lixo do amx,gripennnnnnnnn,o super caça!!!,o conto nordico a piada de mal gosto de LOKI,um dos caças mais avançados do mundo,do brasil para o Mundo!!!

  5. CAÇA pra mim é isso aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=R3gESXSEnKgo

    Outra coisa que gostaria de lembrar aos colegas é que o rafale tem em seu projeto a possibilidade de funcionar com apenas 1 motor em caso de pana ou avaria em combate,o rafale naval consegue pousar em um porta aviões com facilidade com apenas 1 motor,pousa sem dificuldades.
    Agora a pergunta que é mesmo a jaca

  6. Essa e a FAB, só sabe compra sucatas dos EUAs
    Depois dessa noticia, o numero 1 da Lista da FAB, caiu, nos estamos bem com esses especialista da FAB que venha logo os Rafales, F-18A+++++E/F, terá seus armamentos e tecnologia presas no EUA

  7. Os especialistas de “internet” por aqui sabem tanto quanto o político sueco ou seja NADA.
    “De todos esses o Gripen NG é o único monomotor e deve ser por causa disso suas limitações para o ataque ao solo, lhe falta potência para mergulhar, atacar e subir com rapidez necessária para sair do fogo antiaéreo em terreno hostil.”
    Se isso e verdade ,então eu tenho pena dos usuários de F-16 e M2000,pois eles são MONO-TURBINAS.

  8. Alem do mais, a materia é nitidamente tendenciosa ,visando a desqualificar as características de multi-funcionalidade do gripen NG.Se o gripen não pode efetuar ataques ao solo, então porque a África do Sul esta adquirindo as PAVEWAY 2?

  9. Vai ter Rafale detonando Gripen ,Gripen detonando f-18,f-18 detonando Rafale.Quem dura mais tempo no ar vai ser o nosso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O kadafe nunca viu um espetáculo tão legal da sua janela .Super caças se matando .Abraços senhores .

  10. Esse político Sueco está marcando um “gol contra”…. hhahahahahahahah 🙂 .

    JAS = Caça, Reconhecimento e Ataque. Ou seja um único caça substituiu todas as versões especializadas do SAAB JA/AJ/SK – 37 Viggen com a mesma capacidade de carga, sendo muito mais leve e custos inferiores de manutenção.

    []’s

  11. Jackson pra vc em Full HD,sei que vc ama esse caça e tem até um Kit Revel dele:

    http://www.youtube.com/watch?v=jSNqEq36gFQ&feature=related

    É impressão minha ou o Super Etendard veterano da guerra das Malvinas foi para a Linha de Frente,ou seja para o Gripen entrar em combate a força aerea Líbia vai ter que passar pelos Rafales,Mirage 2000,F15 e o Thypon,assim até o 14bis pode ser reativado e fazer a segurança do espaço aereo dos rebeldes,uma força aerea destruida e com caças velhos,ai até o 14bis.

  12. Nick isso é na teoria,e tem outra a saab disse que esse caça foi feito para enfrentar o Sukkoi,agora não disse qual versão !

  13. “porque a África do Sul esta adquirindo as PAVEWAY 2?”

    Quem a África so Sul vai atacar,só se fizer um ataque ao solo nos seus vizinhos de outras etinias ,tipo bombardear uma aldeia,pra isso o gripen deve ser eficiente,os Militares da África do Sul,calcularem,pra que rafale,pra que f-18,pra que f-16 ou mig 29 ou até o mig 33,ai o comandente falou,vamos de que brigadeiro,vamos de Gripen mesmo!
    Ai o comandante da Africa do Sul pega o tel e liga para um país do Leste europeu que fiz Leasing do gripen!

    OBS:Me lembro de um comentárista que fez uma ironia ao Lula,dizem que ele entende tanto de caça como de bebida e que escolheu o rafale quando estava fora do seu estado normal,parece que o cara quando bebe entre no Nirvana do conhecimento e passa a entender tudo e mais um pouco,parece que ele sem pegar sequer numa revista de aviação passou a entender mais de caça do que a Fab,caso a matéria tanto defendida por alguns dizendo que o gripen é o melhor e o rafale o último.

  14. Ricardo Pereira. Que noticia?A de um político conservador que é contra a participação do seu pais nessa operação. Onde a FAB esta comprando sucata?Todos os caças serão NOVOS!Todos os operadores estrangeiros do gripen estão muito satisfeitos com o caça. E o rafale?Oh eu esqueci ,que o super/ultra/mega caça ainda não foi vendido pra nenhum pais estrangeiro ,perdendo todas as concorrências ,das quais participou ,ate agora,sendo que seu construtor precisou desesperadamente “ARRUMAR UMA GUERRA” PRA VER SE DESENCALHA ESSA PORCARIA!ESSA É A FAB QUE CONSTRUIU A TERCEIRA INDÚSTRIA AERONÁUTICA DO MUNDO E TODOS OS EQUIPAMENTOS QUE ELA IDEALIZOU SE TORNARAM REFERENCIAS EM SEU MERCADO, VEJA O SUPER TUCANO. ESSA É MESMO A FAB!VERDADEIRAMENTE PATRIOTA!O GOVERNO SE DEU CONTA DA IDIOTICE QUE FOI ESSA PARCEIRA DE TOLOS COM OS FRANCESES E AGORA VAI MANDAR ELA PRO DEVIDO LUGAR.

  15. Contra fatos não há argumentos Jakson, um politico não daria uma declaração dessa a toa, com certeza ele sabe mais que todos nós sobre o caça sueco. O único argumento possível para a FAB te-lo como lider da concorrência seria os menores custos de aquisição e de manutenção, de repente nossos militares já estão tão escaldados com cortes no orçamento militar que pensaram assim, é melhor esse caça meia sola do que um outro como rafale ou typoon que não pederemos manter, isso justifica o f18 em segundo lugar, pois viria sem armamentos , sem radares, sem , sem, sem….. e então tb é barato manter somente as turbinas e fuselagem.

  16. Fala kamaradas…
    A notícia ñ tem nada de tendenciosa. O político Carl Bildt é o atual ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia desde 2006.
    Segundo a notícia na mídia sueca, a oposição e o “GOVERNO” concordaram q o Gripen monitore a no-fly zone, mas ñ ataque o solo. Oq isso quer dizer???
    Oq os auto denominados “Senhores da Verdade” de certo blog irão dizer sobre “o Gripen, não é bom nesse tipo de operação”???
    Será q tal blog terá culhões para postar tal notícia? Aguardo, ansioso, pelos próximos capítulos!!!
    Falow

  17. Quem vende mais ?,uma ferrari ou um Gol.
    Acho que a ferrari é melhor,agora ficar avaliando o caça por unidade vendida vale apenas para quem vai ganhar comissão!
    Gripen é um caça inferior em todos os sentidos aos outros dois concorrents do FX-2.

  18. “ARRUMAR UMA GUERRA” PRA VER SE DESENCALHA ESSA PORCARIA!ESSA É A FAB QUE CONSTRUIU A TERCEIRA INDÚSTRIA AERONÁUTICA DO MUNDO E TODOS OS EQUIPAMENTOS QUE ELA IDEALIZOU SE TORNARAM REFERENCIAS EM SEU MERCADO, VEJA O SUPER TUCANO. ESSA É MESMO A FAB!VERDADEIRAMENTE PATRIOTA!O GOVERNO SE DEU CONTA DA IDIOTICE QUE FOI ESSA PARCEIRA DE TOLOS COM OS FRANCESES E AGORA VAI MANDAR ELA PRO DEVIDO LUGAR.

    Calma Jackson,calma,muita calma nessa hora!

  19. Muitos dizendo, ‘eu falei o gripen não presta’ mas algum desses ai é tecnico em avião militar?
    Só vejo caras espertos, só de ler a matéria ja percebo que esta querendo diminuir o Gripen, os técnicos brasileiros fiseram uma avaliação e confirmaram que ele é o melhor para o Brasil.
    Eu devo acreditar num político que a essa altura deve estar gastando o dinheiro que ganhou com a declaração ou acreditar nos técnicos brasileiros que só querem o melhor para o nosso país?
    .
    A me esqueci, a opinião de brasileiros nunca é levada a sério, os brasileiros sempre estão errados, a palavra de um aluno de primeira série americano vale mais que a de um técnico formado brasileiro.
    .
    Vejo muito patriotismo por aqui!

  20. A piada maior está nas entre linhas. É que a FAB prefere o Gripen, um caça de passeio igual ao mig que está nos EUA e muito parecido com os nossos AMX que estão incompletos até hoje. KKKK.

    Até o Lula entende mais de caças que nossas FAs? Eu queria ver como aconteceu o lobby da SAAB no Brasil e quem foi beneficiado.

  21. Caro Barca,

    Antes do Gripen a Força Aérea Sueca possuia o Viggen, e em grandes quantidades, mas, eles eram especializados. AJ(Ataque a solo) JA(Combate ar-ar) e SK(reconhecimento).

    Seu sucessor o Gripen foi desde o início planejado para substituir todos os Viggens, mas em uma única plataforma.

    Os franceses fizeram o mesmo com o Rafale, onde antes existia Mirage 2000, Super Etendart, Jaguar, Mirage F-1, em teoria deveria substituir todos esses caças do Exército do Ar Francês.

    A diferença é que os Suecos buscaram construir um vetor mais econômico na operação, mas ao mesmo tempo capaz de bater de frente com a principal ameaça do bloco soviético: O Su-27 e seus derivados. Surgiu o Gripen.

    Todas as versões do Gripen (A,B e posteriormente C,D) são multirole. O Gripen nasceu 4ª geração, desde o projeto. Graças ao seu data-link e fusão de dados, pode em uma única tela visualizar alvos no solo e no ar. 4 caças podem trocar dados de armas, radar e sistemas como se fossem um caça. Mas tudo isso já foi mais que debatido.

    []’s

  22. Por um minuto fiquei feliz com essa enrolação no FX-2
    Se fosse um SAAB o escolhido hoje iamos saber que compramos limão, achando que eram laranjas..

    Lembrando que o senhor da reportagem criticou um modelo inferior ao oferecido pela SAAB ao Brasil.
    Então limitemos os comentarios em relação a capacidade de escolha das nossas FAs, por que existe sim a possibilidade do modelo apresentado não ter as deficiencias do modelo usado na operação.

  23. Coletiva do Ministro Celso Amorim e do Ministro Carl Bildt

    O problema não é quem disse isso ou aquilo nos blogs da vida,e sim a palavra de um Ministro Sueco,que soltou essa,uma confissão,esse mesmo senhor preparou a visita da Casa Real Sueca ao Brasil.

    Esse senhor Godoy é um alto ministro do governo Sueco,foi ele quem disse isso,não apenas alguns comentaristas,se a palavra dele não vale,de quem é preciso|?,para alguns se convencerem que esse caça é uma furada .

    MNE Carl Bildt e Min. Amorim

    http://www.youtube.com/watch?v=4ND5i7WHhWY&feature=relmfu

  24. Barca eu vou pagar 16 contos em agua francesa,pra que!As brasileiras são muito melhores.Quanto a esse mercado depois que foi vendido pro grupo cassino, o atendimento virou uma porcaria.

  25. Sempre achei o Grippen incapaz para o emprego no Brasil. É foda, acabarão vindo os F/A-18SH. E esse F 15E foi derrubado!

  26. Desculpa discordar de ti, kamarada Godoy…
    Até agora ninguém conseguiu provar q este vazamento do relatório foi um fato verídico ou ñ.
    E se realmente for verdade o vazamento do relatório, dar pesos maiores ao preço e manutenção, e colocar em segundo plano o fator risco e ToT é brincadeira de mau gosto para quem quer ser uma potência mundial!!!
    E argumentos têm q serem fundamentados em fatos.
    E isso é um fato:
    “É simplesmente o melhor avião (Rafale) de combate e mais completo que eu já voei. Seus desdobramentos operacionais falam por si. Se eu tivesse que entrar em combate, em qualquer missão, contra qualquer um, eu iria, sem dúvida, escolher o Rafale.
    by Peter Collins (ex piloto da RAF)
    http://www.flightglobal.com/articles/2009/11/09/334383/flight-test-dassault-rafale-rampant-rafale.html
    Falow

  27. o Gripen é um otimo caça, barato e economico, de 4G mais compara-lo ao Rafale e SH? fala sério…
    continuo dizendo que ele n serveria pro Brasil como sendo um País enorme, por outro lado um País que tem o F5 cmo sendo seu principal vetor… o GRIPEN é uma Ferrari 😛

  28. eu ia dizer a mesma coisa q o jackson…q q um motor tem haver com subidas e descidas???lembrando q o f-35, q foi desenhado primordialmente para ser um caça de ataq — e agora foi ‘redesenhado’ para ser poli-multi-awacs-tudo — so tem oq msm?? 1 motor…
    mas enfim, foi amigo sueco q falou…cabou-se tudo.
    “every time you drop your bomb, you kill your God, your child is born…Boom, boom, boom, boom!”SOAD.
    é amigo, agora a coisa ficou feia…e q fogo amigo?! acredita q quando eu li a noticia do feed, achei q o typhoon tinha ‘acertado’ o gripen nos ceus da libia? antes fosse..fuizz!

  29. Nick eu sei dessa história,dizer que um caça pode bater de frente com o Sukkoi qualquer caça faz,agora não há nem comparação,o Sukkoi leva míssies capazes de destruir um porta aviões,misseis que dariam para ser um motor auxiliar do Gripen,o gripen pode realmente bater de frente com o SU 27,mas qual seria a proporção de abate,se for assim,até o AMX bate de frente com o SUKKOI,segundo o Gripen teria que enfrentar os SU-27 dentro de uma area quase perto da suecia,não teriam como enfrentar os Sukkoi muito longe do territorio sueco,mas isso é uma outra História,mas estou vendo a obra prima que saiu desse multi-função,palavras do Ministro do Comércio Sueco.O cara esteve aqui,cuidou dos preparativos da visita da Casa Real Sueca,bom a palavra é dele.

  30. Compra essa água de 16 contos e um Kisuco safado de 50 centavos,e toma ouvindo essas belas músicas amigo,assim vc relaxa.

    Um abraço!

  31. Vamos supor que uma empresa fosse comprar 1000 computadores,e que as empresas fossem IBM(Le Novo),DELL e a Acer.Ai um dos executivos de uma das empresas solta numa palestra que o seu pc,tem um bug que limita uma das suas principais funções,é ou não pra ficar de cabelo em PÉ.

  32. Não é por ser monomotor, o erro foi de projeto mesmo. É um avião ainda em desenvolvimento. Com o tempo ele vai ficar muito bom, pois os suecos são muito inteligentes.
    Eu gostaria de tentar consertar o Gripen, introduzindo nele uma turbina auxiliar e sistema anti-atrito.

  33. O caça da matéria é o gripen!!!! o caça do fx2 é o gripen NG, é a mesma coisa comparar o hornet com super hornet!!

  34. Eu só queria entender porque o pessoal da FAB colocou o Gripen em 1º lugar na short lista??? Será porque eles estavam querendo um jato para treinar? Mas o hall tejas não ficaria mais enconta, e não faria a mesma coisa que um Gripen? O Gripen tá bom pra quem não quer medir força com ninguém, mas se precisar de um caça de verdade, melhor comprar o Rafale F-3. Barca gostei do video, eu creio que o Jackson também, mas ele só não tem coragem de confessar.

  35. Ihhhh agora as gripentelhas ficam loucas.
    O super-hiper-mega-blaster gripeco não é isso tudo então?
    Agora vale tudo para defender sua pulguinha, dessa vez até detonar os próprios politicos suecos.
    Ué, mas esses suecos não eram tão honestos, sérios, responsáveis e coisa e tal.. seu JAKSON?
    GRAVEM o que estou escrevendo, daqui a pouco as gripentelhas prostitutas do tio Sam lá da gripelândia, (que também trollam aqui), vão falar que é lobby pago pela Dassault..
    Isto é, se publicarem essa matéria por lá, o que eu D.U.V.I.D.O!

  36. “…isso justifica o f18 em segundo lugar, pois viria sem armamentos , sem radares, sem , sem, sem….. e então tb é barato manter somente as turbinas e fuselagem.”

    Essa foi Boa!!! :)HA, HA HA

  37. depois dessa notícia, acredito que a FAB vai ter que no mínimo dar suas explicações sobre seu parecer, e no máximo ficar no banho maria até terminar os combates na Líbia para se ver quem aguenta o tranco de um combate, até o próximo programa o FX-10.

  38. Sera que a declaração do Sr.Carl Bildt…””o Gripen, não é bom nesse tipo de operação”. “Nós temos limitações no nosso sistema em si, completou”””….Ou é uma tradução erronea ou ate mal intencionada para desclassificar O PEQUENO NOTAVEL que muitos ENTUSIASTAS ENLUARADOS DO F18 afirmam não passar de um treinador avançado na Europa e OS CHORAMIGÕES DO RAFALE ate aceitam perder para o NG rsrs rsrs Sabem o F5BR abateu Rafales na CRUZEX e esse pequenino,manobravel,sofisticado e arrojado caçinha terinador nas mãos de nossos bravos e valorosos pilotos da FAB sera capaz de fazer extragos em terra,mar e ar,alguem duvida???? rsrs rsrs

  39. Teoria egocêntrica de alguns aqui, hein? Parece que a atuação da coalizão na Líbia só existe porque tem gente querendo ganhar o FX-2.

  40. Estou temeroso com a escolha do caça no projeto FX, pois penso que ninguém (Governos estrangeiros) são confiáveis no que tange a transferência de tecnologia e até mesmo no desempenho de qualquer dos vetores que se apresentam como finalistas desta licitação parto de burro. Creio que estes caças nunca terão desempenho igual aos usados por seus países de origem, fiquei chateado ao saber que o negocio dos helicópteros com os Franceses esta dando trabalho e tenho informações que, pessoas do governo Lula levaram uma bola para prestigiá-los.Generson de Gois Há Sefaradí

    Escrito por Felipe Salles
    Seg, 04 de Abril de 2011 02:14

    O programa de aquisição de novos helicópteros médios europeus para as três forças armadas brasileiras entrou recentemente numa fase muito complicada. Nenhum pagamento deste contrato foi feito desde 2009, e apenas a sua conta de multas contratuais já passou da casa dos 5 milhões de euros. Nenhum dos três clientes militares brasileiros, até aqui, sequer se esforçou para demonstrar uma fração do entusiasmo pelo EC-725 que tem exibido o Ministério da Defesa em Brasília. Talvez por que tenha sido justamente ali onde este negócio foi gerado e gestado.
    O contrato de aquisição de 50 aeronaves é vista pelo fabricante como o pontapé de uma montagem sob licença no país que abriria a porta posteriormente para inúmeras vendas do seu variante civil (EC-225) para as empresas que prestam serviço para a Petrobras na Bacia de Campos e nos novos poços do pré-sal que recém iniciam sua produção. Das três, a FAB, justamente a gestora do contrato conjunto, sempre foi a mais crítica deste modelo, agora sendo a vez da Marinha de se juntar a ela neste forte antagonismo.
    O Super Cougar é bem maior que seu antecessor, o Super Puma. Por isso, o aumento de peso vazio demandou a instalação de novos motores Turbomeca Makila 2A que, mesmo com seu aumento de potência, ainda não lhe permite alcançar um desempenho semelhante ao do modelo anterior. “A nova aeronave praticamente não tem reserva de potência, sofrendo muito com situações normais de aumento de temperatura ambiente e de altitude, quando carregada”, disse uma fonte de ALIDE.
    Por questões como esta, é que as três aeronaves trazidas ao Brasil da França como cabeça de série ainda não foram aceitas pelas FFAA brasileiras. Segundo fontes de ALIDE os primeiros EC-725 do Exército e da Marinha tiveram sérios problemas de motores o que obrigou à Turbomeca a trazer duas novas unidades da França. A FAB está numa situação crítica com a Helibras onde seu primeiro helicóptero do tipo nem mais está voando até que se acertem as divergências contratuais e técnicas.
    Segundo um contato de ALIDE que, por boa razão, prefere manter-se anônimo uma das demandas principais da MB era a necessidade de substituir os Sikorsky SH-3 Sea King que disparam mísseis anti-navios, e para isso ela começou a adquirir os S-70 SeaHawk do mesmo fabricante americano. O Super Cougar, como é também conhecido o EC-725 não era capacitado para transportar e disparar mísseis antinavio, assim para atender à necessidade da marinha este armamento teria que ser certificado nele. Para realizar esta modificação, a Eurocopter inicialmente apresentou os custos de certificação do míssil Exocet AM-39 Block 1. Posteriormente, como este modelo de Exocet já se encontrava fora de produção os europeus sugeriram a sua troca pelo modelo atual AM-39 Block 2 Mod 2, “pelo mesmo valor”. Moto contínuo, o custo da campanha de certificação saltou quase que cinco vezes. Naturalmente, esta mudança explosiva de valores criou uma tremenda reação negativa dentro da Marinha, o que arriscava melar todo o programa. Tendo em vista os novos valores, a MB tendeu a novamente aceitar o Exocet Block 1 na tentativa de obter sistemas e know how que lhe serviriam para o futuro Míssil Anti Navio nacional (o MAN-1) já em desenvolvimento junto a empresas brasileiras. Sob esta nova perspectiva, a Eurocopter e seus parceiros logo se reposicionaram retornando ao custo originais, porém agora com os mísseis a serem disparados nos testes sendo cobrados por fora, assim o valor total passaria a “ cerca de duas vezes o original, mas os valores ainda não foram precisados” segundo a fonte de ALIDE ouviu dentro da Marinha. FAB e EB, sócios desta aquisição, não ficaram também nada satisfeitos ao se verem impactados com o aumento dos custos do variante da Marinha.
    A tão propalada “transferência de tecnologia” (ToT), sempre foi a principal leitmotiv por trás do programa de novas aquisições de defesa desde o último governo, no caso do EC-725, e responsável por um substancial aumento de preço unitário de cada helicóptero. Segundo acertado em contrato com os europeus, a ToT do helicóptero da Marinha iria diretamente para as empresas desenvolvendo o míssil antinavio brasileiro. Recentemente a Força foi informada que não seria possível transferir a tecnologia do motor-foguete para o MAN-1, “porque este componente era fabricado por um subcontratado e assim, não era produto de nenhuma das empresas européias na cabeça do programa do Super Cougar”. Buscando uma situação de contorno, foi proposto que a ToT fosse feita em troca do conhecimento do processo de queima do motor-foguete. Esta nova proposta teria então sido sumariamente descartada pelo seu fabricante, o que poderá deixar o MAN, como um quebra-cabeças de peças estrangeiras, montadas por técnicos brasileiros, mas quase sem transferência de Tecnologia…
    Resta saber se esta sequência de dificuldades técnicas e contratuais somadas com a oposição aberta das FFAA serão capazes de encerrar o programa de uma vez por todas ou se ele seguirá adiante como o “patinho feio” do atual programa de aquisição defesa.
    Fonte: ALIDE

  41. boa noite galera, Esse aviãozinho nem existe e tal de gripen ng só existe no papel, e um verdadeiro babel e um aviãozinho que existe somente na planta, se o brasil entra nessa vai se ferrar! sempre falei que esse gripen não existia e se existir do jeito que esta ja virar como peça de museu ( o avião que ja nasceu morto ou abatido ) rsrsrsrs pelo jeito que esta e F-18 ou rafale eu pessoalmente não queria nem um nem outro preferia os su- 35, mas como não vai ser possivel que veam os RAFALES pois para os F-18 já deu o tinha de dar são projetos antigos não tem mais como melhorar e atualizar, já os rafales são um projeto mais novo tem como fazer melhorias e atualizações, eu sei que os franceses são trairas mas o dizer dos americanos? são o que? então e nos conformar e torcer pelos rafales. um abraço amigos,
    P.S. que veam as criticas rsrsrsrsrssss

  42. O Gripen é um caça com preço elevado custo de manutenção alto alem de tudo é mono-turbina e ainda tem limitações para ataque ao solo ele não se encaixa no perfil da FAB a disputa está entre o F-18 e o Rafale dois poderosos caças.

    Observação: a Fab nunca disse que o Gripen era o seu caça preferido isso nunca foi sitado nós relatorios da FAB que disse que a FAB preferia o Gripen foi a Revista Veja que não é confiavel e também segundo os documentos do Wikileks preferido pela FAB é o F-18.

    Eu gostaria de ver a Fab com o Rafale mas o F-18 já estava de bom tamanho.

Comentários não permitidos.