Brasil anuncia na ONU revisão da ditadura militar

http://lh3.ggpht.com/_hAGWXxqxvRk/SdIt_6JZRZI/AAAAAAAAATY/2HvbnHPuLKk/golpe-militar_thumb%5B2%5D.jpg

O Brasil investigará a ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985, anunciou nesta terça-feira, em Genebra, o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.“A criação de uma Comissão Nacional da Verdade para apurar as violações dos direitos humanos ocorridas durante a ditadura”, é o instrumento que permitirá ao atual governo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cumprir com esse objetivo, antecipou o ministro Vannuchi ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Proposta por decreto presidencial em dezembro passado, como parte de um Programa Nacional de Direitos Humanos, a citada Comissão vem sendo, no entanto, objeto de resistência de alguns comandos militares que, junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ameaçaram renunciar se fosse colocado em prática.

O próprio Vannuchi respondeu que renunciaria se fosse esvaziado de conteúdo o plano de criação da Comissão, confirmando, agora, na ONU, a vontade de o presidente Lula concretizar esta ambição, antes do final de seu mandato.

Acusações de diversas fontes apontam a responsabilidade da ditadura brasileira no desaparecimento de 400 opositores, dos quais 140 casos ainda não foram esclarecidos.

“A intensa polêmica aberta com o lançamento do programa vem gerando um debate com intensidade inédita no Brasil, sobre a questão dos direitos humanos”, disse Vannuchi em discurso.

Acrescentou que o programa conta com o apoio explícito da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Naty Pillay, que visitou recentemente o país.

“Por sua profunda índole democrática, o governo recebe com serenidade todas as críticas (…) e é com serenidade que vamos manter um amplo diálogo em busca de um consenso”, explicou Vannuchi.

A previsão é a de que o decreto se transforme em lei ainda neste mês, ao finalizar o trâmite parlamentar em curso.

Vannuchi disse à AFP que, num futuro, os arquivos da ditadura do Brasil poderão ser consultados na sede da UNESCO, em Paris, como forma de contribuir com “a memória do mundo”.

“Temos à disposição 11 milhões de páginas e continuamos trabalhando para localizar outras”, concluiu Vannuchi.

O presidente Lula inaugurou em maio passado um portal na Internet, onde já figuram documentos atribuídos à ditadura militar.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: UOL/BOL

7 Comentários

  1. Gostaria de saber se a Comissão da Verdade vai apurar os crimes de guerra cometidos pelos militantes de VAR -Palmares, MR-8, COLINA, só para citar alguns. Quem será responsabilizado pela morte dos três militares estrangeiros mortos pelos movimentos acima citados? E a morte de civis em assaltos a Bancos, um dos quis o Ministro Carlos Minc participou?

    • Esta é uma boa pergunta Ney, minha visão pessoal é de que a anistia serviu para por uma pedra sobre o assunto, e creio que a poeira levantada agora trará consequências desastrosas para ambos os lados, não acho coerente o discurso utilizado sobre comissão da verdade se ela só representar a meia verdade ou seja, apenas um dos lados envolvidos.
      bem é a minha opinião…
      Cumprimentos E.M.Pinto

  2. Certamente algo de revanchiso tem nisso aí!!

    Os ditadores militares que usurparam o poder nacional e destruíram a democracia, se lixando completamente das escolhas do povo brasileiro que haviam escolhido os lideres com o voto direto, líderes destitúidos e alguns até mesmo assassinados, pelos usurpadores militares!!

    Estes que deveriam ser os defensores da Pátria traíram naquela circunstância o dever constitucional, e assim governaram o país sem legitimidade popular alguma!!

    Deveriam sim pagar por tudo isso, ainda mais que fizeram tudo isso para obedecer ao interesse estrangeiro(Yankees), duplicando a traição ao Brasil, à sua democracia e ao povo, povo esse que ficou completamente à merçê das elites.

    Nada de voto, nada de greve, nada de associação, nada de liberdade de expressão…isso é contra os valores humanos, ou seja, sem voto são as elites que escolhem quem governa(eles mesmos obrigado!), sem greves deve-se aceitar o salário de fome pago pelo patrão(elite) e ficar quieto, sem associação não se luta por direitos coletivos, sem liberdade de expressão, não se vê a verdade social sair, só a verdade das elites, ou seja o consumismo, o endividamento, a submição do pobre, em suma, o capitalismo do patrão!!!!

    E diziam que iriam combater o Comunismo, mas usando os mesmos metódos dos bolcheviches… mentira, não se combateva o comunismo, mas somente a vontade de igualdades legais e sociais do povo brasileiro, espressas nas eleições dirtas, com o jango vençedor, mas essas vontades e direitos populares, eram contra a posição das elites.

    Com as coisas assim é normal ter guerrilha e combates armados, eu tenho a minha posição e você governa sem o aval popular, tens que me ouvir ou vamos nos combater!!

    Normal, até o fascismo teve os combatentes pela liberdade, os Partigiani, próprio por ser um sistema sem ouvir as classes mais baixas.

    Sem o apoio de grupos econômicos, o único meio de autofinanciar-se era assaltar bancos, como fez até mesmo o Stalin e varios de esquerda, para os de direita era um crime, para os de esquerda era a coisa justa para os vampiros da sociedade, os banqueiros!

    Quem é o marginal, quem é a lei??

    Na minha visão é assim, mas resta o fato que existe um ponto onde os dois lados entraram de acordo um dia, a Lei da Amnistia!!!

    Com esta lei os torturadores que sabiam dos proprios crimes, não iriam para a cadeia depois de devolver o poder aos representantes do povo, e os guerrilheros também não deveriam presar contas a ninguém dos proprios atos.

    Os dois lados mataram em nome de algo, a direita matou por dinheiro e poder econômico, e a esquerda por fanatismo da ideologia, e no fim os dois lados aceitaram este “empate” jurídico, que é a lei da amnistia!

    E esta deve ser respeitada e consolidada, pois desenterrar defunto traz sempre vermes para a supérficie!!!!

    Devem é deixar as coisas como estão, e como foram acordadas no passado, seria a melhor opção, mesmo porque a maioria dos torturadores, usurpadores, e criminais hoje estão mortos.A parte os subalternos, estes estão vivos pois na epóca eram jovens, mas os cabeças que eram já velhos naqueles tempos, hoje são cadaver!

    Isso vale para os dois lados, novamente, pois não tem mais traça de general da época e nem tão pouco de ideológo de partido entre nós hoje!

    Melhor deixar repousar os mortos em paz, e em eterno!!

  3. Isso é desenterrar o passado, passou, deixe o mesmo bem enterrado, passou..vamos olhar p frente , é q isso ñ torne a contecer…isso é p o bem do país..causar mt mal td a nação.

  4. A sujeira da ditadura parece aquela sujeira que é varrida para baixo do tapete, não pode ser vista, mas sabemos que está lá, para concretizarmos a Democracia em nosso país é imprescindível esclarecermos de vez todos os crimes cometidos, principalmente aqueles “em nome da lei”, para que no futuro a lei não sirva mais como instrumento de coerção dos mais fortes.

    É estranho ver o povo constantemente reclamando da impunidade para aqueles que cometem crime, quando finalmente propostas surgem, acredito eu, para reverter essa realidade, então dizem que o que passou, passou.

  5. Será q irão investigar tbm os possíveis atos criminosos do lado vermelho?
    Será q irão se lembrar q haviam sequestradores e assaltantes de banco q hj em dia colocam a carapuça de vítima?
    Será que as pessoas hj em dia imaginam que esses vermelhos queriam q houvesse democracia naquela época ou tem certeza que queriam na verdade instalar uma ditadura comunista à la Fidel?

    Hoje em dia esses vermelhos só querem ser santinhos.

  6. Será q irão investigar tbm os possíveis atos criminosos do lado vermelho?
    Será q irão se lembrar q haviam sequestradores e assaltantes de banco q hj em dia colocam a carapuça de vítima?
    Será que as pessoas hj em dia imaginam que esses vermelhos queriam q houvesse democracia naquela época ou tem certeza que queriam na verdade instalar uma ditadura comunista à la Fidel?

    Hoje em dia esses vermelhos só querem ser santinhos e se fazem de pobre coitados vítimas de um regime perverso.

Comentários não permitidos.