Paquistão inicia ofensiva contra Talibãs

http://www.toonpool.com/user/1949/files/taliban_moves_to_pakistan_468145.jpg

Islamabad, 24 mar (EFE).- As forças de segurança paquistanesas iniciaram uma operação por terra e ar contra esconderijos dos talibãs em uma região tribal do noroeste do país, considerada um novo refúgio fundamentalista, informou hoje à agência Efe uma fonte militar.

“Uma ofensiva de curta duração está em andamento desde terça-feira à noite na região de Orakzai. Trata-se de uma ação combinada de forças militares convencionais e do corpo da guarda de fronteiras”, explicou.

Segundo a fonte, o objetivo da operação são instalações e esconderijos da facção regional do movimento Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), que reúne diversos grupos talibãs paquistaneses.

O Exército paquistanês já combate o TTP em outras áreas do noroeste e do conflituoso cinto tribal fronteiriço com o Afeganistão, e os analistas acreditam que Orakzai se tornou nos últimos meses o refúgio de muitos fundamentalistas que fugiram dos combates em regiões próximas.

O início da ofensiva coincide com a realização, hoje, de uma rodada de diálogo estratégico em Washington entre EUA e Paquistão.

As delegações estão lideradas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro de Exteriores do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, mas também contam com a presença de comandantes militares, incluindo os chefes do Exército, Ashfaq Kiyani, e dos serviços secretos (ISI), Ahmed Shuja Pasha.

Fonte: Bol