Exercícios militares russos põem Otan em alerta

Aliança afirma que vai acompanhar de perto manobras das quais participarão quase 13 mil soldados de Rússia e Belarus. Países bálticos temem preparativos para invasão. Rússia nega e diz que imprensa está “criando mitos”.

A Rússia está preparando exercícios militares que poderão vir a ser os maiores desde o fim da Guerra Fria e que terão lugar em Belarus, no exclave russo de Kaliningrado e na própria Rússia de 14 a 20 de setembro. As manobras, chamadas de Zapad 2017 (Ocidente 2017), despertaram preocupação na Otan, especialmente nos países bálticos e na Polônia, que reclamaram de falta de transparência e questionaram as reais intenções de Moscou.

Nesta terça-feira (29/08), a Rússia minimizou as preocupações e disse que os exercícios são apenas defensivos e não são direcionados contra nenhum inimigo específico, mas focados no combate ao terrorismo.

O vice-ministro russo da Defesa, Alexander Fomin, disse que a imprensa internacional está disseminando mitos na sua cobertura sobre a operação. “Alguns até disseram que os exercícios são um ponto de partida para uma invasão ou ocupação da Lituânia, Polônia ou Ucrânia”, comentou.

Fomin também disse que 12.700 soldados vão participar das manobras, incluindo 7.200 de Belarus e 5.500 da Rússia. Cerca de 3.000 estarão em Belarus durante os exercícios, afirmou. Além disso, participarão cerca de 70 aeronaves, 250 tanques, dez navios e vários sistemas de artilharia e de mísseis.

Segundo a Rússia, a escala dos exercícios está de acordo com as regras internacionais, pelas quais observadores não são necessários quando houver participação inferior a 13 mil militares.

A Lituânia, a Estônia e outros críticos, porém, afirmam que até 100 mil soldados poderão participar dos combates simulados, que seriam, portanto os maiores desde a Guerra Fria. No entanto, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse ter “todas as razões para acreditar” que as manobras terão “substancialmente mais soldados do que o número oficial divulgado”.

“Cavalo de Troia”

Stoltenberg afirmou que a aliança militar vai acompanhar de perto as manobras, que acontecerão num momento crítico nas relações entre a Rússia e países da Otan. A crise nas relações se iniciou com a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2013, e desde então se acirrou.

Os exercícios despertaram preocupação em membros orientais da Otan porque vão ocorrer em Belarus, um aliado da Rússia que faz fronteira com a Polônia, a Letônia e a Lituânia, bem como com a Ucrânia. Em outras oportunidades, a Rússia utilizou exercícios semelhantes como disfarce para projetar força em outros países, como a Geórgia e a Ucrânia. Em 2014, um ano depois do último exercício semelhante, a Rússia invadiu a Crimeia, utilizando táticas testadas durante as manobras.

Além disso, nos três países bálticos vivem minorias russas, a exemplo do que ocorre no leste da Ucrânia, onde uma insurgência apoiada pela Rússia desafia o governo central em Kiev.

O tenente-general Ben Hodges, principal comandante militar dos Estados Unidos na Europa, afirmou à agência de notícias Reuters que aliados no Leste Europeu e a Ucrânia temem que os exercícios sejam um “cavalo de Troia”, com o objetivo de levar equipamento militar para Belarus.

Herança soviética

Segundo Fomin, o cenário dos exercícios supõe que grupos terroristas estão infiltrados na Rússia e em Belarus e planejam atos de terrorismo enquanto recebem apoio externo por ar e mar. “Esse cenário poderia ocorrer em qualquer parte do mundo”, disse.

Ainda segundo a Rússia, trata-se de um exercício regular, que ocorre a cada quatro anos e que já foi planejado há muito tempo, não sendo uma reação às recentes sanções dos Estados Unidos.

Durante a Guerra Fria, Zapad era o nome do maior exercício militar da União Soviética e envolvia entre 100 mil e 150 mil soldados. Ele foi retomado pela Rússia em 1999 e repetido em 2009 e 2013.

A Rússia acusa a Otan de piorar as relações entre ambas ao enviar tropas para países do Leste Europeu que fazem fronteira com a Rússia. Já a Otan afirma que o envio é uma resposta à anexação da Crimeia pela Rússia, em 2013.

Fonte: DW

38 Comentários

  1. O Báltico será assimilado pela Russia hora ou outra. É perigoso demais deixar esses paisecos como posto avançado da OTAN. O problema é que a parcela de russos nesse país não sofre do abandono que seus pares sofriam na Ucrânia.

    • E por que seriam assimilados meu caro comuna? Esses países foram invadidos na II GM e após quase 50 anos de brutal ocupação finalmente se tornaram independentes em 1990. E como ser da OTAN é melhor do que ser anexado por um Estado autoritário e corrupto (des)governado por um sindicato do crime, eles continuarão membros da OTAN.

      No mais, a sua ideologia derrotada está afetando cada vez mais a sua sanidade mental. Sem falar no antissemitismo que lhe é atávico….

      • Melhor você voltar para o seu pântano seu doente (e demente!)

        Aliás, você é outro devoto dessa ideologia derrotada…rs!

      • Comunista antissemita é de uma burrice histórica cavalar… 90% das fileira bolcheviques em 1917 eram judaicas… a primeira lei que criminalizava o antissemitismo foi editada por Stálin…

        QUE FALTA FAZ UMA EDUCAÇÃO CONSERVADORA !!!… mas filhos da pátria deseducadora ficam só rezando a ladainha: supretivo, supretivo, supretivo… rsrsrrsrsssss…

      • Meu caro , minha tia nasceu na Lituânia , mas sempre se pronunciou RUSSA , faleceu ano passado com 95 anos ,Conheça a região e para de pensar colonizadamente !..

      • Um adendo , as relações Otan/Rússia são tão criticas que a pouco foi inaugurado um Trem de Alta Velocidade entre Berlim e Moscou,e que a maior parte da população da Europa Ocidental , odeia o TITIO .

      • Coitado seu 88 , não conheces nada da Rússia ,é capaz não a distingui-la no Mapa com todo seu tamanho,pra ti ela é corrupta e comunista ,e ainda a chama de antisemita , quando têm imensas populações judias e grande amizade com o mundo Árabe , entenda bem, como na Ucrânia grande parte da população destes três países , se dizem russos , mesmo nascendo no caso de minha Tia na Lituânia , e falava russo perfeitamente,esta na cara que deves ser um perfeito sionista .

      • Zé Luiz, Não chamei a Rússia de antissemita mas sim fiz menção ao antissemitismo do sedizente Relojoeiro, que além de comunista prega abertamente a destruição do Estado de Israel. Sem falar que em outro site de defesa ele, com o fim de cantar loas aos chineses, injuriou de forma grave as raças que formaram o grosso do povo brasileiro (Portugueses, índios e africanos)

  2. ……………..a Otan tá “catucando onça com vara curta” sempre procurando pretexto pra um eventual conflito que poderia resultar em guerra nuclear…..e o pior é que no chamado Ocidente todos pensam que ela está correta…………..

    • No Ocidente temos os Colonizados de Origem e os que estão sendo pela Maquina de Propaganda da Imprensa Vendida e Sionista ,que faz da Rússia um Agressor , quando o TITIO é que precisa para sua economia girar , de atritos , conflitos e guerras , sem isto sua economia Kapput !

  3. Puti e desequilibrado não saber vai acabar entrando Rússia novo colapsos esta preção toda por causa gas russo se Europa ara compra gas russo vão agua abaixo

    • O Maior Estadista Mundial do Século XXI pra ti é Desequilibrado , então Mires a Cara do TRUMPalhão , ali esta a fisionomia de um Verdadeiro Doente Mental , desde janeiro tenta criar um Conflito , mas até agora não conseguiu , pois gostam de Moleza , mas de Osso Duro fogem !!

      • E a Rússia não faz outra coisa senão demonstrações risíveis de força. Como esquecer do fiasco do “Belo Antônio” Kuzsnetsov na Síria?..rs!

      • O que sabemos que o Titio Satã fugiu ou foi posto para correr da Síria , pensava que levaria fácil , para depois passar o Gás de sua amiguinha Arabia Saudita Wahabita ( Democrática ) para Europa , jogando o preço do Gás para baixo , mas quebrou a Cara , a Torcida do América sempre morre na Praia !

  4. Ensaio para mais uma guerra mundial.

    Depois de 2020 (termo final para o reaparelhamento das FFAA da Rússia, China e Cuba), haverá que se temer.

    Esses russos não param de fomentar problemas.

    • “M. Silva
      30 de agosto de 2017 at 8:43

      Esses russos não param de fomentar problemas”

      o senhor esta sendo irônico né?!……rs….não é a Rússia que tenta instalar escudos antimísseis pelas vizinhanças com o pretexto para “combater o terrorismo”….não é a Rússia que promove golpes em países vizinhos para instalar governos fantoches e trazer estes países pra sua influencia para assim usa-los contra nações alvos….

      • Perfeito , mas como tem Colonizados aqui , todos Espectadores da Rede Globo a CNN em português , Paus Mandados do TITIO SATÃ , o maior ameaçador do Mundo , mas tentam passar por Agredido !!

  5. Por hora ,nada demais, apenas um treino para manter a doutrina das tropas e sua prontidão pra quando forem as vias de fato eles não fazerem feio.rs
    Uma hora destas vai dar ruim naquelas bandas viu, a Crimeia que o diga.

  6. Três paisecos que ficam puxando o saco do tio Sam e ficam inventando um invasão russa que não haverá para ver se ganham alguma ajuda americana junto ao louco do Trump.

    • Esse países foram invadidos pela antiga URSS no começo da II GM e permaneceram sob brutal ocupação até 1990, por isso o receio. Não ensinavam história no assentamento do MST?

      • Eles faziam parte do antigo Império Russo que existiu até 1917, logicamente que os dirigentes da URSS não perderiam a oportunidade para re anexar antigas republicas rebeldes. Além do mais eram países dominados pelos fascistas. Acho que vc faltou na escola paga pelo seu pai que vc acho que nem o conheceu.

      • Na escolinha do MST, além de história pelo visto a “Tia” do grelo duro não ensina o que é autodeterminação dos povos não é mesmo!? E não se tratam de “Repúblicas rebeldes” mas sim de países que desenvolveram ao longo do tempo noção de nacionalidade. A Lituânia inclusive chegou a ser um país com certa relevância entre os Séculos XIV e XVI.

        Por fim cabe lembrar que esses países foram invadidos na II GM em virtude de um acordo espúrio celebrado entre as piores chagas da humanidade (Nazi-fascismo e comunismo).

      • Gente Boa , a linha da esquerda petista nunca foi Soviética , mas Albanesa , todas abandonadas , hoje meu fraco conhecedor de História , Comunismo somente na Coreia do Norte ou em Cuba !

  7. Em uma tarde de sol a Rússia ocupa o balticos e a OTAN nada poderar fazer ……a OTAN nada o fará contra a segunda potencial militar mundial com o exercito operacional em alerta militar de guerra 24 horas por dia em escala mundial com bombardeio nucleares estratégicos mostrando pro mundo,manda quem pode obedece quem tem juízo !!!!!

    • rsrsrrssrsssss… se isso fosse verdade os soldados eslavos amuito já estariam tomando banho de sol nas praias da Espanha, no atlântico, ser mitológico… rsrsrsrsrssss…

    • Apenas a Rússia quer integração com a Europa , mas isso é o Medo do TITIO , e ocorrendo estarão perdidos , então fomentam o Medo aos europeus , ao mesmo tempo eles se submetem a serem seus Vassalos e Capachos , todo europeu fala e repete isso, mas seus débeis governos se submetem a isso , a Europa precisa de um Novo De Gaulle .

  8. Isso é mais propaganda do que outra coisa. O que cabe perfeitamente na situação da Coreia do Norte, Coreia do Sul e EUA. Só pressão e matéria para os nossos comentários. Já está ficando tedioso.

Comentários não permitidos.