Defesa & Geopolítica

Deu No Cavok: Venezuela negocia compra de aviões militares da China, incluindo caças J-10

Posted by

http://cnair.top81.cn/fighter/J-10_59.jpg

O governo venezuelano está negociando com a China a aquisição de novos aviões de treinamento de combate, transporte e de caça, segundo informaram fontes ligadas ao governo. As aeronaves chinesas, em alguns casos, substituirão modelos norte americanos com limitações operacionais, devido ao Estados Unidos limitarem o envio de peças de reposição.

O negpocio trata inicialmente sobre a aquisição de 7 novos aviões de treinamento de combate K-8W que elevará a frota existente para 24 unidades. Numa oportunidade anterior, o presidente Hugo Chávez anunciou a compra de um segundo lote de 18 unidades, mas finalmente a quantidade foi reduzida para 7.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/07/k8esc35_2a.jpg

Um segundo passo é a compra de cerca de 10 e 12 aeronaves de transporte Y-8. Estas aeronaves, segundo explicou o comandante geral da força aérea, General Jorge Arévalo Oropeza Pernalete, serão para complementar a frota de aeronaves C-130H Hercules atualmente em operação.

http://cnair.top81.cn/surveillance/Y-8X.jpg

Por último, foi decidida aquisição de aeronaves de caça J-10 para, eventualmente, substituir os caças F-16 de fabricação norte americana. O caça J-10 é um caça multimissão, supersônico, com capacidade para transportar até 6 toneladas de armamentos, entre bombas e mísseis. Em novembro de 2010, fontes chinesas informaram sobre uma possível venda de caças JF-17 para a Venezuela, com capacidade menor que o J-10.

A Fuerza Aérea Venezolana (FAV) dispõe há algum tempo de sistemas militares chineses, incluindo 17 aeronaves K-8W e dez radares móveis de longo alcance, sete do modelo JYL-1 e três JY-11.

Fonte: Notitarde – Carlos Hernández via CAVOK

33 Comments

shared on wplocker.com