França: Fracassa disparo em teste do míssil balístico M51

M51

Tradução e adaptação: konner

O teste do míssil balístico M51 francês feito na manhã deste domingo a partir de um Submarino Nuclear Vigilant S618 em uma área fechada à navegação na costa atlântica da França, resultou em fracasso, noticiou a imprensa francesa.

“Será iniciada uma investigação a fim de determinar as causas deste incidente”, informou o Ministério da Defesa da França em uma coletiva de imprensa.

Ainda segundo a pasta, o míssil “autodestruiu-se na primeira fase de propulsão” do voo por razões desconhecidas.

letriunfant

O disparo do míssil de um veículo lançador do Submarino Nuclear (SSBN) Vigilant S618 até então, havia se dado “normalmente”. O Ministério da Defesa, afirma ainda que, esta é a primeira falha do tipo “desde 1996”.

O M51 é um míssil intercontinental para submarinos de mísseis balísticos nucleares (SSBN) de nova geração. Medindo 12 metros de comprimento com um peso máximo de 56 toneladas, contem seis ogivas nucleares e um alcance de cerca de 8000 km dotado de grande precisão.

O míssil foi validado em julho de 2010, após o quinto disparo efetuado em testes, tanto no submarino nuclear Le Terrible, como em três disparos efetuados de instalações em terra.

 

Fonte: RIANOVOSTI