Brasil quer melhores condições para caças da Boeing, diz fonte

http://3.bp.blogspot.com/_ja676MG45Zg/S_8X1pnnfGI/AAAAAAAADgM/rRYSLw1eEKY/s1600/fa-18-super-hornet-paris-air-show.jpg

Sugestão: Jakson Almeida

Ela acrescentou que, como parte do eventual negócio, a empresa norte-americana estaria disposta a fornecer ao Brasil também tecnologia e outros tipos de assistência em áreas como transportes, satélites e sistemas bélicos.

“A Boeing tem capacidade e recursos para cumprir suas promessas … a respeito da transferência de tecnologia, e tem um histórico para provar isso”, disse Costley por e-mail.

TEMA PARA OBAMA

O contrato, que deve chegar a pelo menos 4 bilhões de dólares, sem incluir os lucrativos acordos de manutenção e possíveis aquisições adicionais, já sofreu vários adiamentos durante as últimas décadas, conforme o governo brasileiro tentava equilibrar as necessidades da FAB e fatores diplomáticos, de custo e outros.

Desde que a Reuters antecipou, em 17 de janeiro, que Dilma deveria adiar a licitação, os três finalistas têm se empenhado para melhorar suas ofertas. Fontes de uma empresa disseram que a última proposta havia sido apresentada há mais de um ano e que, por isso, seria preciso recalcular os termos.

Enquanto isso, o governo dos EUA quer oferecer as garantias adicionais que Dilma busca. A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse que já ofereceu uma garantia por escrito de que o eventual acordo com a Boeing será respeitado pelo governo dos EUA. Mas Dilma pediu que haja também algum tipo de resolução nesse sentido por parte do Congresso norte-americano.

Na visita que fará em março ao Brasil, o presidente Barack Obama pode oferecer novas condições.

A Dassault continua tentando fechar o negócio. Na semana passada, o diretor de exportações da empresa francesa, Eric Trappier, disse a jornalistas que estaria disposto a transferir para o Brasil toda a tecnologia disponível.

Mas há uma limitação para as empresas: em vez de reiniciar a licitação do zero, Dilma busca modificações nas atuais propostas, e pretende tomar a decisão ainda neste ano, segundo um assessor.

(Reportagem adicional de Cyril Altmeyerhenzien, em Paris)

Por Brian Winter

SÃO PAULO (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff disse a autoridades dos Estados Unidos que considera o F-18 da Boeing como a melhor opção de caça para a Força Aérea Brasileira, mas que ainda está tentando obter melhores condições com relação à transferência de tecnologia.

Dilma citou o tema da compra dos caças durante uma reunião na segunda-feira, em Brasília, com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, afirmaram à Reuters fontes familiarizadas com a conversa.

Os demais concorrentes no processo de compra dos caças são o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG produzido pela sueca Saab.

As declarações de Dilma, junto a sua decisão prévia de adiar a licitação em vez de decidir imediatamente pelos Rafale, como propunha o Ministério da Defesa, sugerem que ela está se inclinando pela proposta da Boeing, num negócio que pode moldar as alianças militares do Brasil pelas próximas décadas.

Mas Dilma disse a Geithner que continua preocupada com as questões de transferência da propriedade tecnológica, algo que o Brasil pleiteia que seja incluído no acordo, para poder desenvolver sua própria indústria militar.

A presidente, segundo essas fontes, afirmou estar buscando condições melhores por parte da Boeing, além de garantias de que o governo dos EUA permitirá que tecnologias militares estratégicas mudem de mãos.

O Palácio do Planalto não quis comentar as informações.

A porta-voz da Boeing, Marcia Costley, afirmou que as garantias de transferência tecnológica são uma questão a ser decidida pelos dois governos.

Fonte: Reuters

50 Comentários

  1. A presidente Dilma Rousseff disse a autoridades dos Estados Unidos que considera o F-18 da Boeing como a melhor opção de caça para a Força Aérea Brasileira, mas que ainda está tentando
    Vindo de uma Mulher entendoa perola quem sabe os molhos da cozinha dela entenda melhor
    ESE VELHO DINO AGORA COM VERSAO GAMBIARRA .E UM ATRASO PRA NOSSO DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO ATE QUANDO VAMOS CAI NA FALCIA QUE ELES VAI TRASFERI TOT SE COISAS DE NESCESIDADE DA FAB ELES FAZIAO MAIOR NOVELA O POR FAVOR ESE DINO JA E UM SACATAO DEIXA P PAISES COMO BULGARIA E CHILE QUE DAQUI POUCO VAO TA COMPRANDO, QUE VENHA OS RAFALES

  2. Já li tantas notas que nem acredito mais no que leio…
    Mas também quero comentar, se caso “for” verdade só tenho a lamentar pouco importa a opinião do comandante da FAB, o que a história mostra é que os EUA sempre nos prejudicaram e sempre nos negaram os melhores equipamentos, e não acredito que da noite para o dia isso vá mudar. Até no caso dos F-5 eles se negaram a repassar os dados dele para estalarmos mísseis nas pontas das assas e por quê????
    Tem gente que adora dizer que eles têm suas razões ótimo beleza, mas e nós não temos nossas razões de procurar o melhor pra nós ou temos que viver em função dos interesses dos EUA e pra que isso?
    Quanto ao avião em si é somente um avião de ataque com capacidade de se defender graças a seu radar e as suas armas, mas contra, por exemplo, um Rafale + Meteor ou mesmo um Gripen pode se até o C o SH se mostra uma “JACA”, e olha o RCS do SH é tão escandaloso que provavelmente até com o MICA o Rafale leve vantagem, sem falar do seu fraquíssimo desempenho em combate a curto alcance. Esse novo SH apenas vai tentar chegar perto dos atuais caças de 4,5ª geração porque frente aos Rafales, Su-35, F-15, F-16E o SH não é mais que um alvo.
    Também não digo que o SH seja velho na verdade ele nada tem a ver com o antigo F-18C são aeronaves completamente diferentes uma para combate e ataque e a outra ataque e em ultimo caso combate ar-ar tanto é verdade que a força aérea dos EUA usam os temíveis (esses sim) F-15 e F16, com tudo mesmo esse novo “AMX” com mais autonomia e mais carga paga já serviria para uma força aérea ridícula como a nossa que usa F-5 e Mirage-2000 sucateados como forma de defesa, também não se pode negar que se “houver” transferência de tecnologia vinda do SH essa será de alto nível, mas mesmo assim vejo como uma estupidez continuar com um parceiro traiçoeiro como os EUA lamento que brasileiro morra apanhado e ache que esse é o destino escolhido por forças incompreensíveis…
    sds

  3. As garantias que Dilma e o governo Brasileiro querem,vão sair pois os americanos não vão perder está oportunidade.
    Com a chegada de Obama, tudo sera acertado, assim teremos F18, e eles Super Tucanos, se tudo der certo, eles americanos, ganharão mais confiança nós futuros negocios com o Brasil……

  4. Na verdade, esses caças já estão obsoletos:
    Propulsores equivocados, não possuem dispositivos antiatrito e antiinercial, não vão a 60 km de altitude, não entram em órbita baixa, etc.
    Eu bolei um novo tipo de turbina sem pás, que se transforma em motor de foguete. É uma coisa de louco.
    Se os americanos, russos, chineses, indianos (entre outros) quiserem desenvolvê-la, me procurem. No Brasil eu não terei espaço mesmo … É difícil trabalhar no Brasil, até de graça. Eta paisinho complicado.

  5. Até o momento não foi especificado que tipo de garantias são essas. Talvez Dilma não esteja querendo falar diretamente, mas será que ela está querendo uma lei do congresso americano dando estas garantias??? Não sei se é querer demais, mas mesmo que fosse uma garantia dada em forma de lei, NUNCA SERÁ ALGO PRA SE CONFIAR. Motivos, se os EUA quiserem, eles sempre arrumaram para dar uma rasteira. QUEM ESQUECE A HISTÓRIA, ESTÁ FADADO A COMETER SEMPRE OS MESMOS ERROS.

  6. ===DEPOIS VEM O JOBIM E DIZ QUE A HISTÓRIA É OUTRA===
    Negativa. Informado do episódio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou ontem ao Estado que a presidente Dilma Rousseff já tenha dado uma opinião final sobre qual dos três modelos será o escolhido. Jobim voltou a lembrar que o assunto – que está na pauta do Planalto desde o início do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – continua na mesa da presidente. O martelo só será batido, segundo Jobim, depois de encontro com o Conselho de Defesa Nacional, a exemplo do que já tinha sido feito na compra de submarinos pelo Brasil.

    A informação corrente, no Planalto, é que a presidente não manifestou sua preferência por nenhum modelo. De acordo com alguns de seus auxiliares diretos, ela não fez nenhuma avaliação na conversa com Geithner .

    A modernização da frota da FAB prevê a compra de 36 novos caças, a um valor estimado
    ====MATÉRIA COMPLETA NO ESTADÃO: link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110209/not_imp677085,0.php

  7. Se os americanos não transferem tecnologia então com a tecnologia de quem os sul-coreanos projetaram e construíram o T-50.
    O rafale e um super caça ,mas tão ,bom (pra ser abatido)que foi “ensaboado” ate por F-4 e F-5 que são aviões com mais de meio século.

  8. Infelizmente a recém empossada presidente Dilma parece que está se rendendo a enorme pressão norte-americana.

    As “garantias” de ToT da Boeing e do governo norte-americano continuam obscuras e vagas.

    Não acredito que mais uma vez entraremos no conto do vigário Yankee…

    E com relação a liberação dos pacotes tecnológicos de produção local das bombas e mísseis que equiparão estas aeronaves???

    Será que pelo menos ela conseguiu vincular a aquisição dos F-18’s a venda dos Supertucanos a Marinha dos EUA?

  9. A Dilma acha que os melhores caças para a fab são os americanos, claro que ela entende tudo de caças, quem não sabe nada é a FAB.

  10. Ahh pra mim tanto faz, é melhor que escolha um do que enrolar de novo e nao escolher nada se ela escolher o SH pra mim vai ta de bom tamanho, melhor do que usar outro tampão.E outra se ouver transferencia de tecnologia, vcs podem ter certeza de que a FAB junto a EMBRAER vai meter o Bedelho no meio antes de fabricar os CAÇAS, ai meu amigo ninguem pega. Pra mim nao importa mais o Aviao com tanto que tenha transferencia na TEC, o resto é por conta da FAB e da EMBRAER, duas instituiçoes que eu confio plenamente!

  11. Que novela chata e sem fim,Jobim fala que o Rafale é o melhor, a FAB o Gripen e Dilma os F-18….cara só no Brasil acho que existe tanta incoerencia….pega logo o F-18 e mata esse assunto de vez…já deu!

  12. Se confirmada, esta alegação só reforça o que sempre denunciei aqui, a mentira que tentaram nos fazer engolir.
    ou seja, ao que parece ( se confirmado) Dilma está se baseando no relatório da FAB, aquele que dava vantaem técnica ao F 18 EF, mas que devido às incertezas quanto a ToT e ao comprometimento americano, foi preterido e o Rafale entrou na brecha, ou estou fazendo o julgo errado?
    Se esta decisão da presidente Dilma se baseia no relatório da FAB que ela pediu reavaliação, não há nada de novo, poi so antigo também dava vantagem ao F 18 tal como foi 1000000000 de vezes exposto aqui ( lembra do relatório das cores?).
    como o próprio representante da Boeing afirma na matéria, não há certeza do Tot, ele deverá ser negociado entre os países, então isto põe por terra os que condenavam a decisão anterior d edar a vitória ao rafale, pois nada estava certo quanto ao tot do F18 como estava sendo anunciado aos quatro ventos.
    “A porta-voz da Boeing, Marcia Costley, afirmou que as garantias de transferência tecnológica são uma questão a ser decidida pelos dois governos”.
    O que pode ter de novo e espero que haja, seja o comprometimento do governo americano em garantir o Tot,o que já disse e repito é improvável, quem decide é o senado e não há nada a fazer, o presidente dos EUA pode estar de acordo, a Boing certamente está, mas o senado pode empacar toda e qualquer negociação, creio que é ai que a presidente Dilma exige garantias, das quais há o reforço e confirmação de que o Tot não está garantido caso o F 18 seja o vencedor.
    Quanto a sua comparação ao T50 não procede, pois os EUA tem um acordo militar de mais de 50 anos com a coréia que está em guerra, lá é considerado zona estratégica, o que não é o nosso caso, Coreia, japão, Israel e até Taiwan estão acima de qualquer outro parceiro militar dos EUA.
    O Brasil só teria chances de fazer parceria equivalente se formalizasse um acordo equivalente, não tenho dúvidas de que ai sim ter-se ia esta ajuda.
    Creio que isto já foi mais que tentado e desde os tempos dos Militares, a negativa veio de cima, não somos considerados estratégicos do ponto de vista militar, apenas se houver uma mudança política e estratégica passaríamos a ser visto como prioridade, até lá somos apenas mais um aliado.
    Saci
    O São Paulo será retirado de serviço no fim desta década, será substituído por outro navio e nesta altura a Marinha deveria estar recebendo o seu novo caça, certamente este novo navio terá capacidade de operar seja quem for o vencedor do FX 2.
    Roberto MG
    Mais uma vez o ministro Jobim vem apagar o incêndio, a culpa é do governo, pois vazametos e boatos saem e vao sair sempre, a mídia e o lobie trabalham para isto.
    O FX 2 sempre foi conduzido assim e vai continuar, a Marinha deu exemplo, assim que um boato saia o comandante da Marinha rebatia e matava no ninho toda e qualquer alegação, o FX 2 escapa pelo ladrão toda e qualque rinformação. Por outro lado o Ministro Jobim e o Governo Federal dão metralhadora para Macaco, depois d eanunciar n datas e nada acontecer, depois de anunciar n vitórias e serem desmentidas, não se pode mais acreditar em nada.
    2Hard4U
    Serei sincero, para mim Dilma está empurrando com a barriga e ganhando tempo, para mim este adiamento nada tem com reavaliação ou melhoria de propostas ( que aliás já foi dito que não serão feitas).
    Para mim, é simplesmente reflexo do corte de 40 bilhões no orçamento, estão ganhando tempo.
    Vide os demais programas até os das fragatas que embolaram o batisti no meio para ter a desculpa do adiamento.
    Fica claro para mim que trata-se apenas de uma medida de economia, e as desculpas encontradas estão convencendo a platéia, Dilma foi braço direito de Lula e acompanhou lado a lado o que se passou, sabe talvez mais do que ninguém o que foi negociado o que pesava ou não, a reavaliação dos programas era esperada.
    Era esperado até que ela desse vitórias a outros concorrentes, só não era esperado os adiamentos, pois uma coisa ela não pode negar, desconhecimento.
    SDs
    E.M.Pinto

  13. Espero que sim, qeu se esteja costurando um acordo estratégico que envolva comprometimento e cobrança de ambos os lados.
    Não podemos esquecer que quem exige garantias tem também o dever de cumprir o que foi assinado.
    Brasil e EUA ainda não tem que se preocupar com avanço chinês na américa do sul e sim no atlântico sul, especificamente na África.
    Resta saber se de cá, há esta preocupação e se de lá vai haver o reconhecimento da necessidade de se estabelecer uma acordo de verdade, não os que tem sido assinados desde o fim da 2ª guerra.
    enfim… muitos “se”, mas pelo andar da carruagem e do jeitoq ue a preocupação com defesa e geopolítica tem tirado o sono dos nossos mandatários, acho mais provável que os recursos destinados a defesa sejam canaizados para a reconstrução dos barracões e das escolas afetadas pela catástrofe do Rio, não falo da enchentes, mas sim os da cidade do samba…
    Sds
    E.M.Pinto

  14. Acho até que os Russos liberaram tecnologias no que se refere material RAM e ângulos críticos em ensaios de câmeras anecóicas, ams nada me tira da cabeça que o J 20 vei de outro lado mundo, roubo de segredos? pirataria? compra de segredos? qualquer um, mas dê uma olhado no Ghost Hawk que a lockheed Martin estava propondo lá pelos idos dos anos 90…
    http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/jsf/pics01.shtml
    ou ainda, o MRF
    http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/jsf/pics03.shtml
    Sds
    E.M.Pinto

  15. O Edilson já disse, mas vale a pena reforçar: em sendo verdade essa nota, a Catanhede cai do cavalo (junto com todos os aqueles que garantiam de pé junto que o preferido da FAB era o Gripen NG) e a Dilma pede aos EUA aquilo que o Jobim sempre reclamou (e até agora os EUA não deram, pois senão a Dilma não estaria reclamando disso também): garantia de TT.

    ou seja, não vejo muitas mudanças no cenário. Parece que está tudo como antes.

    abraços a todos

  16. Mas Dilma disse a Geithner que continua preocupada com as questões de transferência da propriedade tecnológica, algo que o Brasil pleiteia que seja incluído no acordo, para poder desenvolver sua própria indústria militar.

  17. Hornet tanto o gripen ng como o super hornet atendem a FAB.

    E como o Vader escreveu no P.A.:
    “Para a FAB, qualquer um dos dois estaria de bom tamanho. Na hora da conversa com a Dilma, que está querendo se reaproximar dos EUA, pra que lado vc acha que o Saito puxou a sardinha?”

  18. Jackson.

    qualquer um dos 3, incluindo o rafale (que vc ase esqueceu de dizer) atende os requisitos da FAB. Isso o Saito já disse. E eu acrescentaria: pra quem usa F-5, qualquer coisa que tenha um radar decente no bico, um alcance que seja superior ao de um Fusca e um bom BVR sob as asas já é infinitamente superior ao que usamos hoje. Então, ficamos na mesma.

    abraços

  19. A presidente Dilma esta tão “preocupada” com a TOT que esta pedindo mais “garantias” aos americanos e não aos franceses.Sera porque?

  20. Nem F-18 nem Gripen NG, mas o projeto: “Minha casa, minha vida” esse é verdadeiro caça para a Dª Dilma, mas enfim sonhar para o jakson é viver.

  21. Jackso,

    Muito simples, porque s França já deu as garantias de TT. E os EUA não. O que sempre comprometeu o caça americano no Fx2 foi a TT. Sem TT, sem Super Hornet. Portanto, acho que a situação está assim: é a última chance dos EUA. Se não souberem aproveitar, vence o Rafale.

    abraços

  22. Acredito sim está havendo renegociações. A vinda do Senador McCain, do Secretário do Tesouro, e logo o próprio presidente Obama deverá chegar à Brasília com mais novidades para a Dilma na proposta da Boeing.

    O Gripen que na minha visão tem a melhor proposta, mas não tem apoio em termos de encomenda para já do NG. isso complica…

    O Rafale , já recebeu todas e todos os tipos de renegociações, já deve estar sem opções em termos de melhorar a propostas. Quem tem espaço mesmo para melhor o preço, o pacote de OffSets, e oferecer mais garantias ainda são os Estados Unidos.

    []’s

  23. Bem, primeiro devemos pensar na fonte, ela está certa? quantas informações foram passadas por “fontes” e quantas estavam corretas? mas isso é só uma observação minha, vamos considerar que esteja certa
    Ao contrário de que se pensa nos devemos satisfações sim, o Rafale foi descartado pelo preço 3 vezes maior que o que a França paga, mas nos temos que mostrar interesse pelos outros caças se não vai causar mal estar, desconfiança ou talvez ate retaliações futuras, é claro que a Dilma vai pedir garantias “anti-embargo” e de TT, mas eles danam? o senado de maioria republicana? eles não deram nem o canhão do AMX, e se essas garantias não forem dada se elimina também o Gripen que tem muito material yank, e mesmo que se de essas garantias elas só seriam validas para os atuais governos, se lá se eleger um direitista e nos tentarmos passar tecnologia a Venezuela por exemplo eles embargaram? acho que sim, e se aqui se eleger um comunista de verdade eles embargaram? e mesmo que esses dêem garantias permanentes o F-18 será só mais um concorrente
    Acho que o que esta acontecendo e uma articulação para descartar o F18 e o Gripen pelas razões que citei e abrir um FX3, olhem as noticias que saíram no próprio blog essas semanas a traz, os EUA precionam a Ucrânia para melar nosso programa espacial, eles não nos querem no OM e nem no CS, etc…, será que o GF é tão burro para confiar nosso poder aéreo a eles, sem falar das gritantes limitações técnicas do F18 que já esta com data marcada para sair de operação, e pelo o que sei a FAB quer o Gripen desde o FX1, vamos pensar mais pelo lado politico que pelo bélico e levem em conta meu comentário e pensem, não sei se estou certo mas tirem suas próprias conclusões

    Abraços a todos 😉

  24. O Congresso dos EUA nunca vai assinar uma garantia dessas.
    Só do Brasil exigir um documento da Hillary garantindo a transferência de tecnologi já é sinal do quanto os americanos são pouco confiáveis.

  25. Os EUA já vem desde a guerra fria roubando e espionando segredos industriais, é só olhar o layout do protótipo do jato soviético YAK-41 Shipboard v-stol fighter de 1991, a mesma configuração do F-35 Lightning II, da deflexão de 95° do motor e os dois motores menores atrás da cabine do piloto. Nada se inventa, tudo se copia, só é mostrado com uma outra “roupa”. As linhas dos projeto YAK-41 foi redesenhadas, e já tinha as caracteristicas stealth no YAK-41M e YAK-43.

  26. Raphael,
    O parentesco entre o F-35B e o YAK-41 é o mesmo que existe entre nós dois, apesar das semelhanças (tenho certeza que seus olhos estãi acima do nariz, suas sobranceiras acima dos olhos, uma orelha de cada lado, etc, “que nem eu” rsrssss).
    Nós dois temos alguma ligação por parte de “Adão” e os dois aviões por parte do 14 bis/Flyer 1.

  27. São tão burros que já poderiam ter uma FA de ponta.. e inclusive com “mamadas” mais gordas se soubessem multiplicar as riquezas já infinitas do país. Até quando toda esta jogatina e dependência externa?..

  28. Pessoal, veja bem … A Europa se uniu contra todos os países. Sabe o que é isso ? PROTECIONISMO.
    Pode haver protecionismos no sistema capitalista mundial ?
    Não, mas os europeus fizeram. Se não fosse a parceria EUA-CHINA, vocês acham que os chineses teriam se desenvolvido ? Claro que não.
    Vamos ter mais sentimento de AMÉRICA. O Brasil faz parte da AMÉRICA (Novo Mundo). O povo dos EUA é parecido com o nosso, só que estão a 50 anos na nossa frente em termos tecnológicos, no mínimo. Que venham os americanos, mas cuidado, pois eles são os maiores negociantes desse planeta. O ensino americano ensina o povo a fazer análises e a criar, e o nosso a memorizar e a não criar.
    Por isso somos atrasados. Temos que mudar urgentemente o nosso sistema de ensino fracassado e engessador de mentes.
    Querem que eu crie um novo sistema de ensino para o Brasil ? 80% dele vai ser igual a dos americanos.

  29. Quem diria que a Dilma, que usou tanto a imagem esquerdista do Lula acabou se reaproximando dos americanos! O que será que o McCain prometeu a ela?

  30. Pessoal, veja bem … A Europa se uniu contra todos os países. Sabe o que é isso ? PROTECIONISMO.
    Pode haver protecionismos no sistema capitalista mundial ?
    Não,mas os europeus fizeram. Se não fosse a parceria EUA-CHINA,vocês acham que os chineses teriam se desenvolvido ? Claro que não.Vamos ter mais sentimento de AMÉRICA. O Brasil faz parte da AMÉRICA (Novo Mundo). O povo dos EUA é parecido com o nosso, só que estão a 50 anos na nossa frente em termos tecnológicos, no mínimo. Que venham os americanos, mas cuidado, pois eles são os maiores negociantes desse planeta. O ensino americano prepara o povo a fazer análises e a criar, e o nosso a memorizar e a não criar.
    Por isso somos atrasados. Temos que mudar urgentemente o nosso sistema de ensino fracassado e engessador de mentes.
    Querem que eu crie um novo sistema de ensino para o Brasil ? 80% dele vai ser igual a dos americanos.

  31. Bosco

    A ironia do parentesco é que um teve o programa cancelado pela queda da URSS e não tinha mais o financiamento do alto custo do programa, e o outro esta na porta do fracasso por seu alto custo e falhas estruturais.
    Como não acredito em “Adão e nem em Eva”, pra mim não significa nada. Só tu ler o livro sobre YAK-41 dos autores Dmitriy e Sergey Komissarov, e ver os detalhes do projeto e desenhos, e os projetos YAK-41M e 43 redesenhados. Pela tua teoria, não há envolvimento de membros da antiga-URSS, nos projetos dos EUA. Eu tiro a sua certeza e o sorriso da tua boca. Que as semelhanças são simplesmente circunstancial.
    Se tu deixar de olhar que no ocidente era o mais avançado nas pesquisas desta tecnologia.
    Você já ouviu falar de Rafael Yanushevsky nascido em Kiev, Ucrânia. Ele recebeu B.S. em matemática e M.S. graduado com honras em Engenharia Eletromecânica da Universidade de Kiev, Instituto Politécnico Kiev, e graduou-se em doutoramento na otimização de sistemas multivariáveis, em 1968, do Instituto de Controle de Ciências da Academia de Ciências da URSS, Moscou, Rússia.
    A partir de 1968 trabalhou no Instituto de Controle de Ciências. Seus interesses de pesquisa estavam em teoria de controle óptico e suas aplicações (Especialmente na indústria aeroespacial), controle óptico do sistemas diferencial, processamento de sinais, a teoria dos jogos, e as operações investigativa. Ele publicou mais de 40 trabalhos nessas áreas e dois livros, Teoria de Sistemas Lineares Multivariáveis controle Óptico e Sistemas de Controle com o Time-lag. Em 1971, o Comitê da Academia de Ciências da URSS deu-lhe o posto do cientista sênior de Controles Automáticos.
    Depois ele imigrou para os Estados Unidos em dezembro de 1987, lecionou na Universidade de Maryland, em primeiro lugar no Departamento de Engenharia Elétrica, em seguida, no departamento de Engenharia Mecânica, e na Universidade do Distrito de Columbia, no departamento de matemática.
    Desde 1999, esteve envolvido em projetos relacionados com a indústria aeroespacial. Ele participou do desenvolvimento de um modelo de engajamento, como parte da Engenharia Battlespace Assessment Tool, software do sistema de controle de armas, leis de novas orientações, e escreveu as seções do Modelagem e Simulação Manual
    relacionadas com o sistema de controle de armas de fogo e sistema de controle de mísseis SM-3.
    Em 2002 ele recebeu uma carta de agradecimento do Ministério da Marinha dos EUA, do Programa da Marinha com Mísseis Balísticos.

  32. O nome é pechincha. O Brasil ta tentando compra dois e levar um de brinde ,vai acabar levando só porcaria ,porque na arte de enrolar os outros eles tem muito mais experiência .

  33. Parece até viciado, de volta ao mesmo fornecedor, os ianks, e com a possibili// de um embargo e os caças ficarem parados no chão, sem falar q ñ vai ter transferência de tecnológia alguma, dúvido.

  34. Parece evidente que o Senado dos EUA, não emitirão nenhum documento formal ao governo brasileiro no que tange a tecnologia de defesa. Todavia Obama não virá de mãos vazias; vamos aguardar o que ele trará em sua bagagem.

  35. Dandolo disse:
    09/02/2011 às 07:46
    Na verdade, esses caças já estão obsoletos:
    Propulsores equivocados, não possuem dispositivos antiatrito e antiinercial, não vão a 60 km de altitude, não entram em órbita baixa, etc.
    Eu bolei um novo tipo de turbina sem pás, que se transforma em motor de foguete. É uma coisa de louco.
    Se os americanos, russos, chineses, indianos (entre outros) quiserem desenvolvê-la, me procurem. No Brasil eu não terei espaço mesmo … É difícil trabalhar no Brasil, até de graça. Eta paisinho complicado.

    Não sei se é para acreditar na primeira parte, mas na segunda parte (que fala sobre o trabalho no Brasil) concordo com você.

  36. -O QUE NÃO FEDE E NEM CHEIRA,….O QUE É?
    (resposta no texto abaixo).
    .
    .
    Com o corte de 40 bilhões de reais no orçamento e com a inconsistência de garantias do governo americano com relação ao T&T,(fatos incontestáveis).
    .
    Então, eu aposto as minhas fichas nos suecos,porque!
    .
    1º-o RAFALE, é caro para a atual realidade brasileira;eu adoraria que fosse ele o ganhador,não por questão técnicas(ele se equivale aos demais,na minha opinião).
    Más as relações políticas do Brasil com os franceses são melhores se comparadas com os americanos,no contesto geral;então se vê ai as questões políticas mais evidentes.
    .
    2º-O F-18,este que esta sendo oferecido ao Brasil,tecnicamente é bom contudo se comparado com o rafale existe uma grande diferencia nesta área de tecnologia;porém o problema é o histórico que tem o Brasil e o EUA;e também a volúpia do congresso americano,que paira nuvens de incerteza;nem o presidente de lá, é capaz de prever. Basta ver as últimas eleições americanas e as figuras que estão em pontos chave no poder de decisão dos EUA.
    A nova congressista que irá supervisionar os assuntos da política externa americana é um verdadeiro “chute no saco”.
    .
    Sobra os SUECOS, que tem capacidade de um razoável T&T compatível a francesa,é barato e atende a nova realidade brasileira e acho eu que; não corremos de levar um baita de um calote dos políticos deles,que é caso dos americanos.
    .
    Em resumo,os suecos são neste momento assim: “NEM FEDEM E NEM CHEIRAM”.

  37. Quem é Hillary Clinton?A Rainha dos EUA?Obama podera garantir que o congreso Americano não vete TTs?E mesmo que haja documentação explicita nada garante nada pois la são so partidos e suas lideranças que realmente governam e decidem.So otario entra nessa.Fazer com eles esse contrato e ainda mais uma aliança militar é ter aminésia e falta de amor ao Brasil e ao povo Brasileiro.Mesmo que precisem demais de nossos energeticos,minerais e materias primas jamais poderemos esquecer que eles sempre foram e sempre serão os maiores opositores e sabotadores da nossa busca de desenvolvimento belico,nuclear e aeroespacial.Ter aliança com eles é o mesmo que ter umcafetão que nos usa quando quer e do jeito que quiser.Toma vergonha na cara Brasil.Acorda povo Brasileiro.

Comentários não permitidos.