O Ministério da Defesa da Austrália pretende adquirir 24 helicópteros especializados em guerra anti-submarino para a RAN (Royal Australian Navy – Marinha Real Australiana), por intermédio do programa de seleção conhecido como projeto AIR 9000 Fase 8, cujo vencedor será eleito em 2011. Participam da concorrência o NH-90NFH (NATO Frigate Helicopter) da NH Industries e o MH-60R da Sikorsky Aircraft Corporation.
A Eurocopter/NH Industries está representada por sua subsidiária Australian Aerospace, enquanto a Sikorsky terá como sócias a Lockheed Martin e a Marinha dos Estados Unidos.
Os novos aparelhos de asas rotativas da RAN operarão a partir dos três destróieres AWD da Classe Hobart e dos navios de projeção estratégica pertencente à Classe Camberra da Força. Eles substituirão os helicópteros Sikorsky S-70B-2 Seahawk , que por sua vez já deveriam ter cedido seu lugar para os Kaman Aerospace SH-2G (A) Super Seasprite, cuja atribulada experiência operacional devido a problemas surgidos na aviônica embarcada, resultou na suspensão de suas operações em março de 2007.
Um NH-90 da Marinha da Itália foi transladado recentemente para a Austrália para ser ensaiado localmente, levando a bordo um sonar OTS-90 da Selex Galileo.
Q dinheirinho jogado fora… 24 unidades…