Abbas diz que Jerusalém é chave para paz no Oriente Médio

http://www.rnw.nl/data/files/images/lead/241009%20Abbas%20ANP-11111331_2_1.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Argel, 27 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, declarou hoje na abertura da 22ª cúpula da Liga Árabe, na Líbia, que Jerusalém constitui “a chave da paz” no Oriente Médio.

Segundo Abbas, sem Jerusalém o Estado palestino não teria nenhum sentido.

“Estamos determinados a defender cada pedra de Jerusalém. Não haverá nenhum acordo de paz sem que Jerusalém seja a capital da Palestina porque um Estado palestino sem Jerusalém como capital não tem nenhum sentido”, declarou Abbas no discurso, transmitido pela TV líbia.

O presidente da ANP afirmou que não haverá nenhuma negociação indireta se o Governo israelense não por fim à construção de novas colônias judaicas em Jerusalém.

Além disso, Abbas fez uma chamada à comunidade internacional para que salve o projeto de dois Estados, um palestino e outro israelense, solução em que, segundo ele, “Israel não acredita”.

Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos países árabes que apoiem as negociações indiretas entre Israel e os palestinos, ao considerar que dessas conversas deverá sair uma solução com Jerusalém como capital de dois Estados.

“Minha mensagem a vocês é que quaisquer que sejam nossas preocupações não há outras alternativas às negociações para uma solução de dois Estados, e nosso objetivo comum deve ser resolver todas as questões relativas ao estatuto final de um acordo sobre o futuro Estado palestino dentro de 24 meses”, declarou Ban ao discursar na abertura da cúpula.

No discurso, o secretário-geral da ONU voltou a condenar os projetos israelenses de colonização na Jerusalém Oriental.

A reunião na Síria se autodenomina a cúpula de apoio à resistência da Jerusalém ocupada. A ocupação israelense da Cidade Santa centra os assuntos do dia, que incluem também propostas relativas a buscar soluções às divergências internas da comunidade árabe e sobre a reforma da Liga.

LEIA TAMBÉM:

Israelenses deixam Gaza depois da pior disputa em mais de um ano

Fonte: Bol

8 Comentários

  1. Israel está ganhando tempo enquanto esta “cercando” jerusalém para usar a justificativa do “povo israelense” para jogar eles contra o resto do mundo. Ou seja, estão jogando a população contra o mundo.

    Não tenho nada contra os judeus. Minha família tem origens Católica, Judia e Protestante. Acredito que os judeus do mundo querem a paz, mas há certos grupos (judeu ou não que querem $$$$) que querem ver o circo pegar fogo e o palhaço virar churrasco.

    É exatamente esses extremistas malucos que temos que cercar. Mas infelizmente, eles estão espalhados pelo mundo, e ao contrário do que todos pensam, são poucas pessoas. Elas se infiltram em grupos poderosos e usam esse poder ao seu favor. Se encontram principalmente em países ricos e de grade mercado industrial militar.

    Eu já vi uma reportagem sobre Israel e o eu cheguei a conclusão de que há um “choque cultural” em Israel que está criando uma espécie de repúdio contra os outros povos árabes. Algo que também ocorre muito no japão, onde uma certa minoria de uma das ilhas são tratados como se nem fosse japoneses. É exatamente o preconceito que o sudeste criou contra os nordestinos.

    Eu não posso negar que Isreal vive com medo de ataques terroristas, mas ignoram e negam completamente os fatos de que são principalmente suas ações que estão contribuindo para essa bagunça toda.

    Continuando. Esse choque gera um apego muito grande a cultura ocidental e a própria, mas em paradoxo, a parte da religião parece que está começando a ser seriamente afetada em israel, pois está entrando em choque com suas atuais agressões a nação vizinha, invadindo e expulsando. Esse outro choque entre as leis da religião (não matar, ferir, roubar e etc) está indo contra o pensamento de ataque na Palestina, algo que está dividindo a opinião pública em Israel, entre os que querem negociar a paz e os que querem manter o seus pensamento de domínio sobre Jerusalém. Eles não vão aceitar nada, nenhum acordo que vá contra sua cobiça naquelas terras.

    Se realmente a paz depende disso, é melhor pararem de perder tempo, pois vai continuar jorrando sangue naquela região até o infinito. [Espero estar errado]

    Aos poucos começo a pensar que um dia, Israel vai “rachar “e duas. Isso não vai ser bom.

    Espero que esse governo não de uma de louco e crie uma guerra que levará esse inferno até o Ocidente e Ásia.

    ********************************************************

    Eu sou uma pessoa equilibrada mas não gosto de atitudes insana, a ponto de eu perder a estribeiras e ficar “maluco” também.

    Por isso, vejo que temos que analisar essa situação de um modo muito frio, então, estou começando a pensar nessa guerra com um jogo de dama. Temos que “comer” as pessoas certas, quero dizer, temos que neutralizar esses tipos de ações.

  2. Jose Vanildes Luiz

    A Bíclia para mim não é nada, há provas que os dois povos são donos das terras.
    Se es religioso, é bo pra vocês, mas por favor, tenha o mínimo de inteligência, pois a razão humana pe a mente, não o que está escrito.

    Prove isso e eu acreditarei em você, do contrário…

    É bom Isreal tomar cuidade, se não eles é que vão “sumir do mapa”.

  3. Luiz :
    Jose Vanildes Luiz
    A Bíclia para mim não é nada, há provas que os dois povos são donos das terras.
    Se es religioso, é bom pra você, mas por favor, tenha o mínimo de inteligência, pois a acensia humana é a mente, não o que está escrito.
    Prove isso e eu acreditarei em você, do contrário…
    É bom Isreal tomar cuidade, se não eles é que vão “sumir do mapa”.

    Jerusalem nuca pertenceu a um só povo, era uma cidadecentro de muitos outros povos. Essa pirraça toda vai fazer o que os capitalistas tanto queriam, guerra.

  4. “Jerusalem é a capital, eterna e indivisivel do Estado de Israel”

    Assino em baixo.

    Se dividir Jerusalem é o preço para a paz então o que os palestinos querem é a eterna guerra, pois isso nunca vai acontecer.

  5. Tem um filme…
    Em que o personagem Saladino, ao tomar Jerusalém é questionado sobre o que Jerusalém significa…

    Calmamente ele abaixa os abraço e com uma expressão serena diz:
    “Nada”
    A pessoa que o questionava fica supreso, e quando vira para ir embora, Saladino levanta os braços e os coloca junto ao corpo dizendo:
    “Tudo”

    Eu me arrisco a concordar com isso…
    E dizer também que Jerusalém representa muito à toda a humanidade e não à um povo, à um estado, à um governo.

    Jerusalém é da humanidade.

  6. O personagem IBRAHIM do ALCORAO é absolutamente o mesmo personagem ABRAHÃO da TORA!

    Pois sim, JERUSALEM, tenhamos claro, é a CAPITAL das TRES GRANDES RELIGIOES, Judaismo, Cristianismo, Islamismo, representando em muito a CULTURA OCIDENTAL, é um PATRIMONIO DA HUMANIDADE.

    Quanto; DOIS POVOS, DOIS ESTADOS, a capital do eventual, possivel, futuro ESTADO PALESTINO, necessariamente, deve ser JERUSALEM ORIENTAL, isto é JUSTO e HUMANO, sem o qual o POVO PALESTINO, e toda a NAÇÃO ARABE do ISLA, estaria DESCARACTERRIZADA.

  7. Sábia esplanação caro antonio, concordo contigo em grau numero e genero.O Deus do islan é o mesmo dos judeus, apenas O ocultuo de forma diferente, assim como o Deus dos Cristão tb é o mesmo.Mas um dia tudo acabará e ambos se juntaram para glorificarem ao pai de forma livres sem opressão.

Comentários não permitidos.