Irã pede ao Ocidente ação prática contra Israel


http://jerimumbeta.com.br/wp-content/uploads/2010/01/1251868981iran_israel-nuclear.jpg

O governo iraniano pediu nesta quinta-feira ao Ocidente uma ação prática e não teatral a respeito de Israel, pelos recentes anúncios do aumento da colonização em território ocupado em Jerusalém Oriental, informou a agência de notícias iraniana Isna.

“As ações do Ocidente devem deixar de ser teatrais, devem ser práticas”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast. “O Ocidente deve deter o terrorismo sionista de Estado tomando decisões sérias”,

O Irã é considerado o maior inimigo de Israel. Seu presidente, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, dá declarações insistentes contra a existência do Estado e já chegou a ameaçar destruir o país.

Israel é um dos maiores defensores de uma quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Irã, pelos recentes avanços em seu programa nuclear controverso. O Ocidente acusa Terrã de manter o programa com fins militares, acusação que o governo iraniano nega.

Mehmanparast afirmou ainda que as recentes declarações do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, de que as exigências palestinas de congelar a colonização judaica em Jerusalém não são razoáveis, são “próprias das práticas de agressão e ocupação dos dirigentes do regime sionista”.

Os palestinos exigem um congelamento total dos territórios ocupados na faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Em resposta, Netanyahu já advertiu que aceitar estes termos para reativar as negociações no formato mediado pelos EUA, de conversas indiretas, poderia prolongar os esforços de paz por mais um ano.

Israel considera Jerusalém sua capital “única e indivisível”, enquanto a comunidade internacional considera ilegais todos os assentamentos judaicos na parte oriental da cidade.

Fonte:Uol

6 Comentários

  1. Construções em Jerusalem sao legais porque nao é um assentamento, mas a capital eterna, única e indivisivel de Israel.O estado palestino nao foi criado em 1948 por causa da reaçao destrutiva árabe. Israel apenas se defendeu e se incorporou territorios foi para sua própria segurança, foi uma tréplica aos ataques árabes.

  2. Foi uma tréplica q o mundo está condenando,é jerusalm pode sim ser tbm capital do futuro estado Palestino, é + , o irão tem direitos de dar pitaco sobre os sionistas.Eles são os ameaçados pelo mesmo. Devolvam as terras Palestinas e Golan é teram pax/shalom/paz.

  3. Mahmoud Ahmadinejad não é necessariamente “ultraconservador”.
    estão querendo acuasar ele de coiasa que os verdadeiros ultraconservador fazem, como ser extraordinaria mente nacionalista, desrespeitosos, xenofobico e insano. Lembraram de alguem?

    Qualquer coisa, perguntem aos turcos qual foi o “respeito” que ele tivera de um certo covervador em suas próprias terras.

    Quel é inteligente já sabe de quem é que eu estou falando.

    εїз

  4. O atual governo de Israel é muito difícil de negociar. O chanceler Lieberman é um extremista ( Nasceu na antiga URSS e o pai foi preso num Gulag). O que EUA,ONU,EU e Russia tentam fazer é tirar as negociações do marasmo. Israel não tem um gesto concreto tornando difícil qualquer progresso. O falecido Arafat perdeu uma grande oportunidade em 2000 quando recusou a oferta israelense que atendia 95% dos pontos pretendidos pelos palestinos. Como dizia Abba Eban falecido chanceler Israelense:
    “Os Palestinos não perdem a oportunidade de perder uma oportunidade.”
    De qualquer o povo palestino continuam perdendo…como sempre

  5. Isto mostra como há dois pesos e duas medidas na ONU. Tem que haver maior particiapção nela. Do jeito que esta hoje, ela não passa de um clube privê.

Comentários não permitidos.