Deu No Cavok: Venezuela negocia compra de aviões militares da China, incluindo caças J-10

http://cnair.top81.cn/fighter/J-10_59.jpg

O governo venezuelano está negociando com a China a aquisição de novos aviões de treinamento de combate, transporte e de caça, segundo informaram fontes ligadas ao governo. As aeronaves chinesas, em alguns casos, substituirão modelos norte americanos com limitações operacionais, devido ao Estados Unidos limitarem o envio de peças de reposição.

O negpocio trata inicialmente sobre a aquisição de 7 novos aviões de treinamento de combate K-8W que elevará a frota existente para 24 unidades. Numa oportunidade anterior, o presidente Hugo Chávez anunciou a compra de um segundo lote de 18 unidades, mas finalmente a quantidade foi reduzida para 7.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/07/k8esc35_2a.jpg

Um segundo passo é a compra de cerca de 10 e 12 aeronaves de transporte Y-8. Estas aeronaves, segundo explicou o comandante geral da força aérea, General Jorge Arévalo Oropeza Pernalete, serão para complementar a frota de aeronaves C-130H Hercules atualmente em operação.

http://cnair.top81.cn/surveillance/Y-8X.jpg

Por último, foi decidida aquisição de aeronaves de caça J-10 para, eventualmente, substituir os caças F-16 de fabricação norte americana. O caça J-10 é um caça multimissão, supersônico, com capacidade para transportar até 6 toneladas de armamentos, entre bombas e mísseis. Em novembro de 2010, fontes chinesas informaram sobre uma possível venda de caças JF-17 para a Venezuela, com capacidade menor que o J-10.

A Fuerza Aérea Venezolana (FAV) dispõe há algum tempo de sistemas militares chineses, incluindo 17 aeronaves K-8W e dez radares móveis de longo alcance, sete do modelo JYL-1 e três JY-11.

Fonte: Notitarde – Carlos Hernández via CAVOK

33 Comentários

  1. Quero mesmo, quero de coração que a Venezuela se ARME ATÉ OS DENTES!!! Talvez a luz vermelha acenda nos gabinetes do executivo e legislativo. Não creio que a Venezuela tenha nada contra nós brasileiros, acredito sim, que eles estão querendo se proteger do imperialismo. Como já saiu a notícia de que as reservas de petróleo da Arábia Saudita foram superestimadas e a região do Oriente Médio está um barril de pólvora ainda mais do que nunca, os abUSAdos iram a atras daquilo que está mais “fácil de ser tomado”. QUE O BRASIL ABRA BEM O OLHO!!! Sem instrumentos de dissuasão as coisas podem se complicar com muita rapidez.

  2. Vai ser lindo ver aquela corja que ocupa Brasilia levando toneladas de bombas e misseis na cabeça. Ja imagino Sarney se arrastando aos berros para fora do senado enquanto tudo pega fogo e explode. Será a redenção do povo brasileiro, pelas mãos de Hugo Chavez!

  3. Os J-10 complementam bem o SU-30 MKV. Se comprados em boa quantidade (50 a 60 unidades) a Venezuela teria 24+24 SU-30MKV + 60 J-10 e talvez em 2025/30 os PAKFA/J-20. Seria a maior Força da América Latina. Se o preço do petroleo subir, tudo bem…

    Quanto a nós, que caia uma(s) bomba(s) em Brasilia.

    []’s

  4. Temos de fazer uma investigação minuciosa na origem dos ultimos 6 presidentes.

    Serão eles realmente brasileiros????

    A atual sabemos que é bulgara!

  5. É Chavito torrando os petrodolares,já tá peitando qualquer um com esse inventario….más resta saber se realmente esses caças chineses sao bom negocio mesmo ou uma furada no medio/longo prazo!

  6. MEU DEUS!
    Olha, nada contra a compra do “Chaves”, mas agora entendo melhor essa vinda do OBAMA, a coisa ta ficando feia mesmo, veja bem, a Venezuela investindo pesado nas FA’s e nos “comendo mosca”, as coisas no FUTURO vão ficar desparelhas a maior economia da América do SUL “BRASIL” e entre as 5 do mundo, segundo especialistas até o final de 2011, e com a VENEZUELA potencia militar da América do Sul!
    Onde quero chegar, os EUA vão sair de “cima do muro”, e vão abrir as pernas para DILMEX, vão fornecer tecnologia, aviões, caças, radares, baterias antiaéreas etc., os caras tem que ter um braço forte aqui, não só economicamente mas também militarmente!!
    A Guerra fria continua… Mas disfarçadamente existe sim…
    Quem é aliado ganha até caça de graça, e quem é inimigo do EUA, ganha nada a não ser embargo…
    BRASIL – Pais neutros, o que falta é só nossa PRESIDENTA falar com o homi o que eles estão querendo ouvir, o que ela já esta fazendo com sua diplomacia que atualmente vem tendo um papel importante e cada vez mais cai nas graças dos OBAMA.
    P.S – Não me venham com sabotagem de foguete !! Isso era outra época, pode até ter tido, que acredito nisso, mas agora mudou muita coisa!! E para mim isso é também uma forma de alguém fazer LOBBI porque o Homi vai vir aqui e abrir as pernas para nos… Isso é bom para o BRASIL e melhor ainda para EUA…
    Já falei amigo bom, é amigo rico!!que tem algo pra oferecer… e quem é ???

  7. Pessoal,

    Mesmo com a economia crescendo muito, gastamos tanto para manter a máquina administrativa (Governo PT, os dados mostram), que não sobre nada para investir em novos equipamentos militares.
    Olhem os projetos 5ª geração: EUA, China, Coréia do Sul, Turquia, Índia, Japão, etc……países com os quais poderíamos nos comparar economicamente e tecnologicamente, e o Brasil aqui brigando para comprar uns Rafales. Até o Paquistão tem caça próprio! Gente, esqueçam Brasil potência, isto é uma piada, este país é uma ficção.

  8. Com as quedas dos ditadores dos sub-impérios dos EUA onde há muito petróleo, governos anti americanos podem se instalar e tornar o petróleo muito caro ou criar-se outros obstáculos.
    Chaves está vendo tudo isso, prevendo o futuro e está fazendo sua parte para defender seu pais, está certo ele.

  9. O BRASIL NÃO PODE ESPERAR A PORTA SER ARONBADA , PARA DEPOIS POR A TRANCA, ESTE J 10 É MELHOR QUE F5, NÃO SEI NÃO MAS TEMOS QUE ACORDAR, ABRE O OLHO BRASIL…..

  10. O negocio está ficando preocupante, ou o governo federal se mexe ou teremos de mexer com eles, vía MPF,se ñ temos grana p comprar os rafales , então, q compremos as cópías Chinesas dos Su e os seus J10…+ temos de dar um sair desta situação e logo , o GF está mt parado, devagar já parando..,Sds.

  11. um mais feio que o outro uahuhauhauhauh

    Agora em questão de desempenho, os J-10 fazem peso aqui na A.S. podem não ser lá aquelas coisas, porém contra os F-5 da FAB…
    ——————————————————————————–
    Como eu posso modificar meu avatar?

  12. Em equipamentos realmente os la cucarachas vão ficar bem na fita.

    Más vai ter grana pra manter tudo isso em operacionalidade, ou em caso de conflito?

    Seja lá como for, caso haja uma tentativa de agressão á Venezuela, o intruso vai apanhar também.

    Ao contrário de nós, que com o que temos, não fariamos nem cócegas no inimigo.

  13. Um J-10 a Venezuela ta com a corda toda mas duvido que vai ter dinheiro para Manutenção desse caça mas tem gente ai que ta doido para ver o Brasil se arrasar em uma guerra como fracasso da argentina contra a Inglaterra nas guerra das Malvinas só espero que essa visita em Março do Obama e ascenda as lamparina do juízo da Presidente Dilma Rousseff compre logo os F-18 supre hornet e feche logo F-x2

  14. Pessoal não se esqueçam que o F-18 hoje não é o Top Gun do inventário aéreo norte-americano.A ponta de lança é o F-22,depois vem a espinha dorsal que é o fantástico F-15 ,depois o F-16 e só depois vem o F-18.Sem contar que está chegando o F-35,os seja o melhor que eles tem a nos oferecer é um caça com mais de 40 anos de serviços prestados que já está prestes a se aposentar.
    É realmente este Vovô dino que queremos para ser a linha de frente, a ponta de lança de nossas defesas.Este caça seria o substituto natural para o AMX,pelo menos ao meu ver,mas não serve para ser um caça de superioridade aérea.

  15. Parabéns Venezuela, você está fazendo a coisa certa. Torço bastante por você. Você continua sendo o país mais estrategista, investidor e inteligente da América do Sul.Logo, a sua frota vai dar de 10 x 0 nessa frotinha que nós temos por aqui.

  16. Hermano cê tá certo, só espero q a dilma ou o congressso, faça alguma coisa p reverter essa situação, ou q o Gen. Heleno venha a público e abra a boca e mostre a tudo e a td nós Brasucas, o estado lastimável de n FAs, já q o MD ñ faz nada p modificar essa situação..P Ontem.

  17. Você tá de brincadeira né RL, o Brasil tem o 2° poder militar do continente americano, ganhando até do canadá, pois o Brasil tem dinheiro e matéria prima pra sustentar um combate até o final. Só porquê a Venezuela compra alguns caças vcs ficam babando por isso e dizendo que ela tem a melhor força militar da AL? hahaha, uma guerra não se ganha com uns 30 caças, todos sabem que uma guerra se ganha na terra, numa guerra são diversos fatores que decidem quem sairá vencedor e não só uma dúzia de caças. Agora vem dizer esse RL que o Brasil não faria nem cócegas na venezuela,, é sacanagem, o Brasil arrasaria com a venezuela em no máximo 2 meses (eu acho que em menos tempo). Um caça venezuelano em 1 hora no máximo chega em manaus onde tem a ZF que fabrica eletrônicos pra eles, em 1 hora um caça brasileiro chega na capital da venezuela e faz um enorme estrago. Imagine agora uma ação conjunta das nossas FA’s EB, MB, FAB com força total pra cima da venezuela, deixaríamos o país deles em chamas.
    Eu vejo vcs falando da Venezuela como se ela tivesse os melhores generais, a melhor estratégia, melhor treinamento, melhor logística… Todos sabemos que o Brasil é superior em todos esses quesitos em toda a AS.

  18. Esse J-10 é melhor ate que o Gripen NG, a unica vantagem que vejo nessa pulga sueca, é o tão propalado datalink, mas o raio de combate do j-10 é de mais de 1600 km, o gripen normal pé-de-boi tem 800 km e o tal NG é de 1300 km, mas esse é igual Jesus, todo mundo sabe que existe mas ninguem ve.

  19. Concordo com roberto mg: Chavez nao tem nada contra nos nem intencao alguma de invadir o Brasil . Isto seria pura propaganda yankee! Vem ao nosso Pais e e nosso amigo e aliado. Talvez sim fique com um pe atraz quanto a confianca que tem perante a nossos governantes e se eles sao vendidos ou nao aos eua.Somente isto , mas de nos invadir isto e ridiculo!!!!!!

  20. David Queiroz, vc deve ser um PREPoso que acredita ainda nessas estorias. Os Caças venezuelanos são capazes de chegar ao DF(com REVO) e tirar brasilia do mapa. Só seriam detectados, bem em cima, com poucas baixas. E não se esqueça que não existe eixo de suprimento que colocaria as tropas terrestres em tempo suficiente para evitar a perda de Roraima. Depois quem tira os bolivarianos de lá?….Cada coisa que se escuta, por isso que esse pais tá assim.

  21. HANS VIER THOMAS disse:
    23/02/2011 às 00:31

    E esse REVO seria feito onde? creio eu que em espao aéreo brasileiro, agora, a menos que eles tenham um avião de reabastecimento furtivo, um super tucano é o que basta para melar uma possível missão de ataque à Brasília.
    A realidade é essa, não temos adversário na A.S.
    Digamos que eles tomem territórios na amazônia, aí sim, aí partiriamos para o combate convencional. As superpotências se posicionariam e a vitória seria, de um jeito ou de outro, “verdeamarela”

  22. Francisco, voce sabe qual o alcance dos Sukhois? Você ainda acredita que temos radares cobrindo todo o espaço aéreo brasileiro a baixa altura? E mesmo assim, usariamos Super Tucano atuando como interceptadores? Eles fazem um REVO onde eles quiserem e não são detectados. Um lugar ideal seria onde caiu o avião da Gol, lá simplesmente é um vazio. Lá só funciona os transponders, se estiverem ligados, pesquise Francisco, antes de acreditar nesse papo de superioridade brasileira. O que vale são as especificações tecnicas…

  23. A Venezuela já é a maior potência militar da América Latina.
    Depois deve ser o Chile. O Brasil deve estar em terceiro …
    E vai passar logo para quarto, quinto …
    É um absurdo !
    Não vamos irritar os venezuelanos, pois eles podem querer bombardear Brasília.

Comentários não permitidos.