Mercado de Usados: Exército Brasileiro decide adquirir aviões C-23B Sherpa

Após vários estudos e análises visando a aquisição de uma aeronave afim de dotar o Exército Brasileiro de capacidade logística através da operação de “asa fixa”, o Exército Brasileiro finalmente definiu sua opção pelo C-23B Sherpa de segunda mão oriundos dos estoques norte americanos do AMARG.
O C-23B Sherpa foi o escolhido dentre três aeronaves avaliadas pelo Exército Brasileiro, sendo os outros concorrentes o Viking DHC-6 Twin Otter 400 Series, apontado pela nossa equipe como um dos melhores para atender ao Exército brasileiro, levando em consideração seu custo de aquisição e operação, além é claro do desempenho excelente em pouso e decolagem em pistas curtas e rústicas, outro forte candidato foi o Sikorsky/PZL M-28, versão oferecida através da parceria com a polaca PZL e a gigante norte americana,  apresentando uma excelente pontuação em sua avaliação e oferecendo uma ótima capacidade de operação em pistas curtas, aliado ao baixo custo operacional e apresentando rampa traseira. Ambos concorrentes dos vetustos C-23B Sherpa, seriam aeronaves novas e no estado da arte.
C-23 Sherpa 93-1325 from AK-NG
O EUA através de sua oferta via FMS, disponibilizou 15 células afim de atender as necessidades do Exército Brasileiro em retomar suas capacidades logísticas após 76 anos sem operar aeronaves de asa fixa, porém, o COLOG foi mais cauteloso, onde irá adquirir inicialmente apenas 4 aeronaves do tipo, tendo em vista sua dotação orçamentária, onde tal aquisição irá conseguir desenvolver a doutrina operacional de asa fixa sem impactar em sua capacidade já muito limitada orçamentária á manter a operação das mesmas e de seus helicópteros.
Na última sexta feira (25), dia em que se comemora o “Dia do Soldado”, o comandante do Exército Brasileiro, o General Eduardo Villas Boas Correia, assinou o despacho que dá como decidida a aquisição dos C-23B Sherpa pelo Exército Brasileiro, lançando a pedra fundamental no retorno da operação de asa fixa pela força terrestre brasileira.
Os “Sherpa” tem previsão de operar no Brasil sob o cocar do Exército Brasileiro por cerca de 15 anos, sendo o primeiro entregue após um extenso processo de revisão e modernização, sendo a entrega prevista para 2020.
A chegada dos “novos” C-23B irão reduzir significativamente os custos logísticos do EB, que hoje em muito depende do fretamento de aeronaves civis para atender suas necessidades, uma vez que a Força Aérea Brasileira tem apresentando limitações á prover o suporte necessário ao Exército Brasileiro.
Esperamos que a escolha venha a cumprir com o que se espera, e tenhamos uma bem sucedida retomada da operação com aeronaves de asa fixa pelo EB, com um melhor atendimento aos batalhões de fronteira e outras unidades militares na região amazônica.
Fonte: GBN
Edição Plano Brasil

60 Comentários

  1. O C-23 não tem concorrentes diretos, ele supera em muito os demais candidatos, confio no bom senso do EB, ótima escolha, uma coisa é ser “forista/blogueiro”, outra é ser profissional formado e capacitado, abraço a todos !!!

    • Melhor escolha por N motivos, dentre eles a autonomia, velocidade ,carpa paga PT6 e volume interno! sera que manterão essa cor cinza , camuflado ou receberão a cor escura dos Helicopteros?

  2. O dinheiro do contribuinte é muito mal empregado.
    Optaram por 4 aeronaves usadas e com certeza bastante surradas.
    E ainda podem vir mais da mesma sucata.
    Seria melhor comprar 4 C27 Spartan novos, que dariam conta do recado.
    O Brasil ainda consegue um financiamento em bancos estrangeiros.

    • O Spartan pousa 600m de terra ou pista /picada no meio da floresta no tipico pouso caixao ? Se sim então EB jogou dinheiro fora mesmo, agora se não… ta fazendo o que precisa fazer… É de se pensar.

      • Quatro C27 novos com pelo menos 30 anos de utilização futura.
        C23 Sherpa a maioria chegando nos 30 anos de uso.
        A produção foi encerrada em 1990.
        E a aeronave não foi fabricada nos EUA, foi no Reino Unido pela Short Brothers, a mesma empresa que deu uma turbinada no EMB 312 Tucano.

      • Você só esta esquecendo de um pequeno detalhe, os custos de operação do C27 são absurdamente altos, beira ao proibitivo, a ponto de a USAF encostar os seus com menos de 5 anos de uso (mandar para o deserto) todos aqueles que ela tinha recebido do Alenia e encerrar o contrato com a mesma, antes de receber a metade dos pedidos. A USAF percebeu que o C27 tinha o preço de operação muito similar ao C-130 e que não valeria a pena continuar com essa aeronave. Se ela é cara para a USAF, imagina para o EB

  3. Falta agora o tão sonhado Chinook ou Mi-26! hahahaha
    Custa nada sonhar!
    Essa aeronave vai passar por alguma modernização?

  4. Em tempos de vacas magras, até injeção da testaaaaaaaaaa.

    Foi uma boa compra de oportunidade, penas que foram apenas 4 unidades.

  5. Excelente aquisição, comprou uma aeronave muito superior aos concorrentes com preço e financiamento muito inferior….os 4 deve sair pelo preço de uma aeronave nova dos concorrentes. Infelizmente pela situação economia do pais, seria uma ótima oportunidade adquirir o 15 oferecidos pelo EUA que poderiam serem modernizados, sendo 9 para o exercito e 6 para a FAB. Parabéns novamente ao comando do exercito, que mostra uma gestão eficiente mesmo com pouco recursos.

  6. Se foi uma excelente aquisição ou não, o tempo dirá. Agora claro que já estava passando da hora do EB ter sua própria aviação de asa fixa, assim como helicópteros verdadeiramente de ataque.

  7. Brasil ” Rainha da Sucata” do mundo moderno kkkk !!!
    Território de saque internacional e port bay de piratas nacionais, comandados pelo Barba Branca , com cara de madeira !!
    Que vergonha que meu amado EB me deu agora !!!

    • “comandados pelo Barba Branca, com cara de madeira”

      mas o Lula não teve participação nessa escolha, não que eu esteja sabendo.

  8. Era melhor ter adquirido e modernizado os velhos Bufalos da FAB !
    Que se não me engano , são até mais modernos que esses C27.

  9. E quem falou do Lula caro Alessandro ?
    Quem comanda o Brazil atualmnente ?
    Realmente há um erre, no lugar de barba branca, leia-se cabeça branca rsrs

    • ah bom, é que lula, Temer, Aécio (pó branco) são tudo cara de pau, e tem alguma coisa branca no meio rsrs.. pode confundir se não colocar as palavras certas, mas tá corrigido !

    • a patrulha teleguiada como sempre em ação com suas panfletagens subversivas…e tentando mascarar seu envolvimento com as quadrilhas para quais estão a serviço e que foram recrutados…

  10.  “”seriam aeronaves novas e no estado da arte.”” No entanto “” a entrega prevista para 2020 apos  extenso processo de revisão e modernização” So falta o nariz vermelho. Pois a palhaçada continua! Viva a republica da Mandiocada! A pergunta é no preço no preço final dessa bela aeronave nova e estado de arte ja esta incluido a  extenso processo de revisão e modernização?

  11. Pessoal, não podemos ficar analisando diferença de alguns kilogramas de payload, ou mesmo alguns metros do tamanho de pista e menos ou a mais de certos candidatos, a questão é que a Amazônia é enorme, e o EB precisa urgentemente de tais meios para fornecer apoio logístico e de tropa as bases hoje existentes, e sim, o Sherpa é uma boa escolha diante de tanta desgraça no orçamento causadas por este maldito presidente.
    Sinceramente, torço para que seja aprovado no cenário real pelo EB, para que assim possamos trazer os outros 10 disponíveis para nós.

    • O tal “maldito presidente” está ai a menos de ano… COM CERTEZA não foi ele o causador de tanta desgraça no orçamento nacional… a não ser se computarmos o tempo que ele foi vice da ogra assassina de economias… essa sim, verdadeira sapiens em fazer desarranjos econômicos intestinais…

      • A guerra política é a maior causadora dessa desgraça financeira no país, o equilíbrio fiscal apesar de algumas políticas populistas burras, era nítido a três anos atrás, mas depois da começo da guerra política chegamos onde chegamos, e como ele foi a pessoa central nessa guerra, só posso dizer que ele é maldito.

  12. Aeronave nova e no estado da arte??
    Um avião descomissionado pelas FAA,s Americanas, utilizados somente pela Guarda nacional daquele país ( Se não me engano, pois acho que até essa não o utiliza mais).
    Descomissionado em detrimento do C-130 Hercules .
    Projeto da dácada de 70/80 se não me engano.
    Ai pergunto, quem foi o “gênio” que falou que esse avião é no e no estado da arte ?
    Estamos enganados, então ele está no mesmo patamar tecnológico do KC-390, C27-J etc.. ?
    O EB não precisa de aviação de asas fixas, o que precisamos e de um comando conjunto de transporte aerotático e estratégico, como acontece em países sérios como os Estados Unidos por exemplo.
    Esse comando teria a obrigação de fornecer meios adequados ao transporte de tropas, suprimentos, aquisição de meios, desenvolvimento de meios etc..
    Para as 3 Forças, estamos regredindo no tempo ( coisa normal nesse país das bananas), em um tempo que as FAA,s tinham tudo o que não precisavam e eram obrigação das outras.
    Daqui a pouco o EB vai querer operar caças de apoio aproximado para tropa, a FAB um porta aviões para aumentar seu alcance tático, a MB bases aéreas com mísseis intercontinentais etc..
    Uma imagem clara da falta de visão estratégica de nossas FAA,s , Absurdo !!!

  13. Otima aquisição ,pois a aeronave e perfeita pro q o EB quer . alem de facil manutenção .. problema e a quantidade de meios e o tempo q vai levar ate sua efetiva implementação… hj o EB precisa de elo menos 10 desses meios ..

  14. Mais uma vez o EB dando lição de bom senso as demais forças aérea e marinha. O EB é quem segura as pontos, o resto é figuração e bando de deslumbrados. Pé no chão e responsabilidade com suas tarefas constitucionais de defesa do território Brasileiro.

  15. Desculpem-me mas isto é ridículo!
    .
    Pra que servem as aeronaves de transporte da FAB? os ETAs e tudo mais? Não é para dar suporte logistíco às tropas em terra?
    .
    Se a FAB não cumpre o papel, transfiram as aeronaves para o EB.
    .
    Vcs ja viram o edital disto aí? Pois é, o EB terá de fazer um monte de mudanças, cadeia logística, treinamento, aprender a manter a aeronave, mudar o curso de instrução de pilotos, para operar uma miséria de aeronaves. Todos gastos redundantes, já que tudo isto já existe na FAB.
    .
    Não seria mais fácil transferir alguns Bandeirantes, Caravan ou ate mesmo alguns C-295 para o EB? Afinal já temos a cadeia logística, simuladores e tudo que é necessário para operar estas aeronaves.
    .
    Com tantas necessidades mais urgentes, com um orçamento enorme todo gasto com folha de pagamento, o pouco que sobra é desperdiçado nisto aí.
    .
    Se a FAB não é capaz de suprir o transporte que o EB necessita, há de se discutir pra que a FAB precisa de aviação de transporte.

      • Claro que essa frase ridiculamente falsiane tinha que sair da mente esquerdalha do tiosam… vc tá páreo com ele… rsrsrsrsrsssss…

    • ”O Brasil não precisa de Marinha nem de Exército , basta uma guarda costeira e uma guarda nacional“

      FHC

      • Grande FHC uma Desgraça em forma de Gente , mas uma criação Exclusiva da REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA DO BRASIL , teve duas Amantes ao mesmo tempo com Dinheiro Público , ao final mostrou-se um amante Corno e impotente ( para não dizer outro adjetivo popular ) nops quiz fazer tão Impotente quanto ele , um autentico Gastoso , mas com Dinheiro Público !

  16. “O Brasil tem tudo para ser desenvolvido, mas faz um esforço descomunal para não sê-lo”

    Fábio Mayer

  17. O problema não é aeronave a, b ou c, e sim desde que se implantou a nova República 1988 as Forças armadas vêm sofrendo sucateamento e com FHC piorando mais ainda. lembrando que o desmonte da indústria de defesa também vem com esta republiqueta que se instalou há trinta anos. Dinheiro existe, mas sempre são contingenciados: Saúde, Educação, Segurança, Ciência e Tecnologia e forças Armadas. E os impostos e tributos cada vez mais altos. Ainda bem que o EB conseguiu ter conseguido verba para pelo menos quatro aeronaves. Era para não ter nada. Culpo a nós mesmos pois teimamos em votar nos mesmos caras de pau de sempre. E não duvido que em 2018 os mesmos serão reeleitos. Povo sem educação e vive sempre para futebol e carnaval dá nisso.

  18. Será que se fosse para adquirir um avião surrado o nosso C-95M não atenderia a demanda? Se as células precisam ser extensamente revisadas, certamente há células do EMB-110 disponíveis, com um ótimo custo benefício! Sei que não há a rampa traseira, o que pode ser o grande diferencial se há real necessidade de transporte de cargas, mas se o Bandeirantes atendessem o mesmo deveria ter sido adotado apriori. Efim! Não é um avião dotado de beleza, tomara que seja barato, venham em excelente estado e atendam as demandas exército.

  19. “alguém” não quer este país bem armado!!…para que uma nação se mantenha no cabresto e sob a exploração de alguma potencia corsária estrangeira é fundamental que esta seja mantida combalida e sub-armada…pois contra uma nação forte, coesa e bem armada isso não é possível…conquistaram a capacidade de assegurar a soberania, independência e desenvolvimento de sua nação…detêm o controle sobre seu destino ou caminho…

    na Rússia por ex tudo foi jogado contra ela…desde sanções até a completa demonização… desde um ataque à sua moeda até a uma guerra nos preços do petróleo…incluindo até mesmo tentativas patéticas de iniciar uma revolução colorida nas ruas de Moscou…mas lá o povo é patriota e nacionalista…se da ao valor e ao respeito…não é como aqui que meia dúzia de vira latas corruptos/entreguistas e uma mídia ainda mais corrupta, venal e traidora conseguem desestabilizar politicamente um país gerando recessão…

    é do interesse de alienígenas que nosso pais se mantenha sempre combalido e sub-armado pois em países bem armados e fortes não se consegue por correia…intentam estabelecer/instaurar o clientelismo e fazer deste pais reserva de mercado de sua indústria de armas…com ênfase em comercialização de material excedente superfaturado…que nos mantenha dependentes, sub-armados e fracos mas dando lucros a sua indústria de armas…

    Reparem como aqui os programas nacionais de grande nível estratégico são sempre enrolados e empurrados com a barriga por varias décadas até ficarem ultrapassados e comprometidos…é proposital para sabota-los…sabotam e mantém tudo parado ou mal funcionando pra justificar privatização ou desmantelamento…

    sabotam os nossos programas nacionais para que nos mantenhamos dependentes de estrangeiros…nossas forças armadas sempre são mantidas com refugo estrangeiro superfaturado, limitado e degradado….de fato as nossas forças armadas hoje só serve pra dar lucro e enriquecer a indústria de armas estrangeira…é mantida apenas para este fim…ser reserva de mercado para a indústria de armas desta gente…

    Só compramos e pagamos…porque através da corrupção e do viralatismo os estrangeiros se aproveitam, aparelham e tomam este pais…fincam a correia e conquistam o controle e a influencia sobre esta nação…para que nos mantenhamos subdesenvolvidos e atrasados…apenas como fornecedores de matérias primas e reserva de mercado deles…de fato esta nação por muitas décadas não é independente e soberana…mas uma colônia de exploração mascarada/disfarçada…qualquer progresso ou passo que damos para frente sempre somos sabotados e puxados de volta pra trás…porque temos potencial para sermos grandes como uma nação…temos capacidade e condições para sermos uma nação independente, soberana e desenvolvida…dai as permanentes, extensivas, profundas e intensas movimentações em nosso pais para subverter a nossa sociedade…e nos incutir a adotar um cego e incondicional alinhamento a estrangeiros em detrimento de nossa nação e aos interesses dela…que nos conformemos em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente de nações estrangeiras que não tem nenhuma outra intenção a não ser nos explorar e nos manter na correia…

    o problema deste pais não é o comunismo…o problema deste pais é a grandeza e riqueza dele que atrai e sempre atraiu a cobiça e a espreita de potencias corsarias estrangeiras…

    Dr.Adriano Benayon – O Verdadeiro modelo econômico :

    https://www.youtube.com/watch?v=auweQHWImD4

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Mercado de Usados: Exército Brasileiro decide adquir aviões C-23B Sherpa | DFNS.net em Português
  2. Mercado de Usados: Exército Brasileiro decide adquirir aviões C-23B Sherpa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.