Rússia e India assinam contratos para o PAK FA já em Março

[pak-fa-22.jpg]

Rússia e  Índia vão assinar no final de fevereiro ou  início de março o primeiro contrato de fabricação para o caça de 5ª Geração PAK FA/FGFA .

A Rússia tem vindo a desenvolver seu mais novo caçar desde o final da década de 1990. O protótipo atual, conhecido como o T-50, foi desenhado pelo gabinete de projeto Sukhoi e construído em uma fábrica em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia em parceria com o governo Indiano e sua representante o construtor aeronáutico HAL.

[pakfaps.jpg]

O PAK FA deverá começar a ser entregue à Força Aérea Russa a partir de 2015 seguindo-se assim a Índia e potenciais clientes estrangeiros.

As autoridades russastem declarado que o novo caça será genuinamente um vetor “uma caça ominirole”  combinando as capacidades de um caça de superioridade aérea e aeronave de ataque, uma versão navalizada também será desenvolvida e estima-se  a construção de pelo menos 500 caças para ambas as Forças Aéreas (250 para cada).

NOVA DELI, 15 de fevereiro (RIA Novosti)

Fonte:Ria Novosti

14 Comentários

  1. Isso é o que se pode chamar de investimento em defesa: 250 aeronaves de 5a.geração. Deve ter havido pressões para o Brasil ficar fora desse consórcio. Lembro que o Mangabeira Unger era a favor dos caças russos.

  2. pois é, esta ae a chance perdida de termos um caça de 5ª geraçao ao inves de ficarmos brigando com umas porcarias de caça caros a as porta de defasagen!

  3. Se existe espaço para compradores potenciais a chance não está 100% perdida, só não vamos desenvolver PN.

    Mas de fato, vamos só brincar que se o Brasil tivesse entrado nessa, estaríamos adquirindo também 250 unidades, isso de saída daria uma escala industrial de 750 unidades à esse “bandido” aí… Acho que isso é mais do que qualquer caça em atividade possuí hoje não? (alguém me corrija se eu estiver errado).

    Mas ainda que perdendo esta chance, nós teremos um bom vetor para o futuro.

  4. Certo que e´ uma grande noticia para os dois paises, espero somente que possa ser para nos tambem no futuro!

    Estou com um novo avatar… ficou mais pessoal agora.

  5. “Se” o BRASIL estivesse acreditado no PAK FA T50 Rússo/Indiano, hoje seriamos , sem dúvidas,uma nova potencia exportadora de Caças de 5 geração furtivo..eu gostaria de olhar na cara , dos intelijumentos q ñ nos colocaram nessa aventura..perdemos + de 20 anos de excperiência.Teriamos queimado etapas.Que droga, com amigos assim quem precisa de inimigos?

  6. Dos três competidores que restaram no F-X2, o melhor deles sem dúvida é o Rafale.

    Mas infelizmente, o processo não foi bem dirigido.

    Muitos interessesz, internos e externos, nos afastaram dos Russos (SU-35 e PAK-FA), e nos deixaram mais perto dos Franceses.

    Penso aqui comigo, se no F-X1, ou mesmo agora, tivessemos optado pelo Gripen C, para substituir AMX, F-5, Xavantes, Mirages III e 2000, hoje, poderíamos optar por uma solução HI-LOW, com o SU-35 ou PAK-FA.

    Talves fosse caro, mas pra um País que pretende ter Sub’s Nucleares, assento permanente no Conselho da ONU, tem um custo a pagar, bem maior que manter dois caças operando, haja visto o episódio no Haiti.

    Dei toda eesa volta pq me ocorreu aqui que talvez a idéia da FAB, relutando em aceitar a indicação governamental, fosse essa. Friso, esta idéia que passou pela minha cabeça é minha!!!

    Mas parece que não tem jeito, e como tem sido exaustivamente dito, a FAB parece passar por um desgaste desnecessário, ao invés de aceitar e operar o vetor Francês.

    Tem que fazer como a MB. Quer o Nuclear, mas tem que levar os Diesel-Elétricos.

    Depois, fazer um bom lobby pra garantir as verbas.

    Abs. a todos.

Comentários não permitidos.