China frustra Brasil e nega apoio à vaga no Conselho de Segurança

http://2.bp.blogspot.com/_pz3FrDMKgLg/S7SfepW9KkI/AAAAAAAAH_o/1k-UJ0hFIag/s1600/Chinese%2BPresident%2BHu%2BJintao%2BVisits%2BJapan%2BDay%2BB7KRm9cZ-Zol.jpg

O Brasil novamente não obteve o respaldo chinês a vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em um comunicado conjunto durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao país, Pequim limitou-se a apoiar “a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas”.

Trata-se de posição semelhante à adotada há cerca de um ano, quando o dirigente máximo da China, Hu Jintao, visitou o Brasil. No comunicado assinado com o então presidente Lula, falou-se em “compreensão e apoio” a papel maior do Brasil na ONU.

A China, um dos cinco membros permanentes do CS, mantém o discurso de que a reforma da ONU tem de ser mais ampla e consensual.

Na prática, trabalha contra as candidaturas de Japão e Índia, países com quem mantém disputas históricas e que são aliados do Brasil no G4 –grupo que inclui a Alemanha e busca ascender no CS.

Sobre direitos humanos, o item 23 do comunicado disse que os dois países “fortalecerão consultas bilaterais” e “promoverão o intercâmbio de experiências e boas práticas”, mas sem elaborar.

O tema voltou a ser tratado no item 25: fala-se em “promover o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a justiça social”.

“Eu queria dizer, encerrando, que nós tivemos a mesma manifestação sobre direitos humanos que tivemos com os EUA”, afirmou Dilma, em rápida entrevista coletiva ontem à noite.

“Todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós temos problemas de direitos humanos, todos têm. A nossa posição sobre direitos humanos, nessa questão, está expressa na nota conjunta”, disse a presidente.

Dilma terminou a entrevista em seguida, recusando-se a responder a uma pergunta da Folha sobre o assunto.

Orientada pelo Itamaraty, a presidente não fez até agora declarações sobre a atual onda de repressão chinesa contra dissidentes políticos.

A ofensiva, lançada em meados de fevereiro, reflete o temor do governo de que as manifestações pró-democracia no mundo árabe inspirem atos parecidos na China.

O caso mais recente foi no dia 3, quando o reputado artista Ai Weiwei foi preso no aeroporto de Pequim ao embarcar para Hong Kong. Três dias depois, ele foi acusado de crimes econômicos.

A prisão tem provocado vários protestos.

ECONOMIA DE MERCADO

A China voltou a cobrar a ratificação de que o país é economia de mercado, como assinado pelo então presidente Lula num memorando de entendimento, em 2004.

“A parte brasileira reafirmou o compromisso de tratar de forma expedita a questão do reconhecimento da China como economia de mercado”, diz o comunicado.

O reconhecimento da China como economia de mercado sofre forte resistência do setor empresarial brasileiro, que acusa os chineses de concorrência desleal em vários produtos.

Fonte: Folha

18 Comentários

  1. Bem, e a China…

    Vocês lembram há alguns anos passados da Iugoslávia, ela se dividiu, não foi?

    E a poderosíssima outrora URSS, também se dividiu, não é mesmo?

    Pois o maior medo atualmente (e segredo) da classe dirigente chinesa é de uma divisão, político territorial, de seu país.

    Para aqueles de nós que tiverem boa saude é provável que vejam isso acontecer daqui há alguns anos.

    Dentro da panela de ferro da China existe muita ebulição social aguardando para começar. Certamente que a China do futuro não será a atual. Ou será que os chineses ricos do litoral leste vão conseguir bancar a melhoria de vida de todo o interiorzão chinês?

    A diferença, principal, dos outros países para o Brasil é que quando vem um mandatário estrangeiro nos visitar, ele é levado para fazer turismo em nossas favelas. Nós fazemos questão de mostrar nossa maçâ podre na imprensa estrangeira e no cinema nacional.

    Enquanto que, ao contrário, o estrangeiro esconde para debaixo do tapete suas sujeiras quando recebe visitas ou abre sua porta para o mundo.

    E podem ter certeza, há muita coisa de pudrefata escondida no que chamam de China.

    Nossa corrupção não é nada perto da deles. Porém, que bem faz uma imprensa totalmente amordaçada.

    Aiaiai, mas que droga, há armamento nuclear nesse país, e também há no seu vizinho Coréia do Norte. Mas é justamente aquí que é importantíssimo que o Brasil entre para o Conselho de Segurança da ONU como membro permanente, pois o Brasil tem afirmado e reconfirmado inúmeras vezes sua sempre preferência pela resolução de conflitos internacionais pelo uso apenas da diplomacia.

  2. O pior de tudo é entoar cantigo PIG e fazer parte ou compactuar com mentirosos que manipulam a midia enaltecendo o imperio e sutilmente induzindo e deturpando tudo que não lhes agrada pois o unico pensamento que nutrem é a sede de poder,a ganancia de beneficios.Como os derrotados que almejam vingança agem pior ainda favorecendo o intuito externo.X9 não se cria em lugar nenhum,se não se ferra por quem ferrou se ferra por quem beneficia por saber demais….TRAIDORES DA PATRIA ouçam palavras de OSORIO “Seria um desgraçado aquele que, depois de haver combatido com as armas da guerra o inimigo externo, pusesse depois essas mesmas armas ao serviço do despotismo, de perseguições e violência contra seus compatriotas”…Sua estatua foi feita com o bronze dos canhões que ele conquistou em Humaita…Quando ainda jovem e ja militar se solidarizou com a causa Farroupilha e com estes passou a lutar.Quando percebeu que não era so o descontentamento e reivindicações mas sim separatismo,abandonou a revolução retornando ao serviço da Patria.Este homem viveu 42 anos em guerras,sendo por duas vezes ferido seriamente em combate.Tendo que ausentar-se para se recuperar,retornava ao campo de batalha sempre a frente de seus homens.Este é o maior guerreiro,o mais honroso,o mais fiel que esse pais jamais teve.Fiel a seus principios.fiel ao poder constituido,fiel ao Brasil.Morreu aos 74 anos como senador do Imperio que era um parlamentarismo.De la pra ca so vemos cobras querendo engolir cobras e o Brasil ´r quem perde.Eu sou maluco e tudo o mais que voces quiserem me classificar mas jamais havera ninguem que podera me acusar de ser entreguista e de ser espião,porque corre em minhas veias sangue de herois e não sangue de oportunistas.E como tem espias.TRAIDORES DO BRASIL,FANTOCHES DE AMERICANOS.

  3. Não é correto somente culparmos politicos pela falta de investimentos.Empresarios e industriais não fazem o dever de casa,não investindo em qualificação.O Brasil é extrativista quando tambem deveria ser beneficiador e essa tarefa não é so do governo mas das industrias tambem.Nosso comercio interno so quer ganhar tendo o minimo de despesa e quando cobramos deles elegam que são os encargos que inviabilizam.A China esta certa ao afimar que o Brasil deveria investir mais em tecnologia para melhor competir.Muitas coisas que eles fazem e vendem barato nós fazemos e vendemos caro e essas novidades e tecnologias não ficam ao alcance da maioria que acaba comprando o de procedencia Chinesa.Quem não acompanha a evolução do mercado fica pra traz.

  4. JOSECARLOSP…Na sua cabeça voce acha que porque a Africa é pobre e os Chineses ricos que estes usarão as terras Africanas para produzirem sua comida né.Voce tem ideia o que é tornar uma grande area não fertil em terras agricultaveis?Pelo jeito desconhece.Para eles fazerem uma grande area de terras Africanas agricultaveis eles terão que investir uma fabula do tamanho da muralha da China e não terão resultados imediatos ou mesmo de medio prazo é uma incognita o resultado,sem falar nas lombigras que vão ficar roendo os estomagos deles e sem dizer que essa linha de abastecimento imaginaria e mesmo que tivessem uma linha de abastecimento aqui tambem em caso de uma guerra é praticamente impossivel que eles tenham condições de manter essa logista longe do centro consumidor.Outra coisa,seja mais humilde e menos bolçal.

  5. A questão aqui é se é POSSÍVEL reformar a ONU!
    Além da ampliação do número de membros permanentes o PONTO CRUCIAL a ser alterado é o poder de veto por um só país.
    Num Conselho de Segurança da ONU maior, NO MÍNIMO, o veto só seria exercido com a negativa de dois(ou mais) paises.

    Acontece que os 5 grandes com direito a veto não tem porque abrir mão deste privilégio…

    Assim na minha opinião esta discussão continuará num crescendo num futuro previsível. Esta realidade só poderá ser mudada num ponto futuro onde a própria existência da ONU sob os padrões atuais, estiver ameaçada por não mais satisfazer as aspirações dos países sem direito a veto.

    Uma situação limite, que confronte os cinco países com poder de veto contra o resto do mundo.
    Não preciso dizer o QUÃO DIFÍCIL vai ser esta hipotética situação…
    Uma situação limite onde um grupo realmente numeroso de países decida firmemente por uma reforma honesta da ONU ou a fundação de uma outra liga de nações e desligamento da ONU. Uma real ruptura internacional.

    Particularmente acho a ONU um moribundo irrecuperável que jamais se reformará dentro de suas regras…

  6. Senhor maluco vc esta errado ao cubo em afirmar que terras compradas na africa pelos gafanhotos amarelos sao inferteis,existe uma similaridade entre solos brasileiros e africanos,resumindo o que falta aos africanos e´grana para levar agua ate a horta ,grana que os chineses tem de montao.Nao e´preciso muito esforço,assista um documentario sobre a savana e veraz a capacidade da mesma produzir graos.Quem afirmar o contrario ,esta mal intensionado com os africanos!

  7. Em Angola tem fazendeiro desiludido com (as terras ditas inferteis pelo maluquinho)suas propriedades,atravessadores testa de ferro chineses estao comprando estas terras a preço de banana.Achando que as terras nao prestao eles vendem com a certeza deque o comprador vai se fuder,depois de meses na mao dos chinas ,as terras estao produzindo soja ,dos graos produzidos nem a palha sobra para os angolanos,apenas politicos estao se dando bem .Ha locais em que poços artesianos foram abertos para irrigar a cultura de soja,gotejamento macacada,eles utizam tecnica dos odiados e super competentes sionistas.

  8. JOSECARLOSP…Como se a unica dependencia Chinesa fosse a soja não é mesmo e tudo se resumisse a erigação né.Acontece que eles precisam de muitas outras coisas e coisas que requerem terras de composição e PH diferenciados e que para fazer essas maravilhas e do tamanho qe eles precisam demandaria uma gigantesca area produtiva com pesadissimo tratamento da terra qe não se dá de um dia pro outro e elevado investimento desde maquinarios a ate mesmo infraestrutura condizente com as necessidades de cada diversificação.Não se impresione com tudo o qe ve na midia que é sempre surpeficial ou localizado.Sem falarmos naquilo que nem eles e nem nehuma potencia pode controlar a degradação natral que na Africa esta num estagio muito mais avançado qe no continente Americano o no sudeste Asiatico.Estou maluco não é mesmo e estou falando abobrinhas não é???…..Mesmo que eles fizessem m milagre de uma linha logistica gigantesca de abastecimento isso É PERENE pois em caso de conflito sera a primeira coisa que terão dificuldades de manter ja que essa linha de abastecimento esta mito distante do centro consmidor o qe dificultaria e muito a estrategia de preserva-la e viabiliza-la…SUADAÇÕES ANTIBOLIVARIANAS E ANTIENTREGUISTA LELOEIRA ME AMIGO.

  9. E MAIS…E tenho a certesa que muitas nações Africanas se intereçam muito mais por produzirem biocombustivel que lhes traria mais beneficios em suas economias do qe somente produzirem grãos para o consumo Chines e as sobras para seus póvos.

  10. RSRS RSRS então temos que precionar a China e a India né mesmo rsrs rsrs Temos sim é de ter vergonha na cara e investirmos em tecnologia e capacitação de pessoal qualificado.Tentarmos justificar com o sussesso dos outros nossas deficiencias e incapacidades de compertirmos de igual maneira é coisa de derrotado que quer que os outros deixem de crescer e avançar para nos beneficiarmos rsrs rsrs e eu que sou o maluco né rsrs rsrs O Brasil tem toda uma riquesa mineral e enrgetica que falta a quase todas as nações da Terra mas o banditismo e a ganancia em querermos somente lucrar sem mito gastar e ainda explorando o povo e massacrando nossa economia com pesados encargos e beneficiando interesse externo rsrs rsrs

  11. O Brasil e sua mania de ficar mendigando assento permanente……
    .
    O Brasil não merece um assento permanente!!
    O Brasil tem que fazer sua parte, e eles que se ******
    O Brasil não faz sua parte e fica mendigando.
    .
    A China, já disse em algum lugar, não é confiável, prefiro 300 mil x os EUA como parceiro do que a China, MAS a china tem um m plano estratégico já de 50 anos, e como não temos NENHUM…ahah, poderiamos tirar proveito deles MAS sempre com DESCONFIANÇA!!
    .
    abraço, e segue o enterro….

  12. “Os BRICs têm muito em comum, incluindo a luta contra o protecionismo comercial, que alguns países têm recorrido após a crise financeira global. Alguns países desenvolvidos impuseram um bloqueio tecnológico e recusam-se a exportar produtos de alta tecnologia para as economias em desenvolvimento. Isto não é senão “o protecionismo comercial excessivo”, uma tendência “anti-globalização”, que é um desafio para as economias dos BRICs.
    Autor: Xinli Zheng *
    Da matéria: BRICS tem de assumir mais desafios. ChinaDaily
    * Permanent vice-chairman of China Center for International Economic Exchanges, and former deputy director of the Policy Research Office of the Communist Party of China Central Committee.”

    Esse aresto tão somente traduz o desejo chinês de copiar mais tecnologia alheia. É a velha safadez chinesa em ação

  13. Amigo José Carlos:

    Muito boa a sua informação. É bom para calar a boca das macacas entusiastas louquinhas para entregar o Brasil aos gafanhotos amarelos. QUal é a fonte da informação?

  14. A china é isso ai, se não souber levar no bico e na vaselina, vai toma lenhada direto, sempre tem alguém mais esperto. Acho melhor esse políticos brasileiros acordarem e tirarem o cifrão da cara e começarem a usar mais a cabeça, a esperteza e o jeitinho brasileiro. Se não tiverem competência para isso melhor ficar por aqui perto dos EUA mesmos, poque mais um deitando e rolando em cima do Brasil não vai dar.

  15. Yankees e tambem a Peste Amarela podem ser clientes mas parceiros estrategicos rsrs rsrs s’ao devoradores e pe;onhentos.Neste mndo louco onde quem n’ao tem padrinho leva cascudo de todo mndo e ainda morre pegao somente a Russia como potencia poderia nos escudar e ao mesmo tempo ser estrategissima na area de defesa e aeroespacial.O resto [e demagogia.

  16. Vozes do além, Os cinco cavaleiros do opocalipse não
    estão dipostos a ceder. Vamos mudar a tática do jogo,
    recuar, reforçar a DEFESA e arrumar o meio de campo,
    Quem sabe? ainda é tempo, afinal de contas o jogo tem
    dois tempos; 1º tempo foi antes da crise,2º depois da crise. Vê dolar podre, um goleador importante machucado
    com reservas chinesas em risco. O Brasil tem chance!!!

Comentários não permitidos.