Vazamento diz que presidente deposto em 2009 em Honduras era agente duplo

http://www.joildo.net/wp-content/photos/charges/manuel_zelaya_returns_home_by_latuff2.jpg

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, atuou como agente duplo dos Estados Unidos e da Alternativa Bolivariana das Américas (Alba) da Venezuela e Cuba, pouco antes do golpe de Estado de 28 de junho de 2009, segundo revelações do Wikileaks publicadas nesta segunda-feira (31) na imprensa local.

Segundo essas revelações, contida em uma nota do Departamento de Estado elaborada pela Embaixada dos Estados Unidos em Honduras, Zelaya conseguiu o apoio do cubano Fidel Castro e do venezuelano Hugo Chávez e de outros líderes da Alba para uma proposta para a volta de Cuba à OEA (Organização dos Estados Americanos) sem que soubesse que a origem do rascunho era dos Estados Unidos.

No telegrama 210866 de 23 de junho de 2009 são relatados pormenores da cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA) celebrada em 2 e 3 de junho de 2009 em San Pedro de Sula, norte de Honduras.

Nessa reunião, na qual esteve presente a secretária de Estado americana Hillary Clinton, os países da Alba apresentaram para sua aprovação um rascunho para conseguir a admissão de Cuba na Organização da qual foi expulsa nos anos 60.

Hillary apresentou uma contraproposta que era levantar a proibição a Cuba desde que Havana aderisse aos princípios da OEA.

Zelaya fez a mediação entre os Estados Unidos e os países mais radicais e informou Washington sobre suas dificuldades, evidenciando que o rascunho finalmente aceito por Cuba, Venezuela e Nicarágua foi, na realidade, redigido pelos Estados Unidos.

Dessa maneira, Zelaya se mostrava ligado aos colegas Hugo Chávez (Venezuela), Daniel Ortega (Nicarágua), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia), mas mantinha vínculos estreitos com os Estados Unidos, segundo o telegrama.

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

Fonte: R7

18 Comentários

  1. que dirão as pererecas anti tudo e todos… hummm..

    “Homo homini lupus”
    “Bellum omnium contra omnes”
    Tomaz Hobbes foi o cara… dizia ele:
    “Não pensemos que mesmo os homens mais robustos desfrutem tranqüilamente as vitórias que sua força lhe assegura. Aquele que possui grande força muscular não está ao abrigo da astúcia do mais fraco. Este último – por maquinação secreta ou a partir de hábeis alianças – sempre é o suficientemente forte para vencer o mais forte.” … e os EUA não exercitam somente os músculos..rsrssrsrs.. aprende ai Jobim/Genoino..rs

  2. kkkkkkkkk………….. XTREME, até que enfim você encontrou com seu colega de serviço. Quando encontrar o Manuel Zelaya, diga que mandei saldações!!!

  3. x treme e suas pererecas…..kkkkkkk
    Tu já terminou atese de saltá com dois paraquedas?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

  4. a tese ja terminei …
    podemos partir para os testes de campo.. por razões obvias seu salto sera todo filmado com transmissão online..rsrsrs
    sou a voz da razão neste blog… rsrs

  5. Achei meio confusa a matéria, mas acho que, se os países “radicais” aprovaram o texto é porque eles concordaram com o seu conteúdo. Até aí nada de mais grave. De qualquer formas estas declarações tem valor nulo. Só servem para justificar os gastos com estas caras viagens. Os EUA perderam todas as demandas que fizeram na AL, com exceção do golpe em Honduras, classificados por eles mesmo como um ato ilegal..

  6. Partindo do suposto que isto é verdade, eu daria uma outra interpretação para o caso.
    Zelaya tentou jogar com os dois lados, ele subiu no poder apoiado por movimentos anti-Bolivarianos, ao chegar no poder mudou de lado, e tentou negociar isso, caiu do cavalo pois não teve apoio que esperava dos seus ex-amigos nem os seus novos eram capazes de mantê-lo.
    o duplo espião, para mim é na verdade um homem de duas palavras que achou que ia dobrar os dois e ganhar algo com isso.
    Sds
    E.M.Pinto

  7. Pensei que o Lula fosse agente-duplo, pois ele sempre apoiou os banqueiros e especuladores financeiros.
    Obama disse que ele era “O Cara”.
    Lula não governou para o Brasil, mas pra ele próprio.

  8. Uma coisa é ser agente ou é negociar acordos, se ele tinha acesso para negociar por Cuba e ele o fez, não o caracteriza como agente duplo, ele é membro, tem o direito de negociar a entrada de outros países. Já se ele coletavas informações para os E.U.A, ai neste caso sim, poderíamos dizer que era uma agente duplo, parece que não foi o caso.

  9. Os EUA deram um baile no Itamaraty e seus barbudinhos de plantao durante a crise de Honduras. Enquanto os amadores ficaram gritando para o retorno do Chapeu Zelaya os EUA colocou la o Porfirio Lobo e acabou a historia; sem mais sem menos, feito e calado. Claro como o governo Lula estava pendendo esquerda nos ultimos 2 ou 3 anos, levaram outro baile no Ira, logo apos Honduras. Segue Venezuela segue e em pouco tempo esta tendo reunioes com azedos como Libia, Siria,Coreia do Norte, Cuba. Esse bando de bandidos nao cria um so emprego e estao apegados a Uniao Sovietica, perdidos no tempo.

  10. Zelaya quis se perpetuar no poder, copiando o que FHC fez.
    No Brasil tudo pode, mas em seu país não pôde. A pequena Honduras é um país moralizado. Não querem ditadores por lá.
    Eles serviram de exemplo para o mundo, e principalmente para as Américas.

  11. FHC quis se perpetuar no poder? oO

    Quem queria criar uma lei para dar um terceiro mandato para presidente não foi ele. rsrsrs

    Esquerdistas…

  12. Aff Carlos, o Brasil, via Itamaraty perdeu, nos últimos 8 anos toda a credibilidade adquirida desde Barão do Rio Branco.

    Isso que o Governo Lulla fez, jogou tudo o que era bom no lixo, e não criou absolutamente nada.

Comentários não permitidos.