Liga Árabe determina janela de 4 meses para negociações de paz

http://www.webislam.com/media/image/2008/04/gran_reunion%20liga%20arabe2.jpg

CAIRO – Ministros da Liga Árabe declararam apoio nesta quarta-feira a um plano dos EUA para negociações indiretas entre palestinos e israelenses, reforçando os esforços de Washington para reativar o processo de paz estagnado.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, declarou que vai respeitar a decisão do comitê da Liga Árabe, que se reuniu em Cairo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que pediu negociações diretas mas não excluiu a possibilidade de negociações indiretas como primeiro passo, disse após a iniciativa da Liga Árabe que as condições para o início das chamadas “negociações de proximidade” estão melhorando

.

“Vamos ver. Nós não somos o obstáculo. Eu já falei que são necessárias duas partes para dançar o tango no Oriente Médio. Mas talvez sejam necessárias três, e pode ser que, inicialmente, precisemos de uma missão de ponte aérea”, disse ele ao Parlamento israelense, aludindo a um mediador que se desloque entre um lado e outro.

“O mundo compreende – e como! – que este governo deseja negociações e já deu passos, que não foram simples, para promover conversações”, acrescentou Netanyahu, numa aparente referência a um congelamento parcial das construções nos assentamentos, descrito por Abbas como insuficiente.

A Síria, adversária resulta de Israel, disse que a decisão da Liga Árabe não foi consensual e que parece visar dar “cobertura política” a uma decisão palestina já tomada.

“Apesar de não estarmos convencidos da sinceridade do lado israelense no desejo de acordar uma paz justa, o comitê vê… as negociações indiretas como derradeira iniciativa”, disse o chefe da Liga Árabe, Amr Moussa, em uma reunião de chanceleres de países árabes em Cairo.

“Essas negociações não devem ter prazo indefinido para terminar. Precisam ter um prazo de tempo não superior a quatro meses. As negociações indiretas não devem traduzir- se automaticamente em negociações diretas”, disse ele.

O negociador palestino Saeb Erekat também disse que os países árabes “não se convenceram das intenções israelenses”, mas apoiaram a proposta dos EUA.

Os palestinos vêm minimizando a importância das negociações indiretas, dizendo que a diplomacia de ponte aérea feita no último ano pelo enviado de paz dos EUA ao Oriente Médio, George Mitchell, não tem passado disso.

Erekat disse que, se as discussões fracassarem, o comitê se reunirá em julho para avaliar a situação. Moussa declarou que qualquer fracasso levará os países árabes a pedirem uma reunião imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Washington vem tentando há um ano levar palestinos e israelenses a negociar. Mahmoud Abbas interrompeu as negociações com Israel em protesto contra a ofensiva lançada por Israel contra a Faixa de Gaza em dezembro de 2008.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: (Reportagem adicional de Ali Sawafta, em Ramallah, Jeffrey Heller, em Jerusalém, e Marwa Awad, em Cairo). via MRE

12 Comentários

  1. Os EUA estão com a CUCA doendo… Como disse anteriormente eles são os culpados e eles devem dar um jeito para resolver isso! O povo judeu já sofreu demais… Tudo que acontecia no mundo, há porque os Judeus é isso é aquilo… Achavam que eles eram inferior a todos! E hoje eles tem todo o direito e dever de se protejer da forma que for, porque só eles sabem o que passaram!

  2. Meu caro Brasimiliano, defnder-se é uma coisa , colocar enclaves , assentamentos nas terras dos Palestinos é outra coisa, só permitir o ir e vir dentros do pais dos próprios Plestinos e outra coisa, só permitir q cada Palestinso consuma 70 litros de água por dia e outra coisa…e por aí vai… Esses sionistas são beligerante, expansionistas, covardes é crueis..Quer + ?

  3. Brasimiliano

    ” E hoje eles tem todo o direito e dever de se protejer da forma que for, porque só eles sabem o que passaram! ”

    Só que agora, não são eles que estão sofrem.
    Ou o senhor é a favor da vingança que eles fazem com os inocente, só porque eles não acham os culpados?
    É meu caro, Israel é a, ameaçada. Só que como não consegue pegar o culpados, abusa e faz sua vingança nos inocente, afim de usar esse sofrimento (vingativo) para atingir os culpados.
    Isso não é opinião minha. A Europa ja vem a tempo sacando o que Israel faz a mando dos EUA, até a França e Alemanha ja estão repensando sobre apoiar Israel.

    Obs: “Biblicamente”, é destino dos israelenses sofrerem ainda toda. Porém, a bíblia também faça que o sofrimento é causado pela própria ignorância dos Israelenses.
    leia-a e verá!!!

  4. Você não deve estar sabendo quando os israelenses atropelaram propositadamente uma criança palestina, que apenas brincava na rua.
    passou com carro diversas vezes encima da criança.
    Vai dizer que foi acidente?

    • Luiz, este atropelamento é relatado como fato consumado ou simplesmente relatado
      temos que ter cuidado de não afirmar que as idéias de indivíduos sejam consideradas idéias de um povo.
      digo o mesmo para qualquer caso, se um indivíduo se proclama racista ele tem responder pelos seus atos, mas o seu povo não deve ser julgado nem considerado como tal.
      é preciso averiguar as condições e realidades dos fatos.
      não se generalisa ações isoladas como atos coletivos.
      digo o mesmo para o caso do Iran, o fato do Ahmadinejad não gostar de Israel, não significa que o povo do Iran seja inimigo sanguinário de Israel, o fundamentalismo e o radicalismo cego d eambas as partes são as piores pragas deste século e a razão para estes conflitos, não devemos fazer coro e propagar estas inverdades.
      fatos tem que ser apurados se houve este caso que você relatou devemos buscar as provas e os culpados e ver se realmente fazem parte de um pensamento coletivo ou isolado.
      sds.
      E.M.Pinto

  5. É Carlos com relação ao tratamento que Israel tem com os palestinos concordo com vc,eles matam muitos inocentes,porém a maioria deles são mortos em ataques contra terroristas e não a sangue frio,e com relação a serem beligerantes e expansionistas, é verdade,mas vc dizer que são cruéis e covardes,seja imparcial,os terroristas que vivem no meio dos palestinos ja mataram muito mais inocentes que o estado judeu(o que não significa que os Israilenses estejam certos pois nenhum inocente deveria morrer).

  6. Nao tentem entender o Oriente Médio pela ótica ocidental. As atitudes de Israel como estado soberano e democrático (único ali) sao exclusivamente de autodefesa.

  7. Ñ brinque, autodefesa, se os mesmos fossem atacados por um exercito ?…+ por fundas, mt mal Ak 47 de fundo de quintal…é saõ exatamentes as democracias q estão cometendo barbaridades, vide japão 1944, irak..Repito: São crueis, covarde, e a mesma está em cortar a água das famílias Palestinas, só 70 litros por pessoa, por tirar o direito de ir e vir , dentro do país deles , a Palestinas…Os sionistas tem tankes, aviões de guerra…é o que eles tem? São ou ñ covardes…O pior é q os ianks/inglerse apoiam os sionistras( de sinistros )..quer + ?

  8. Ñ brinque, autodefesa, se os mesmos fossem atacados por um exercito ?…+ por fundas, mt mal Ak 47 de fundo de quintal…é saõ exatamentes as democracias q estão cometendo barbaridades, vide japão 1944, irak..Repito: São crueis, covardes, e a mesma está em cortar a água das famílias Palestinas, só 70 litros por pessoa, por tirar o direito de ir e vir , dentro do país deles , a Palestinas…Os sionistas tem tankes, aviões de guerra…é o que eles tem? São ou ñ covardes…O pior é q os ianks/inglerse apoiam os sionistras( de sinistros )..quer + ?

  9. Mas o que vc queria que os Israilenses ultilizasem contra os terroristas,pedaços de pal?Pedras?Você parece que num pensa!!!!!!

Comentários não permitidos.