Para Nobel da Paz argentino, ricos estão de olho em recursos latinoamericanos

A exploração britânica de petróleo nas Ilhas Malvinas confirma o “interesse das grandes potências pelos recursos naturais” dos países da América Latina, segundo disse à BBC Brasil o Prêmio Nobel da Paz de 1980, o ativista argentino Adolfo Perez Esquivel. “As grandes potências têm interesse nos nossos recursos naturais. E não só pelo petróleo, mas também pela água, minerais e pela Amazônia”, disse.

Segundo ele, a instalação de uma plataforma petroleira no arquipélago do Atlântico Sul é “uma ameaça à Argentina e aos seus recursos naturais” que, em sua avaliação, pertencem aos povos locais.

Malvinas Perez Esquivel afirmou ainda que as grandes potências estão de olho nos recursos naturais da região porque já não contariam com estas reservas em seus territórios.

“Por quê os Estados Unidos instalaram sete bases militares Colômbia, por quê estão presentes na Tríplice Fronteira e por que a Amazônia aparece como sendo dos americanos em documentos dos Estados Unidos?”, pergunta ele.


“Eles têm interesse nos nossos recursos naturais porque os deles, dos americanos, dos europeus e canadenses já estão esgotados”, disse o Prêmio Nobel.

Perez Esquivel apoiou a “unidade latino-americana”, anunciada durante reunião do Grupo do Rio, esta semana, frente a “esta grave situação das Malvinas”.

Ele disse estar “preocupado” com o desenrolar desta nova escalada na disputa entre Argentina e Grã Bretanha pelas Ilhas Malvinas, que acredita na via diplomática para uma solução, mas sugeriu que as Nações Unidas não resolveriam o embate entre os dois países.

“Essa conversa da Argentina com as Nações Unidas é necessária mas o organismo deveria ser reformulado urgentemente. Hoje, somente um pequeno grupo, entre eles Grã Bretanha, tem direito a veto apesar de o organismo ter começado com 49 países (em 1945) e hoje eles serem 192, no total”, disse.

Segundo Esquivel, este não é um debate “ideológico”, mas “econômico”.

Na sua opinião, os países da América Latina devem ter “uma voz unificada” na defesa dos recursos naturais.

“Ou os países da América Latina se unem ou ela será recolonizada”.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: BOL/UOL

8 Comentários

  1. O que??? desde quando???
    Meu Deus, por que não falou isso antes????

    Pelo amor de Deus, não sei se todos aqui passaram pelo que eu passei, mas na minha escola, os professores de Geografia da nossa escola, ja nos lertava sobre o interesse de países ricos na amazônia e América Latina, e isso em 1993. Hoje, duvido que em alguma escola dizem isso mais, estamos sendo educados para ser coniventes com isso e ficarmos quietos. Uma pena, o período pós-ditadura deixou o povo fraco e mole (não sou a favor da ditadura, mas naquela época, se atacassem o Brasil, a população ia sim pegar em armas para defender a nação. Naquela época, a maior parte da população notou que os crimes acabaram, graças a força militar que PUNIA os bandidos) Voltando. Hoje, não é mais como antigamente, os professores eram os SARGENTOS da sala, e os alunos, seus subalternos.

    Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
    De um povo heróico o brado retumbante,
    ””” etc etc etc …

    tãnãnããnãaa

    pátria amada Brasil

    pãnpãnrãn pãn pãn pãããmm

    Obrigado

  2. Antes quero que saimba que essa parte ” O que??? desde quando???
    Meu Deus, por que não falou isso antes???? ” foi ironia minha.

  3. À mt tempo, se pode ser explorado é a baixo custo, vamos sugar..tonto são pessoas = as nossas q permitiram o sucatemanto das nossas FAs..ñ temos condições bélicas de nem nos defender da ousada investida do assaltantes da rainha, vide as Malvinsa ..os argentinos os terão de aturar, se estivem bem armados…a coisa seria mt outra…Srs., “ortoridades”, se cairmos nessa situação será únca é exclisivamente por culpas de VCs…prestem mt atenção ; nós os iremos julgar.

  4. “Por quê os Estados Unidos instalaram sete bases militares Colômbia”

    Por que os Colombianos assim quiseram. Nunca é demais lembrar que Álvaro Uribe conta com mais de 70% de aprovação popular, o que inclusive motiva alguns de seu partido a pleitearem alteração constitucional para reeleição (um erro, a meu ver).

    “por quê estão presentes na Tríplice Fronteira”

    Porque provavelmente há uma célula da Al Qaeda operando de lá. No mais, de se verificar que não há tropas, apenas agentes infiltrados.

    “por que a Amazônia aparece como sendo dos americanos em documentos dos Estados Unidos?””

    Mentira descarada. A brincadeira de livros escolares nos quais aparecia a amazônia brasileira como “território internacional” foi feita por brasileiros residentes em Nova Iorque, e desmascarada pouco tempo depois.

    “Eles têm interesse nos nossos recursos naturais porque os deles, dos americanos, dos europeus e canadenses já estão esgotados”

    É? Que sorte que estão esgotados hein? A “recente” descoberta de petróleo no Alasca e no Canadá faz parte desse “esgotamento”?

    Antiamericanismo bobo e rastaquera. Só isso que o discurso desse cidadão prega. Enquanto a América Latrina não se livrar de “perfeitos-idiotas-latino-americanos” como esse trouxa, o atraso continuará e aumentará.

    Sds.

  5. Os conflitos não mais ideológicos. São ou serão motivados por recursos naturais e ambientais.

    Qual a razão da invasaão do Iraque???? PETROLEO.

    Portanto, a Argentina está sendo a bola da vez, junto com o Irã. Amanhã poderá ser o Brasil.

    Ops.; A IV Frota dos EUA já não está navegando sobre a faixa do pré-sal???

  6. TEM MUITA COISA QUE NÃO SAI NA TV…

    Sexta-feira, 22 de agosto de 2008

    A IV Frota Americana em Santos, na área do pré-sal

    A 4ª Frota está ancorada hoje em cima do pré-sal na Bacia de Santos.
    Segundo a nota da repórter Eleonora Gosman (egosman@clarin. com.ar), correspondente com base em SP (ela manda noticias de todo o Brasíl) o Presidente Lula exigiu uma explicação da Condolezza Rice que ainda não contestou. Excelente postura do governo brasileiro, que não quer falar com segundos, ainda mais, quando o funcionário Shannon representa o governo Bush.
    Este sinistro senhor, numa reportagem dada ao Sr.Longobardi, jornalista da conservadora estação de TV a cabo C5N (www.c5n.com. ar) falou que essa manobra era para assegurar por muito tempo a “democracia”. Questionado pelo jornalista, sobre como era a formação, se tinha algum míssil ou porta aviões de tipo pouco convencional, o cínico Mrs.Shannon falou que a composição era ordinária e corriqueira e que as águas onde estavam parados, eram internacionais e que estavam dentro da total legalidade.
    Duas mentiras, estão sendo contadas por este sicário de soberanias, a primeira a 4ª. frota está em território brasileiro. As jazidas de petróleo marítimo são brasileiras. Com respeito ao tipo de barco, ficou demonstrado que há dois navios que possuem pistas de aterrizagem extracompridas, típicas bases de decolagem de aeronaves nucleares. Está na hora de pedir a retirada dessa força invasora, foi esta tropa da ARMY Force, que pressionou o deposto Jango Goulart a renunciar, em 64 esses barcos cheios de Marines, passeavam ameaçando bombardear o Porto de Santos ou a Baía da Guanabara.

    *Silvio Pizarro, Jornalista e Professor de Português – Buenos Aires

    http://vagandopelaweb.blogspot.com/2008/08/iv-frota-americana-em-santos-na-rea-do.html

Comentários não permitidos.