Brasil apoiará operação de resgate de reféns das Farc

http://vootatico.com.br/wp-content/uploads/2009/10/Decolagem-de-Manaus.JPGFoto Voo Tático

Bogotá, 17 fev (EFE).- A Igreja Católica confirmou hoje que o Governo colombiano e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aceitaram que o Brasil dê apoio logístico à operação de libertação de dois reféns e de entrega de um policial morto em cativeiro.

O secretário-geral da Conferência Episcopal Colombiana, monsenhor Juan Vicente Córdoba, assegurou à “Caracol Radio” que há avanços significativos para a libertação do sargento Pablo Emilio Moncayo e do soldado Josué Daniel Calvo, e para a entrega do corpo do capitão Julián Guevara.“Desta vez temos um respeito adicional em relação às outras duas vezes que as coisas estiveram muito prontas. Esse adicional é que o país já está pronto, e é o Brasil, já aceito pelas duas partes”, disse.

Juan Vicente Córdoba contou ainda que essa aceitação é muito importante porque a definição de outro país poderia atrasar ainda mais a libertação.

“O Brasil já está nas questões de logística com o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), que tem a coordenação disso”, acrescentou.

Segundo ele, nos próximos dias haverá uma reunião entre as partes envolvidas na operação de libertação dos dois sequestrados, a fim de definir detalhes logísticos.

Sequestrado em dezembro de 1997, o sargento Moncayo é o refém mais antigo em poder das Farc. O soldado Josué Daniel Calvo foi capturado em abril do ano passado.

O major da Polícia Julián Guevara morreu em cativeiro em janeiro de 2006, oito anos depois de ser capturado pela guerrilha colombiana.

As Farc anunciaram em abril do ano passado a libertação unilateral dos dois reféns, dos 23 que dizem ter em seu poder – o Governo colombiano afirma que são 24.

UOL Notícias

Sugestão: Konner

Fonte:  UOL

1 Comentário

Comentários não permitidos.