Disputa nuclear sobre Irã projeta sombras enquanto EUA cortejam o Brasil

http://cmjfidiomas.files.wordpress.com/2009/09/logo_brasil_usa1.jpg

Daniel Dombey
Em Washington
Jonathan Wheatley
Em São Paulo
Luiz Roberto Mendes Gonçalves

A pressão sobre Brasília aumenta enquanto Hillary Clinton embarca em um tour pela região

A disputa sobre o programa nuclear do Irã projeta uma sombra sobre as Américas enquanto Hillary Clinton ruma ao sul para pressionar o Brasil a assumir uma posição mais dura em relação ao Irã.

A secretária de Estado americana embarca amanhã em um giro de uma semana pelas Américas do Sul e Central. O Brasil, que está aprofundando seus laços com Teerã e resistindo à pressão de Washington por sanções na ONU, será o principal foco de atenção.

Em uma medida preparatória, William Burns, o membro do Departamento de Estado que lidera o movimento por sanções, viajou para Brasília ontem. “O Brasil é uma potência emergente com crescente influência na região e em todo o mundo, e acreditamos que com essa influência venha a responsabilidade”, disse o Departamento de Estado.

Mas em um sinal de crescente autoconfiança o governo de Luiz Inácio Lula da Silva continua discordando de Washington sobre uma de suas principais prioridades internacionais. O Brasil também está atualmente no Conselho de Segurança da ONU, onde os EUA buscam um consenso para as sanções nas próximas semanas, mas enfrentam nova resistência da China, Turquia e Líbano.

O governo Obama está especialmente preocupado com os pedidos feitos por Lula esta semana para que o mundo não isole o Irã. Os EUA tentam aumentar esse isolamento através de sanções, até que Teerã esteja mais disposta a negociar.

“Eles deram de modo geral um passe ao Irã sobre a questão nuclear”, diz um diplomata americano. “Vemos cada vez mais suspeitas no mundo quanto ao que o Irã está fazendo, mas o Brasil ruma na direção oposta.”

Washington ficou decepcionado ao ver o presidente brasileiro trocar abraços com seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, quando este visitou o país em novembro. Lula pretende fazer uma visita de retribuição a Teerã em maio, com crescentes laços comerciais no topo da agenda.

Clinton também enviou uma mensagem cifrada para o Brasil quando manifestou este mês seus temores de que o Irã esteja “avançando para uma ditadura militar”.

Brasília deixou clara sua aversão a golpes na América Latina – e discordou dos EUA sobre o que considera uma avidez excessiva de Washington para aceitar os resultados do golpe em Honduras no ano passado.

Mas o governo Lula está decidido a definir seu próprio caminho diplomático e recusou esforços internacionais no passado para dividir os países em “nucleares” e “não nucleares”, levando adiante um projeto de enriquecimento de urânio apesar das reservas dos EUA e de outros países.

O Brasil também apresenta a esperança de um compromisso sobre a atual disputa nuclear com o Irã, apesar de argumentos dos EUA e de seus aliados europeus de que Teerã rejeitou os esforços de acordo de Washington.

“Nossa opinião é que as possibilidades de negociação estão longe de esgotadas”, disse Roberto Jaguaribe, o responsável oficial pelas relações com o Irã no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Pedindo uma diplomacia “tranquila”, mais que “estridente”, Jaguaribe acrescentou: “O Brasil não quer um Irã com armas nucleares e o Brasil não quer uma solução não diplomática”.

João Paulo Veiga, do Instituto para Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, disse que a posição declarada do Brasil sobre o Irã faz parte de esforços mais amplos para garantir um maior peso para o país nas instituições globais.

“O Brasil está dizendo que somos um grande país, podemos falar com quem quisermos e não precisamos da intermediação ou aprovação dos EUA ou da ONU para estabelecer as relações que quisermos e seguir nossa própria agenda”, ele disse.

“O Brasil está tentando abrir caminho para um espaço maior no cenário mundial.”

Fonte: BOL/UOL

12 Comentários

  1. A meu ver, as ações diplomáticas em relação ao Arã é de cunho independente. A elite brasileira, sobretudo aquela que governou o país antes de Lula é que era labebotas dos EUA, ´por ela já estariamos de joelhos e jamais fariamos o que estamos fazendo no campo diplomático. A diplomacia tem que servir aos interesses estratégico do Brasil e não do EUA, seu sistema industrial armamentista e o interesse geopolítico dessa nação.
    Temos algumas coisas que podemos negociar a agregar a nossa estratégia e um alinhamento automático EUA nos atrapalharia inevitavelmente.

  2. E quando bem lá na frente, os EUA já tiverem de saco cheio conosco e nos prensarem na parede, nos faremos igual os Russos e Chineses e perguntamos:
    QUER PAGAR QUANTO?
    O QUE VAMOS GANHAR EM TROCA DE PERDER UM PARCEIRO COMERCIAL IMPORTANTE, SO PARA AGRADAR A POLÍTICA IMPERIALISTA AMERICANA MUNDO AFORA?

  3. O problema de o Brasil se tornar “madrinha” do Irã é que, se eles pisarem na bola com o mundo, o mundo vai achar que a culpa também é do Brasil, por ajudar o Irã.
    Então nós ficaríamos como “responsáveis” pelas ações do Irã.
    Vejam uma coisa. Agora com o “sinal verde” do Brasil em favor do enriquecimento do Irã, els ja pensam, “o Brasil está do nosso lado, não precisamos da ONU e nem dos EUA”.
    Agora, qualquer erro deles, nós seremos responsabilizados pelo mundo.
    Ou seja, dependendo do real motivo do Irã, ou ganhamos prestígio, ou ficamos queimados por décadas, e ninguém irá chamar o Brasil para liderar movimento nenhum.
    “Imaginem só, deixar um “país” (Brasil) liderar um movimento, sendo que ele foi conivente com os “planos nefastos” de um país terrorista (Irã)”.

    Sou a favor do Irã desenvolver tecnologia para fins pacíficos. Mas não concordo com o Brasil ser “responsável” pela conversa com o mundo ocidental, sendo intermediário desse país. Se ele errar, nós também pagaremos.

    Pensem bem meus amigos.
    Podemos nos tornar celebridades na mesma proporção que poderemos ser “em parte” culpado por “dar corda” ao Irã.

  4. Ai ai,

    Acho que estão valorizando demais este tal de Conselho de Segurança. É feito o tal do G8 e G20. É como se fosse uma moeda de troca. Sai fora LULA, compra o SUKHOI que tu entra no CS mais fácil bobinho!!!!!!!! Que micha é mais chegada no panda do que na Bruni!!!!!!!!!

    Não sei não, esta PORCARIA deste TERREMOTO no Chile só veio atrapalhar a CALC.Que Pinera agourento, agora ele abraça o Obama-Boy. Parece até carta marcada, pois criar TERREMOTO e OUTRAS catástrofes já é uma arma usada. Este tal de Grande Colisor de Audrons, deve ser fichinha perto do maquiavelismo ianque… Como até hoje ninguém mais fala dos “eventos” registrados no céu da China 15 minutos antes do terremoto de anos atrás.

    E é só ver: Quem opina no mundo hoje é o CS e quem manda é o YUAN. Haaaaaaaaaaaa
    ESTÁ TODO O MUNDO QUEBRADO!!!!!!!!!!!! A UE está em franco colapso financeiro e as reservas indo pro espaço (sem a Nasa, que esta é JAZ).

    Quero ver tia Beth II salvar a IRLANDA. Acorda Charles, quem quer falar contigo é Mohamed Al-Fayed, lembra????? Aquele acidente com tua ex???????????? Foi acidente mesmo??????? E Camilla, aquela bruxa!! Vocês dois se completam!!! Ela parece com madame satã, tu então…

    Zapatero: Tu colonizou a América Latina, só ROUBOU e SAQUEOU nossas terras. Deve estar se ardendo neste rotativo, e tua Espanha no PIGS. Você é um desastre!!!!

    Só que se salvou de Wall Street (2008) foi o BRIC que sempre estiveram alheios as especulações do DOLAR de araque. Dando um desconto, lógico, para Moscou, que cambaleou também.

    Te cuida Obama-Boy, vão te negar a Reforma da Saúde!!! E o lobo-mau Hu Jintao quer fazer você de chapeuzinho, VERMELHO. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Nós sofre, mas nós GOZA!!!!!!

  5. Perdoe a ignorância mas também quero saber que é o Santanelli??

    Agora… essa de arma de terremoto de novo?
    Enfim… O Chile fica quase que sentado em cima de uma divisão de placas tectônicas, a região tem histórico disso, além do mais, como será que surgiu a Cordilheira dos Andes? (Símbolo para aquele país?)

    Eu prefiro ficar com o urso, se o urso retirou seu apoio ao programa nuclear de Teerão, então eu retiro junto.

  6. Nobre E.M.Pinto, nobre Luiz Medeiros,

    Este vídeo eu já tinha visto, mas quando vi era “em tradução simultânea”, não deu para perceber o nome nitidamente.
    Quando que, lendo o comentário do embasado Francoorp, fui ler os artigos que ele indicou e, quarta-feira eu encontrei, POR ACASO, esta PRECIOSIDADE no youtube, tem muitos.
    Encontrei até uma página do Coronel mas não recordo se salvei.

    OLHA: EU VIREI BICHO NO GLOOGLE E NÃO ENCONTREI NADA RELATIVO AO NOME

    Mas, coincidência do destino, quando aconteceu o acidente de Kadafi no BraZil, em Ilhabela, eu soube, tenho parentes em São Sebastião. E recordo muito bem uns protestos e críticas. E, REALMENTE, tinha um governante externo aqui, além do Coronel, foi noticiado.

    Escrevi para uns irmãozinhos, não obtive resposta ainda. Mas, acredito que o Ministério das Relações Exteriores informa.

    Nobre Luiz Medeiros, a placas tectônicas… quanto aos terremotos em locais “previsíveis” (Existe??? Vide: NATAL/RN/BRASIL, lá nós temos a Barreira do Inferno, e lembro do INCIDENTE Alcantara/MA VLS III), aviões que caem misteriosamente, raios no BraZil… Eu AFIRMO que nem o Pentágono “sabe” o que o Pentágono TEM, mas eu recordo a você o que o “Rei Gagá, Juanito” GRITOU vexatoriamente para o Chavez?? “Por qué no te callas”” o MUNDO INTEIRO RIU…
    Só acho estranho, a quantidade de COINCIDÊNCIA que anda acontecendo.

    Nobre Luiz Medeiros, você não acha que a recuperação econômica, pós-Wall Street não foi, digamos, maquiada??? Os reflexos estão são visíveis na UE. A UE e os EUA dependem dos Recursos Naturais da AL no futuro. O Pré-Sal Haitiano e as EXCELENTES Águas Profundas do Haiti são uma cobiça dos corsários. E os ianques acham que são deles…

    AQUIFERO GUARANI
    http://www.youtube.com/watch?v=jXh0fAAfJMo

    O PRÉ-SAL E O ETANOL SÃO NOSSOS
    http://www.economiabr.defesabr.com/Eco/Eco_pre-sal.htm

    Profecia do sertanista Orlando Villas Boas.
    http://www.youtube.com/watch?v=dA2AcSNHR6U

    A HEGEMONIA DOS EUA E OS BIOCOMBUSTÍVEIS
    http://www.defesabr.com/MD/md_hegemonia.htm

    Sua preferência é para seguir o panda… Eu prefiro o $$$$$$$ nipônico, que vai querer PARCEIRO que não seja ianque em MAIO/2010 e o ASPA. E $$$$$$ evita GUERRA, será a DISSUAÇÃO do século XXI.
    E tem outro parceirinho bom na terra do Grande Mahatma, com seu Brahmos, seu SU-50 e suas muitas rúpias.

    Vide abaixo que, se o Pentágono não sabe, tem meu QUERIDO “El loco” Chavez e, e, e, a espionagem de micha.

    Um abraçado grande.

    Liberdade, fraternidade, igualdade.

    http://mundodossabios.blogspot.com/2010/02/hugo-chavez-acusa-eua-de-provocar-sismo.html

    …O presidente venezuelano diz que o sismo que devastou o Haiti foi causado pelo teste de uma arma da Marinha norte-americana.

    Num comunicado divulgado na rede estatal de televisão venezuelana “Vive” e que ganhou eco na imprensa mundial, o governo venezuelano afirma, com base num relatório preparado pela Frota Russa do Norte, que “o sismo do Haiti foi um claro resultado de um teste da Marinha americana” com “uma das suas armas de (provocar) terramotos”.

    Segundo o documento, a frota russa do Norte “monitoriza os movimentos e as actividades navais americanas nas Caraíbas desde 2008, altura em que os EUA anunciaram a sua intenção de restabelecer a Quarta Frota, dissolvida em 1950”.

    O relatório compara “o teste de duas destas armas de terramotos” realizados na semana passada pela Marinha americana. A experiência feita no Pacífico terá provocado um terramoto de magnitude 6,5 em Eureka, na Califórnia, sem vítimas, “enquanto o teste realizado nas Caraíbas provocou a morte de pelo menos 140 mil inocentes”, pode ler-se no documento.

    Segundo o texto russo, “é mais que provável” que Washington “tivesse conhecimento total dos catastróficos danos que este teste poderia ter sobre o Haiti e por isso posicionou um dos seus comandantes, o general P.K. Keen, na ilha para supervisionar o acontecimento”.

    Em relação ao objectivo de Washington com os testes, Moscovo e Caracas afirmam que “no resultado final dos testes destas armas está o plano dos EUA da destruição do Irão através de uma série de terramotos pensados para derrubar o actual regime islâmico”.

    Por fim, o documento denuncia que “o Departamento de Estado, Agência Americana de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Comando Sul dos EUA começaram a invasão humanitária ao enviar pelo menos dez mil soldados e empreiteiros para controlar, no lugar da Organização das Nações Unidas, o território haitiano após o devastador terremoto experimental”.

  7. Faltou citar:

    Em Natal/RN tem muita incidência de tremores tectônicos e a Base de Testes Barreira do Inferno está na ATIVA (só falta acontecer um terremoto no Rio Grande do Norte e culpar as Placas Tectônicas);

    O INCIDENTE Alcantara/MA e NOSSO VLS III não dá para fazer as contas dos prejuízos para o NOSSO desenvolvimento e NOSSA SOBERANIA oriundos do “acidente”, mas, TODOS sabem que TINHAM estranhos no local dias antes do ACIDENTE(??). E Fernando Henrique Cardoso havia, digamos, “negociado” com os ianques e um BRASILEIRO chamado Luiz Inácio “LULA” da Silva: VETOU assim que assumiu.

    FHC entrega Base de Alcântara a Tio Sam
    http://aricaldeira.multiply.com/journal/item/5

    Lembro que a PETROSAL está sendo criada por causa da ABSURDA Lei do Petróleo Nº 9.478 criada por Fernando Henrique, beneficiando, principalmente a familia (que coincidência) de George W.Bush que mexe no ramo.

    Quanto a Lei de FHC, eu cito uma, mas eu tenho umas 50 reportagens sobre o assunto.
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fhc-o-ilusionista/

    E por falar neste menino treloso, traquino e levado. Eu lembro o desmembramento do capital acionário da EX-Estatal Vale do Rio Doce, onde o CAPITAL estrangeiro é claro, o estranho é quem está por trás: Bradesco, os japoneses, o BNDES e, e, e, e, e, o OPPORTUNITY de Daniel Dantas e do genro de FHC. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    …O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%.

    Sou surdo e mudo: Mas não sou cego!!

    Liberdade, igualdade e fraternidade.

Comentários não permitidos.