Gripen é alvo de fogo amigo

http://farm6.static.flickr.com/5097/5419334519_a10a2cc1e3.jpg

Texto: Cmdt Maranhão & E.M.Pinto

Anders Fogh Rasmussen da NATO diz estar satisfeito com a contribuição da Suécia nas operações na Líbia – apesar das declarações de Carl Bildt, que afirmou que o Gripen não é capaz de realizar operações contra alvos no chão.

Como se lançasse um míssil o político conservador da Suécia Carl Bildt declarou na terça feira passada, 29 de Março, durante a cúpula da NATO em Londres, que os Gripens não iriam atacar alvos no solo durante as operações na Líbia e limitaria suas operações na vigilância do espaço aéreo de exclusão imposto pela ONU que agora esta sendo transferido para a NATO. Segundo ele, “o Gripen, não é bom nesse tipo de operação”. “Nós temos limitações no nosso sistema em si”, completou.

As informações foram publicadas no diário Sueco Expressen (clique para conferir).

O míssil que Bildt lançou repercutiu no mundo todo e pode acertar em cheio as pretensões da SAAB aqui no Brasil, uma vez que segunda a imprensa brasileira, a FAB  teria demonstrado preferência ao  caça SAAB Gripen NG, uma versão melhorada do modelo apontado por Bildt, escolhendo-o como “o número 1” em detrimento ao F-18 Super Hornet – Americano e ao Rafale – Francês, no infindo programa FX-2 que visa o re-aparelhamento com aviões de caça para a Força Aérea Brasileira.

Bildt ainda tentou amenizar sua declaração completando, “Nós não somos necessariamente bons em tudo”, disse ele. De nada adiantou, o estrago já estava feito. O Brasil precisa de aviões polivalentes e capazes de operar em qualquer teatro, tanto no ar como ataques ao solo e sem dúvida suas declarações põe dúvidas nas capacidades do  Gripen no FX-2.

A Índia que esta promovendo um programa semelhante ao do Brasil ainda não se pronunciou, mas pelo que se sabe o Gripen não fez sucesso por lá perderam para o typhoon e para o Rafale. De todos esses o Gripen NG é o único monomotor e deve ser por causa disso suas limitações para o ataque ao solo, lhe falta potência para mergulhar, atacar e subir com rapidez necessária para sair do fogo antiaéreo em terreno hostil.

Os Gripen chegam a Líbia depois que a Força Aérea de Kadafi já foi dizimada pela forças aérea da França e Estados Unidos que só tiveram uma baixa, um F 15E, que por sinal teve problemas técnicos segundo os americanos. Chegam para vigiar a zona de exclusão aérea imposta pelo Conselho de Segurança da ONU e praticamente vão a passeio.

Fonte: Aviação Geral

46 Comentários

  1. Sendo assim ja são dois caças do FX que tem dificuldade para atacar alvos terrestres..
    Um “não consegue atacar e subir com rapidez necessária em terreno hostil.”(?) Não pode ser serio isso…
    E o outro….
    não tem designador de alvos terrestres e precisa de um ala para iluminar, também não tem modo GMTT/GMTI para travar alvos móveis em terra .E o HMD será que já tem?? kkk

    Sendo assim F-18 na cabeça :):):) bom seria F-15 SE

  2. O Gripen é um caça razoável nada mais nada menos, claro que ele deve se capaz de realizar ataques ao solo, mas tem suas limitações, pois ele sempre voa com 3 tanques reservas o que ocupa algum espaço, seja como for pior ainda é o F-22 que tem limite de altitude muito reduzido devido a problemas com oxigênio e o radar que não foi feito para atacar alvos no solo… nem muito alto nem muito baixo que JACA rsrsrsr (mas essa é outra história)

  3. Esse político é tapado mesmo, deve ta ganhando $ por fora ahahha
    .
    Se o gripen não pode fazer ataques ao solo então estamos FU, vamos fazer uma troca, damos nossos temidos F5 + Mirage2000 entroca de Gripens??? ahahahahahah
    Pra que defesa GOD é brasileiro, e a Suécia é parceira, vamos ajudalos ahah

  4. Essa frase diz tudo “Os Gripen chegam a Líbia depois que a Força Aérea de Kadafi já foi dizimada pela forças aérea da França e Estados Unidos” caça se testa é em guerra nao em passeios os outros 2 monstraram que sao capazes agora esse Gripen ae……………

  5. Caro Barca,

    Só digo uma coisa: Todas as versões do Viggen foram substituídas por apenas uma versão do Gripen.

    No mais, esse político sueco deve ser um agente francês infiltrado 🙂

    []’s

  6. Mas se o AMX italiano desenvolveu um ótimo trabalho em Kosovo por que o gripen JAS39 (muito mais moderno e capaz) não consegue o mesmo na Libia? Eu achei muito estranho a declaração desse ministro, a não ser que ele estivesse se referindo a toda logistica de suporte em terra e resgate em caso de queda de algum gripen. De qualquer forma acredito que a Africa do Sul e outros paises que compraram esse avião não pretendem usa-lo somente para defesa aérea.

  7. O gripen é bom, mas é do nivel do M-2000 e F-16, nem mais nem menos, o problema aqui no Brasil, é que por causa do lobby tem gente achando que ele é do nível do typhoon e Rafale, que claramente são diferentes.

  8. Fala kamaradas…
    Enquanto isso…. no mundo dos “FATOS”:
    “Rafale destrói um blindado a mais de 55 km”
    Um Rafale da Força Aérea Francesa conseguiu destruir um veículo blindado soltando uma munição AASM, a mais de 55 quilômetros do alvo, durante o seu primeiro dia de operações.
    Este tipo de munição é capaz de alvejar alvos a uma longa distância com uma precisão notável. Permite que a aeronave permaneça fora do alcance das defesas aéreas do inimigo. Até agora, AASM estava sendo qualificado para uma distância de 50 km.
    Esta arma é fabricada pela francesa Sagem. Na verdade, seu preço é alto, cerca de 115.000 euros cada um, mas ele pode destruir, rapidamente, materiais muito mais caros. O Rafale pode disparar até seis AASM.
    http://www.marianne2.fr/blogsecretdefense/Libye-un-Rafale-a-detruit-un-blinde-a-plus-de-55-km_a209.html
    Falow

  9. Fala kamaradas…
    Uma coisa é certa nesta Operação na Líbia… O EF-2000 mostrou ao MUNDO sua limitação “air-to-ground”!!!
    A RAF teve q usar seus velhos, mas capazes, Tornados para realizar tais operações.
    Agora quero ver certos kamaradas afirmarem q o EF-2000 é um vetor mais capaz q o Rafale!!!
    Falow
    P.s.: O interessante deste conflito na Líbia, é q “tabus” estão sendo desfeitos:
    1º)O tabu do “quase” perfeito F-15;
    2º)O tabu da superioridade do EF-2000 frente ao seu irmão Rafale;
    3º)E o do Gripen com seu “Nós não somos necessariamente bons em tudo”..rs..

  10. Esse político sueco não entende bulhufas de aviação de caça.
    Quanto a ele ter pouca potência e por isso não ser eficiente para implementar um ataque em vôo picado e recuperar a contendo não acho que proceda.
    Os ataques na Líbia são feitos exclusivamente com armas de precisão guiadas, já o bombardeiro de mergulho é muito usado quando se usam “armas burras” para melhorar a precisão.
    Não creio que seja esse o problema.
    Acho que foi somente um comentário infeliz mesmo e por questão puramente operacional foi delegado ao Gripen apenas operações ar-ar.

  11. Fabrício,
    Eu acho meio exagerada esse feito do Rafale com uma ASSM.
    Destruir um carro de combate (alvo móvel) a 55 km? Truco!
    Rsrssss
    Não é que seja impossível, só acho que não existiam (e nem existem hoje) condições para que isso fosse feito no primeiro dia de guerra pela dupla Rafale/ASSM-IR
    Posso estar enganado, mas a ASSM-IR só está habilitada a engajar alvos móveis no modo LOBL (travamento antes do lançamento). Isso implica que para que possa ser lançada contra um alvo tático (carro de combate) ela teria que estar ao alcance do seu sensor de imagem térmica, e não creio que o seeker da bomba/míssil consiga identificar um alvo com as características de um CC a 55 km ou mais.Provavelmente só o faça a no máximo uns 10 km.
    Diferente quando é um alvo fixo. Contra um alvo fixo ela poderia ser lançada no seu limite de alcance (50/60 km) já que seu sensor operaria no modo LOAL (travamento após o lançamento).
    Mesmo que a ASSM esteja habilitada tecnicamente a operar no modo LOAL também contra alvos móveis não creio que as regras de engajamento permitissem que isso fosse feito.
    E para um CC ser detectado e identificado a mais de 55 km se faz necessário uma marcação externa, seja através de tropas em terra, de outro avião, de um helicóptero de reconhecimento, etc, já que é pouco provável que o radar do Rafale seja capaz de fazê-lo de forma autônoma e tão pouco o pod Damocles.
    Um abraço.

  12. Hehehe… Isso aqui está mais parecendo manifestação de torcida organizada de times de futebol…
    Então, já que insistem em “confundir” o JAS-39 Gripen com o seu futuro sucessor Gripen NG vale relembrar algumas diferenças… Segue trecho com algumas informações técnicas retirado do blog CAMPO DE BATALHA AÉREA: …………………………………………..
    “Para lidar com o aumento de peso decorrente do aumento da capacidade do Gripen NG, o motor teve que ser substituído. A escolha do novo motor recaiu sobre o modelo General Electric F-414-400 usado no caça norte americano F/A-18E/F Super Hornet. O motor precisou passar por algumas pequenas modificações para adapta-lo ao uso como único motor, dando origem a versão F-414G, especifica para isso no Gripen NG. Este motor tem empuxo máximo de 9790 kg de empuxo, um acréscimo de 25% de potencia sobre o motor RM-12 (GE F404) do JAS-39A/C Gripen.
    Este novo motor permite ao Gripen NG voar em regime de supercruzeiro de mach 1,2 armado com mísseis ar ar, o que foi demonstrado pelo protótipo Gripen DEMO em 21 de janeiro de 2009. Para quem não conhece o que é supercruzeiro, é a capacidade de voar em velocidade supersônica sem uso do pós-combustor, o que permite uma maior autonomia e ainda coloca o avião em vantagem quando estiver atacando, pois pode chegar mais rápido no ponto de lançamento das suas armas e sair rapidamente da área de combate. Hoje, apenas o supercaça F-22 Raptor, Typhoon e o novo caça PAK FA T-50 da Rússia conseguem voar em supercruzeiro.
    ………………………………………………
    ARMAMENTO
    Ar Ar: Míssil AIM-120 Amraam, Meteor, Sidewinder, Iris-T, Python 4, Python V, A-Darter, AIM-132 Asraam, Míssil Derby
    Ar Terra: Míssil AGM-65 Maverick, RBS-15F antinavio, Bombas guiadas a laser da família Paveway (GBU-10, 12 e 16), Bomba dispensadora de submunições DWS-39 planadora, Bombas da família JDAM, guiadas por GPS (GBU-31, 32, 38), míssil antinavio RBS-15, míssil Taurus KEPD 350, Bomba guiada por GPS Spice, Bombas de queda livre da série MK-80.
    Interno: Canhão Mauser BK-27 de 27 mm com 120 munições.
    ……………………………………………….

    Lembrando também que essas são carácterísticas referentes ao Gripen “Demo” NG que ainda está em fase de testes… E caso o caça sueco seja escolhido no processo FX-2 da FAB, muitas dessas características técnicas poderão ser alteradas completamente, durante o desenvolvimento conjunto, para que a aeronave atenda satisfatóriamente todas as necessidades da nossa Força Aérea… Então meus amigos… Mais uma vez… Vamos evitar confundir “CAPITÃO DE FRAGATA, COM CAFETÃO DE GRAVATA”…
    🙂

  13. Features fazem toda a diferença em combates aéreos, mais motor, mais sistemas de alvos e radares, mais mecânica, mais razão de subida, polivalência. O Gripen não me parece o mais completo de todos. Precisamos sim é do F18.

  14. Nelson de Azevedo Neto,
    Tudo muito bonito, aliás no papel vale tudo mesmo..
    É interessante que com tantas qualidades, o fodástico gripen NG ainda não conseguiu um trouxa, ops, um comprador para FABRICÁ-LO.
    Aliás, a quantas anda(ou não anda) esse photoshop sueco?
    Nem mesmo as gripentelhas, prostitutas do tio sam lá da gripelandia falam mais nisso…
    E na falta do que dizer, é mais fácil ficar falando mal do Rafale…

  15. Fala kamarada Bosco…
    O AASM é uma arma convencional air-ground modular, com um kit de orientação e um de extensão de alcance, transformando esta bomba e um artefato guiado.
    Algumas características do AASM:
    1º)É composto por 2 kits:
    – UM KIT DE ORIENTAÇÃO, INCLUINDO EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E LEMES AERODINÂMICOS. O KIT É MONTADO NA FRENTE DO CORPO DA BOMBA.
    – UM KIT DE EXTENSÃO DE ALCANCE, LIGADO À PARTE TRASEIRA DO CORPO DE BOMBA, CONTENDO UM PROPULSOR DE FOGUETES E UMA UNIDADE AERODINÂMICA.
    2º)O AASM está disponível em 2 kits de orientação:
    – GPS / INERCIAL
    – GPS / INÉRCIA / ORIENTAÇÃO DE IMAGEM INFRAVERMELHA.
    – AMBAS AS VERSÕES PODEM SER DISPARADOS A UMA DISTÂNCIA DE STAND-OFF, MESMO EM BAIXAS ALTITUDES.
    3º)Alcance:
    ACIMA DE 50 KM DE P/ ELEVADA ALTITUDE E 15KM P/ BAIXA ALTITUDE.
    http://www.mbda-systems.com/mbda/site/docs_wsw/RUB_194/aasm_bd.pdf
    Falow

  16. Fala kamarada Bosco…
    O reconhecimento do alvo pode ser realizado pelo Damocles, q é compatível com bombas guiadas a laser e GPS / INERCIAL.
    Qnto ao alcance do Damocles, existe versões na net de 40km à 55km.
    http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:fU-NMhzoCIQJ:www.dassault-aviation.com/fileadmin/user_upload/redacteur/presse/Backgrounders/RAFALE_EN.doc+pod+damocles+range+km&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgFDQqgskj18N55GH_-JJtSk0Wc-Uq7fCiQo7UZGm43m_oSIaen8m1w7Kl6lopBuH4ol8hkz-driEL1vOGu8fxlF7L2AFuaFTZOrcumPmCIH0sCerwIj4iw5iTbGFI3AAn4aF7E&sig=AHIEtbRUvjiQrLOnH2iLnK8B3vmmCC9Uyw
    http://www.youtube.com/watch?v=WqyUT9N9ak4
    Desculpem-me pela extensão do link…
    Mais um link com um vídeo do Damocles:
    http://www.youtube.com/watch?v=WqyUT9N9ak4
    Falow

  17. Fala kamarada Nelson de Azevedo Neto…
    Estamos fazendo comparações de caças REAIS, e ñ daqueles q só existem em uma versão DEMO.
    Hj em dia, só conseguimos tecer argumentos hipotéticos sobre o Gripen NG.
    Cito o radar do Gripen NG como exemplo. Vc entra no site do SELEX Galelio e somente encontra isso:
    “Vixen 1000ES AESA Fire Control Radar”
    The Vixen 1000ES radar is a wide field of regard system optimised for multi-role/ swing role operations. The system features comprehensive mode suite for both A/A and A/G including interleaved operation, ensuring high availability and reliability. The Vixen 1000ES, a collaborative programme with SELEX Galileo, SAAB Microwave and SAAB Aerosystems, builds on established technology from the European leaders in AESA radars and has a clear route map to future capability.
    http://www.selexgalileo.com/SelexGalileo/EN/Business/Products/Radar/index.sdo
    E tem kamarada q consegue tirar disso, argumentos q levam a concluir q o Vixen 1000ES é melhor q o RBE2 Aesa.
    Vai entender…
    Falow

  18. Bruno W,
    Eu em nenhum momento disse que o futuro Gripen NG é o melhor ou o mais completo caça multifunção… Aliás, aqueles que acompanham meus comentários sobre o FX2 devem ter percebido que não tento desqualificar nenhum dos concorrentes – até porquê não tenho a menor competência para tal -, e ficarei contente com qualquer que seja a escolha… Mas, também não faço segredo que me “simpatizo” com a ideia do Gripen NG – e + a sua versão naval – para substituir os nossos F-5, A-1, e Skyhawks, pelas diversas carácterísticas já destacadas e, principalmente, pelo fator custo/benefício que, sob a minha ótica – e também pela da FAB – se encaixa como uma luva para as necessidades brasileiras pelos próximos 20 ou 30 anos… No entanto, também destaquei, que sou favorável que fosse escolhido para equipar o GDA um caça mais capaz que o Gripen NG para substituir os nossos Mirage2000… Mesmo que fosse feito uma “compra de prateleira” com pelo menos o dobro de células atualmente em operação (24 ou +) na citada unidade… Eu até poderia dar várias justificativas para estas minhas preferências… Mas, isso iria acabar se transformando quase num trabalho de “tese” infinito… então deixo por conta da vossa imaginação… hehehe

  19. Fabrício,
    O Gripen “DEMO” NG já está voando, inclusive eu tenho o video do seu último voo de teste realizado este ano… E várias etapas desses testes para avaliar sua real capacidade já foram certificadas… Mas, concordo que muito sobre o NG ainda se encontra no campo especulativo, ou em processo decisório… Como é o exemplo do radar que ele irar operar… Mas de qualquer forma, na “HIPÓTESE” do Gripen ser escolhido para o FX2, eu confio na competência da FAB e do grupo de empresas que irão/iriam desenvolver/aperfeiçoar/adaptar o projeto do Gripen, tornando-o um caça de 1ª linha na sua categotria, e capaz de cumprir com o seu papel dentro do propósito da END…

  20. Político só faz ou fala besteira, pelo amor de Deus gente, falar isso do gripen é um absurdo, falar que caças monoturbina nao tem potencia pra atacar alvos terrestres é uma palhaçada, Amx, mirage 2000, mirage, A 4 skyhawk,mig 21, f 16 , mirage f 1, etc… sinceramente, tem gente que acredita em tudo que escuta, o gripen é o meu preferido, aposto nele.

  21. Alguem pode me dizer se a SAAB ja se pronumciou sobre as declarações desse politico sueco Carl Bildt sobre o desenpenho Ar-solo do GRIPEN?

  22. A Força Aérea Sueca agora vai ter que provar de uma vez por todas que seus caças Gripens não vieram a passeio na Líbia e demonstrar a todos que seu caça está em pé de igualdade com os outros caças na arena ar-solo! Só assim vai calar a boca de todos os seus críticos!

  23. Quer dizer que a FAB escolheu o Gripen por ser baratinho e mais facil de mantener né e que todos os tecnicos que analizaram exaustivamente o FX não entendem nada né mesmo,os senhores são os donos da verdade e a amioria quer de qualquer jeito que o Brasil entre na furada de adiquirir o F18 pelado e cheio de malwares e ainda ficarmos na dependencia dos EUA e rezando para não sofrermos retaliações e embargos rsrs rsrs Temos aqui muitos Brasileiros ou varios soldados internacionais rsrs rsrs Eu conversei com um dos pilotos da FAB ( e não com reporteres ou prefeito lobbysta ) que voaram o GRIPEN NG ano passado.Com muita ensistencia minha e apos ele relutar bastante ( achei louvavel seu carater de militar com respeito a hierarquia e as leis )com muita dificuldade consegui ouvir dele de forma ate cautelosa que eles ficarão impressionadissimos com a performanse do GRIPEN NG.De la pra cá é tudo oq ue ja sabemos,o governo pressionou os militares para refasserem os relatorios e alterarem os indices de classificação.Aqui no Brasil dificilmente isso vazara e sera de conhecimento publico,quem sabe daqui uns 50 anos.Então nossos tecnicos,nossos pilotos,todos reconhecidos mundialmente como excelentes profissionais inclusive rankiando nosso pilotos entre os melhores do mundo,são otarios,são bundões e idiotas e os senhores tem a razão pois são os donos da verdade e os Deuses do Olimpo rsrs rsrs Eu apenas riu muito de voces e agradeço a Deus por voces não serem os donos do poder no Brasil senão estariamos ferrados rsrs rsrs O Rafale é um excelente caça o melhor dos 3 no FX mas o GRIPEN NG é o melhor pacote para quem quer aprender e ser autosuficiente e independente e a clausula mais importante do FX é justamente esta,que atravez do pacote venhamos a não somente sermos meros montadores de aviões pois isso ja somos a muito tempo,mas emancipados….LULINHA COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS TANTO SE ROUBOU ficou tristinho com SARKOSY MURILO e a CRUZEX acabou de assassinar as pretenções da Dessault.Agora TITIA BOA DE CONTA COM O PÉ NO CHÃO quer ouvir todos menos o POLIVALENTE AGENTE TRIPLO mas sim aqueles que pilotarão os vetores,a industria e os especialistas.Ela esta corretissima no ponto de vista e na atitude.E agora com o balde de agua fria Chines rsrs rsrs a viagem a Pequin sera mais turistica e comercial do que estrategica.Quando a TITIA BOA DE CONTA COM O PÉ NO CHÃO equilibrar a economia e isso não demorara muito tomara a correta decisão de dar um pé na bunda dos Ucranianos,no JOBIM POLIVALENTE e fechar com a SAAB e com um consorcio com os RUSSOS aeroespacial eescrevam o que vou lhes dizer O DESENVOLVIMENTO COM ASSESSORAMENTO RUSSO DE UM CAÇA DE QUINTA GERAÇÃO TOTALMENTE CRIADO E CONSTRUIDO NO BRASIL.

  24. (O Maluquinho me empresta sua bola de cristal,he he mas concordo com voce o NG hoje com a falta de dindim,é o melhor para o Brasil,até daqui a um 15 anos,com os pétrodolares chegaremos a um f-40.,com os russos ….sds

  25. Fala kamarada 1maluquinho…
    Primeiramente ñ se sabe da veracidade do vazamento do relatório do COPAC. E se for verídico este relatório, ele usou os critérios do FX-1. Naquele tempo o Brasil ñ tinha cacife para barganhar nada…fora q as potências Mundiais Ocidentais ostentavam, ainda, a hegemonia mundial.
    Então os pesos maiores foram postos no preço da aeronave e no custo da manutenção.
    Agora…os tempos são outros…tanto o Brasil precisa destas potências como vice-versa. Então o ToT e fator risco aumentaram seus respectivos pesos na concorrência.
    E no fator risco…o Gripen NG é imbatível, pois nem um protótipo se tem ainda. Fora q a maioria dos “SISTEMAS” do Gripen virão de diversos países, sendo em sua grande maioria dos EUA. Ñ se pode esquecer, segundo a END, q o Brasil começará a receber os caças a partir de 2015.
    Então os únicos q podem, com certeza, garantir a entrega a partir desta data são os EUA e França.
    Falow

  26. sei nao na minha opinião continuo com os rafales…
    tds os caças tem seu ponto fraco ate msmo o f-22 foi chamado de jaca pois sob chuva perde grande parte de seu poder d manobra a verdade eh essa qm eh esse político pra falar isso ????? e mais naum importa ql caça vai vir e sim a tecnologia ate pq tenho certeza que assim que chegar vai receber equipamentos Brazucas e logo teremos uma versão tupiniquim o importante volto a falar eh a tecnologia .
    msmo o rafale que suposta-mente vem com 100% da tecnologia segundo os franceses assim que ele chegar vai receber una ajustes da FAB e da Embraer pra ficar mais barata sua manutenção…

  27. Eu não vi o tal político falar que o problema do Grippen era turbina. MAs sabendo que estamos falando de uma outra nação que não o Brasil, é bem possível que no intuito de não colocar os pilotos em perigo o tal político resolveu assumir uma posição vexatória garantindo a segurança dos pilotos. Afinal, até um F-16 foi abatido.

  28. Prezado Sr.Maluquinho,
    Já que pelo jeito, você é mais um que acredita mesmo nessa histórinha de transferência de tecnologia,
    o sr. acredita mesmo que com o Gripen (que diga-se de passagem é MUITO mais americano do que sueco) não ficaremos dependentes dos EUA, teremos mesmo acesso a toda tecnologia, livre de malwares, seremos auto suficientes, emancipados, aprenderemos a construir um caça de 5°geração, e seremos felizes para sempre???

  29. Gabriel Lima, Vamos por então cientistas como soldados! Também não é assim. A situação de defesa nacional é crítica. Os militares só não botam a boca no trombone pois faz parte da conduta deles a discrição e não-oposição à conclusão dos superiores, que são os civis!(os civis políticos! diga-se de passagem.. que entraram na carreira política para defender o povo!heueheh)

  30. Eu criei um novo sistema de orientação para armas guiadas, diferente do GPS, Inercial e Radar / Mapa digitalizado.
    Vou chmá-lo de: ” O passo do gigante “.
    Pessoal, caso os satélites sejam destruidos, não haverá mais GPS.
    Sobre o Gripen, está ainda em aperfeiçoamento.
    Ele só tem um motor ? Deveria ter 3 ou 4 (falo sério).
    O motivo, é que se um for atingido, tem outros para se safar.

  31. Ehehehehe…
    Boa Dandolo, você é mesmo uma figura.
    Porque você não pantenteia todos esses seus projetos?
    Você deveria também criar um site, para divulgar suas idéias, de repente alguém se interessa e você consegue um patrocínio..
    Abração.

  32. Fala kamaradas…
    “O Carl Bildt pode não ser um militar ou “especialista proficional” mas algum conhecimento ele possui sim. Foi primeiro-ministro da Suécia por três anos, chanceler e já “vendeu” o Gripen e o Gripen NG??? em diversos países, inclusive aqui. Acima de tudo, é mais que um interessado sobre a questão. Deve ter o conhecimento necessário para quem teve que aprovar e decidir a respeito do programa. Claro que isso não significa que as declarações dele não possam ser questionadas, na minha opinião.

    Ao contrário do Brasil, o governo sueco sempre se importou muito com a capacidade de defesa nacional (auto-defesa) e com o desenvolvimento dos seus programas militares, principalmente no caso dos caças.

    O que eu entendo sobre as declarações dele é que o Gripen não seria apropriado para esse tipo de campanha pois não foi desenvolvido para isso embora tenha capacidade de atacar alvos no solo.”

    []’s
    By Alberto
    http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=3499&start=1455
    Falow

  33. BRUNO W e demais amiguinhos….Eu não acredito em transferencia de tecnologia mas acredito cada vez mais na capacidade de criação e de superação de nossos cientistas,tecnicos e centros militares,civis e academicos Brasileiros.Temos algo mais para acreditarmos?Politicos falam bonito pensando em dinheiro visando iludir para melhor roubarem.Assim como dizem ser suposições que o governo influenciou os tecnicos militares a revisarem o FX e mudarem os criterios e quanto a mudança de criterios foi oficial,quanto ao mais jamais saberemos.Sabem,nossos militares tem nos dado exemplo de observancia as leis e constituição permanecendo calados.Existem assuntos que são de governo e assuntos que são de estado.essa Republica de Ratazanas mistura tudo,da poderes a politicos para inclusive decidirem em areas que desconhecem.O FX é produto disto,o consorcio com a Ucrania e a manutenção do mesmo tambem é produto disto.Ate a situação delicada de nosso fisico foi consequencia disto tambem.É uma salada de fruta onde todo mundo dá piruada e tem muito cacique pra pouco indio.Pastas e assuntos de governo para politicos e pastas de defesa e assuntos militares para militares e assuntos de estado para a segurança nacional e não para politicos.O que esperar mais se temos um Moreira Franco secretario de assuntos estrategicos,de que estrategia ele entende?E por ai vai.Nós demonstrarmos nossos pontos de vistas sobre vetores e preferenciais é normal,mas quando começamos a desclassificar nossos tecnicos,nossos pilotos,nossa industria e nossos centros de pesquisas ja é alem de falta de patriotismo muita falta de respeito.Receber e saber cumprir ordens não é vergonha e sim uma virtude.Nossos servidores da area de defesa não decidem nada e nem podem se expressarem publicamente,são capacitados e trabalham praticamente por amor ao Brasil.Se existe algum bundão nisso tudo é o Sr.Nelson Jobim e o Sr Saito,que com toda sua experiencia de bons serviços prestados não consegue se impor e fazer valer seu conhecimento para convencer politicos.O Brasil cresce pelo potencial que nós temos e pelo povo trabalhador que somos mesmo sendo drenado pela cobiça extrangeira e acharcado por bandidos politicos.As unicas coisas que ainda podemos nos orgulharmos são justamente nossos soldados e nossos tecnicos e cientistasO GRIPEN NG é sim o melhor pacote a um pais que almeja capacitação e auto-suficiencia,alem de ser o preferido daqueles que o testaram e o aprovaram.Adequados ao uso em qualquer base ate Amazonica,adaptavel perfeitamente a nosso NAe.Se nossos pilotos o provaram e o aprovaram prefiro crer na palavras deles do que na de voces todos e de um ex-piloto Americano ou Ingles que tenha voado o Rafale.A opinião de extrangeiros pra mim é lobby.

  34. Fala kamarada 1maluquinho…
    Vou plagiar oq um kamarada do blog já disse:
    “Para q reinventar a roda se nós CONJUNTAMENTE com outro parceiro podemos desenvolver nossa indústria bélica!!!”
    Posso citar alguns exemplos:
    Programa Espacial(VLS) com a Rússia, ELEB (Embraer + Liebherr), Aviônicos da Aeroeletrônica/Elbit, Omnisys + Thales, Exército Brasileiro + IVECO no VBTP-Guarani, CBERS com a China, Submarinos com a Alemanha e França, Helibrás + Eurocopter… .
    Falow

  35. Fala kamarada 1maluquinho…
    Vamos por partes qnto ao Gripen NG:
    …”GRIPEN NG é sim o melhor pacote a um pais que almeja capacitação e auto-suficiencia”…
    A Suécia pode “SOMENTE” garantir o ToT de seus Sistemas. E, infelizmente, o Gripen NG virá recheado de Sistemas de outras procedências, principalmente dos EUA (ex.: Motor).
    —————
    …”alem de ser o preferido daqueles que o testaram e o aprovaram”…
    Gostaria de saber a fonte desta notícia. E mais…o Gripen NG nem existe ainda!!!
    —————
    …”adaptavel perfeitamente a nosso NAe”…
    Kamarada…da maneira como colocou, parece até óbvio o desenvolvimento de um vetor para NAe!!! A Suécia ñ tem Know-How e nem Know-Why para isto. Ñ adianta, neste quesito os EUA e a França são imbatíveis!!!
    —————
    …”A opinião de extrangeiros pra mim é lobby”…
    “É simplesmente o melhor avião (Rafale) de combate e mais completo que eu já voei. Seus desdobramentos operacionais falam por si. Se eu tivesse que entrar em combate, em qualquer missão, contra qualquer um, eu iria, sem dúvida, escolher o Rafale.”
    http://www.flightglobal.com/articles/2009/11/09/334383/flight-test-dassault-rafale-rampant-rafale.html
    By Peter Collins (ex piloto da RAF). Quer dizer: Um piloto inglês exaltando uma aeronave francesa!!!
    Falow

  36. Campanha contrate os comentaristas do blog plano brasil e defenda o seu ” caça ” RAFALE. F-18 SH, GRIPEN NG E POR FORA SU-35 s.rsrsrsrsrsrs maluquinho por favor manda os numeros da mega sena pra min. desde já obrigado rsrsrsrsrs

  37. Essa matéria traz a tona somente uma realidade que acho que nosso amigo Jakson e por vezes outros tipo o Nick (na boa camarada! e na brincadeira) podem talvez se recusar a ver…

    Nenhum caça é unanimidade. Até mesmo o F-18 pode ter seus opositores dentro de casa. Limitações todos tem e sempre terão e é excelente que assim seja…

    Nada demais se o Gripen tiver alguma limitação, que não retira a capacidade de ataque ao solo, somente o torne levemente limitado no momento.

    Portanto pode comprar PAVEWAY o quanto quiser… Poder lançar pode… o F-15C é homologado para o lançamento de bombas, daí a ele ser o mais indicado… são outros quinhentos…

    Como o Nick falou, a força aérea sueca quis bater forte na nova doutrina de multi-role e redução numérica… Convenhamos porém que uma aeronave de ataque desenhada especificamente para isso será sempre mais capaz… Se assim não fosse os A-10 americanos não estavam tendo sua vida prolongada e o mesmo não seria feito com o AMX na Itália e até por aqui.
    Não tirando os méritos de que o Gripen é um multirole puro sangue como todos os 4ª geração e aliás… Temos como Multirole também versões do próprio M2000 e o F-16 que já foi citado… Não são puro-sangue, mas extremamente competentes.

    Só discordo da colocação de que o Brasil está atrás da maior transferência de tecnologia…
    Infelizmente o Brasil está atrás da melhor proposta como um todo e nesse aspecto não adianta comprar o barato que sairá caro depois ou o caro que sairá barato depois mas não cumprirá com o que precisa.
    A escolha de um novo vetor para FAB precisa obrigatoriamente preencher pré-requisitos técnicos operacionais, industriais e políticos sim e nada mais natural.
    Conscientizem-se camaradas, colegas e companheiros… Em qualquer local do mundo a escolha de armas leva sim em consideração aspectos políticos e não há fuga disso.

    Agora se querem reclamar dos políticos… aí… é discussão para outro ambiente.

  38. Caro Carcará,

    Sem reparos nos seus comentários. 🙂

    Nenhum caça é unaminidade, até o melhor caça do mundo hoje, o LM F-22 A Raptor, é contestado, se não por sua capacidade operaconal, por seus custos.

    O Gripen C citado na matéria, tem muitas qualidades, mas normalmente é criticado por ser “perna-curta” e “peso-leve”. No nosso caso, o NG, teria mais alcance e carga paga. E continuaria com as qualidade de baixo custo operacional.

    O Rafale por outro lado tem um alcance maior e mais carga paga, além de ter uma versão “marinizada” pronta. Mas é mais caro na operação.

    O Super Hornet, tem toda a infraestrutura da US navy por por trás. Operacionalmente, o de menor risco.

    Os 3 são multirole, cada um com pontos fortes e fracos, no meu entender caberia a Força Aérea apontar a melhor opção e ela o fez. O MD entendeu diferente e apontou outro. O presidente anterior “escorregou” da decisão, e a atual, usando a desculpa do ajuste fiscal deixou para 2012 uma decisão.

    SE vier um dos 3 ótimo, mas lembro que se a opção no for aquela que a FAB apontou, isso servirá de munição para a oposição.

    []’s

  39. Fala kamaradas…

    Quem anda escorregando, por enquanto, é a vexatória campanha sueca na Líbia. Essas duas colocações resumem oq estou falando:

    1º)“Nós não somos necessariamente bons em tudo” (by Carl Bildt/ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia);

    2º)“Isso realmente deveria ter sido investigado, logo que chegamos, mas não tínhamos tempo devido a todos os outros detalhes” (by tenente-coronel Mats Brindsjö).

    Esta última colocação é referente a falta de combustível q deixou os Gripen’s no chão!!!
    http://cavok.com.br/blog/?p=30903&cpage=1#comment-27378

    Falow

  40. DANDOLO…Ja a algum tempo vem sendo desenvolvido um sistema de orientação que se orienta por si mesmo e ainda pode usar os dois sistemas de orientação internacionais existentes.Esse projeto é segredo Nacional e quando concretizado servira a tudo,navios,aeronaves,foguetes misseis e etc…Louvado sejam nossos tecnicos,cientistas e militares envolvidos em inovação.Grande é o potencial do Brasil,o mundo ja se tocou disso mas falta a muito Brasileiro enchergar alem da neblina de hollywood…Querem saber o que que é,não sei de nada,não vi nada e não me comprometam rsrs rsrs Ah e ja tem um motorzinhu foguetinhu du KCT que tem de ser contido porque em muitos experimentos derrete de tão danado que é VUMMMMMMMMMM…

  41. FABRICIO…O seu comentario reflete a filosofia de Ozires Silva o fundador da EMBRAER.O mesmo logo no começo do FX dizia que a incumbencia do mesmo deveria ser dada a FAB e a EMBRAER que licitariam consorcio para os vetores serem desenvolvidos e fabricados aqui.Isso é ser inteligente e objetivo com visão especialista e apurada.Mas acontecem que a nossa politica hoje prefere internacionais licitações de contratos diretos para assim poderem melhor interferirem em beneficio daqueles que lhes oferecerem melhores beneficios proprios ja que tentarem fazer o mesmo tanto com a FAB como com a EMBRAER seria arriscada.A EMBRAER esta entre as 4 maiores e capacitadas industrias do mundo no segmento.A FAB e o CTA são embriões de nosso progresso aeronautico e aeroespacial.Deviamos favorecer não somente nossos meios por serem nacionais mais por serem idoneos e confiaveis.Se eu me proponho a comprar materiais e serviços e pagar mais para ter assesso a tecnologia do mesmo o minimo que eu poderia exigir é que tudo fosse feito apartir do zero aqui ou então seguir a filosofia de Ozires Silva.Eles estão com a corda de Nylon amarrada nos sacos prontos a se enforcarem e esse é momento para exigirmos o que queremos senão compramos de outros.Não nos faltaria fornecedores.O tempo do Brasil pedinte acabou,agora é a hora do Brasil exigente.

  42. Quantidade não é qualidade, mas já intimida, os generais americanos já sabem que com a atual força aerea chinesa não dá para brincar, em simulações virtuais descobriram que mesmo sendo inferiores tecnologicamente a grande quantidade deles daria conta da força aérea Americana num confronto lá na China. O Brasil já tem condições de fabricar um caça com sangue brasileiro com capacidade entre 3 e 4g. Faríamos um monte , geraríamos emprego e deixaríamos aberta a possibilidade de atualização e modernização destes vetores, uns 800 logo de cara. A India já está fazendo o seu.

Comentários não permitidos.