BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANTÔNIO DE SAMPAIO – PATRONO DA INFANTARIA

http://3.bp.blogspot.com/_bPL3kBsUH5o/SAxtsOJA16I/AAAAAAAAAk0/z_wJdtG296k/s320/General+Antonio+Sampaio.jpgO Exército Brasileiro, e em especial a Arma de Infantaria, vivenciará em 24 de maio de 2010, uma grande efeméride – o bicentenário de nascimento de um dos seus mais valorosos cabos-de-guerra, o Brigadeiro Antônio de Sampaio – patrono da Arma de Infantaria, nascido a 24 de maio de 1810, na Fazenda Vitor, distante 32 quilômetros de Tamboril, no Estado do Ceará.


Sampaio galgou todos os postos da sua carreira militar, de soldado a brigadeiro (atual general-de-brigada) exclusivamente, por merecimento e bravura.

Do seu batismo de fogo, em 13 de abril de 1832, nas vielas da cidade de Icó no Ceará, até o término da Balaiada, no Maranhão em 1841, já havia participado de cinquenta combates.Na Batalha de Tuiuti, em 24 de maio de 1866, receberia a consagração final: três ferimentos no dia do seu aniversário, que o levaría ao altar da Pátria no dia 6 de julho de 1866, quando era evacuado à bordo do vapor Eponina, para Buenos Aires. Saiba mais!


As Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, em Fortaleza, foram abertas no dia 19 de fevereiro, no Comando da 10ª Região Militar – Região Martim Soares Moreno, iniciando-se com uma solenidade alusiva à Tomada de Monte Castelo.


Em seguida, no Salão de Honra, foi realizada a apresentação da “Campanha dos 200 Anos de Sampaio”, sob a forma de um “slideshow”, elaborada pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), ocasião em que foi lançado um cartão telefônico comemorativo aos 200 Anos do Patrono, por conceituada Empresa telefônica.


A solenidade foi presidida pelo General-de-Divisão Hélio Chagas de Macêdo Júnior, Comandante da 10ª Região Militar e contou com a presença de Oficiais-Generais da reserva, Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Fortaleza, Oficiais, Convidados e o Sr Urbano Costa Lima – Gerente de Relações Institucionais da Empresa OI.

Saiba mais

AS ORIGENS DO GUERREIRO

CRONOLOGIA

CONDECORAÇÕES

Fonte: legiaodainfantariadoceara

1 Comentário

  1. Oi gostaria de adquirir a biografia do Brigadeiro Sampaio poderiam me dizer como?
    Obrigado
    Giovanni Mesquita do Estreito

Comentários não permitidos.