EUA criticam hipocrisia do Brasil sobre direitos humanos

http://gentedefe.com/hudsonjunior/files/2010/06/mentira7_1.jpg

BRASÍLIA. As relações comerciais e a perspectiva de conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas levam o Brasil a adotar uma postura ambígua, que chega a ser hipócrita, nas discussões multilaterais sobre a promoção dos direitos humanos. Essa avaliação pontua os relatos a Washington da diplomacia americana em Brasília, segundo telegramas divulgados pelo site WikiLeaks.

Para os EUA, o Brasil tem um retrospecto de violações, especialmente no que diz respeito ao trabalho escravo e às condições precárias dos presídios. Em mensagem confidencial, enviada em 11 de julho de 2008, a conselheira Lisa Kubiske resume a visão americana sobre os votos do Brasil nos fóruns internacionais de direitos humanos: “Moralidade é uma faca de dois gumes para a política brasileira em razão da clara hipocrisia quando esta firmemente rejeita a condenação de estados que violam os direitos humanos, se estes países podem prover um apoio tangível aos interesses do Brasil”.

Os americanos destacam que o Brasil não encontrou problemas em condenar violações no Turcomenistão, mas é reticente a condenar no Irã ou na China, parceiros durante o governo Lula.

Fonte: O Globo via Resenha CCOMSEX 23-02-2011

50 Comentários

  1. Os E.U.A condenam a China por algo ?,eles querem que o Brasil faça isso,com um parceiro comercial que nos dá saldo positivo na Balança Comercial,e os ditadores que eles apoiam ou apoiaram,só na America do SUL,existe uma lista bem grande de ditadores que tinham o opoio dos americanos.
    Nada contra os E.U.A,admiro muito esse país mas que eles são hipocritas,ah,isso eles são.

  2. É impressionante como os americanos são sensíveis a utilização – por outros países que não eles – das suas próprias politicas.

  3. Direitos Humanos….rsrsrs… cortina de fumaça pra esconder coisas piores. Direitos humanos é so para os outros mas quando se trata de atrocidade no Afeganistão e Iraque, direitos humanos some.

  4. Americanos são mesmo uns @#$% bando de duas caras
    Apoiam as maiores ditaduras do mundo,,,
    e vem criticar nosso sistema carcerário ou problemas internos, é só isso que eles acham que é violação de direitos?
    Eles é quem são os maoires violadores,
    A cada matéria divulgada no WikiLeaks, fico com mais nojo dos EUA

  5. Direitos humanos e uma ferramenta dos Yankes
    so que so funciona com outros com eles nao levao serio .
    o tanto de gente morta no Irake e cade os direitos Humanos?

  6. Para mim, eles estão certos em criticar.
    O soistema carcerário barsileiro por exemplo é pior que campod e concentração.
    Muitos dos indenizados pela ditadura recebem hoje indenização por conta das torturas e violações que foram submetidos, que legal, se fosse apenas na ditadura.
    Ainda hoje há torturas violações, decaptações dentro dos presídios.
    Não estou inocentando a bandidagem e sim demonstrando que o que acusamos também fazemos.
    Outro ponto, o Brasil não acusa CUBA e seus presos políticos, amsi paga indenização para os nossos e cria até comissão da verdade.
    O Colômbia, Venezuela, México, Irã, Marrocos, Arabia saudita, egito, Líbia entre outros que iguaolmente não acusamos.
    portanto, acho sim hipócrita a posição do Brasil, embora não ache que seja o pior, mas também não é santo.
    Sds
    E.M.Pinto

  7. “Moralidade é uma faca de dois gumes para a política brasileira em razão da clara hipocrisia quando esta firmemente rejeita a condenação de estados que violam os direitos humanos, se estes países podem prover um apoio tangível aos interesses do Brasil”.

    Concordo com isto. O Brasil amadorísticamente é flagratemente complacente com estados que violam os direitos humanos. Diferente dos EUA que são flagrantemente profissionalmente complacentes com estados que violam os direitos humanos…

  8. Pois é,a critica americana em relação ao Brasil tem procedência, mas como o macaco senta em cima do próprio rabo pra falar dos outros, a mesma hipocrisia também se aplica a eles.

  9. São dois países hipócritas, um não resolve os problemas internos há um bando de incompetentes no estado e quer dar um de salvador da pátria dos outros, o outro se acha o dono da razão, não importa a circustância, a palavra final é deles.

  10. Acho que uma coisa é sermos patriotas, defendermos nosso pais, exigir que ele seja respeitado, outras nações não precisam dizer ‘Eu amo o Brasil’, ‘Eu quero morar no Brasil’, ‘Eu quero ser como o povo brasileiro’, mas deve sim existir um respeito, da mesma forma que devemos respeitar as outras nações, coisa que não acontece aqui e podemos ver claramente lendo alguns comentarios.
    Em especial quando o tema é EUA, Argentina..

    Outra coisa é ser hipócrita, ver que eles (americanos ou qualquer outra nação que critica o Brasil) estão certos e ficarmos batendo na tecla.

    O Brasil de uns 70 anos para cá, tem sim melhorado muito, você sendo nacionalista, sendo petista, sendo “nãooquedita” tem que concordar.
    É preciso melhorar? Sim, é.
    Estamos longe de um ideal? Sim, estamos, mas não é impossivel chegar e estamos melhores que muitos países por ai.

    Nosso sistema presidiário é uma ESCOLA pra criminalidade, o cara rouba uma galinha por que estava com fome, entra lá e sai um assassino, um cara que odeia o sistema.

    Os EUA também não ficam atras, é verdade, está ai Guantanamo que não deixa ninguém negar, mas agente esta longe de ser os santinhos da cocada.

  11. Se é pra falar de Violação de Direitos Humanos, então vamos aos principais violadores. MATÉRIA ALTAMENTE RECOMENDADA. Link: http://inverta.org/jornal/edicao-impressa/428/especial/violacao-de-direitos-humanos-nos-eua
    ***
    Não suporto mais ouvir esta frase: “siga o que estou mandando e não o que estou fazendo”!!! Pra ser cobrador, primeiro tem que ter a moral ILIBADA. Cumprido primeiro esse requisito na própria casa, ai TALVEZ possa sair a cobrar na casa do vizinho.
    ***
    Quem defende os EUA na questão dos direitos humanas, primeiro leia a matéria do link sugerido. Estáh dito?!?!?!

  12. Pq eles ñ criticam a China em alto e bom Som?!?! A China e n > parceira comercial , e poderá nos dar bem + q os mesmos,o ianks, em especial no campo militar.Eles podem até terem razão, + temos de ser pragmaticos,q os chinese resolvam os seus rolos e ñ nós por eles.. Sds.

  13. concordo com as criticas deles , realmente(obvio que o brasil tem que melhorar muito), so que ao meu ver os EUA nao tem moral alguma de criticar outro pais(sobre os direitos humanos) sendo que o dele(EUA) é uns do que mais o violam

  14. De fato não tem como negar que o Brasil realmente viola os direitos humanos em sua própria terra, porém não devemos nós meter a da palpites na terra dos outros isso só fariam perder-mos mercado e não mudaria nada, nada, nada!
    E como o amigo Barca disse “Os E.U.A condenam a China por algo ?” . Política não tem muito a ver com certo ou errado e sim com que é vantajoso, infelizmente é assim.

  15. TUDO BEM, UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO. ENQUANTO ISSO EM QUANTÁNAMO…………..
    Caro Lordelo , pela Segunda Vez, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  16. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, o país mais hipocrita são os EUA, então não podem falar de ninguém porque tem telhado e casa de vidro por lá, e sobre prisões, quem tem pena de morte e Guantanamo não podem falar nada também, o Brasil está certo, a seletividade deve servir aos nossos interesses, e não de potência estrangeiras!

  17. bem que podiam adotar uma ‘solução final’ para assassinos, estupradores, facínora que lotam nosso sistema carcerário..
    pagar imposto para esses dejetos humanos comerem e dormirem … sou contra

  18. Apesar de toda a verdade das recorrentes violações dos direitos mais básicos no Brasil, ninguém chega aos pés dos EUA, que mantém uma hegemonia econômica escravizando pessoas em todos os continentes do mundo, destruindo nações para seu bel insano prazer militar aproveitando para lucrar, que patrocina um sistema midiático que dissemina o ódio, que ao mesmo tempo que condena o racismo em nações mundo afora, contempla coisas como a KKK e Tea Party em seu próprio solo. Deles eu não aceito crítica.

  19. ENTRE ” ” ELES ESTAO CERTOS. MAS QUEM ELES SAO PARA NOS CRITICAR EA PRISAO DE GUANTANOMO E QUANTOS INOCENTES ELES NAO MATARAO EM TODO MUNDO MAIS RECENTEMENTE NO IRAQUE QUANTOS???? ELES SAO UM BANDO DE HIPOCRITAS!!!!!!!!!
    Caro Marco , pela Segunda Vez, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  20. Os americanos têm que entender, que o Brasil ainda não encontrou o seu rumo. É uma criança grande e o populismo é quem manda.
    As nossas leis foram feitas para beneficiar os ricos, banqueiros, especuladores financeiros, políticos corruptos, criminosos em geral, e emperrar a justiça.
    Eu não confio nas estatísticas do governo brasileiro.
    Certa vez uma enfermeira do Estado me disse: Temos apenas 1 vaga de CTI, para 200 pessoas na fila. Quer dizer, os médicos irão escolher quem vai viver ou morrer.
    Os políticos que ficaram ricos no poder não são investigados. Esses fatos a mídia governamental esconde.
    Realmente,temos mil problemas ainda no Brasil, e para darmos um salto de qualidade, há muita esperança e motivação. Nenhuma ação de porte foi feita ainda nesse sentido para darmos um grande salto. As coisas aqui andam a passos de tartaruga, pois o nível dos nossos políticos é péssimo (há políticos bons, mas são poucos).
    Estou achando intuitivamente, que o governo da Dilma vai render bons frutos, mas não ponho a minha mão no fogo por ela, pois mal iniciou a governar.
    Os americanos dizem claramente que são hipócritas:
    ” Os EUA vão lutar pelos seus interesses “. O resto que se dane …
    E o nosso país ? Muita propaganda demagógica.
    O que nos levou a isso, foi o nosso Sistema Político dito democrático, importado dos EUA e da França. Funciona para eles, mas não para a nossa realidade.
    Os políticos brasileiros deveriam ser escolhidos a dedo, por quem os conhecem bem, que são os sindicatos profissionais.Depois, adotaríamos o Parlamentarismo à Brasileira. Partidos Políticos só atrapalham e corrompem o processo. O dia em que tivermos bons políticos, essa nação será uma China, Suíça, Alemanha, Suécia, Japão, Austrália, Canadá, EUA, Reino Unido, França …

  21. ahhahaha hoje é o dia da comédia só pode uma nota mais engraçada que a outra.
    .
    Direitos humanos é lindo, mas é como o socialismo, nunca vai vingar!!
    .
    O brasil e o resto do mundo limpa o traseiro com os direitos humanos!

  22. Jakson! Caso raro em que vou assinar embaixo do que você disse e não acrescento nem um “A”… é isso aí mesmo… Cada macaco senta no próprio rabo para apontar o do outro…

  23. kkkkkkkkkkkk
    pareçe piada…ta certo q nós ainda temos muito trabalho escravo pra banir..sistema prisional arcaico…mais e eles???
    atrocidades no iraque,afeganistão,apoio a ditaduras,sem mencionar a prissão de guantanamo….que nada menos é do que um campod e concentração de torturas… kkkkkkkkkkk
    morro de rir…

  24. XTREME eu acho que eles tinham é que trabalhar la dentro,(quando tem rebeliao aqueles malditos queimam colchoes , destroem tudo que a na penitenciaria, eu acho que apos eles fazerem esse vandalismo, o governo nao tinha que repor os materiais la nao , eles(detentos) tinham e que dormir no chao ficar sem agua e sem comida , mas infelizmente os direitos humanos(ou como diz um amigo policial os “direitos do mano”) os protegem nesta hora) se nao me engano cada preso no brasil nos custa 720 reais, nao sei se estou certo mas se estiver errado por favor que alguem me corrija.
    sds a todos.

  25. Parece que a Globo ta fazendo bem o seu papel!

    Todo mundo é classe média e tem um carrinho francês na garagem! Só fala mesmo uma frota de submarinos e porta-aviões nucleares! Aí vira primeiro mundo!
    Se agente não resolve os mossos problemas internos como é que vamos dar opinião na ONU?!!

    Perto dos Estados Unidos isso aqui é uma palhaçada total!!!!!!!.
    Aqui é terceiro mundo e ainda vai ser por muito tempo, é só andar na rua!Tem todo o direito de nos criticar, assim como agente tem direito de criticar os erros deles!

  26. O SEM MORAL.
    .
    .
    Eles por sua vez, dão exemplo de como fazer demagogia barata sobre as leis dos direitos humano.Hahahahha…!
    .
    De uma forma hipócrita, os EUA que massificam a cultura da violência em seus filmes de entretenimento,do tipo “Fred Gruger”,”Jogos mortais”,…etc.
    .
    As suas indústrias de armamento, que inunda o mercado mundial como seus dejetos mortíferos e depois disso tudo eles com dedo sujo de sangue,aponta para os erros dos outros?
    .
    -Hahahahha….é incrível!

  27. Sr.Obama Bin Laden reveja as posturas,as intransigencias,os intervencionismos,e a forma como tratam seus prisioneiros de guerras e os povos dos paises invadidos que não aceitam a subjugação antes de pensarem em falar em direitos humanos mesmo com toda midia e internet que voces manipulam são centenas de escandalos que vazam mostrando seus soldados praticando toda a sorte de covardias mundo afora….Senhores é uma perda de tempo pensar em CS e devemos reconhecer que ao EUA são inimigos do nosso desenvolvimento.Toquemos nosso desenvolvimento sem eles pois apenas somos o sangue que o Vampiro precisa nutrir-se para sobreviver ja que vão mal das pernas.Vão nos iludir como sempre nos iludiram e vão forjar instrumentos internacionais para justificarem toda sorte de jogo sujo contra nós ate que não lhes restando nenhuma possibilidade de nos subjugar intentarão invadir-nos…POLITICOS E DIPLOMATAS CALEM SUAS BOCAS VOCES SO FALAM E FAZEM MERDA.

  28. Eu só aceitaria a pena de morte no BRASIL se td q cometem crime do colarinho Branco fossem sumáriamente condenandos a morte, esse é um crime contra a sociedade Brasuca, forma ladrões, por falta de oportunidades e prostitutas , pelos mesmos motivos. Todo crime do colarinho Branco tem de receber pena sumária. Tenho dito.Os iankees? São uns cínicos e td esses adjetivos pejorativos. ..sds.

  29. Depois da ilusão de um provavel recomeço ja se ligaram que não levam mais nada de nós como antes e vai começar o plano B …So Brasileiro otario que ainda não se ligou nisso.

  30. Nossos Soldados precisam do nosso apoio moral e incentivo pois são eles e nós o povo que garantiremos o nosso Brasil.Aristocratasbeneficiarios,entreguistas e borra-botas migrarão para os EUA,Europa e ja vão tarde.Deviamos antes passa-los todos a espada e feze-los de exemplo.

  31. “Moralidade é uma faca de dois gumes para a política brasileira em razão da clara hipocrisia quando esta firmemente rejeita a condenação de estados que violam os direitos humanos, se estes países podem prover um apoio tangível aos interesses do Brasil”

    .
    Incrível. Esses americanos não têm espelho, não?

  32. @E.M.Pinto
    .
    O Brasil pagar indenização para presos políticos é uma coisa inteiramente à parte da sua relações com outros países do mundo. Os problemas do Brasil são só nossos; os de Cuba são os de Cuba. Isso é hipocrisia onde? Desde a época de Costa e Silva, em suas relações internacionais o Brasil coloca um valor acima de todos os outros: o de autodeterminação das nações. O Brasil decide o que faz dentro de suas fronteiras. Os EUA, a China e a Líbia decidem o que fazem nas deles. Não há hipocrisia aí. Hipocrisia seria se o Brasil cobrasse de outros países um padrão de comportamento que ele mesmo não consegue atingir. Hipocrisia seria se o Brasil exigisse de outras nações que elas adotem uma constituição democrática, enquanto apoia, sem ninguém ver, o surgimento de movimentos golpistas que buscam subverter a ordem democrática – algo que os EUA fizeram em quase todos os países da América Latina dos anos 50 aos 70, e também na Grécia, no Irã e que ainda hoje fazem na Venezuela e na Bolívia – e isso enquanto retratam a si mesmos como campeões da liberdade no mundo. Hipocrisia seria se o Brasil cobrasse de países fracos como o Irã e o Sudão que eles respeitem os direitos humanos enquanto se cala quando, por exemplo, a China manda prender ativistas pró-democracia; ou quando os EUA enviam homens e rapazes na minoridade para serem torturados na prisão de Guantánamo sem antes terem passado por julgamento apropriado.

  33. Olha quem diz, matando civis no Paquistão, Iraque e Afeganistão eles não tem moralidade para falar de hipocrisia, sem contar algumas prisoes secretas americanas, sabese la o que praticam lá.Voltando alguns anos atras temos tambem 2 bombas nucleares jogadas no Japão.

  34. E eles não fazem o mesmo? Porquê eles não acabam com as prisões secretas que eles mantém em várias partes do mundo, hein? Eles ainda querem vir com essa bandeira de moralista para cima do Brasil, é de dar nojo.

    Acabei de ler um post do Defesa Net, e nele tinha a seguinte frase: “Fontes militares dizem que, apesar de o Brasil não sofrer ameaça imediata de conflito bélico, essa hipótese existe num plano de 20 a 25 anos, quando as reservas de petróleo no mundo diminuírem.” (Isso é uma indereta a OTAN?)
    Eu acho e ninguém me tira isso da cabeça de que o Brasil tem pelo menos algumas poucas unidades de armas atômicas prontas, vide o caso do técnico do exército que revelou todo o processo de detonação da arma atômica mais poderosa americana, olha a discupa do técnico brasileiro para ter essas informações. Ele disse que aqueles cálculos foram feitos em seu próprio computador em um programa desenvolvido por ele mesmo. Já a AIEA disse que para se chegar naqueles cálculos seria preciso o uso de super computadores e etc… O Brasil ainda tem muita coisa escondida… Essa é uma opinião minha.

  35. São ótimos falando dos presos mas, e quanto a guantánamo?
    E quanto aos 90% de vítimas civis no Iraque? Numa guerra por petróleo?
    E as torturas e humilhações que acontecem com os presos de guerra?(que em sua maioria são apenas suspeitos).
    Macaco senta no próprio rabo e fala do rabo dos outros.

  36. A China e Índia temos que dar um grande desconto e uma alta tolerância, pois eles possuem uma população imensa, muito difícil de controlar e alimentar. Não sei como conseguem …
    Já imaginaram os indianos e chineses invadindo o Brasil em busca de espaço vital ? Isso pode ocorrer, sim …
    A Mongólia que se cuide, pois os chineses estão de olho gordo nela.
    Temos que ter melhores políticos e praticar mais disciplina, através da Escola e TV.
    A nossa TV está o lixo do lixo. Vamos passar alguns programas internacionais de qualidade.
    Pessoal, não vamos mais deixar artistas externos fazerem shows no nosso país, do tipo Madona e roqueiros. Vem pra cá para mostrar sacanagem … Isso é lixo cultural.
    Como o povo vai ter disciplina e organização desse jeito ?

  37. Os Americaninos escravisam os empregados Chineses,escravisam os peoes que trabalhao retirando madeira da amazonia,escravisam as crianças que trabalhao quebrando pedra no nordeste,escravisam as putas tailandesas,escravisam etc…Sao tambem os responsaveis pela extincao do Cambriano.Eles desviam o dinheiro do sus,sao os responsaveis pela gripe espanhola e etc…

  38. Carambaaaa!!! Agora a noite saiu no jornal do SBT uma entrevista de Hilary Clinton junto com o Ministro Patriota. MAIOR RASGAÇÃO DE SEDA para o Brasil. E no final da coletiva uma cantada no Ministro Patriota, e ao vivo. O apresentador Nascimento ficou espantado e perguntou onde estaria o marido da Hilary Clinton.
    ***
    Gente, essa ESMOLA está muito grande na véspera de Obama chegar ao Brasil!!!

  39. que exemplo tem os americanos,bomba atomica em eroxima e nagasaki,serviso secreto americano quantas mortes,acabaram com a paz no iraque,trocidaram mataram,torturaram,afeganistão,matam toturam,este tal direitos humanos é uma arma que só funciona para os americanos ,bandido é mais protegido do que o sidadão de bem.

  40. Pois é, péssima hora para falar isso do Brasil. Quem for puro que atire a primeira pedra. PAra o EUA parecer não ter hipocrisia, é melhor do que tê-la.

  41. Tenho que concordar com os gringos do imperio, somos hipocritas pois pregamos direitos humanos mundo a fora mas aqui não se constroem presidios para nossos presos. A maioria dos brasileiros acreditam que temos a melhor lei do mundo, mas a criminalidade cresce galopantemente, ou o mundo esta certo em ter leis mais rigorozas ou nós estamos sendo hipocritas. Temos nossos problemas e temos que resolver, mas o gringos fil.@#$%¨$#@#$%¨não tem direito de falar sobre hipocrisia do Brasil, pois costumam trabalhar mais pelos bastidores, sabotando, que abertamente.

  42. Hipocrisia mesmo, pois aki ímperar a tortura, p td os negros e derivados ; assim como a pena de morte largamente usada e ninguém e preso se o mesmo tem poder e dinheiro,só se for pobre , nas terras de Pindorama. sds.

  43. Particularmente, me incomoda essa forma de citação: “O Brasil é hipócrita e/ou corrupto e/ou não é um país sério…”. Pois sou brasileiro e, como muitos, não compartilho das mesmas ideias ou aprovo muitas das atitudes dos nossos governantes. Aliás, sequer participo do atual processo político, já que me recuso à contribuir com o que considero uma verdadeira fraude contra o povo… UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA PRA TOLOS… Portanto, acho que o correto seria dizer: “Os integrantes do atual governo brasileiro mantém uma política hipócrita, são corruptos, irresponsáveis, incompetentes, etc., etc., etc.”… Segue um comentário que fiz em outro blog sobre um tema inerente:

    …………………………………………

    Direita, Esquerda, Comunismo, Capitalismo, Ditadura, Democracia, etc., etc. … Títulos são só títulos… O que eu sempre constatei ao longo da minha vida é que, na prática e na verdade, todos aqueles que alçam e alcançam as altas esferas do poder, sofrem ou são acometidos da mesma deformação de caráter, ou seja: Tem mania de perseguição e temem os opositores ao ponto de tentar neutralizá-los ou destruí-los para que os mesmos não ofereçam riscos ao “seu trono”; São atormentados pela ganância e pela vaidade; São tomados pela arrogância ao ponto de acharem que o eles decidem é o melhor para aqueles que eles representam ou comandam, independente da opinião da maioria dos mesmos; São corruptos e corruptores; São mentirosos profissionais; Acham que o pouco que fazem como parte das suas atribuições justifica que tomem pra si mais do que lhes é de direito e que não lhes pertence; Criam mecanismos para se eximirem dos seus mal feitos; ……………… Com certeza estou esquecendo mais algumas coisas… Mas, resumindo: Dos seguimentos da sociedade que reúnem “poder, dinheiro, e fama”, aquele que mais concentra indivíduos degenerados, é o seguimento de governo em seus diversos níveis e desdobramentos e, independente sob qual ideologia ou bandeira ostentada. E, são eles os verdadeiros promotores do caos social… Culpa do povo que não sabe escolher (quando lhe é dada esta opção)??? … BALELA!!! … É falta de opção mesmo… Pois os que se propõem as funções, ou são deformados de natureza, ou se degeneram nos “processos viciados” da sua escalada de poder… Especificamente no caso do Brasil, acho que para se conter os devaneios e desmandos, desse mal necessário (há controvérsias) só com reformas profundas nos três poderes de estado… Caso contrário, continuaremos sempre neste ciclo vicioso de perseguidores e perseguidos… E O POVO Ó!.
    …………………………………………….

Comentários não permitidos.