Estados Unidos ensaiam operações de reabastecimento de tropas com aeronaves não tripuladas

http://sayf.files.wordpress.com/2009/11/apache-army-fire-scout.jpgImagem (concepção artística).

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão levando a cabo com êxito operações com VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) de asas rotativas para simular entrega de provisões a unidades militares de linha de frente e para suas respectivas bases.  O helicóptero não tripulado MQ-8B Fire Scout da Northrop Grumman tem sido ensaiado nesse tipo de operação equipado com containers para transporte de material adaptados aos pilones existentes em suas pequenas asas laterais. Apesar de sua reduzida capacidade de carga, o aparelho poderia ser usado em missões de suprimento de materiais de primeira necessidade em combate (entre eles, munições, alimentação, água e matérias de socorro médico).

Outro veículo que está sendo testado é o K-MAX, versão adaptada do conhecido helicóptero Kaman K-1200, cuja capacidade de suspensão de peso externo é da ordem de 1500 kg. Atualmente, o K-MAX pode efetuar automaticamente a entrega de carga em três pontos diferentes pré-programados.

A necessidade de uso de aeronaves não tripuladas para aprovisionamento de tropas e bases de operações avançadas vem sendo insistentemente apregoada mediante a experiência em combate real adquirida pelos militares estadunidenses nas guerras do Iraque e Afeganistão. Os sérios riscos que helicópteros e aviões tripulados correm nesse tipo de operação, cujo efeito tem sido a perda de aeronaves e tripulantes, vem estimulando as autoridades militares dos Estados Unidos a investirem no desenvolvimento de aeronaves especializadas nessas tarefas.

Fonte: Tecnologia&Defesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.