Defesa & Geopolítica

Morales diz que pode recorrer à comunidade internacional por acesso ao mar

Posted by

http://www.alem-mar.org/imgs/Bolivia.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

LA PAZ, 23 MAR (ANSA) – O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que pode apelar à comunidade internacional para que seu país volte a ter um acesso soberano ao Oceano Pacífico caso o diálogo com o Chile não seja suficiente para resolver a questão.
“Cedo ou tarde, a Bolívia retornará ao mar, pois esse é um sentimento irrenunciável do povo boliviano. Se não for possível resolver [pela via bilateral], vamos apelar à comunidade internacional”, prometeu Morales.

O mandatário salientou, no entanto, que ainda assim espera “dar passos importantes” na relação com o Chile durante a gestão de Sebastián Piñera, que assumiu o cargo de presidente no último dia 11.

“Começamos a construir nossa confiança, e com certeza daremos passos importantes nessa nova gestão. Somos dois países irmãos e teremos muito para fazer”, disse Morales.

La Paz e Santiago não mantêm vínculos diplomáticos desde 1962. Porém, ainda no início dos governos de Evo Morales e da ex-presidente chilena Michelle Bachelet, em 2006, os dois países acertaram uma agenda comum de 13 pontos para nortear o diálogo bilateral.

De acordo com o mandatário boliviano, esta agenda não tinha como objetivo apenas “debater temas econômicos, comerciais, de investimento ou aprofundar as relações, mas também [discutir] temas históricos, como o do mar”.

Ele reconheceu que “o que se avançou até agora ainda não é suficiente”, mas atribuiu as dificuldades no debate sobre o acesso ao mar “a grupos opositores que sempre tentaram prejudicar” sua nação e a “conflitos políticos ou sociais que afetam o trabalho do governo e as negociações”.

A Bolívia perdeu sua saída para o mar durante uma guerra travada entre 1879 e 1883.

Leia Também

Forças Armadas da Bolívia adotam lema revolucionário cubano

Fonte: Bol

26 Comments

shared on wplocker.com