O governo britânico selecionou a General Dynamics para prover o seu Exército com pelo menos 580 veículos blindados ASCOD SV, projeto baseado no Pizarro, atualmente em serviço nas Forças Armadas da Espanha.
O contrato ora em fase de negociações é um dos mais importantes que a General Dynamics European Land Systems (GDELS) já obteve de um país membro da OTAN e seu fechamento pode representar um faturamento de mais de um bilhão de euros (cerca de US$ 1,48 bilhões) para a filial espanhola Santa Barbara Sistemas.
O ASCOD SV é um veículo blindado sobre lagarta com peso de 38 toneladas e com potencial para crescer para até 42 toneladas, dependendo das blindagens, equipamentos e armamentos adicionados. O Recce Block I, designação oficial dada à primeira fase da etapa de produção, contará com uma torreta fornecida pela Lockheed Martin dotada de uma arma giroestabilizada calibre 40 mm CTA e uma metralhadora de 7,62 mm.
Recentemente, a General Dynamics anunciou resultados favoráveis alcançados nas provas do sistema de blindagens ante a explosão de minas. Segundo a GD, esses testes ratificaram que o ASCOD SV oferecerá às Forças Britânicas níveis superiores de proteção, sem no entanto fornecer maiores detalhes. Numa etapa de ensaios mais primitiva, foram realizados provas de tiro com o Sistema de Armas de Vaina Telescópica CT40, integrado em uma torreta Lockheed Martin INSYS.
6 Comments