Oferta do Rafale esbarra no Congresso americano

Antes favorito na disputa pela venda bilionária de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, o avião francês Rafale, da Dassault, agora enfrenta a concorrência acirrada do rival americano, o Hornet F-18, da Boeing. Nas negociações, os franceses têm dito que seu produto é o único que garante a transferência integral de tecnologia ao Brasil, via Embraer.

Mas segundo o blog apurou, os americanos, que também prometem transferência tecnológica, não hesitariam em questionar o argumento francês, indicando que ele tromba em ninguém menos do que o próprio Congresso americano. Isso acontece porque boa parte do recheio do Rafale tem tecnologia americana, como peças, circuitos e software.

Logo, para que essa tecnologia fosse transferida ao Brasil, a Dassault e o governo francês necessitariam da autorização de ninguém menos do que os próprios parlamentares ianques. A seguir, uma lista das empresas americanas fornecedoras do Rafale, segundo o site Airframer, especializado em aviação: Rexnord Aerospace, Goodrich Sensors & Integrated Systems, HiRel Connectors, Avibank Mfg., Eaton Aerospace Phelps Valve, Rexnord Cartriseal, Omega Technologies e Orelube Corporation.

Fonte: Portal Exame – Angela Pimenta, via NOTIMP/CAVOK

12 Comentários

  1. Gente, os russos não estão na disputa, o Wiki é vazamento de documentos dos EUA, quer dizer é a opinião deles a respeito de algo, e não a realidade.

  2. O que poucos sabem, é que nossos F-5 são os unicos NO MUNDO considerados caças de 4° Geração.
    Estamos juntos com o
    Lockheed Martin F-16
    Dassault Mirage 2000
    Mitsubishi F-2 (F-16 Modificado) e tantos outros.
    Nossa ‘lata velha’ aguenta muita coisa e graças a capacidade tecnica do nosso pessoal temos sim um caça quue abate muita coisa.
    É OBVIO, É LOGICO, É CLARO, É EVIDENTE que ele não aguenta o tranco de um combate com um F-22, um F-35, um J-20, um Pak-FA.
    Mas em 4° Geração, temos sim igualdade.
    Sem falar em nosso pilotos, que não é de hoje que estão entre os melhores.
    Precisa sim de equipamento mais moderno
    Precisa sim de mais atenção na area de defesa
    Mas também precisa de gente dando valor ao trabalho que já é feito.
    Criticar, falar que agente tem caças velhos, é facil, qualquer um pode fazer.
    Mas ler um pouco, ver que o F-5 é otimo caça, que nossas unidades de manutenção, ficam dias acordados pra montar, testar, melhorar a capacidade dele ninguém diz um “A”, um ‘OBRIGADO’, um ‘Manunteção esta de parabéns, o caça melhorou muito”
    Isso é dificil, o teclado parece que trava quando se quer elogiar.

    SENTA A PUA!
    Brasil potência!

    abraço a todos

  3. FEH…É isso ai amigo.O que temos de bom a nos orgulhar são nossos tecnicos,cientistas,militares e meios industriais enganjados no desenvolvimento tecnologico para emancipação e autosuficiencia nacional e o povo trabalhador que somos e o resultado disso tudo apesar do banditismo e entreguismo esta estampado no mundo,BRASIL SETIMA ECONOMIA JA QUASE PULANDO DIRETO PARA QUARTA PODENDO ATE SER A TERCEIRA EM 2020 e isso somos nós Brasileiros que fizemos e não nenhum fulano de tal.Nada pode justificar que no maior produtor de grãos e generos se tenha Brasileiros que morram de fome.Fazer um Brasil desenvolvido,justo e igual é ser coletivo e não com o pensamento individual,coorporativo,beneficiario,que toda essa maquina corrupta,seus simpatizantes,beneficiarios implantam a todos nós.É uma covardia que fazem a nosso povo e inaceitavel.O Brasil somos nós os Brasileiros e não grupinhos,entidades e confrades.Quando ate falam em igualdade,justiça e unidade,usam esse argumento unicamente para cada vez mais centralizarem poder,atraindo simpatizantes,eliminando e isolando assim a voz opositora da verdadeira liberdade.Se preocupam mais com os coitadinhos externos do que com os Brasileiros.Fecham os cofres a manutenção de serviços vitais e pesquisas,mas oferecem desenvolvimento e parcerias externas para desenvolverem a industria inclusive militar dos invejosos unicamente para te-los nesse comunismo do seculo 21 made in Brasilia.São sensacionalistas que conhecem os anseios do povo e as nossas deficiencias e fazem uso da ilusão para nos manipularem e enganarem.Ate quando permaneceremos calados e omissos a tudo isso?Ninguem vai tomar uma atitude?Sera preciso que derramemos o proprio sangue Brasileiro para mudarmos toda essa covardia e para erradicar-mos todo esse banditismo.O maior estadista que esse pais ja teve D.Pedro II preferiu perder o poder do que derramar o sangue Brasileiro quando o unico militar fiel Osorio lhe disse que os trairas estavam a porta mas que eles e seus homens lutariam ate a morte para defende-lo e disse “”NÃO,NÃO FAÇAS NADA.NÃO DERRAME O SANGUE BRASILEIRO””…Mas esses BANDIDOS DE AGORA vão fazer com que nosso povo e nossos soldados se degladiem para defender o banditismo ou a liberdade…Brasil,acima de tudo LIBERDADE.

  4. O FX2 que era pra ser unicamente uma escolha tecnica-militar da melhor tecnologia belica que viesse a nos dar hegemonia regional e acima de tudo emancipação e independencia tecnologica se transformou em barganha,interesses proprios e banditismo corrupto conduzido por politicos sem escrupulos interessados somente em auto-promoção e interesse proprio usando o Brasil e a falsidade com argumentos embassados em geopolitica ilusoria.Acabaram transformando essa licitação em uma guerra entre a dependencia e a liberdade.Ja que é assim,FORA YANKEES,FORA UCRANIANOS,FORA SUECOS E FORA TAMBEM FRANCESES,porque são muito falsos,nos dizem que são amigos e sempre fecham com os lobos e INVEJAM NOSSA BASE DE FOGUETES…QUE VENHAM OS RUSSOS,a unica nação que poderemos realmente aprender e realmente nos emanciparmos tecnologicamente e avançarmos no desenvolvimento pacifico de nossa nação…NÃO ACEITEM NENHUM DOS TRES DO FX POIS TODOS SÃO MENTIROSOS E ENGANADORES.

  5. Quem tiver o link da declaração de autoridades Russas e membros da Sukhoi por favor post para que todos vejam e para que os mentirosos se calem.Esse video foi postado por um de nós em um topico passado e não me lembro.Que não estão no FX é simples,encerra-se essa farsa e fechasse com eles e basta a Dilma querer fazer isso porque tem autoridade e as leis e constituição Brasileira lhe endossa.

  6. Por que é que vocês desfocam tanto as coisas?
    RUSSOS? que Russos?
    Eles não estão no FX-2
    PODERIAM, DEVERIAM estar, mas não estão.
    Vocês ficam com “Que venham os russos”, “Oi Russos”, “Ta pintando SU-35”
    Caramba pessoal, vamos acordar pra realidade ai, debater hipóteses é sempre bom, mas assim chega ao ridículo.

    1maluquinho, o que você disse é verdade e é aquela velha historia
    ‘O homem voltando da padaria com as sacolas cheias de comida passa em frente a alguns garotos famintos e pensa “Nossa, como o pais não da valor as pessoas, olha ai, garotos franzinos, suplicando um alimento qualquer..”
    Se vira e vai embora, não passa pela cabeça dele em nenhum momento abrir alguma sacola e dar um pão, algum alimento. Reclama do pais, mas esquece que ELE é o pais.
    O Brasil é apenas um pedaço de terra, quem vive nesse pedaço de terra que faz BRASIL.
    Se não quer ajudar, não cobre dos outros.
    Se não incentiva, não cobre incentivo dos outros.
    Se você não evolui, não cobre o evolução dos outros.

    Bem assim mesmo.
    Abraços.

  7. Concordo em tudu com vc 1 maluquinho,em genero,numero e grau.Parabens.Brasil um país de todos os brasileiros.Brasil acima de tudo.

  8. FEH…Hipoteses no teu ver é ficarmos iguais tolos discutindo F18 e Rafale rsrs rsrs Olha meu amigo esses tres aviõeszinhos ai podem simplesmente deixarem de habitar o mundo real para nós bastando que se cancele o FX…O que existe na realidade em nossa sociedade é uma xenofobia-ideologica sobre os Russos.Resquicios de uma manipulação arcaica dos tempos do VAMOS PROTEGER O CONTINENTE DOS COMUNISTAS e se hoje dissessemos isso ao povo todo Russo seria taxado de pedófilo pois ensinavam que eles comiam criancinhas.Aqui debatemos tecnologia e inovação e dentro desse contesto e dentro da ideia do FX que não é somente comprar aviões para a FAB mas sim dotar nossa Força Aerea,nossa industria de defesa de tecnologia propria emancipando o Brasil da dependencia externa os RUSSOS vermelhinhos ou roxinhos sempre terão espaço e não se surpreenda se vier a termos o SU35 ou mesmo se não o tivermos mas termos um caça de quinta totalmente nacional desenvolvido juntamente com eles e isso esta muito mais para se realizar do que o FX realmente acontecer.

  9. Eu tenho minha preferencia pelo caça RUSSO, já li muito sobre ele e não tem como discutir sua superioridade entre os 3 escolhidos.
    Isso é fato.
    Mas acho que deveriamos gastar nossos teclados debatendo qual DOS 3 ESCOLHIDOS é o melhor.
    Ninguém aqui é amigo da Dilma, ninguém é neto do Jobim pra ir lá e dizer que tem que ser SU-35
    Então vamos conversar sobre qual o melhor entre os 3 escolhidos e não ficar no canto resmungando.

  10. FEH…Ja a mais de ano todos ja sabemos que o Rafale é o melhor entre os tres e que o pacote Gripen é o melhor em termos de futuro.Ja se debateu porcas,arruelas e bandagens para os tres e o que SORRIA ESTA MAIS PARA TERMOS UM CAÇA 5.0 COM OS RUSSOS DO QUE O FX2…Pra mim não tem mais como falar de FX,ele é passado,mas tem sim como falar do SU35,ele é futuro,emancipação,independencia enquanto qualquer um dos outros 3 é interrogação e dependencia.

Comentários não permitidos.