Brasil quer melhores condições para caças da Boeing, diz fonte

http://3.bp.blogspot.com/_ja676MG45Zg/S_8X1pnnfGI/AAAAAAAADgM/rRYSLw1eEKY/s1600/fa-18-super-hornet-paris-air-show.jpg

Sugestão: Jakson Almeida

Ela acrescentou que, como parte do eventual negócio, a empresa norte-americana estaria disposta a fornecer ao Brasil também tecnologia e outros tipos de assistência em áreas como transportes, satélites e sistemas bélicos.

“A Boeing tem capacidade e recursos para cumprir suas promessas … a respeito da transferência de tecnologia, e tem um histórico para provar isso”, disse Costley por e-mail.

TEMA PARA OBAMA

O contrato, que deve chegar a pelo menos 4 bilhões de dólares, sem incluir os lucrativos acordos de manutenção e possíveis aquisições adicionais, já sofreu vários adiamentos durante as últimas décadas, conforme o governo brasileiro tentava equilibrar as necessidades da FAB e fatores diplomáticos, de custo e outros.

Desde que a Reuters antecipou, em 17 de janeiro, que Dilma deveria adiar a licitação, os três finalistas têm se empenhado para melhorar suas ofertas. Fontes de uma empresa disseram que a última proposta havia sido apresentada há mais de um ano e que, por isso, seria preciso recalcular os termos.

Enquanto isso, o governo dos EUA quer oferecer as garantias adicionais que Dilma busca. A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse que já ofereceu uma garantia por escrito de que o eventual acordo com a Boeing será respeitado pelo governo dos EUA. Mas Dilma pediu que haja também algum tipo de resolução nesse sentido por parte do Congresso norte-americano.

Na visita que fará em março ao Brasil, o presidente Barack Obama pode oferecer novas condições.

A Dassault continua tentando fechar o negócio. Na semana passada, o diretor de exportações da empresa francesa, Eric Trappier, disse a jornalistas que estaria disposto a transferir para o Brasil toda a tecnologia disponível.

Mas há uma limitação para as empresas: em vez de reiniciar a licitação do zero, Dilma busca modificações nas atuais propostas, e pretende tomar a decisão ainda neste ano, segundo um assessor.

(Reportagem adicional de Cyril Altmeyerhenzien, em Paris)

Por Brian Winter

SÃO PAULO (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff disse a autoridades dos Estados Unidos que considera o F-18 da Boeing como a melhor opção de caça para a Força Aérea Brasileira, mas que ainda está tentando obter melhores condições com relação à transferência de tecnologia.

Dilma citou o tema da compra dos caças durante uma reunião na segunda-feira, em Brasília, com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, afirmaram à Reuters fontes familiarizadas com a conversa.

Os demais concorrentes no processo de compra dos caças são o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG produzido pela sueca Saab.

As declarações de Dilma, junto a sua decisão prévia de adiar a licitação em vez de decidir imediatamente pelos Rafale, como propunha o Ministério da Defesa, sugerem que ela está se inclinando pela proposta da Boeing, num negócio que pode moldar as alianças militares do Brasil pelas próximas décadas.

Mas Dilma disse a Geithner que continua preocupada com as questões de transferência da propriedade tecnológica, algo que o Brasil pleiteia que seja incluído no acordo, para poder desenvolver sua própria indústria militar.

A presidente, segundo essas fontes, afirmou estar buscando condições melhores por parte da Boeing, além de garantias de que o governo dos EUA permitirá que tecnologias militares estratégicas mudem de mãos.

O Palácio do Planalto não quis comentar as informações.

A porta-voz da Boeing, Marcia Costley, afirmou que as garantias de transferência tecnológica são uma questão a ser decidida pelos dois governos.

Fonte: Reuters

7 Comentários

  1. ESTA NOSSA PRESIDENTE É ALGUÉM MUITO INTELIGENTE E DISCRETA, NADA PRAGMÁTICA E CLARO QUE VAI CONSEGUIR AQUILO QUE LULA NUNCA IRIA CONSEGUIR. ELA IRA FICAR NA HISTORIA DO BRASIL COMO UM DOS MELHORES OU A MELHOR PRESIDENTE ATÉ ENTÃO. ESTAR ATENTO COM A FORMA DA PRESIDENTE RESOLVER AS COISAS E ANALISAR COMO ELA AS RESOLVE É IMPRESSIONANTE. PARABÉNS PELA SUA SABEDORIA

  2. Isso tudo é muito simples, Dilma achou o motivo perfeito para adiar e talvez não comprar caças. Todos os outros foi prometido a transferencia de tecnologia, item principal para o fechamento do acordo, apenas os gringos do imperio estao se amarrando para a tt, como a presidente sabe disso, emperrou no pedido do SH, como nunca vai resolver isso, teremos pela frente, muita enrolação e papo furado.
    Sou totalmente contra o SH, por razoes obvias, eles vao nos enganar como o fizeram em varias ocasioes. Nao enteressa aos yankes que desenvolvemos, em nenhuma áres, porque eles sabem que temos e teremos condições de sermos melhores que eles em tudo.
    Particularmente eu acho que a Presidente Dilma deveria suspender a exportação do NIOBIO, e vinculá-la a aquisição de tecnologia e muito lucro.
    O presidente Obama vai prometer mundos e fundos com a finalidade de a Presidente Dilma assinar o protocolo adicional.
    Que se juntem os imperialistas e mande tudo #$%¨&&¨$#$%¨$##$%¨.

  3. Sinceramente, sou do tipo que sempre acredita na regeneração alheia, sério mesmo, mas quando se fala em apostar as fichas nos EUA e em alguma medida depender deles para manter nossa soberania, não tenho como deixar de sentir calafrios. Por diversos motivos que já foram amplamente discutidos aqui mesmo no PB, não interessa aos EUA que o Brasil assuma sua posição de potência e também, líder regional, simplesmente porque um império não existe com divisão de poder. E não duvide que os EUA se enxerguem como império.
    Seria muito bom ter o respeito e contar com uma parceria forte e sincera dos vizinhos do norte, mas mediante ao histórico e ao momento decisivo que vivemos se colocarmos nossas fichas nesse porquinho e ficarmos na mão não teremos tempo hábil pra reverter o quadro e ai só restará sentar e chorar. É um risco muito grande, muito sério pra assumirmos.
    No momento penso que a melhor opção seria acabar com esse vergonhoso fx2, conversar sério com os Russos e investir na 5ªG com alguns Su35BM de entrada pra FAB ir treinando (uns 70, 80 não seria nada mal). Agora isso não sendo possível, resta escolher entre os três selecionados e ai o Rafale se destaca por ser um caça mais moderno, furtivo e por em tese ser mais fácil conseguir da França uma postura mais condizente com os nossos interesses estratégicos. Hoje temos um parque industrial capaz e em constante desenvolvimento. Não me surpreenderia se o Brasil antes dos tais 120 ou mais unidades previstas, desenvolvesse capacidade de produzir seu próprio vetor.
    O Gripen ainda nem é real, e depois de pronto vai ter peças de diversos fornecedores, países, incluindo aí os EUA em boa medida o que não torna em nada mais fácil a TOT. Sem falar nos custos de desenvolvimentos que não podem ser previstos com segurança e, portanto jogando por terra o argumento de que seria o caça mais barato.
    Quanto ao F18SH ainda que fosse o tal F/A-18 Super Hornet stealth não colocaria minhas moedas.
    Acho que é isso.
    Abç

  4. Só pra completar.
    Quanto a um possível interesse em vender os super tucanos aos EUA, seria mesmo muito interessante, mas de maneira nenhuma isso deve estar à frente dos interesses nacionais.
    Os EUA empregam equipamentos no estado da arte então podem estar certos de que eles preferem o A-29 simplesmente porque é o melhor na sua categoria. Se de fato pretendem rever a relação com o Brasil, que adquiram os A-29 por serem os melhores e demonstrem que estão verdadeiramente desejosos em rever sua postura para conosco.

  5. Sempre vemos na midia,nos meios militares em blogs e sites do genero que o F18 é testado e aprovado em guerras e tudo o mais.Quando estes caças enfrentaram uma força aerea em condições de igualdade belica e sairam vencedores?NUNCA.Fazer estas afirmações embasados em guerras contra paises inferiorizados e tecnologicamente decadente não endossa superioridade nenhuma.Na real eles vão mal das pernas ou alias mal das asas.Quando eles realmente tiverem um vetor 5.0 a China estara voando os seus 5.5 e a Russia os seus 6.0….O F18 para eles é o mesmo que o F5BR para nós,um projeto antigo revitalizado que deu certo…Eu quero ver uma esquadrilha de F18 pilotados pelos melhores Top Guns deles em simulação direta de combate com uma esquadrilha nossa de F5BR pilotada por nossas cobras e com a teorica superioridade tecnologica deles terão que abater todos os F5BRs.Duvido que consigam.Para eles venderem e repassarem a TT do F18 não lhes faria diferença ja que estão mais compenetrados em tornar o F35 realmente eficaz e operacional e torna-lo a espinha dorsal.So otario entra nessa canoa furada de F18 e toda sorte de condicionamentos,embargos e ameaças de retaliação,sem falar nos provaveis malwares e espias que com certesa virão neles.Seria muito melhor o Gripen NG e brincar de transforma-lo com nossa criatividade e tecnologia Israelense seria melhor a nós militarmente e economicamente.Ou então realmente nos façamos ousados,soberanos e donos de nossas proprias vontade e escolhemos o melhor pacote que existe que é o SU e PAK-FA ou sem PAK-FA e com caça 5.0 Brasileiro.Acorda Brasil.

  6. 1maluquinho, Hillary Clinton faz parte do grupo dos bilderbergs. Acho que foram logo na fonte! das coisas exigindo isto. Acho que está mais para acordo de trabalho escravo do que de fato negociação.

  7. Eu não acredito que a nossa Presidenta Dilma se deixara levar por engambelos dos Vampiros e persuasão de muitos nacionais e se deixar iludir pelos Vampiro.Gostaria que ela fosse iluminada pelo sentimento HELOISA HELENA que disse:”Eu lutei toda a minha vida para um dia estar aqui e poder fazer tudo o que eu sempre quis pelo meu povo e pelo meu pais e voces agora querem que eu faça o jogo”…Eu credito que a Senhora minha Presidenta possa realmente fazer a diferença e confio em suas palavras quando disse que a nossa soberania é inegociavel e isso se aplica a tudo.Que Deus a ilumine e que faça realidade todos os seus anseios de sua juventude de ver uma Brasil desenvolvido,justo,igual e acima de tudo independente.Sei que coragem,capacidade e ousadia tens minha Senhora.

Comentários não permitidos.