Defesa & Geopolítica

Grã-Bretanha rejeita mediação de EUA em conflito com Argentina por Malvinas

Posted by

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01370/gordon-brown_1370706c.jpg

LONDRES, 2 MAR (ANSA) – A Grã-Bretanha rejeitou uma eventual mediação dos Estados Unidos no conflito com a Argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas, sugestão manifestada ontem pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.“Não achamos que isso seja necessário”, afirmou o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, segundo informações da BBC.

“Nós damos as boas vindas ao apoio da secretária de Estado em termos de assegurar que continuemos a manter canais diplomáticos abertos, mas não há necessidade para isso”, explicou o premier.

Ocupadas pelos britânicos desde 1833, as Malvinas estão localizadas no Atlântico Sul, na costa argentina, e têm seu território reivindicado pelo país sul-americano. Recentemente a disputa ganhou mais um capítulo, com a decisão do governo de Brown de explorar petróleo e gás na região, o que seria contrário a uma resolução da ONU.

O primeiro-ministro ressaltou que a “auto-determinação dos ilhéus [conhecidos como kelpers] é a palavra-chave” e enfatizou o forte relacionamento de trabalho mantido entre Grã-Bretanha e Argentina.

Além disso, comentou que o Reino Unido acredita que a extração de hidrocarbonetos das águas do arquipélago é tanto “a coisa certa a fazer” quanto “inteiramente legítima”.

Na segunda-feira, Hillary declarou que os Estados Unidos estão prontos para ajudar a tentar resolver as novas tensões, assim como já fizeram antes da Guerra das Malvinas, em 1982. Apesar disso, ela deixou claro o posicionamento norte-americano, de que a questão deve ser resolvida diretamente entre Londres e Buenos Aires.

Ainda hoje, a imprensa britânica apontou que os gastos da área de defesa do governo direcionados à proteção das Malvinas caíram 50% nos últimos seis anos — o que foi desmentido pelo ministro das Forças Armadas do país, Bill Rammel.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte:Uol/Bol

5 Comments

shared on wplocker.com