Operação da Otan no Afeganistão provoca morte de 50 civis

http://www.rfi.fr/actuen/images/116/Afghanistan_nato_432_20090806.jpgPelo menos 50 civis, entre mulheres, idosos e crianças, foram mortos em uma operação das forças da Otan no Afeganistão, no leste do país, segundo o governador da província de Kunar. Em comunicado, a Otan indicou estar disposta a “enviar uma equipe de investigação para apurar as acusações”.

“Ao todo, 63 pessoas morreram”, a maioria nos bombardeios aéreos dirigidos contra supostos insurgentes, disse o governador Fazlullah Wahidi, indicando haver entre as vítimas – além de 13 insurgentes – pelo menos 20 mulheres, 27 crianças e jovens entre 7 e 20 anos e três idosos. Wahidi destacou que as operações militares continuam no distrito de Ghaziabad.

Fonte: Último Segundo

8 Comentários

  1. Se em algum momento houve um estado de guerra entre o Afeganistão e os EUA, hoje não existe mais, portanto, não se justifica o uso de bombardeios em áreas urbanas e nem em áreas onde existe a possibilidade de haver “civis”.
    O mesmo em relação às operações no Iraque.
    Hoje, o que deveria haver é um processo de pacificação e manutenção da ordem e o combate ao terrorismo à nível “policial”, havendo muito pouco espaço para operações eminentemente militares.
    Seria o mesmo que bombardear os morros cariocas com a justificativa de estarem dominados por traficantes. A simples prática do uso de tiro automático morro acima, em área habitada, sem alvo definido e enquadrado, usando fuzis de alta potência, já configura “terrorismo de Estado”.

  2. “Pelo menos 50 civis, entre mulheres, idosos e crianças, foram mortos em uma operação das forças da Otan no Afeganistão” ou seja devem te sido 2 ou 3x mais o número de cadáveres em decomposição… a mas tem nada não acidentes acontecem. Acidente (?) para conseguir seus objetivos eles tão pouco se lixando com civis, são tão bárbaros (canalhas) quanto aos que combatem, talvez mais.

  3. Normal, ou melhor foi engano, ou melhor a cia falou que tinha 10 lideres terroristas no vilarejo, ahhahah
    .
    Não é normal, não é engano, a cia tá perdidinha visto fatos recentes sobre eles e terrorismo é relativo, posso dizer também que EUA e Israel fazem terrorismo tambem!
    .
    Sei lá mas penso o seguinte, o país é signatário de direitos humanos convenção e etc… então abraça a causa e cumpre, agora os ********* assinam e limpam o traseiro com o direito internacional da pessoa….

    .
    abraço

  4. 63 pessoas foram mortas, entre elas 13 insurgentes (o que é ser insurgente, defender seu país de uma invasão estrangeira?), ou seja, uma média superior a 4 por 1, para cada insurgente morto, morreram mais de 4 inocentes. Isto sim que é democracia.

  5. NOVAS BATALHAS NO FRONT.
    .
    .
    Ouvindo sarabane de F.G Handel e ao mesmo tempo lendo P.B;tenho a impressão que há muito tempo a guerra do Ocidente com o Oriente tomou outro rumo.
    .
    Os dominados já não suportam tanta humilhação e sofrimento,estão fazendo o que é mais sagrado para um ser, que em sua essência nasceu para ser livre como os pássaros,lutar pela a sua liberdade.
    .
    Isso se vê nos fatos que se passa na mídia internacional,ainda não surgiu o fator forte ou suficiente que faça os povos daquela região em se unir a uma liderança que possa aglutinar tais sentimentos,como “Laurence das arábia” ou coisa parecida.
    .
    Novos profetas naquela região não faltará para arregimentar uma legião de muçulmanos contra os opressores do ocidente.
    .
    A Europa é o mais perto deles.

  6. Vejam só as ditaduras do Oriente Médio estão caindo por si só, ou melhor, por vontade do povo e não pelos M-16 norte-americanos que, aliás, apoiaram e ainda apóiam ditaduras pelo mundo inclusive a do Egito que acaba de cair.
    E um salve aos vira-latas.

Comentários não permitidos.