Navios de guerra iranianos entram no canal de Suez

Israel considera o ato como uma provocação

Dois navios de guerra iranianos entraram no canal de Suez na manhã desta terça-feira para passar ao Mediterrâneo. Isso não acontecia desde 1979 e foi chamado de “provocação” por Israel.

— Os dois navios entraram no canal às 05h45 (0h35 de Brasília) para passar ao Mediterrâneo — afirmou à AFP uma fonte da administração do local.

Em geral, um navio demora de 12 a 14 horas para cruzar o canal.

Uma fonte do Conselho Supremo do Exército egípcio declarou na noite de segunda-feira ao canal privado Dream que a autorização foi concedida em acordo com a Convenção de Constantinopla de 1888, que autoriza a passagem de navios militares pelo canal de Suez.

O Egito autorizou a passagem dos navios pelo canal de Suez depois de enviar sinais contraditórios. Primeiro afirmou que não havia recebido nenhuma solicitação e depois deu a entender que os dois navios estavam bloqueados.

Segundo a agência oficial iraniana Fars, os dois navios são o “Kharg”, barco de reabastecimento e apoio de 33.000 toneladas, e a fragata de patrulha “Alvand”, ambos de fabricação britânica. O “Kharg”, com 250 tripulantes, pode transportar até três helicópteros. O “Alvand” está equipado com torpedos e mísseis.

Israel pede firmeza da comunidade internacional

Israel, que considera o Irã um grave perigo para sua segurança, denunciou uma “provocação” por meio do ministro das Relações Exteriores, o falcão da direita nacionalista Avigdor Lieberman.

O ministério das Relações Exteriores de Israel pediu nesta terça-feira firmeza à comunidade internacional ante a entrada dos navios iranianos.

— Trata-se de uma presença militar iraniana sem precedentes no Mediterrâneo, e isso constitui uma provocação à qual a comunidade internacional deve reagir com firmeza — declarou à AFP o porta-voz do ministério, Ygal Palmor.

Segundo uma fonte diplomática iraniana, os dois navios devem fazer uma visita de “rotina” nos próximo dias à Síria.

Fonte: Zero Hora

17 Comentários

  1. O Egito e Irã são duas nações soberanas! não devem explicação nenhuma a Israel.
    A não ser que Israel julgue o Mediterrâneo como sendo seu território?

  2. À tarde, quando o céu está rubro, sabe-se que o tempo será bom no outro dia.

    De manhã, se o céu estiver de um vermelho sombrio, sabe-se que mais tarde haverá tempestade.

    Ou seja, o sinal do presente anunciando a aproximação do futuro.

    Quando o ipê roxo perde todas as suas folhas e pequenas flores formam bolas nas pontas dos galhos, então está próximo o inverno.

    …sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?(Mateus 16:3)

    E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis, porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. Marcos 13:7

  3. E isso aêh,são 2 nações soberanas, ainda ñ invadidas pelos ianks ou os nefatos judeuSS, logo, ñ são como os pobres dos Palesdtinos q nem armas podem ter p repelir os invasores de suas terras , conforme a resolução.242 da ONU ; q os nefasto judeuSS até hoje ñ obedecem e os ianks nada dizem.Que os navios de guerra Iranianos sejam observados, por medo, + tem direito de irem onde quiserem,inclusive aos portos Sirios…Sds.

  4. Essa política fascista do governo israelense está colocando o mundo não contra Israel, mas pior contra os judeus que não tem nada a ver com os assassinos do governo de Israel… depois iram reclamar de uma caçada contra eles e com razão são alguns indivíduos que manchão a história de seu povo, mas isso dentro de algumas décadas pode não fazer a menor importância e Israel e os judeus pelo mundo pagaram como um todo.

  5. A IV frota americana vive “bundiando” por aqui com 1000 vezes mais força bélica que este navio, e não é considerado ameaça…

  6. carl94fn disse:
    22/02/2011 às 13:13

    “Essa política fascista do governo israelense está colocando o mundo não contra Israel, mas pior contra os judeus que não tem nada a ver com os assassinos do governo de Israel… depois iram reclamar de uma caçada contra eles e com razão são alguns indivíduos que manchão a história de seu povo, mas isso dentro de algumas décadas pode não fazer a menor importância e Israel e os judeus pelo mundo pagaram como um todo.”
    .
    .
    Falou bem carl, e como disse o thiago, israel é que ´e o perigo a segurança, não diria da humanidade mas da região com certeza!!
    Israel se comporta como um fraco insultando todos, pois tem um primo fortão……..hora que o primo virar as costas, vão cair matando e com todo direito, já ouvi as autoridades de Israel falar cada insanidade sobre o povo muçulmano, com certeza vale a pena descer o sarrafo nos judeus.
    Abraço

  7. Eles são doente mentais, tudo pode acontecer, mataram 9 pacifistas.Transformaram gaza no > campó de concentração do mundo.Isso sobre o olhar complacente dos ianks/ONU…então.Vamos esperar p ver-mos,o caso e q se atacarem esses navios vão ter uma pesada respostas militar,o q o mundo ñ está precisando , neste momento, e de uma 3 GM.

  8. Se Israel abrir fogo ou tentar inspecionar a carga a força vai dar motivo para o Iran retaliar maciçamente e creio que neste momento Israel esteja despreparado para se defender de um ataque com mísseis vindo de todas as direções.

  9. O IMPÉRIO DA DESFAÇATEZ É ALI.
    .
    .
    Mais uma vez,o governo de Israel usa em forma inapropriada a comunidade internacional para atender os seus mais baixo e nocivos sentimentos,embora que estes navios não sejam flor que cheire.
    .
    Tripudiando nas sagradas memória dos martírio dos judeus na 2º GM,quando milhões de vidas foram imoladas na Europa.
    .
    Alguns canalhas utilizam esta memória para provocar comoção mundial a seu favor,que muita das vezes são questinável,como é o caso dos palestinos.
    .
    Quando eles invadiram e trucidarão civis nestas águas, eles e a sua hipocrisia fizeram pouco caso a esta comunidade internacional a quem conclamam agora para atender os seus favores mais profano.
    .
    É desse jeito que covardes e maquiavélicos se comportam.

  10. carl94fn, você disse TUDO, parabéns a você.
    Eu sou Judeu, VARIAS vezes eu leio comentários aqui dizendo que ‘JUDEUS SÃO ISSO’, ‘JUDEUS SÃO AQUILO’, ‘ESSES JUDEUS NÃO SEI O QUE’, ‘MANDEM OS JUDEUS SE EXPLICAREM PELA PALESTINA’
    Como se eu, a centenas de milhares de quilômetros da Palestina, tivesse alguma coisa haver com isso.
    Eu lá quero saber de Palestina?
    Não consigo nem planejar uma cozinha nova no meu apartamento, saiu tudo torta, imagina planejar a ocupação de todo aquele território.

    Essa concepção precisa mudar, o povo precisa parar de ligar a Religião DOS GOVERNANTES como sendo a opnião unica de todos que tem a mesma religião.

    Quer dizer então que se a Dilma é católica, o Governo do Brasil faz alguma besteira é culpa dos católicos?
    Ela é Evangélica é culpa dos evangélicos?
    Ela é Ateu é culpa de todo mundo no pais que não acredita em Deus?

    Xenofobia é crime.
    A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).

  11. Os Israelitas deviam deixar de ser babacas e aproveitarem a nova arma da OTAN para derrubar governos hostis na região a INTERNET que esta varrendo o mundo Arabe e o Irã não escapara.Depois dessa onda de aspirações a liberdade os paises da OTAN entram com sua estrategia midialitica de encantamentos e ficam seus pés nessas nações para não sairem nunca mais.

  12. Thiago disse:
    22/02/2011 às 12:33
    Israel é que é um grave perigo para a segurança da humanidade.

    So pode ser piada o que essa kra disse,se atacam Israel ai não e perigo a humanidade,que babaca esse kra ,essa guerra entre árabes e judeus data desde de a era Abraão,e Israel tem todo o direito de suspeitar do Irã que declarou oficialmente não ter havido o holocausto pelo presidente deste pais.

  13. 1maluquinho ainda não tenho certeza se este movimento via INTERNET é expontâneo ou não.Mas acho que o tiro pode sair pela culatra,como aconteceu com o Irã no passado,ou seja ele derrubaram um governo não tão hostil,colocaram um fantoche e foram derrubados por um movimento altamente hostil ao imperialismo.Graças a Deus eles também cometem erros.

  14. “Mercenários israelenses no Quênia.
    ***
    Os legisladores do Quênia condenaram Israel por despachar mercenários e espalhar a agitação política no país do leste Africano, diz um relatório.

    Os legisladores dizem que os mercenários de origem israelita estavam planejando assassinar figuras de alto perfil político e instalações alvo chave do governo, um correspondente da TV Press relatado.

    “Temos relatos de que existem dois mercenários no Quénia de ascendência israelita que estão aqui para levar a cabo assassinatos segmentação políticos-chave, entre o primeiro-ministro eo Presidente da Assembleia Nacional”, disse Millie Odhiambo, um membro do Parlamento do Quénia e um apoio-chave das principais do país.

    O primeiro-ministro Raila Odinga em uma coletiva de imprensa em Nairobi, confirmou a notícia, dizendo que era devido para discutir o assunto com o enviado israelense no Quênia.

    “Eu tenho ouvido como você, também, que há mercenários aqui, mas isso é tudo o posso dizer, mas eu vi um pedido do embaixador israelense que quer se encontrar comigo para discutir o assunto”, disse Odinga na terça-feira.

    Cerca de 1.200 pessoas foram mortas no Quênia na violência pós-eleitoral em 2007.

    Vários grupos políticos e personalidades dizem que Israel e seus aliados foram atrás da agitação política e étnica no país importante e estratégica há quatro anos.
    ***
    FONTE: http://presstvmobile.com/blog/2011/02/22/israeli-mercenaries-in-kenya/

Comentários não permitidos.