Oferta do Rafale esbarra no Congresso americano

Antes favorito na disputa pela venda bilionária de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, o avião francês Rafale, da Dassault, agora enfrenta a concorrência acirrada do rival americano, o Hornet F-18, da Boeing. Nas negociações, os franceses têm dito que seu produto é o único que garante a transferência integral de tecnologia ao Brasil, via Embraer.

Mas segundo o blog apurou, os americanos, que também prometem transferência tecnológica, não hesitariam em questionar o argumento francês, indicando que ele tromba em ninguém menos do que o próprio Congresso americano. Isso acontece porque boa parte do recheio do Rafale tem tecnologia americana, como peças, circuitos e software.

Logo, para que essa tecnologia fosse transferida ao Brasil, a Dassault e o governo francês necessitariam da autorização de ninguém menos do que os próprios parlamentares ianques. A seguir, uma lista das empresas americanas fornecedoras do Rafale, segundo o site Airframer, especializado em aviação: Rexnord Aerospace, Goodrich Sensors & Integrated Systems, HiRel Connectors, Avibank Mfg., Eaton Aerospace Phelps Valve, Rexnord Cartriseal, Omega Technologies e Orelube Corporation.

Fonte: Portal Exame – Angela Pimenta, via NOTIMP/CAVOK

50 Comentários

  1. RAFALE,GRIPEN,F18…Porque te-los ja que com os tres teremos problemas se poderemos ter o Sukhoi SU35 completissimo com TT completa e a um bom preço?Me expliquem isso Xenofobos-Ideologicos rsrs rsrs

  2. O rafale não era “papagaiado” como sendo 100% frances, ESTA PARECENDO QUE ELE É 100% MADE IN USA E BOTA “USA” NISSO.

  3. Olha eu duvido que os americanos vão fazer isso,seria muita tolice,criar confusão com a França um tracidional aliado,com o Brasil,que mesmo sendo um aliado de menor porte,mantem relações proveitosas para os americanos,basta ver o saldo de 7bi,favoraveis a eles.
    Agora se eles cometerem essa tolice,cancela o FX-2 e compra dos Russos!

  4. Acredito q nessa fatia norte-americana entraria a indústria brasileira. Estamos mais avançados em termos de aviônicos do q de motores. A própria modernização dos F-5 mostra q poderíamos desenvolver uma versão do Rafale com tecnologia brasileira e a França poderia aceitar isso mais fácil do q os EUA. Já o Gripen depende muito mais de tecnologia norte-americana, sueca e de parceiros europeus, é uma colcha de retalhos, uma torre de Babel com asas.

  5. Jakson seus comentários estão cada dia mais vazios.
    Vc acha mesmo que os EUA vão te peito de negar ao a França e sofrer boicotes, diferente da nossa população lá eles tem boa memórias se os EUA tiverem peito para embargarem algo no Rafale nunca mais se usa equipamento EUA nos sistemas de defesa deles.
    E seja como for o motor e o RADAR são Frances já estar muito bom para começo de transferência de tecnologia.

  6. Para finalizar,essa conversa é antiga,mas vamos aos fatos,para acabar com alegria da turma do contra,essa mesma turma que idolatrava o gripen,mas que hoje parecem ter esquecido o seu caça e agora depositam o seu amor em outro concorrente,e recomeça as mesmas intrigas,falacias.
    Vamos aos fatos.

    Sobre a origem de componentes e tecnologias: todas as tecnologias do Rafale são 100% francesas e o consórcio Rafale International não precisa de autorização de nenhum país para comercializá-las.

    É necessário esclarecer que componentes não são a mesma coisa que tecnologias. No caso de componentes, são mais de 100 mil em um caça. Há sim componentes de outros países no Rafale, como também nos outros dois concorrentes; no caso do Rafale, eles foram selecionados por razões econômicas e todos podem ser substituídos.

    Fonte:
    http://www.rafale.com.br/index.php?id=6&area=6&release=42

  7. Vamos resumir,,,rsrs

    “É necessário esclarecer que componentes não são a mesma coisa que tecnologias. No caso de componentes, são mais de 100 mil em um caça. Há sim componentes de outros países no Rafale, como também nos outros dois concorrentes; no caso do Rafale, eles foram selecionados por razões econômicas e todos podem ser substituídos.”

  8. Olha eu vou pegar uma coleção de textos meus no outro blog,no qual eu defendia o rafale e vou pedir uma viagem para a França para voar no Rafale,pois e duro repetir as mesmas coisas para a turma do contra,esse pessoa parece que tem preguiça de pesquisar,de ler e se informar sobre o assunto.

  9. carl94fn já passei o link da comunidade do FACEBOOK do Rafale para o nosso amigo Jakson,ele tem um caso de amor com o rafa,rrs,ele é apaixonado pelo caça,só qu ainda não assumiu.
    Sabe aquele amor não assumido,que quando a gente vê o objeto do nosso amor,ficamos insandecidos,esse é o amor do nosso amigo Jakson pelo rafale,é só ele ver uma foto do bicho que ele fica todo sereleque.
    Eu aposto que o Jakson comprou o jogo do PC HAWX,zerou e habilitou o F-22 e o Rafale,mas ele só deve jogar com o Rafale.

  10. Voces ainda perdem tempo com preferencias dentro desse FX? Mas nenhum de voces fala da proposta Russa rsrs Cuidado a xenofobia-ideologica contamina rsrs

  11. Mas o Jakson é importante para o debate,ele coloca os argumentos dele com respeito,podemos não concordar mas,ele tem esse direito e o exerce com respeito aos outros,sem agressividade,tanto que gosto dos textos dele.

    Um abraço amigo Jakson,foi mal a brincadeira caso vc não goste,mas mesmo assim vou te enviar alguns links do rafale pra vc:

    Dark Rafale

    http://www.avion-de-combat.com/Avion-de-combat/Dassault_Aviation_Rafale/Rafale/Rafale-17.html

    Rafale narigudo

    http://www.avion-de-combat.com/Avion-de-combat/Dassault_Aviation_Rafale/Rafale/Rafale-13.html

  12. rsrs, caaalma gente.
    precisa essa disputa num. concord q dificilmente os usa negariam os componentes.

    mas a questao e clara. o rafale é o mais caro dos 3.
    é quase o preço de um f-35 stealth, e ao q parece,
    a frança num preve tao cedo um caça de 5geração,
    ou uma atualização melhor para o rafale, — a f-4 — que a oferecida para o SH. e num, num vou com essa conversa dq é um dino. ele e um caça novo e ponto.

    sei q tem pessima manobra, e ao q parece, num tao bom alcança quando o rafale, mas hj, ele é mais letal q o françes tanto pelas armas quanto o seu radar aesa a tempos instalado.

    sengd. hj, levando em consideração o historico e q a nossa presidenta pretende fazer tantos cortes, o rafale é inviavel para a fab. é so ver, q hj,a fab num conseguiria colocar o fr no ceu a contento de treinamento dos nossos pilotos.

    e num. num defendo o SH, nem o rafale, e nem o gripe.
    gosto mais do sueco, mas sei q ele tem suas dificuldades e problemas.

    oq defendo é operacionalidade à fab.
    hj seria impensavel refazer o f-x, e fzr um f-3 pelo tempo disponivel para a fab. nossos gaps e tampoes estao caindo dos ares. num temos mais tempo de ficar viajando com o q num temos.

    precisamos ou comprar um dos 3, visando o nosso 5G, mantendo a fab voando, ou qm sabe, e q num apoio, comprar um bom tampao ate q o fx-3 d 5G saia a contento.

    abraçs a todos.
    ps:alguem tem q tirar o primeiro f-5e do mundo do ceu, e rapido! da ate medo. s o SH é um dino, imagina o f-5em…
    rsrs

    fuiii

  13. O Brasil, não vai comprar caças Russos, pelo mesmo motivo, embargo americano, os americanos já deixaram bem claro para o Brasil, não comprar caças Russos, primeiro se o Brasil comprar caças Russos , sofrera embargo nos jatos comerciais da embraer, depois no comercio entre Brasil é USA, ficara mais dificil, no fim vai dar F18 SH….ponto final.

  14. É muita mídia . Não se sabe mais o que vale a pena fazer .Boto fé que, ilumine a cabeça dos nossos governantes para que façam a melhor escolha ,mas que façam logo .Quero ver o Brasil bem armado pois moro nele .

  15. Que papelão os franceses nos fizeram. Como irão nos passar a tecnologia, se parte dela não é deles ?
    Vamos fazer parceria com os russos e chineses.

  16. SU-35 barato de comprar, caça macho pra qualquer tempo e região, com alguma transferencia de tecnologia sem autorização de terceiros.

    encima podem fazer pelo nosso programa espacial o que os ucranianos não podem porque titio sam não quer deixar.

  17. Como disse muito bem o Barca, fornecedor de componentes, não é fornecedor de tecnologias, existem empresas francesas que são fornecedoras do SH, pena que nossa mídia misture leviandandes e ignorâncias com pitadas de lobie explicito.

  18. Os F5 comprados dos estados unidos ainda funcionam muito bem, e são a principal linha de defesa da aeronautica brasileira a décadas, já os migs comprados da frança nem levantam voo mais, e já nao podem ser atualizados…

    Prefiro os f18.

  19. Dos três que ficaram, acredito mais no rafale.
    Por nenhuma razão técnica, já que disso eu nada entendo.
    Por simples desconfiança com relação aos EUA no tocante à transferência de qualquer tipo de tecnologia, de qualquer nível.
    Nada do tipo ‘yankes go home’ ou papietadas do tipo; apenas que em matérial de defesa mais sofisticado não vejo muito futuro em relações com os Eua.
    Os russos estão fora (pelo menos tudo indica isso), não adianta muito falar disso agora. Está mesmo entre um dos três, ao que parece.
    Então, acho que devíamos ir de rafa mesmo…
    Mas ‘existem mais mistérios entre os céus e a terra do que nossa vã filosofia imagina…’
    Eu ficaria bem decepcionado com a escolha do f-18, acho que teríamos mais décadas de embargos e dificuldades, além das que já nos afligem internamente (cortes, cortes, mudanças de rumo, indecisão, etc…)

  20. “É necessário esclarecer que componentes não são a mesma coisa que tecnologias. No caso de componentes, são mais de 100 mil em um caça. Há sim componentes de outros países no Rafale, como também nos outros dois concorrentes; no caso do Rafale, eles foram selecionados por razões econômicas e todos podem ser substituídos.”

  21. rssrsrsrrs…querem queijo e vinho… liguem para os EUA…rsrs

    Os USA continuam a mandar no mundo… e as pererecas se descabelam…rsrsrs

  22. .
    .
    Segundo o Sitio especializado em aviação Airframe, os componentes que montam o Dassault Rafale são listados em lista abaixo… e todos são de uso comercial comum, no mercado existem concorrentes, e nenhum é segredo de estado, e vejam que estamos falando dos componentes não franceses no Rafale…
    .
    Divirtam-se, são 41 paginas de detalhes sobre o Rafale e seus componentes:
    .
    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=12cbf9e47819ce2d&mt=application/msword&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D0cd6ce72c6%26view%3Datt%26th%3D12cbf9e47819ce2d%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26zw&sig=AHIEtbQgrOvVTPvb5oIOoReHjjh1cK5OCw&pli=1
    .
    E creio que esta postagem acaba com muitos mistérios sobre o Rafale!!
    .
    Obviamente se alguém souber quais sào os componentes dentro destes componentes ai, favor nos informar, pois sem essas informaçòes ficamos na estaca zero, ou seja, não tem como dizer se o que tem dentro deles é ou nào embargavel ou insubstituivel por outros produtos de outros fabricantes, feitos por encomenda direta, alteraria o funcionamento do Rafale.
    .
    Espero com ansiedade as informações se o que tem dentro destes componentes seria passível de embargo ou não… pois sem eles alguns dizem que sim, outros dizem que não!
    .
    Mas estes listados no link certamente seriam substituiveis no mercado, pois basta ver a lista de clientes para se perceber que são de uso profundamente comercial… e existe sem duvida concorrentes famintos para pegar clientes deles!!
    .
    .
    Valeu!!
    .
    .

  23. acho que deveriamos fazer uma vaquinha e comprar grandes posters do rafale para o pessoal que quer o f18, rsrsrs , sei que eles rasgariam os posters ou quem sabe eles poderiam mudam de lado rsrsrsrsr, to brincando , mas acho que se os EUA impedissem essa venda por parte dos franceses , ai o bicho ia pega e os americanos poderiam perder um velho aliado , que poderia se aliar mais com a russia, ja penso se a frança faz isso, a uniao europeia iria mudar a sua face, é (obvio que os ingleses iam ficar de fora dessa né , afinal de contas a inglaterra é um estado dos EUA né), bem uma aproximaçao de alguns paises europeus com a russia seria catastrofico para os EUA, gostaria muito de ver isso ocorrer rsrsrs.
    e sobre a compra de caças, eu ja nao to mais nem ai qual deles vai vir , eu quero é logo que um ao menos venha.
    sds a todos.

  24. Barca, você colocou belas fotos do Rafale, uma hora o Jakson, cai na real e vai entrar no bloco certo, parece que o carro dele é francês, agora o caça ele tá com vergonha de confessar, que o gosto também é pelo caça francês.

  25. Zangief
    O Brasil não tem Mig e a frança não vendeu Mig… E sobre o maravilhoso F-5 que vc citou ele voa com tecnologia brasileira e israelense assim como seu armamento… não possui um míssil norte-americano… se existe mérito dos F-5 estarem voando agradeça aos israelenses e aos brasileiros, pois avião nenhum voa sem manutenção e se o Brasil estivesse disposto a fazer as manutenções apropriadas nos poucos Mirage franceses (e não Mig russo) eles estariam no ar, assim como ainda existe Mirage III e Mirage -2000 na ativa e olha não é norte-americano.

  26. Qua, qua, qua, qua. Eu ainda morro de rir com vocês. Por favor vão ler o Wikileads, não tem nada de propaganda sueca ou norte americana:

    “Une analyse conduite par l’administration de sécurité de la technologie de Défense a décelé une présence importante de composants nord-américain, dont le système de visée, des composants du radar et des systèmes de sécurité qui ne pourront pas se passer des licences nord-américaines”.

    http://pt.globalvoicesonline.org/2010/12/11/brasil-wikileaks-e-duvidas-sobre-transferencia-de-tecnologia-de-caca-frances/

    Mas não se preocupem, os EUA não vão negar a venda dos Rafales, a tecnologia é que não será transferida.

  27. Total Transferencia de Tecnologia.Quem é a unica não que pode nos dar isso?A Russia.Construirmos um caça 5.0 nacional com quem,EUA,Suecia,França rsrs rsrs Voces viajam na maionese mesmo.O Russos são os unicos que podem realmente nos ajudarem a termos um caça 5.0 realmente nacional e ja se propuseram publicamente a isso.Sinceramente eu encerraria o FX,adiquiriria tampões de SUs e entrava de cabeça com os Russos no caça 5.0 nacionalGastariamos menos,preencheriamos lacunas na FAB,teriamos poder regional e de dissuasão e no maximo em 2020 ou antes o Tupynanbázinho ja estaria voando leve e solto.Mas como fazer Brasileiros que tem uma visão canina de um mundo em duas cores,AZULZINHUS e VERMELHINHOS que so pensam em quantidade e qualidade ainda dentro dessa visão dual pois na verdade ate mesmo os mais espiritualizados que dizem “NÃO IMPORTA A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE” e na realidade nenhuma e nem outra nos faria diferença mas sim o conteudo que é essencia rsrs EITA ASSIM A FAUNA NACIONAL AGRADECE E AS ANTAS NÃO CORREM O RISCO DE EXTINÇÃO rsrs rsrs Não existe mais dialogo possivel e cabivel nessa farsa e mentira que se transformou o FX rsrs rsrs

  28. Para venderem eles prometem de tudo.A França ate liberaria a Carla Bruni pra vir realizar os desejos dos Brasileiros e o mesmo faria a Suécia com a Rainha.Mas os EUA,a Ratazana Hilary nem pintada de ouro,xo mocréia,mas se fosse a Negona rsrs é um caso a pensar.Vale a pena dar um trato na Crioula rsrs

  29. O CAÇA RUSSO É O MELHOR EM TODOS OS ASPECTOS,NÃO SEI AINDA PORQUE O GOVERNO NÃO ESCOLHEU ESSE SUPER CAÇA,O CAÇA RUSSO É O UNICO QUE ATRAVÉSSA O BRASIL SEM REABASTECER,É UM CAÇA QUE PODE CARREGAR BEM MAIS ARMAS QUE OS OUTROS,ALEM DE TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA,EM FIM É O MELHOR…PORQUE NEGOCIAR COM UM IANK SE ELES JA NOS PROVARAM QUE NÃO TEM PALAVRA?

  30. O MINISTRO DA DEFESA O Sr.NELSON JOBIM E A PRESIDENTE DILMA.
    .
    __(trecho do texto original:-“Agenda de discussão para visita de Obama ao país continua indefinida”)
    .
    .
    “(….)Um graduado assessor de Dilma garante que é certo que, embora ela tenha determinado a revisão do processo de escolha para os novos caças da FAB, ela compartilha com o ministro da Defesa, Nélson Jobim, as desconfianças em relação às promessas americanas de transferência de tecnologia. Embora a Casa Branca tenha obtido apoio do Congresso americano para oferecer inéditas condições de transferência tecnológica, a cúpula do governo crê que qualquer reviravolta política no Legislativo dos EUA pode deixar o Brasil refém das decisões do governo americano na manutenção da frota da FAB, caso opte pelos aviões da Boeing.(….)”
    .
    ————————–(fonte:Poder Aéreo)
    .
    .
    Com relação à visita do presidente Obama,espero de coração que ele venha, e veja que o Brasil não é como ele e muitos por lá pensam.
    .
    O Brasil é outro e muito grande não só em território mais de pessoas que pensam grande,embora que exista alguns “borra-botas e traíras”.

  31. JRT…O Coiote Americano ja não pode morder mais tanto assim meu amigo.Eles usam a antiga retorica que usavam a decadas atraz para que continuassemos seus serviçais.Hoje,nesse momento os EUA abrirem uma briga de embargos e retaliações contra o Brasil vão se quebrar.Se fizermos o mesmo com eles a economia debilitada deles entra em colapso,a nossa não e o que manda hoje é poder economico e reservas.Obama Bin Laden vai embarcar la pedindo durante a viagem que a N.Sra de Guadalupe lhe ilumine e vai chegar aqui sorrindo mas falando como cowboy texano disfaçando sorrisos.Se ele não firmar bons acordos e negocios conosco amiguinho estarão na vala.O primiro cascudo ja tomarão quando engambelaram a India que agradeceu e disse não obrigado e se a Dilma fizer o mesmo ele e a Europa não teem mais a quem recorrer.DEVERIAM APRENDER AS PALAVRAS DE UM TORNEIRO MECANICO E TRATAE OS DEMAIS COMO IGUAIS.

  32. Prezado maluquinho faço das suas as minhas palavras quanto ao Su-35, acredito que ninguém seria melhor que os russos para nos passar TT; pela distância geográfica e currículo histórico, não vejo eles como imperialistas que querem sugar nossos recursos naturais, não resta dúvidas que iriam querem algumas vantagens comerciais, o que acho uma justificativa até razoável.
    Contudo,ao ver a subserviência dos nossos políticos aos interesses do establishment anglo-americano, não sei se ainda há esperanças. Recentimente li o excelente livro: A Máfia Verde II – Ambientalismo – Novo Colonialismo.
    Que me fez sentir um estrangeiro em meu proprio país; nele, o autor com demostra detalhadamente, o desmonte da nossa soberania nacional, com a perniciosa ingerência internacional nos assuntos internos de nosso país.
    Estou me sentindo um alienígena em minha própria pátria, estou me sentindo como se vivendo num país comunista, governado pelos interesses americanos e europeus.
    Se quizer conferir, o endereço da editora é:
    Capax Dei Editora Ltda., na Rua México, 31 sala 202 – CEP 20031-144 – Rio de Janeiro / RJ – Telefax 0xx21-2510-3656 – e-mail: msia@msia.org.br.

  33. gente sem preferencia de marcas, temos que capacitar a indústria, é ela que nos dará a independencia, com tecnologia em mãos faremos um caça melhor.

  34. Acabei de assistir o debate da camara sobre o salario minimo, e em um discurso da oposição um deputado que não lembro o nome disse “Vamos votar um salário mais alto, pois pra um governo que quer comprar caças ao custo de bilhoes não pode dar 15 reais amais, pra que queremos caças?O que vamos fazer com caças?” discurso da oposição que acabei de ver ao vivo, acho que o governo quer dar esse aumento de 545 reais pra tentar frear a inflação.

  35. Claro que os avioes russos seriam as melhores opcoes , mas nesta altura do campeonato eu ja estou apelando pros chinapau !!! Aqueles watanabes voadores voam de verdade ! e sairiam por preco de uno mile ! Esta seria a melhor opcao do Brasil sem duvida nenhuma. Lhe garanto que em 5 anos estariamos craques!

  36. Amigos sem ser repetitivo.Desde o começo meios politicos,ate militares mas em minoria,a midia,blogs,sites e tudo o mais sempre afirmaram para nós e em palavras do proprio Jobim que o SU35 foi desclassificado porque os Russos não repassariam a Tecnologia Completa.Desde o final do ano retrazado e começo do ano passado eles vem trabalhando nos bastidores em Brasilia em silencio.Os caras praticamente estão nos implorando que aceitemos a tecnologia deles e tem sido ate o momento os unicos que estão lidando conosco com sinceridade,os unicos que nos ofereceram fazer conosco um caça de quinta.A pouco a India disse aos EUA quando adulando com aceno ao CS lhes ofereceram o F35 OS INDIANOS LHES DISSERAM.TEMOS PARCERIA COM A RUSSIA NO PAK E ELES FORAM A UNICA NAÇÃO QUE NOS OFERECERAM ISSO…Temos a oportunidade de termos tudo o que eles tem e nós quisermos e ja disseram isso publicamente.Então a farsa e a mentira dos TRAIRAS QUE MANIPULAM O BRASIL E AS RATAZANAS caiu por terra.Os Russos querem nos vender sua tecnologia,terem conosco associação em extração de minerio e energeticos.Temos a maior reserva de Niobio do planeta e como a resguardaremos melhor nos associando aos VAMPIROS ou aos Russos?Ate mesmo exclusividade em tecnologia de ponta aeroespacial e militar nos oferecem ou seja seremos o unico pais no continente latino-americano a ter acesso a essas tecnologias.Jamais eles oferecerão essas coisas para ninguem.Sei que governos tem defeitos e eles tem os deles e não me agrada a repressão deles a territorios autonomos mas isso é problema deles.Mas qual foi o dia que voces virão eles sairem do continente deles para intimidar ou atacar alguem?Qual foi o dia que voces virão eles formarem coalizão para atacar ou intimidar alguem?Precisamos crescer intelectualmente e nos emanciparmos de fantasmas passados.Eles são a unica nação que realmente cria com todas as dificuldades e falta de investimento que eles tem la eles sempre estão criando porque são o povo mais inteligente do planeta.Com eles realmente aprenderemos e realmente receberemos o que pagarmos.O que interessa para nós um Brasil desenvolvido,autosuficiente e independente da origem da tecnologia que ira nos impulsionar ou a continuidade da visão canina de um mundo em duas cores na mais radical XENOFOBIA-IDEOLOGICA???????

  37. QUANDO OS AMERICANOS REALMENTE TIVEREM UM CAÇA 5.0 OS CHINESES TERÂO UM 5.5 E A RUSSIA UM 6.0…A PATRIA AMADA DO NORTE QUE MUITOS DEFENDEM E PUXAM O SACO NÃO SO VAI MAL DAS PERNAS NÃO,VAI MAL DAS ASAS TAMBEM….

Comentários não permitidos.