Vencedor do Nobel de Economia alerta para bolha em ações nos EUA e imóveis no Brasil

robert-shiller-ganhador-do-premio-nobel-de-economia-de-2013-1381751416902_300x420“Ele também apontou os valores “drasticamente” altos de propriedades no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, nos últimos cinco anos.

“Lá (no Brasil), me senti um pouco como nos EUA em 2004”, disse, acrescentando que tem ouvido argumentos sobre oportunidades de investimentos e o crescimento da classe média que já havia escutado nos EUA perto do ano 2000.”

 

Madeline Chambers

Em Berlim

Um dos norte-americanos que venceram o Prêmio Nobel de Economia de 2013 acredita que as fortes altas nos preços do mercado de ações dos Estados Unidos e do setor imobiliário em algumas cidades do Brasil podem provocar uma perigosa bolha financeira.

Robert Shiller venceu o prêmio com outros dois norte-americanos por pesquisas sobre preços do mercado acionário e bolhas de ativos.

“Ainda não estou soando o alarme. Mas, em muitos países, as bolsas de valores estão em um nível alto e preços subiram com força em alguns mercados imobiliários”, disse Shiller à revista alemã “Der Spiegel” na edição deste domingo (1º). “Isso pode acabar mal”, acrescentou.

“Estou preocupado principalmente com o “boom” do mercado acionário dos EUA, também porque nossa economia ainda está fraca e vulnerável”, disse, acrescentando que os setores financeiro e tecnologia podem estar sendo superestimados.

Ele também apontou os valores “drasticamente” altos de propriedades no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, nos últimos cinco anos.

“Lá, me senti um pouco como nos EUA em 2004”, disse, acrescentando que tem ouvido argumentos sobre oportunidades de investimentos e o crescimento da classe média que já havia escutado nos EUA perto do ano 2000.

O colapso do mercado imobiliário dos EUA ajudou a motivar a crise financeira global de 2008 e 2009.

“Bolhas são assim. E o mundo ainda está muito vulnerável a uma”, disse.

As bolhas são criadas quando investidores não reconhecem que os crescentes preços de ativos se distanciaram de fundamentos econômicos.

Foto: Robert Shiller, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2013

Fonte: Reuters via UOL 

16 Comentários

  1. que bolha imobiliária ???? aumentou pois vai ter a copa e as olimpiadas ,com isso muitos de fora comprarm imóveis e a procura diminuiu a oferta e fortaleceu o aumento dos preços
    com o passar desses eventos o mercado não ira diminuir o valor dos imóveis ,e sim o valor ira subir mais lentamente
    mais bolha isso é coisa de gente que foi criado dentro de uma rsrsrs
    oferta procura ,poder aquisitivo ,esses gringos acham que são Paulo tem que ser vendido como se eles estivessem na etipoia
    os caras querem pagar barato para morar em Copacabana ,querem pagar dinheiro de pinga para morar em brasilia
    coitado do trouxa que esta esperando essa bolha estourar vai morar de aluguel ate começarem a cair os dentinhos

    • O COMUNISTA JOJO concorda com o autor, ao contrário de vc que, ao que aparenta, não possui subsídios intelectuais para afirmar nada sobre economia… sorry !!!…

      • kkkkk.parece um bundinh@ lêlê de creche rsrsrs
        zoinho conjuntivite faz-me rir!!!
        você mora ai aonde o rio faz curva e aonde judas perdeu as meias ,,esta totalmente fora do foco de imóveis que estamos falando ,
        conta para mim quanto custa o metro quadrado da onde você esta localizado ,desculpa pela pergunta difícil eu já sei que você não sabe !!!! alias deve ter apenas compra e venda ,para não falar uso capiao
        não vem comparar SAO PAULO ,RIO DE JANEIRO E BRASILIA ,com o seu pedaço de chão ai no mato rsrsrsr
        resumo não haverá bolha nenhuma pois tem mercado aquecido ,e o imóvel é o melhor investimento que se tem ultimamente a terra não morre
        mas aposto que você investir em dólares rsrsrs coisa comum entee os vira-latas de gringo

      • Seus conhecimentos de economia se resumem a fazer compras no Paraguai como sacoleiro… rsrsrsrsrsrsrsrs… anedota ambulante… rsrsrsrsrsrsrs…

  2. Nao posso dizer se a bolha no mercado imobiliario brasileiro, ainda que li em algum lugar que no Rio de Janeiro os precos subiu muito. Mas quando Shiller faz o mesmo comentario sobre os Estados Unidos e Inglaterra, estou com ele. Li faz uns 8 anos seu livro Irrational Exuberance e desde entao, sempre que posso gosto de estudar sua opiniao. A bolha imobiliaria em Londres eu ja havia percebido uns 6 meses atras, quando um amigo me diz que estava interessado em comprar um apartamento em Londres.O dono do apartamento estava pedindo 250.000 libras e meu amigo queria oferecer 220.000. Eu disse a ele, que se eu tivesse a grana eu compraria esse apartamento, porque os precos estao subindo muito. Meu amigo, sendo um analista financeiro, que trabalha na City, nao comprou esse apartamento. 3 semanas atras, ele foi vendido, 350.000 libras. Bolha? Na semana passada li uma entrevista que Shiller concedeu a um jornal ingles. Tive que concordar com ele.

  3. Olha, minha humilde opinião como morador do centro de São Paulo e que já procurou imóveis para compra nos últimos 2 a 3 anos: há sim uma enorme bolha que diga-se de passagem é ESPECULATIVA! E com a Copa e Olimpíadas a especulação já chegou à periferia da capital. Acho que quem mora em SP não pode negar isso… fica a dica da leitura: http://www.estamosricos.com.br/

    Esse site traz comparativos de outros imóveis que poderiam ser adquiridos com os preços que estão sendo cobrados no Brasil.

    Valorização de regiões e imóveis é normal e saudável desde que gradual, refletindo uma melhora de infra-estrutura e de poder aquisitivo da população – não é o que se vê em SP… zonas degradas do centro antigo (mais uma perda do nosso patrimônio arquitetônico) onde chega-se a cobrar 12 mil reais pelo metro quadrado… isso mesmo minha gente… 12 mil reais o metro quadrado para morar no meio da cracolândia!

    Essa bolha vai estourar mais cedo ou mais tarde… é só uma questão de tempo!

    • Na Grande Rio está ocorrendo à mesma coisa. Apartamentos e casas que custavam a alguns anos atrás 80 mil, hoje, custam em torno de uns 120/140 mil.

      Há uma bolha? Sim há, mas como você mesmo disse é especulativa, devido principalmente aos eventos que iremos sediar no Brasil, acabando-se os eventos os preços dos imóveis irão baixar.

      • Correção:

        Aonde se lê:

        “Apartamentos e casas que custavam a alguns anos atrás 80 mil, hoje, custam em torno de uns 120/140 mil.”

        O correto é:

        ” Apartamentos e casas que custavam há alguns anos atrás 80 mil, hoje, custam em torno de 220/250 mil”.

  4. Galera!

    Tá mais barato morar em alguns bairros nobres de países desenvolvidos, do quê, a zona sul do Rio de Janeiro.

    Como em um antigo ditado popular: cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.

    • Que nada… o pé de couve disse que não há problemas em investir em imóveis nas grandes cidades brasileiras… os preços estão “normais”… rsrsrsrsrsrs… quem seguir o conselho dele vai se dar bem… bem mal… rsrsrsrsrsrss…

Comentários não permitidos.