Acordo Brasil-itália Sobre Cooperação em Armamentos é ratificado pela Câmara Italiana

http://www.defesanet.com.br/yy/mb/cavour.jpg

O Acordo firmado entre o Brasil e a Itália sobre a cooperação na Indústria de Armamentos e Defesa, firmado em Roma,11 novembro 2008 foi definitivamente  ratificado hoje (15Fev) na Câmara , faz parte dos acordos de cooperação entre os militares dos dois países que nos últimos tempos o Ministério da Defesa concluiu a nível bilateral para facilitar o processo de modernização das Forças Armadas, dando um impulso para o desenvolvimento da indústria de defesa Italiana.

A Câmara ratificou o Acordo entre a Itália e o Brasil sobre defesa . O texto no início do ano foi envolvido em   controvérsia após o ex-presidente brasileiro luiz Inácio Lula da Silva negar a extradição para Itália de Cesare Battisti , razão pela qual , por proposta do relator compartilhada por todas as forças políticas , foi decidido “congelar ” o exame do tratado.

Hoje (15FEV) a pedido do PdL ( Il Popolo della Libertà), partido do Primeiro-Minisro Berlusconi a Câmara dos Deputados , que assumiu a análise, e aprovou o texto com 425 votos a favor, um contra e 98 abstenções , todas da UDC (Unione dei Democratici Cristiani e di Centro- linha centro-direita), Fli (Futuro e Libertà – linha centro-direita)) e IDV (Italia dei Valori – linha centrista).

Com quinze itens, o acordo Brasil-Itália, já foi  aprovado pelo Senado e  é de duração ilimitada, tem como objetivo desenvolver a cooperação bilateral entre suas forças armadas a fim de reforçar as capacidades defensivas e reforçar a cooperação mútua em matéria de segurança. A análise do impacto da regulamentação também aponta que a medida destina-se a reforçar as relações entre os dois países, aumentando o espírito de amizade que já existe.

Seja como princípios básicos a cooperação da igualdade e reciprocidade, está prevista a criação de um grupo de trabalho conjunto para garantir a implementação da cooperação em matéria de segurança e defesa, da investigação e desenvolvimento, apoio logístico, a partilha de experiências manutenção da paz, questões ambientais e de controlo da poluição proveniente de instalações militares, serviços de saúde militar, educação e formação, desporto, história militar.

As Partes comprometem-se a fornecer a cada apoiar as outras necessárias para as iniciativas empresariais relacionadas com equipamentos, serviços militares e de outras áreas de interesse comum, além de assistência mútua para promover a implementação de ações por parte das indústrias envolvidas no acordo e os acordos posteriores assinados sob ele.

PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA ITALIANA – assinado pelos presidentes Luiz Inácio e Silvio Berlusconi, em 12 de Abril de 2010, na Embaixada do Brasil, em Washington DC.

Seguido de dois ajustes:

AJUSTE COMPLEMENTAR – assinado pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e o Sub-Secretário de Defesa da Itália, Guido Crosetto, 24 de junho 2010, Brasília DF.

AJUSTE COMPLEMENTAR TÉCNICO – ao mesmo acordo, entre os comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, e da Itália, Almirante Bruno Branciforte, 24 de junho de 2010, Brasília DF

Também a Marinha do Brasil e a da Itália trabalharam de forma conjunta na ajuda humanitária ao Haiti, após o terremoto de 12 de Janeiro de 2010. Na oportunidade a Marinha Italiana (Marina Militare) deslocou o seu navio capitânea, o navio-aeródromo Cavour, para operar no caribe em apoio a Marinha do Brasil e forças brasileiras vinculadas à MINUSTAH.

Fonte: Defesa@Net


Características dos navios como especificado pela Marinha do Brasil.

Navio de Apoio Logístico (NApLog)

O navio de suporte à frota ou o Navio de Apoio Logístico (NApLog) tem como principais características o transporte de combustíveis (JP-5 para aeronaves e MAR-C para navios), água potável, munições, comida de frigorífico, medicamentos, sobressalentes e quatro TEUs de carga; capacidade de reabastecimento de outros navios e aeronaves durante a travessia (navegando); capacidade de receber um destacamento aéreo com um helicóptero tipo Eurocopter EC 725, inclusive com hangar.
O projeto deve obter o Certificado de Segurança de Construção para Navios de Carga (Solas) e o Certificado Internacional de Prevenção da Poluição do Mar (Marpol). Isso inclui adotar um casco duplo como adota nos navios petroleiros para evitar vazamentos em caso de acidentes. O NApLog terá uma tripulação de 150 militares e velocidade máxima de 20 nós, uma autonomia para 30 dias e 10 mil milhas náuticas.

Navio-patrulha oceânico (NpaOc)

O Navio-patrulha oceânico (NpaOc), por sua vez, mede cerca de 95 metros de comprimento com deslocamento entre 1.750 a 1.850 toneladas. Esta embarcação terá de navegar a velocidade máxima de 20 nós, com autonomia para 25 dias e quatro mil milhas náuticas. A tripulação será de 56 militares, com acomodações para mais 22 passageiros que poderão embarcar, dependendo da missão, entre civis e militares.

O NpaOc deverá ter capacidade para transportar um helicóptero (em hangar) tipo UH-12 e duas lanchas rápidas de resgate. O armamento principal será um canhão de 57mm ou 76mm. A capacidade de reboque do NpaOc solicitado será semelhante à capacidade de outros navios semelhantes já em deslocamento. A embarcação deverá ter Certificado Internacional de Prevenção da Poluição do Mar.

Navio Escolta


O Navio Escolta medirá cerca de 155 metros de comprimento com deslocamento máximo de seis mil toneladas. A velocidade máxima será de 28 nós, com autonomia para 30 dias e seis mil milhas náuticas.

A tripulação prevista é para uma média de 200 militares, incluindo ainda acomodações para mais 60 militares, que poderão embarcar dependendo da missão. Além disto, o navio escolta terá capacidade de transportar e operar dois helicópteros tipo AH-11 (Super Linx) ou um EC-725.
O armamento será composto de mísseis superfície-superfície, mísseis de lançamento vertical superfície-ar, um canhão de 127 milímetros, canhões automáticos de 40 milímetros e 20 milímetros, com sensores e sistema integrado de combate, além de lançadores de torpedos e bombas de profundidade submarina.

23 Comentários

  1. Agora as coisas estão acertadas nas relações entre Brasil e Itália,nossas nações são quase que irmãs,assim como algumas nações africanas e a Portugual,agora as Freem Italianas passam a voltar a ser as minhas preferidas,passei a gostar da Bae como segunda opção,agora aconselho aos amigos a verem esses videos das Freem Italianas em suas versões,e que talvez sejam as nossas.

    http://www.youtube.com/watch?v=nPuVHb1axHk&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=mRKBvmdSVno&feature=related

  2. Agora era a hora de dizer basta a essa história Batist e não incomodar mais o nosso judiciário se não quem não quer o acordo somos nós. E que vai deixar de ganhar? Nós que estamos com o dinheiro e eles de pires na mão?

  3. Só faltava mesmo a Itália rasgar dinheiro, principalmente na atual conjuntura mundial.
    Ou alguém achava que algum ‘battisti da vida’ iria mudar o acordo ?
    Os italianos viram bem claramente que os ‘amigos’ da otan (franceses, ingleses, espanhóis e alemães) não tinham nenhum ‘battisti’ para atrapalhar, e estavam de olho no negócio.
    Sem contar com os sul-coreanos…
    Bom, esse acordo é mais um ponto em favor do jeito correto que a MB trata seus assuntos. Sem indecisão, sem ‘trólóló’, sem ‘lero lero’ político. Se tem ‘parceria’ então vamos com ela e ponto final. Se não tem, façamos e que seja efetiva, não falatório inútil e cansativo.
    Ainda bem, pois seriedade nesses assuntos é essencial.

  4. Onde estão os intelectuais, os especialistas que sempre apareçem na nossa Midia dando pitacos e falando mal do Brasil? respondo estão de plantão esperando a poeira baixar, para depois ficarem piruando o que o brasil deve ou não deve fazer de-acordo com que os seus patrões lhe mandão fazer! um abraço amigos e que venham as freem!

  5. Excelente notícia, a Itália como já disseram é um pais irmão, colaborou e muito com a formação da Embraer, não ia dar pra trás por causa de um irresponsável qualquer; e assim sai fora os planos dos royals, me dava calafrio só de pensar, batia de frente com a nova união do Atlântico Sul.

  6. .
    .
    Mais uma vez a PIG vem calada pelos fatos!!
    .
    Coitados dos elementos que precisam acreditar em algo contra o poder instituído, por razões ideológicas ou econômicas, e cai nas mentiras da PIG… era obvio que o Brasil e a Itália não se abalariam por um terroristazinho qualquer… as relações internacionais são mais que um simples homem de baixo perfil!
    .
    Muitos aprenderam agora que as coisas são mais claras para os que pensam por si mesmo!!
    .
    Valeu!!

  7. Era muitos US$bilhões em jogo… Os Italianos podem ficar indignados no caso do Terrorista, mas não são loucos de jogar dinheiro fora.

    []’s

  8. Em tempo de vacas magras vitelinha faz sussesso e ja nem reclamam mais do Batisti rsrs rsrs Que tal trocar-mos com eles pela Francesca Piccinini.Assim não temeriamos mais seus tapas na bola uiii Eu sinceramente prefiriria as Freem Francesas.

  9. Eu tenho uma grande admiração pela Itália e Portugal, são países onde eu tenho os melhores amigos. Bom p noós ótimos pa eles,vamos esperar a decisão do n STF q vai mandar esse cara , oBatisti ponde deveria estar ,na Itália.sds.

  10. Caro Xtreme VOCE DEVERIA TRABALHAR NA GLOBOBO
    16/02/2011 às 10:32
    O governo Dilma ja concordou ….o STF vai mandar o genocida italiano amigo do Lula/Amorin .. a pu@#$$ … simples…

  11. Como falei, a Europa inteira tá a beira da bancarrota, muitos países cogitam abandonar o Euro, só se os italianos fossem idiotas de perder um contrato desse vulto por causa de um assassino que está vivendo com as despesas custeados por outro País.

  12. Battisti vai ficar no Brasil por decisão do STF de validar a prerrogativa constitucional de que cabe ao Presidente(a) da República dar refúgio a estrangeiro, sem entrar no mérito do que ele fêz ou não na ITália pois o judiciário brasileiro não pode julgálo pelos supostos crimes. Aliás, o Ministro relator do caso, Gilmar Mendes, já deixou isso claro em entrevista e que agora ele somente vai se posicionar sobre as cláusulas do tratado de extradição entre os dois países.

  13. EDUARDO CARVALHO…Não vejo merito nenhum da MB nisso e sim espectativa…Merito sim a diplomacia Brasileira não ceder a pressões e a Presidenta ja ate ter conversado em reservado com os Coreanos.Pra bom entendedor o pingo é letra como deveria ser tambem a Ratazana Hillary quando lhe disse na cara que a soberania Brasileira é inquestionavel e inegociavel e a mesma nem ficou para a entrevista reservada no dia seguinte e o mesmo se passou com Hugo Chavez que não quis posar de papagaio de pirata apos ter tomado um esporrozinho basico vazou fora rapidinho.Apesar da boa impressão da comitiva do secretario Americano do tesouro se Obama não vier humildezinho vai ouvir ate aquilo que não saira na midia e vai embora com o rabinho entre as pernas rsrs rsrs VIVA A DAMA DE FERRO BRASILEIRA…Bem sendo bom para ambas as partes vou ao mercado comprar canelone rsrs rsrs

  14. Lula desrespeitou o acordo jurídico com o governo italiano, em não extraditar um terrorista assassino.
    Agora a Itália abaixou a cabeça ?
    Os europeus não estão querendo ajudar o povo brasileiro a se afastar dos políticos ultra-radicais, sinceramente.
    O povo brasileiro quer a extradição de Battisti. O PT e o Lula é que não querem, pois muitos foram guerrilheiros de esquerda no passado.
    Nos ajude povo italiano.Imploro veementemente.

  15. .
    .
    Ainda está pra nascer o dia em que eu vou fazer como o Dandolo e ficar a favor de uma nação estrangeira contra uma decisão soberana do meu país, lembrando que o Lula foi eleito pelo meu povo e por isso possui toda a competência para decidir sobre tal… e mesmo se fosse o FHC, eu ficaria também do lado da decisão do meu país, e não a favor de um país estrangeiro, pouco importa o partido!!!
    .
    E por falar em Itália, eu morei la por muitos anos, e sei que eles nunca ficariam ao nosso lado contra uma decisão do país deles, isso eu posso garantir, pois vi isso la claramente e ao vivo!!
    .
    Vira-lata é pouco para certos “brasileiros”, pois acho que não são BR puros, mas somente nasceram aqui!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.