Defesa & Geopolítica

Eurofighter revela oferta para produzir versão navalizada do Typhoon para Índia

Posted by

http://www.defesanet.com.br/imagens/1101/20110103_01_eurofighter.jpgO consórcio Eurofighter está ofercendo para Índia a oportunidade de adquirir uma nova versão de seu caça Typhoon para uso no futuro porta-aviões que está sendo fabricado na Índia, com os primeiros detalhes mais apurados sobre a proposta aparecendo durante o Aero India.

Uma das seis aeronaves que competem no MMRCA da Força Aérea da Índia, o Eurofighter está presente no evento que começou hoje na Índia pensando em retomar um potencial desenvolvimento naval que já passou por detalhados estudos no Reino Unido.

“Se o caça Typhoon vencer o MMRCA então a Índia terá a habilidade de desenvolver no seu país uma versão naval do caça,” disse Paul Hopkins, vice presidente de desenvolvimento de negócios da BAE Systems India. “Essa é uma perfeita oportunidade para nação ao adicionar a aeronave com capacidades de operação em terra e embarcada.”

http://1.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TVKD5i960TI/AAAAAAAAMhQ/z8xb5SJ3c9o/s400/DSC07266-749878.JPGSendo mostrado na forma de um modelo pela primeira vez essa semana, o modelo europeu poderá receber inúmeras novas características para suportar sua operação no mar. Dentre essas estão incluídos um novo trem de pouso reforçado, um gancho de parada modificado e sistema de controle de empuxo vetorado nos dois motores Eurojet EJ200. Esse último poderia permitir que o caça fizesse uma aproximação para o porta-aviões numa velocidade reduzida sem restringir a visão do piloto pela exigência de um aumento do ângulo de ataque.

Estudos feitos pela BAE System para o Eurofighter navalizado foram feitos no Reino Unido nas décadas de 80 e 90.

A Eurofighter disse que apenas localizados reforços serão necessários em algumas partes da fuselagem próximo ao trem de pouso, e dos motores EJ200. Tanques de combustíveis conformais com a fuselagem poderiam aumentar o alcance da aeronaves de ataque.

Também de interesse para aplicação na Índia estão as novas opções de armas mostradas pela primeira vez num modelo em escala de 100% do Typhoon. Trabalhando em conjunto com a Saab e a Diehl, o grupo Eurofighter está oferecendo o míssil anti-navio RBS15 como uma das futuras opções do caça multimissão.

Fonte: Flight Global – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

10 Comments

shared on wplocker.com