Seca na China pode provocar crise alimentar global

http://nogmoseedbank.files.wordpress.com/2010/08/overpopulation-cartoon.gif

Sugestão: Gérsio Mutti

A FAO, que registrou o recorde histórico dos preços dos alimentos em janeiro, alerta que se a falta de chuvas obrigar o gigante asiático a importar comida, o mundo pode atravessar um período de crescimento da fome.

Desde que se começou a falar em mudanças climáticas uma das primeiras preocupações foi o impacto do aquecimento global para a produção de alimentos e como isso afetaria a vida das pessoas e a estabilidade política do planeta. Agora, parece que esse temor está cada vez mais uma realidade, com os fenômenos climáticos extremos ocupando um papel central nas crises de alimentos.

Em 2010, a Rússia atravessou uma onda de calor sem precedentes que devastou sua produção de trigo e fez com que o país suspendesse suas exportações. No começo deste ano foi a vez da Austrália ser assolada pela maior enchente da história e também perder boa parte de sua safra.

Essas tragédias climáticas foram as principais explicações para o aumento do preço dos alimentos registrado em janeiro pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO em inglês). Segundo o FAO Food Price Index, índice que mede os preços globais de alimentos, o primeiro mês de 2011 registrou o recorde histórico de alta.

Agora a entidade alerta que a situação pode ficar ainda pior se a seca que vem marcando o inverno chinês se prolongar.

“Apesar da atual seca ainda não ter afetado a produtividade do trigo, a situação pode ficar crítica se a primavera chegar e não trouxer chuvas ou se as temperaturas de fevereiro ficarem abaixo do normal”, afirma uma nota da FAO divulgada nesta semana.

Já em novembro de 2010, um relatório da entidade alertava que os eventos climáticos adversos eram os principais fatores para a queda da produção e para o consequente aumento dos preços.

“Eu acredito que estamos vendo os primeiros efeitos das mudanças climáticas na segurança alimentar. Se alguém me contasse que iria acontecer uma onda de calor na Rússia com temperaturas até seis graus acima da média, eu diria que era um absurdo. Isto é, mesmo se fossem apenas três graus já seria muito!”, explicou Lester Brown, fundador do Instituto de Políticas da Terra.

Além do clima, outros fatores estão sendo apontados como razões para que o mundo atravesse uma nova crise de alimentos: aumento da população, falta de água, uso de culturas para a produção de biocombustíveis, erosão/desertificação e a especulação nos mercados de commodities.

“Apenas na Somália, os preços da água, por exemplo, subiram quase 300% nos últimos dois meses. Famílias estão vendendo seus pertences para poder dar o que beber e comer para seus filhos”, disse Chris Smoot, diretor do programa World Vision na Somália.

O aumento do preço dos alimentos pode ser responsabilizado como um dos principais motivadores para acirrar as tensões sociais. Na Somália, com seus 2,5 milhões de famintos, se o quadro não mudar é muito provável que o país caminhe para uma nova guerra civil. As revoltas populares na Tunísia e no Egito também têm como um de seus componentes a crise alimentar.

Para evitar que o mesmo ocorra com a China, o governo tomou uma série de medidas com o objetivo de salvar a produção de trigo. Entre elas estão o aumento da irrigação e a distribuição de um fundo de quase US$ 15 bilhões para ajudar os agricultores a financiar os custos do diesel, fertilizantes e pesticidas.

As províncias mais afetadas são Shandong, Jiangsu, Henan, Hebei e Shanxi, representando dois terços da produção nacional de trigo. De um total de 14 milhões de hectares, 5,16 milhões estão ameaçados.

Os próximos meses serão cruciais para definir o tamanho da crise alimentar que teremos que encarar. Além disso, se os anos que se seguirem confirmarem que os eventos climáticos extremos estão realmente mais frequentes, a situação que hoje chamamos de crise tem tudo para se tornar o padrão cotidiano.

Fonte: Portal do Agronegócio

17 Comentários

  1. Aliás, e por causa da nascente do rio jordão q os nefastos judeuSS ñ devolvem a colinas de golan aos sirios, logo, água, Agr por alimentação. Ñ tem jeito, o BRASIL será um dia deste intimado a “dar” alimento ou até terras p acabar ou mitigar a fome e água, assim como o canadá.se tivermos uma FA bem treinada e mt bem equipada, possivel/ vão pensar 2 x antes de entrarem numa; se ñ, q Deus nos ajude. Relatório da FAO diz q o BRASIL poderá suprir com 40% de sua produção de grãos a fome do planeta ou até+..Agr, pq esses países ,ñ fazem irrigação destas áreas,rioselestem ,nocaso a china .assim tbm o BRASIL no nordeste e sul do n país, pq?!?! Sejamos prevenidos…só teremos a ganhar e evitar o sofrimento de n povo. Sds.

  2. GUERRA POR PÃO E ÁGUA.
    .
    Grandes conflitos na Ásia,se as catástrofes ficarem mais fortes como alguns cientistas falam,guerras motivadas por elas irão acontecer.
    .
    Países populosos como a China,Índia,Japão,Paquistão,….como exemplos;terão grandes problemas para conter as calamidades devido a fome e a seca.
    .
    Terras férteis para agricultura e a água,serão motivo de disputas entre nações.
    .
    No nosso caso,em que Deus foi muito bom para nós,devemos olhar com mais carinho a esta natureza que Ele nos abençoou e será motivo de cobiça no futuro, muito mais que o pré-sal e as famosas terras-raras,…nem o sapo jururu irá escapar desta sanha por comida e água.Hehehehhe……

  3. E enquanto isto em Brasília nossos “governantes” permanecem deitados em berço esplendido, olhando e se regozijando com nossas FA’s sucateadas, a espera do dia que sofreremos uma invasão estrangeira.
    Os gringos passarão então a determinar o que produziremos, o que poderemos vender, por quanto e a quem!

  4. Com um terço dos estomagos do mundo roncando a dração vai fumegar rsrs rsrs Please Brazil rsrs Somos imprescidiveis a sobrevivencia deles estão ligados a nós por um cordão umbilical alimentar rsrs rsrs E na ironia da vida o grande comprador e parceiro comercial é o mesmo que disputa conosco mercados e inunda nosso comercio com todo tipo de bugingangas muitas delas feitas com nossas proprias materias primas que retornam como produtos acabados tirando empregos de Brasileiros,enfraquecendo nossas industrias e comercio.E sendo assim para chorarem os nossos filhos,que morram de fome os deles e eu to nem ai to nem ai,não vem pra com seus problemas que eu não vou ouvir….rsrs rsrs

  5. Mais de 10% do arroz produzido na China está contaminado por metais pesados decorrentes da poluição.
    Mencionam o cádmio como um dos elementos encontrados no arroz chinês.
    O país tem um histórico de alimentos contaminados. Recentemente, escândalos envolveram a produção de vinho tinto, cogumelos, tofu e óleo de cozinha reciclado.
    Em 2008, pelo menos seis crianças morreram e 300 mil passaram mal depois de beber leite com melamina, substância que foi adicionada para dar a impressão ao produto de que continha mais proteína.
    Melamina é uma substância alcalina, considerada um trímero da cianamida, com 66% de sua massa composta de nitrogênio.
    É usada na fabricação de plásticos (com formol) e produtos antichama.
    SRS. O BRASIL IMPORTA ALIMENTOS DA CHINA, DOS MAIS VARIADOS; BALAS, CICLETES, SALGADINHOS, (que são dadas as crianças)SUCOS, REFRIGERANTES, CONSERVAS, que passa despercebidos entre produtos coreanos e japoneses.
    Abs

  6. Só gostaria de lembrar que as mudanças climáticas também afetarão o Brasil. Não estamos, infelizmente, imunes as tragédias. Aqui no RS, presenciamos a cada ano a maior quantidade de agua usada na irrigação. Nossas barragens estão com os níveis cada vez mais baixos. A razão? Precisamos a cada ano de mais água e outros insumos para alimentar a sempre crescente população humana. Para tudo existe um limite, inclusive para a produção de alimentos e tamanho da população humana.

  7. O NOSSO PROBLEMA É UMA POLÍTICA DE ESTADO,NÃO EXISTE UMA POR AQUI;FALTA-NOS POLÍTICOS COMPROMETIDO COM ESTE PAÍS!
    .
    -Angelo/rs,
    .
    O nosso país tem muitas bacias hidrográficas e rios;aqui no Nordeste a falta de água é uma realidade secular,e isso não é uma desculpa para os nossos governantes.
    .
    Existe tecnologia para transposição de rio e bacias,( eclusas,bombas,açudes,aquedutos,…etc);o que falta é vontade política dos nossos representantes, e de nossa parte pressão sobre eles.
    .
    Por que não haver transposição de bacias hidrográfica no Brasil?.
    .
    Não há mais motivo de haver lugares com muita águas e outros com pouca água;aqui no Ceará por motivos óbvio,existe tranposição de barragem para barragem e assim minimizou o impacto da seca em grande parte do estado,contudo há a necessidade de aumentar a capacidade da oferta de água sem que haja a necessidade do inverno.
    .
    Aqui ele,o inverno, é muito irregular,…pois o São Pedro de vez enquanto pisa na bola com os nordestinos.
    .
    Abraço.

  8. Parece o que está descrito no livro de Mateus, capitulo 24 da Bíblia. Chega a arrepiar…Preparem-se senhores, nossos fuzis serão usados! A pior guerra é aquela por comida…Deu origem a Revolução Francesa e muitas cabeças rolaram…Sds

  9. “Seca na China pode provocar crise alimentar global” É falácia! … Estão espalhando aos quatro ventos que o homem está mudando o clima mundial o que não é verdade, e também estão espalhando aos quatro ventos que o problema da pobreza no mundo provém da escassez de recursos naturais! Pondo a culpa nas massas!.. quando na verdade os problemas provém das características intrínsecas do sistema financeiro mundial… Existem inclusive armas que modificam o clima justamente com este propósito!.. CRIAR necessidades. E Lei entre países claramente dizendo sobre acordo de não-utilização de elementos artificiais para modificação do clima.

  10. “”Uma importante cidade do velho mundo (LONDRES) e uma importante cidade do novo mundo (NEW YORK) serão atacadas e os dois irmãos gemeos sucumbirão (EUA e UK)…NOSTRADAMUS…Ou seja o fim do Imperio Anglo,a menor dominação da historia da humanidade esta com seus dias contados.A Europa sera arrasada e a população faminta não resistira.creio que a Africa tera tambem dificuldades e o sudeste Asiatico tambem sofrera bastante.E nós Brasil e America Latina???…A Agro-industria Americana seria contaminada por radiação.E a nossa que como a deles são as maiores do mundo e imprescidiveis a sobrevivencia da humanidade.

  11. É a hora do Brasil e a Argentina ganharem muito dinheiro.
    Investimento total na agricultura à taxa de juros zero.
    Eles vão implicar com o nosso álcool.
    Daria para suspender o Pró-álcool por 2 anos ?

  12. A humanidade esta com os dias contados, começou a contagem regressiva para nossa extinção.

    Seja pela fome, seca ou guerras em busca de recursos naturais…

  13. Uma pergunta: Pq as águas dos n rios são desperdiçadas ao se lançarem no mar? Pq ñ repressar os rios e fazer usinas elétricas nos mesmos , onde for possivel, e depois lançar essa água nos rios menores e canais p irrigar n lavouras e guardar um parte boa em cisternas gigantescas de trilhões de litros p ajudar na seca…pq? Somos seres inteligentes , certo?

  14. Engraçado, hoje vi uma reportagem dizendo que produtores de feijão (Acho que era feijão.. ou arroz, sofa.. não lembro, meu corpo só funciona direito depois das 10 e era 6AM haha.. enfim) do Brasil estavam sofrendo por que a industria estava comprando da China pelo baixo preço.
    Bom, a China tem que pensar em primeiro alimentar os 2Bi de pessoas de lá, depois pensa no resto do mundo.

  15. DANDOLO…A meu ver a Argentina tem uma das maiores areas de terras férteis do mundo que se extende pelo Paraguai e Parana e sul de São Paulo mas acontece que a Argentina vem sofrendo anualmente com invernos cada vez mais rigorosos e isso derruba a produção deles……SORRIAM…Com o efeito estufa e o aumento dos oceanos acrescidos dos naturais fenomenos El Niño e La Niña e a natural descendente que nos encontramos no grafico de glacialização, a Terra congelara e o espaço habitavel e agricultavel se reduzira muito aglutinando neste espaço restante toda a população do Planeta…rsrs rsrsComeremos nossos vizinhos antes que eles nos comam.

1 Trackback / Pingback

  1. Fim de noite | Nó

Comentários não permitidos.