Morales diz que pode recorrer à comunidade internacional por acesso ao mar

http://www.alem-mar.org/imgs/Bolivia.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

LA PAZ, 23 MAR (ANSA) – O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que pode apelar à comunidade internacional para que seu país volte a ter um acesso soberano ao Oceano Pacífico caso o diálogo com o Chile não seja suficiente para resolver a questão.
“Cedo ou tarde, a Bolívia retornará ao mar, pois esse é um sentimento irrenunciável do povo boliviano. Se não for possível resolver [pela via bilateral], vamos apelar à comunidade internacional”, prometeu Morales.

O mandatário salientou, no entanto, que ainda assim espera “dar passos importantes” na relação com o Chile durante a gestão de Sebastián Piñera, que assumiu o cargo de presidente no último dia 11.

“Começamos a construir nossa confiança, e com certeza daremos passos importantes nessa nova gestão. Somos dois países irmãos e teremos muito para fazer”, disse Morales.

La Paz e Santiago não mantêm vínculos diplomáticos desde 1962. Porém, ainda no início dos governos de Evo Morales e da ex-presidente chilena Michelle Bachelet, em 2006, os dois países acertaram uma agenda comum de 13 pontos para nortear o diálogo bilateral.

De acordo com o mandatário boliviano, esta agenda não tinha como objetivo apenas “debater temas econômicos, comerciais, de investimento ou aprofundar as relações, mas também [discutir] temas históricos, como o do mar”.

Ele reconheceu que “o que se avançou até agora ainda não é suficiente”, mas atribuiu as dificuldades no debate sobre o acesso ao mar “a grupos opositores que sempre tentaram prejudicar” sua nação e a “conflitos políticos ou sociais que afetam o trabalho do governo e as negociações”.

A Bolívia perdeu sua saída para o mar durante uma guerra travada entre 1879 e 1883.

Leia Também

Forças Armadas da Bolívia adotam lema revolucionário cubano

Fonte: Bol

26 Comentários

  1. O pior é que concordo com você jomado.
    O Chile não abrira mão disso e penso que se isso acontecesse seria complicado para o Brasil pois Morales poderia procurar encrenca pelo Acre (bom posso estar exagerando mas algumas declarações dele mostram que ele não é muito a favor do acordo sobre aquele estado)

  2. Esse Evo Morales é um fanfarrão…Sempre procurando desviar a atenção, primeiro foi aquela pataquada de ocupar as Refinarias da Petrobrás com aquelas tropas mal ajambradas. Por que ele não monta um ataque de lhamas contra o Chile??? Ou senão bombardeio com folhas de coca???

  3. Israel Reis :
    O pior é que concordo com você jomado.
    O Chile não abrira mão disso e penso que se isso acontecesse seria complicado para o Brasil pois Morales poderia procurar encrenca pelo Acre (bom posso estar exagerando mas algumas declarações dele mostram que ele não é muito a favor do acordo sobre aquele estado)

    …o chile não dai dar nem conversa para ele….que pode muito bem usar o transporte aéreo para exportação, ou via terrestre via alfãndega mais taxas….ele que faça um acordo comercial com o chile …a questão do acre é sacramentada…é uma unidade da federação, já chega a questão da petrobrás e do gasoduto que o governo o fez um ajuste de preço….

  4. Isso não vai dar em nada,. Nâo é a primeira vez que um país reclama por ter perdido o mar numa guerra, mas essa guerra era antiga. Não vão adar, a não ser que o Chile negocie.

  5. É brm provável que faça o mesmo que a Argentina, que pessa ajuda a nós.
    E aí, ficamos de mau com o nosso vizinho, Chile, ou enfrentamos a fúria contra o Ácre?
    Acho melhor amortizarmos (Brasil e Chile, únicos países que funcionam) para evitarmos confronto ideológico.
    Esses líderes populista tem mania de jogar a população contra seus inimigos, na maior covardia, os usando como escudo anti exército, igual o MST.
    Olho neles.
    Só estou vendo eles pedirem ajuda aos EUA e de quebra ganharmos uma base “anti droga”

  6. JojoGoodBoy :O duro é que se ele pedir o Acre o Lula dá…

    um cabada de balas nele dar ele ja pediu a pouco tem ele vem com a conversa que o acre foi comprado por cavalos ai o caras do brasil deu um dura nesse merda de indio no outro dia ele tinha esquecido a conversa coitado da bolivia ja basta a seperação e autonomia das regios mais é mais facil o brasil tomar terra que dar

  7. O E.Morales já fez bastante gracinha com o Brasil, na questão da Petrobras e de algumas declarações referentes ao Acre.
    Agora vai criar caso com os outros andinos, aporrinhar Chile e Peru.
    Não temos nada a ver com essa disputa, mas se der asas, depois ele vai retomar a conversa sobre o Acre.
    Lembrem-se que somos o ‘diferente’ na AS…
    Além de falarmos outro idioma, estamos ‘melhorzinhos’ de situação, e para pobre, basta ser remediado para virar ‘tubarão’.
    Essa turma é favorável a rever o Tratado de Tordesilhas, como Simon Bolivar já queria.
    Agora então que já tem uma baita infraestrutura pronta, o olho cresce.
    Cuidado com eles.

  8. Na epoca que EVo deu a rasteira na Petrobras ele também andou dando umas declarações sobre esta questão do Acre, deu a entender que o Brasil taria roubado aquela (ou esta) região do AC. Aqui em Rio Branco houve até um certo temor de uma guerra, já que fronteira bem proxima.

    O Evo pode ser meio louco, mas tenho certeza que ele não rasga dinheiro, nem como coco ou muito menos vai invadir o Acre (minha terra rsrsrs)

  9. Ah mas ele toma um pau bonito do Chile… Só pra ficar quietinho de novo…

    Já do Brasil não tenho tanta certeza não, quando ele tomou as instalações da Petrobras a reação do nosso governo foi dizer que ele estava no direito dele.. Lamentável… Fechou o gás que ele nem tem pra quem vender.. Se o Brasil achar uma grande reserva de gás natural eles passam fome por lá, duvido que a Argentina compre todo nosso excedente… Nossa maravilhosa diplomacia iria pedir ajuda pro Irã pra resgatar o Acre ou talvez para o Hugo Chavez, nossos maiores aliados!

    Folgado esse Evo.

  10. Coitados, imageinem só pensarem que o Brasil vai entrar para o grupo dos Bolivarianos. Acham mesmo que o Brasil, com toda a sua formação capitalista de sucesso, vai se afundar todo nessa coisa aí?

    Não queria falar isso, mas um dia essa jentalha toda vai nos perdir ajuda e dinheiro para salvar seus países, uma vez que o Sr Bolivar era maluco de pedra feito Dom Quixote, vai quebrar as bancas dos latinos.

    Mas graças a Deus Existe Chile e Brasil, que não estão nesse arque de diversões.

  11. Alex :
    “…deu a entender que o Brasil taria roubado aquela (ou esta) região do AC….”

    Eles, junto ao Paragaui e Uruguai dependem 80% do Brasil. Sua força aerea é feita de aviões que doamos para eles.

    Eles nem ter exercito de verdade, é só um bando de homem cm roupa camuflada. Só de ouvirem para que o Exército Brasileiro é o mais especializado em guerra na xelva do mundo, ele pensaram 2 mil vezes antes de si quer nos ameaçar.

    Vou ser muito chato e preconcietuoso, mas com esse tipo de republiqueta, tem que mostra a “cinta” para eles verem quem mada aqui, ugual se faz com criança. Falo isso, pois eles só sabem esbravejar, não sabem negociar e não sabem o que é democracia. Com essa turma tem que mostrar a foice mesmo.

    B. Luiz Rocha

  12. Nossa, errei muito dessa ver. É que eu estou testando o meu novo Notebook e ta horrivel de digitar nele.

    xelva = selva
    pensaram = pensarão
    ugual = igual

  13. Bom Dia ,

    O problema é bem de ver de novo o papel das ingerancias estrangeiras na America Latina no fim du século XIX é no seculo XX , caso pela Bolivia da Grã-Bretanha é da Alemanha na Guerra do Pacifico é dos Estados- Unidos na Guerra do Chaco .
    Pela guerra do Chaco é a intervençao dos Estados-Unidos , ler ” A guerra secreta pelo petroleo ” de Anton Zischka publicado em 1936 mais que tem tuda sua actualidade .
    http://br.gojaba.com/book/696365/A-Guerra-Secreta-pelo-Petr%C3%B3leo-Anton-Zischka
    Nao sera uma alienaçao da soberenidade pelo Chile de concedar uma saida no Mar pela Bolivia ou um aluguel por 99 anos de uma saida no mar pelo um preço rezoavel mais sim umm gesto de paz é de justicia historica .
    O chamado ” nacionalismo tupiniquim ” so é favoravel pelas potencias que quer usufruir dessas rivalidades na AL .
    Victor Raul Haya de la Torre provou isso desde 1926 .
    O Brasil deve estudar esse assunto é mostrar nele que ele é a potencia principal da AL em tentar de reaproximar a Bolivia é o Chile .
    Esse assunto é importante pelo Brasil pois ele quer agora projetar sua potencia fora do continente .
    Por isso ele deve ser uma potencia tri-maritima é achar saidas no mar Pacifico é nas Caribes ao traverso de accordos com seus vizinhos .
    http://www.bnamericas.com/news/infrastructure/EDITORIAL_COMMENT:_From_the_Amazon_to_the_Pacific
    Visto da Europa , estamos interresados em boas relaçoes entro o Brasil et a Bolivia porque esse pais contem as majores reservas de sais de lítio no mundo é uma saida unica da Bolivia no Pacifico significa que ele vai ser exportado na Asia é nos Estados-Unidos principalmente .

    Desculpe pelo Portugués .
    Cordialmente

    Daniel BESSON

    Eu me permete de interferir nesse debate da França , sendo casado com uma Brasileira é tendo dois filhos Barsileiros .

  14. Para falar em Acre, tudo vira bagunça, entra Alaska, retorna ao Canadá, Brasil volta a Portugal, EUA retornam a Rainha UK. Tem coisas bem resolvidas, outras não. Retorno com um ditado de um português:
    -quem não pode não se estabelece; quem não defende o que tem, não é capaz de possuir.

  15. Evo mandou o exército às refinarias e se ferrou, porque entanto duravam as negociaciões, o Brasil encontrou grandes jazidas de gas.
    Aí, e com os reservatórios de agua cheios, o Brasil começou reduzir a importação que originalmente eram 30 milhões de metros cúbicos por dia.
    Essas novas jazidas começaram a produzir, e a importação da Bolivia continuou descendo, até quase ultrapassar o mínimo de 21 mi aprox, aí os bolivianos ficaram malucos, mas o contrato estabelece isso, o Brasil só tem obrigação de importar esse mínimo.
    Aí os bolivianos acabaram chorando e pedindo ao Brasil importar mais.
    Foi um exemplo de como tem que fazer as coisas, com diplomacia, mas sem poupar decisão e energia.
    E também foi uma mensagem para o Paraguay o Ecuador e a Venezuela.
    No Ecuador o Correa ficou maluco, e ganhou meses de nervosismo sem saber se ia ter o financiamento dos Super Tucanos, e na Venezuela o Chaves ficou sem a refinaria que a Petrobras ia constuir.
    Acho que o Itamaraty e o GF não poderiam estar em melhores mãos.
    ——————-
    DanielB, o Evo para a exploração do lítio falou primeiro com vários investidores, CN, RU etc, e nosso governo deixou passar o tempo.
    Aí, depois dos bolivianos ficar frios, foi que se falou da possibilidade do Brasil explorar esse lítio, mas ainda não se sabe em que vai dar.
    ——————-
    Essas rodovias até o pacífico via Bolivia Perú e Colómbia, vão ser úteis ao Brasil, mas também são fomentadas pela China. Por exemplo Manaos-Letícia é uma que estão aguardando os chineses para poder trazer mercadorias direto para a ZFManaus via o Pacífico. Acho que o governo da Dilma vai ter que pôr muito cuidado com o ataque chinês à indústria brasileira.
    ——————-
    A respeito das fronteiras entre os países hispánicos, o governo Lula continuou com a política histórica de Itamaraty, não se debe mexer com as fronteiras já estabelecidas. O Brasil até poderia haver tirado proveito do independentismo da província boliviana de Santa Cruz, mas não procede, para manter a paz no continente não se debe mexer com as nações já constituidas.
    ——————-
    “O Brasil” não precisa “mostrar que é a potencia principal da AL”, isso ninguém duvida. A atividade do Brasil está no cenário global.
    O Brasil precisa é centrar suas forças em conseguir aliados na Europa.
    Com o declínio da do euro e da UE, é preciso agir rápido e conseguir parcerias de todo tipo com Portugal Espanha França e Italia.
    Também não se deve deixar de lado o aliado histórico que tem sido a Inglaterra.
    Sim, tem muita gente que não gosta da Inglaterra, mas ela é dos países que mas respeitam o Brasil.
    ——————-
    CHINA. Cada vez mais a China parece-se mais com um moribundo faminto de recursos naturais. Em poucos anos o Brasil vai superar China como destino do investimento mundial, é aí vamos ver quem pesa mais, se a B o a C dos Brics.

  16. helioc2000 :
    Para falar em Acre, tudo vira bagunça, entra Alaska, retorna ao Canadá, Brasil volta a Portugal, EUA retornam a Rainha UK. Tem coisas bem resolvidas, outras não. Retorno com um ditado de um português:
    -quem não pode não se estabelece; quem não defende o que tem, não é capaz de possuir.

    O alaska era da URSS, não do Canada.

  17. Daniel BESSON, apesar de não ser brasileiro e olhar de fora, seu comentário é ponderado e sensato.

    Milton Bras Cabral,

    assino embaixo de suas palavras.

    E justiça seja feita a Evo Morales, a reivindicação boliviana de um acesso ao mar junto ao Chile é muito antiga, desde a sua perda na guerra do pacifico.

    Vários presidentes (e ditadores)da Bolivia já levantaram esta mesma questão.È uma ferida aberta na sociedade boliviana e os presidentes nacionalistas parecem ter a obrigação de abordar este tema. Já a questão do Acre não suscita as mesmas paixões…sua anexação/compra pelo Brasil foi menos traumática (na época, um pedaço de selva nas profundezas do inferno verde) é um processo visto como irreversível, más é claro sempre vai haver o “choro”, que é livre…

  18. Luiz :

    helioc2000 :Para falar em Acre, tudo vira bagunça, entra Alaska, retorna ao Canadá, Brasil volta a Portugal, EUA retornam a Rainha UK. Tem coisas bem resolvidas, outras não. Retorno com um ditado de um português:-quem não pode não se estabelece; quem não defende o que tem, não é capaz de possuir.

    O alaska era da URSS, não do Canada.

    Obrigado, está correto. “O Alasca foi comprado do Império Russo em 1867”.

Comentários não permitidos.