Líbia: imagens mostram troca de tiros nas ruas

http://images.digitalmedianet.com/reuters/OLUSTOPNEWS_iptc/2011-02-20/2011-02-20T181452Z_01_BTRE71J1EOU00_RTROPTP_2_NEWS-US-LIBYA-PROTESTS-dmn350.jpgCinegrafista amador mostra confrontos nas ruas de Benghazi durante manifestações contra o líder Muamar Kadafi

Imagens de vídeo amador mostram os recentes protestos em várias partes da Líbia e forças de segurança abrindo fogo contra manifestantes na cidade de Benghazi.

A organizações de defesa de direitos humanos Human Rights Watch diz que mais de 230 pessoas foram mortas desde o início dos protestos, na quarta-feira. As imagens da cidade de Benghazi mostram agentes do governo líbio à paisana. Mas, estranhamente, eles usam capacetes amarelos para se identificar.

As ruas estão tomadas pelo caos. Testemunhas relataram por telefone à BBC que disparos de armas são ouvidos regularmente na cidade. Ainda em Benghazi outras imagens mostram pessoas armadas em protestos da oposição.

A verificação das informações sobre os protestos na Líbia têm sido difícil pois há restrições à presença de jornalistas estrangeiros, a internet foi interrompida e há poucas informações.

Pronunciamento

Um dos filhos do líder líbio Muamar Kadafi, Saif el-Islam Kadafi, fez um pronunciamento transmitido pela televisão estatal. No discurso, ele admitiu que houve mortes mas negou que os confrontos tivessem deixado um número alto de mortos e feridos.

O filho de Kadafi alertou para o risco de o país mergulhar em uma guerra civil. Este foi o primeiro pronunciamento de uma autoridade líbia desde o início dos protestos. Saif também acusou “elementos de oposição” no exterior de tentar iniciar uma revolução pelo Facebook no estilo do Egito e disse que as forças de segurança evitaram o plano.

O próprio líder, Mumar Kadafi, também apareceu na televisão, cercado por partidários. No entanto, ele ainda não se pronunciou a respeito dos protestos. Os protestos contra o governo, antes concentrados no leste do país, chegaram à capital, Trípoli, no domingo.

Fonte:BBC Brasil via Último Segundo

10 Comentários

  1. Parece que o Kadafi caíu, já teria saído do líbano, e o filhinho também com o rabinho entre as perninhas……
    .
    Bom pelo menos é o que tá se especulando pela net, espero que seja verdade!

  2. KADAFI ESTÁ JÁ NAS ÚLTIMAS DO SEU GOVERNO,EM POUCOS DIAS OU ATÉ EM HORAS,ELE IRÁ CAIR,UMA CADEIRA DO BANCO DOS REUS O ESPERA,ESTE SANGUINÁRIO TEM QUE PAGAR PELAS AS SUAS ATROCIDADES.
    .
    .
    TRÍPOLI – O ditador líbio, Muamar Kadafi, utilizou aviões de guerra contra manifestantes que protestavam contra seu governo em Trípoli, informou a rede de TV Al-Jazira, nesta segunda-feira, 21. (…)
    .
    —————–(fonte:estadão/internaional-21/02/11)
    .
    .
    Ele está apelando,nem respeita seu povo mais;o seu destino é o tribunal e a pena máxima da lei do seu povo.

  3. O Lula e toda sua corja já podem dar adeus ao seu amigo ditador. Atacar seu povo e bombardear a capital do país com aviões só mostra o desespero do ditador. Se ele não sair logo do país, será mais um que vai pro saco

  4. Q retirem do governo esse tirano,está matando o seu próprio povo, as FAs de lá ñ tem respeito aos mesmos, criminosos.A ONU era p começar a tomar as medidas p evitar esse massacres de cívis Lìbios…Essa tal liga Árabe era p se pronunciar e dar o pontapé no traseiro deste ditador e seus filho homicída.Sds.

Comentários não permitidos.