A fabricante aeroespacial norte americana Lockheed Martin disse nessa terça-feira que pode considerar vender os caças de quinta-geração F-35 Lightning II para Índia, se houver interesse por parte da Força Aérea da Índia. “Nós consideraremos essa venda ser a Força Aérea da Índia nos procurar,” disse Orville Prins, vice presidente para as operações da Lockheed Martin na Índia, durante a sexta edição da Defexpo India.
O caça F-35 Lightning II JSF (Joint Strike Fighter) está sendo desenvolvido pela Lockheed Martin Aeronautics para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, e para a Marinha do Reino Unido (Royal Navy).
Além dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Dinamarca, Itália, Holanda, Noruega, Cingapura e Turquia se uniram no projeto de desenvolvimento do F-35. A Lockheed Martin é a líder no desenvolvimento.
A Índia se uniu a Rússia no desenvolvimento do caça de quinta-geração que está sendo desenvolvido em solo russo e que deverá entrar em operação depois de 2015.
Além disso a Lockheed Martin é uma das seis empresas que participam da competição para o fornecimento de 126 aeronaves de combate de quarta-geração para a Força Aérea da Índia, o programa (MRCA – Multi-Role Combat Aircraft). Esse pedido está avaliado em aproximadamente US$ 10 bilhões. Os outros competidos são a França, Rússia, Suécia, Europa e os Estados Unidos (Boeing).
“Nós já concluímos nossas avaliações com a nossa aeronave F-16IN. Nós esperamos que os outros países também terminem logo as avaliações,” adicionou Prins.
Prins também comentou da possibilidade da Lockheed de entregar as seis aeronaves de transporte C 130J antes da previsão de entrega, que anteriormente seria para fevereiro de 2011, mas que poderá ser adiantada para dezembro de 2010.
Sugestão: Konner
Texto original: cavok
Fonte:Aviacaopontocom
16 Comments